22 de agosto de 2026

Bolívia prende articulador da extrema direita latino-americana por tentativa de feminicídio contra ex

Ex-Estrategista de Milei e aliado de bolsonaristas é investigado como mentor do ataque; perícia aponta mensagens no momento dos tiros
O empresário argentino Fernando Cerimedo, ex-estrategista do presidente Javier Milei. | Foto: Instagram/Divulgação

▸ Justiça da Bolívia decretou prisão preventiva de 180 dias para Fernando Cerimedo, suspeito de tentativa de feminicídio.

▸ Cerimedo foi preso em Santa Cruz após atentado contra ex-companheira Nadia Beller, que está grávida e internada.

▸ Perícia em celular aponta mensagens no momento do crime; defesa contestou, mas juiz manteve prisão e provas.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

A Justiça da Bolívia decretou a prisão preventiva por 180 dias do consultor político argentino Fernando Cerimedo. O estrategista digital de extrema-direita, de 45 anos, é investigado como o mandante e autor intelectual de uma tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira, a advogada e analista política Nadia Beller. A decisão do juiz Wilson Espada determina o cumprimento da custódia no presídio de máxima segurança de Palmasola, na cidade de Santa Cruz.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Cerimedo acabou detido na madrugada de terça-feira (18) no aeroporto de Santa Cruz quando tentava embarcar para Buenos Aires. Poucas horas antes, na noite de segunda-feira (17), Nadia Beller, que está grávida, sofreu um atentado em um hotel da cidade: dois homens que se passaram por entregadores de comida efetuaram três disparos contra a advogada, que sobreviveu e permanece internada.

Perícia em celular revela trocas de mensagens

Durante a audiência de custódia, promovida sob forte esquema de segurança com presença de policiais armados, a Promotoria apresentou análises periciais do telefone do acusado. Os relatórios indicam que Cerimedo trocou mensagens no exato momento da execução do crime. Em um dos trechos, um contato gravado como ECG pergunta: “digo a eles para procurá-la aí?” e, logo em seguida, relata: “irmão, neste momento atiraram nela, está ferida”.

Segundo declarações da vítima e do ex-presidente boliviano Evo Morales, as iniciais ECG correspondem a Erik Correa González, chefe de Inteligência do governo do presidente Rodrigo Paz, gestão na qual Cerimedo atuava como conselheiro. A perícia também identificou fotos do hotel e da moto usada na fuga, além da remoção de 34 registros de chamadas e mensagens do aparelho do acusado.

Os investigadores trabalham com a hipótese de uso da estrutura de inteligência estatal no crime ou de monitoramento motivado por uma reunião que Nadia organizava para denunciar supostos abusos atribuídos a Evo Morales.

Defesa alega nulidade, mas juiz nega pedidos

A banca de defesa de Cerimedo, liderada pelos advogados Ernesto Giraldes e Margarita Arce, solicitou a anulação do processo. Os defensores alegaram irregularidades na detenção, quebra de custódia na perícia do celular sem acompanhamento da defesa e prazo excessivo para a prisão preventiva. O juiz Wilson Espada rejeitou todos os requerimentos e validou as provas telefônicas.

O juiz concluiu que o Sr. Cerimedo é provavelmente o autor do crime de feminicídio; ele apontou a existência de vários elementos que demonstram a probabilidade de autoria e identificou pelo menos cinco riscos processuais, motivo pelo qual ordenou a prisão preventiva“, afirmou Jerjes Justiniano, advogado de Beller.

A acusação também reuniu histórico de violência doméstica, citando agressões físicas registradas em junho e julho passados, quando Cerimedo teria pressionado a advogada a não denunciá-lo.

Histórico de conspirações e investigações paralelas

Figura influente na extrema-direita latino-americana, Cerimedo coordenou a estratégia digital da campanha de Javier Milei à presidência da Argentina em 2023. No Brasil, o consultor notabilizou-se por promover transmissões com desinformação sobre as urnas eletrônicas após as eleições de 2022 e por manter articulações com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além da acusação de tentativa de feminicídio, o consultor enfrenta desdobramentos financeiros na Bolívia. A polícia cumpre mandados de busca em imóveis e casas de câmbio ligados ao argentino, investigando movimentações atípicas e remessas de divisas ao exterior que fundamentam um processo paralelo por enriquecimento ilícito em La Paz.

LEIA TAMBÉM:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados