Como a insistência em manter empresas abertas provocou a tragédia de Bergamo

A área da Itália mais devastada pelo Covid-19 é um importante centro industrial. A zona vermelha nunca foi declarada devido à pressão dos empresários. O custo na vida humana tem sido catastrófico

Por CTXT

Bergamo, o massacre que os empregadores não quiseram evitar

Há imagens que marcam uma época, gravadas na imaginação coletiva de um país. O que os italianos não poderão esquecer em anos é o que os moradores de Bergamo fotografaram de suas janelas na noite de 18 de março. Setenta caminhões militares atravessaram a cidade em um silêncio mortal, um após o outro, em uma marcha lenta como sinal de respeito: eles estavam carregando cadáveres. Eles estavam sendo levados para outras cidades fora da Lombardia porque o cemitério, a funerária, a igreja convertida em uma funerária de emergência e o crematório em operação 24 horas por dia não eram mais suficientes. A imagem capturou a magnitude da tragédia em curso na área da Itália mais afetada pelo coronavírus. No dia seguinte, o país acordou com a notícia de que foi o primeiro no mundo em mortes oficiais por Covid-19, a maioria na Lombardia. Mas por que a situação é tão dramática precisamente em Bergamo? O que aconteceu nessa área para que em março de 2020 houvesse 400% mais mortes do que no mesmo mês do ano anterior?

A Lombardia é a região italiana que mais representa o modelo de mercantilização dos cuidados de saúde e foi vítima de um sistema corrupto em larga escala

Em 23 de fevereiro, os positivos para o coronavírus na província de Bergamo foram 2. Em uma semana, atingiram 220; quase todos em Val Seriana. Em Codogno, uma cidade da Lombardia onde o primeiro caso oficial de coronavírus foi detectado em 21 de fevereiro, 50 casos diagnosticados foram suficientes para fechar a cidade e declarar uma zona vermelha. Por que o mesmo não foi feito em Val Seriana? Porque neste vale do rio Serio um dos centros industriais mais importantes da Itália, os empregadores industriais pressionaram todas as instituições a evitar o fechamento de suas fábricas e a perder dinheiro. E, por incrível que pareça, a área com mais mortes por coronavírus por habitante na Itália – e na Europa – nunca foi declarada zona vermelha, apesar do estupor dos prefeitos que o reivindicaram e dos cidadãos, que agora exigem responsabilidades.

A história é ainda mais sombria: aqueles com interesse em manter as fábricas abertas são, em alguns casos, os mesmos que têm interesse em clínicas privadas. A Lombardia é a região italiana que mais representa o modelo de mercantilização da assistência médica e foi vítima de um sistema corrupto em larga escala liderado por seu governador por 18 anos (de 1995 a 2013), Roberto Formigoni, destacado membro da Comunhão e Libertação (CyL). Ele era do partido de Berlusconi, que o definiu como “governador vitalício da Lombardia”, mas ele sempre teve o apoio da Liga, que governa a região desde a saída de Formigoni, acusada – e depois condenada – de corrupção na saúde.

Seu sucessor, Roberto Maroni, iniciou em 2017 uma reforma da saúde que reduziu ainda mais os investimentos públicos e praticamente aboliu a figura do médico de família, substituindo-a pela do “gerente”. “É verdade que, nos próximos 5 anos, 45.000 GPs desaparecerão, mas quem ainda vai ao GP?”, Disse destemido em agosto do ano passado, o político da Liga Giancarlo Giorgetti, então secretário de Estado adjunto do país. Salvini.

A epidemia na área de Bergamo, a chamada Bergamasca, começou oficialmente na tarde de domingo, 23 de fevereiro, embora os GPs – na linha de frente da denúncia da situação – afirmem que, desde o final de dezembro, estavam atendendo a muitos casos de Pneumonia anormal em pessoas a partir dos 40 anos de idade.

No hospital Pesenti Fenaroli, em Alzano Lombardo, um município de 13.670 habitantes a poucos quilômetros de Bérgamo, em 23 de fevereiro chegaram os resultados dos testes de coronavírus de dois pacientes hospitalizados: eram positivos. Como os dois haviam tido contato com outros pacientes e com médicos e enfermeiros, a gerência do hospital decidiu fechar as portas. Mas, sem nenhuma explicação, eles os reabriram algumas horas depois, sem desinfetar as instalações ou isolar os pacientes com Covid-19. E mais: o pessoal médico passou uma semana trabalhando sem proteção; um bom número de profissionais de saúde do hospital foi infectado e espalhou o vírus entre a população. As infecções se espalham por todo o vale. O hospital acabou sendo a primeira fonte importante de infecção: os pacientes que foram admitidos por um simples problema no quadril acabaram morrendo por terem sido infectados com coronavírus.

Os prefeitos dos dois municípios mais atingidos de Val Seriana, Nembro e Alzano Lombardo, esperavam todos os dias às sete da tarde pela ordem de fechar a cidade, o que eles haviam concordado. Tudo estava pronto: as ordenanças elaboradas, o exército mobilizado; o chefe de polícia informou-os das mudanças a serem tomadas pelos guardas e as tendas foram montadas. Mas a ordem nunca chegou e ninguém conseguiu explicar o porquê. Por outro lado, ligações contínuas vieram de empresários e proprietários de fábricas da região, que estavam extremamente preocupados em evitar o fechamento de suas atividades a todo custo. Eles não se esconderam.

Sem vergonha, em 28 de fevereiro, em plena emergência para o Coronavírus – em cinco dias os 110 policiais infectados na área foram atingidos, já fora de controle -, os empregadores industriais italianos Confindustria iniciaram uma campanha em redes com a hashtag #YesWeWork. “Temos que suavizar, fazer a opinião pública entender que a situação está normalizando, que as pessoas podem voltar a viver como antes”, disse o presidente da Confindustria Lombardia, Marco Bonometti, na mídia.

No mesmo dia, a Confindustria Bergamo lançou sua própria campanha destinada a investidores estrangeiros para convencê-los de que nada estava acontecendo lá e que eles não iriam desistir. O slogan era inequívoco: ” Bergamo non si ferma / Bergamo está em execução ” (Bergamo não para).

A mensagem do vídeo promocional para parceiros internacionais era absurda: “Os casos de coronavírus foram diagnosticados na Itália, mas como em muitos outros países”, eles minimizaram. E eles mentiram: “O risco de infecção é baixo”. Eles culparam a mídia por um alarmismo injustificado e, enquanto mostravam trabalhadores trabalhando em suas fábricas, gabavam-se de que todas as fábricas continuariam “abertas e totalmente operacionais, como sempre”.

Apenas cinco dias depois, eclodiu o enorme surto de infecções e mortes, que acabou sendo o mais importante na Itália e na Europa. Mas eles também não retiraram a campanha e muito menos consideraram fechar as fábricas. A Confindustria Bergamo agrupa 1.200 empresas que empregam mais de 80.000 trabalhadores. Todos foram expostos ao vírus, forçados a ir ao trabalho, em grande parte sem medidas adequadas – superlotadas, sem distância de segurança ou material de proteção – colocando a si e a todo o ambiente em risco.

O hospital Pesenti Fenaroli acabou sendo a primeira fonte importante de infecção em Alzano Lombardo: pacientes que foram admitidos por um simples problema no quadril acabaram morrendo de coronavírus

O prefeito de Bergamo, Giorgio Gori, do Partido Democrata, também se uniu ao clamor por não fechar a cidade e, em 1º de março, convidou as pessoas a preencher as empresas do centro da cidade com o slogan “Bergamo não para”. Mais tarde, diante das evidências da catástrofe, lamentou e reconheceu que havia tomado medidas muito brandas para não prejudicar a atividade econômica das empresas poderosas da região.

Em 8 de março, as infecções oficiais na Bergamasca haviam passado, em uma semana, de 220 para 997. À tarde, vazou-se que o governo queria isolar a Lombardia. Depois de horas de caos em que muitos deixaram Milão em dificuldades, Giuseppe Conte apareceu, de madrugada, em uma confusa conferência de imprensa pelo Facebook para anunciar o decreto. Não era o que os prefeitos das cidades de Val Seriana esperavam: nenhuma zona vermelha, mas laranja. Ou seja, as entradas e saídas dos municípios eram restritas, mas todos poderiam continuar trabalhando.

Depois de dois dias, o confinamento se espalhou por toda a Itália igualmente. E nada mudou na área de Bergamasca, onde os contágios cresceram e cresceram na mesma taxa imparável de suas fábricas operando a toda velocidade. “Quando todos na área, especialmente em Nembro e Alzano Lombardo, deram como certo que a zona vermelha seria declarada, algumas empresas importantes na área pressionaram para adiá-la o máximo possível”, diz Andrea Agazzi, secretário geral do sindicato FIOM Bergamo, no  programa RAI Report . E ele acrescenta: “A Confindustria jogou suas cartas e o governo escolheu em qual parte iria participar”.

As infecções e mortes aumentaram sem parar, especialmente nas áreas industriais da Lombardia, localizadas entre Bergamo e Brescia. Um mês exato após o primeiro caso oficial de coronavírus na Itália, no sábado, 21 de março, foi atingido o triste registro de quase 800 mortes diárias. Os governadores da Lombardia e Piemonte – outro grande polo industrial – declararam que a situação era insustentável e que era necessário interromper a atividade produtiva. Conte, que até então era contrário à medida, parecia oprimido à noite para dizer sim, que agora sim, “todas as atividades econômicas produtivas não essenciais” seriam encerradas.

As fábricas de Bergamasca permaneceram praticamente todas abertas até 23 de março, quando as infecções oficiais na área já eram quase 6.500

A Confindustria foi imediatamente ativada e lançou uma ofensiva de pressão contra o governo. “Nem todas as atividades não essenciais podem ser encerradas”, disseram eles em uma carta ao primeiro –  ministro  detalhando suas demandas. Os industriais conseguiram levar o decreto 24 horas para serem aprovados e a Conte para aceitar suas condições. De fato, o governo havia escolhido em que parte participar, e não era a dos trabalhadores.

Os sindicatos, em bloco, entraram em guerra e ameaçaram uma greve geral se o fechamento real de atividades produtivas não essenciais não fosse observado. A Confindustria conseguiu adicionar muitas que não eram essenciais à lista de atividades que poderiam continuar em operação, como as da indústria de armas e munições. Além disso, incluíam um tipo de cláusula que permitia, na prática, que qualquer empresa que declarasse ser “funcional” para uma atividade econômica essencial pudesse permanecer aberta. Isso causou que em apenas um dia, em Brescia, outra província da Lombard atingida pelo coronavírus, mais de 600 empresas que não estavam na lista essencial iniciaram os procedimentos para continuar operando.

Não entendo as razões pelas quais os sindicatos gostariam de atacar. O decreto já é muito restritivo: o que mais teria que ser feito? ”, Disse Vincenzo Boccia, presidente da Confindustria, pouco empático. E acrescentou: “Já vamos perder 100.000 milhões de euros por mês; não parar a economia é bom para todo o país ”. Annamaria Furlan, secretária geral do sindicato da CISL, tentou explicar: “Sou sindicalista há 40 anos e nunca solicitei o fechamento de nenhuma fábrica, mas agora a vida das pessoas está em risco”.

Os operários das fábricas lançaram protestos e paralisações enquanto os sindicatos negociavam com o governo, o que acabou sendo repensado. Algumas atividades foram removidas da lista das mais de oitenta consideradas essenciais, como a indústria de armas ou os  call centers. Eles venderam ofertas não solicitadas por telefone e as indústrias petroquímicas eram restritas. Também foi acordado que a autocertificação de uma empresa não era suficiente para se tornar funcional para uma empresa essencial e o compromisso de proteger o direito à saúde dos trabalhadores que continuam nas fábricas. Em suma, pontos ambíguos permaneceram no decreto e há uma área cinzenta que permite que muitas fábricas permaneçam abertas. Da mesma forma, muitos trabalhadores continuam trabalhando sem a distância de segurança adequada ou o material adequado.

As fábricas de Bergamasca permaneceram praticamente todas abertas até 23 de março, quando as infecções oficiais na área já eram quase 6.500. Uma semana depois, em 30 de março, apesar do decreto de encerrar “todas as atividades produtivas não essenciais”, havia 1.800 fábricas abertas e 8.670 funcionários infectados na área.

Nenhuma autoridade fez jus a isso, exceto os prefeitos de cidades pequenas, os únicos que reconheceram – e denunciaram – as pressões dos industriais.

Vamos citar as fábricas que não querem fechar. Uma das empresas da região é a Tenaris, líder mundial na fabricação de tubos e serviços para a exploração e produção de petróleo e gás, com um faturamento de US $ 7,3 bilhões e sede legal no Luxemburgo. Emprega 1.700 trabalhadores em sua fábrica de Bergamasca e pertence à família Rocca, com Gianfelice Rocca, o oitavo homem mais rico da Itália, como proprietário.

Na província de Bergamo, como em toda a Lombardia, a saúde privada é muito poderosa. Em Bergamasca, especificamente, metade dos serviços de saúde passa pelo privado. As duas clínicas privadas mais importantes da região, que faturam mais de 15 milhões de euros por ano cada, pertencem ao grupo San Donato – cujo presidente não é outro senão o ex-vice-primeiro-ministro italiano Angelino Alfano, ex-delfín de Berlusconi – e o grupo Humanitas. O presidente da Humanitas é Gianfelice Rocca, também proprietária da Tenaris, o setor que não queria enviar seus trabalhadores para casa. O serviço de saúde privado de Bergamo não foi ativado pela emergência do Coronavírus até 8 de março, quando, por decreto, todos os serviços não urgentes tiveram que ser adiados. Só então eles começaram a abrir espaço para os pacientes do Covid-19.

A Brembo é outra grande empresa com fábricas em Bergamasca. Ele pertence à poderosa família Bombassei, também envolvida na política: Alberto, filho do fundador, foi deputado pelo Scelta Civica, partido de Mario Monti. Possui 3.000 trabalhadores em suas fábricas na área de Bergamo, onde produzem freios de carro. Fatura 2.600 milhões de euros. Eles não queriam fechar.

O Val Seriana foi amplamente industrializado por empresas suíças há mais de 100 anos, por isso a presença de fábricas ligadas à Suíça ainda é importante. Outra grande empresa que tem mais de 6.000 trabalhadores na Itália, mais de 850 em Bergamasca, é a ABB, com capital suíço e sueco. Líder em robótica, fatura 2.000 milhões de euros. Em 30 de março, ainda estava aberto normalmente.

A Persico, empresa italiana que produz componentes automotivos, com 400 funcionários e 159 milhões de faturamento, está sediada em Nembro, município com mais mortes de Covid-19 por habitante na Itália. Pierino Persico, o proprietário, foi um dos mais contrários à declaração da zona vermelha.

Em Nembro, em março de 2019, 14 pessoas morreram. No mesmo mês deste ano, houve 123 (um aumento de 750%). E mesmo assim, os policiais infectados são apenas 200. Em Alzano Lombardo, em março de 2019, 9 pessoas morreram; em março de 101. Na cidade de Bergamo (com 120.000 habitantes), as mortes em março foram de 553, enquanto em março de 2019 houve 125. Os dados de pessoas infectadas não são confiáveis porque não há testes e, desde a Proteção Civil Italiano – que oferece as contagens – recomenda-se que os números sejam multiplicados por pelo menos dez. De acordo com um estudo publicado pela  Giornale di Brescia, nesta província da Lombardia, o número de infectados seria 20 vezes maior que o oficial, 15% da população. E o mesmo com os mortos. Segundo este estudo, eles seriam o dobro do número de oficiais, ou seja, 3.000 apenas na província de Brescia. A falta de testes – os vivos e os mortos – impossibilita a realização de uma contagem confiável. O que se sabe é que a Itália é o país do mundo com mais mortes por Covid-19, cerca de 18.000, e a maioria é do norte industrial.

Agora, diante de milhares de cadáveres e de uma população que começa a transformar sua dor em raiva, todos eles se livram da culpa. O governador da Lombardia, o  Leghista Attilio Fontana culpa o governo central e garante que não foi mais rigoroso porque eles não o deixaram. De fato, se ele quisesse, poderia ter sido, assim como os governadores de Emília Romanha, Lácio e Campânia, que decretaram zonas vermelhas em suas regiões. A verdade é que nenhuma autoridade o cumpriu, exceto os prefeitos de cidades pequenas, que são os únicos que reconheceram – e denunciaram publicamente – as pressões dos industriais, que estavam cercando pedidos para tentar evitar ou adiar o fechamento de fábricas. De um Bergamo ferido e ainda em choque, os cidadãos começam a se organizar para pedir que os fatos sejam esclarecidos e que alguém assuma, pelo menos, a responsabilidade de permitir que interesses econômicos prevaleçam sobre a saúde – ou seja, a vida – dos trabalhadores da Bergamasca. Muitos deles, a propósito, precários.

 

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador