Bolívia – Urgente: Denúncias de 23 mortos após golpe de Estado

Na TeleSur, Teresa Zubieta, confirmou que ’23 pessoas em todo o país morreram em meio a um contexto de golpe de Estado’, especificamente ‘quatro em La Paz (todos por disparo de bala), cinco em Sacaba (região de Cochabamba)” e os outros no resto do país.

Jornal GGN – Desde a renúncia de Evo Morales em consequência do golpe de Estado na Bolívia, são reportados 23 mortos. As informações são da TeleSur, que está presente no país.

Na emissora, a delegada defensora do Departamento de La Paz, Teresa Zubieta, rejeitou a ‘violação dos Direitos Humanos, sobretudo de nossa gente humilde e simples.

Nesta entrevista, a delegada confirmou que ’23 pessoas em todo o país morreram em meio a um contexto de golpe de Estado’, especificamente ‘quatro em La Paz (todos por disparo de bala), cinco em Sacaba (região de Cochabamba)” e os outros no resto do país.

A funcionária boliviana expressou sua grande preocupação pela situação que vive atualmente o páis ‘diante da barbárie, diante da violação dos Direitos Humanos’ e, sobretudo, pela situação dos pobres.

Zubieta disse que ‘mataram nossos irmãos como se fossem animais’, e considerou que esta situação representa ‘um retrocesso de mais de 30 anos no que diz respeito à pessoa humana e aos Direitos Humanos’.

Neste sentido, Zubieta disse que o Parlamento tenta entabular uma aproximação com o governo de fato para encontrar uma saída institucional para a situação atual do país.

Por outro lado, ela enfatiza as denúncias recebidas sobre a ação de grupos paramilitares, que estariam ‘reprimindo e amedrontando pessoas que estavam simplesmente caminhando para sua casa do trabalho’.

Após o golpe de estado contra o legítimo presidente Evo Morales, o povo boliviano continua mobilizado exigindo respeito pela democracia, bem como a renúncia da senadora Jeanine Áñez, autoproclamada presidente interina do país.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NÃO, Esquerdopatas !!! Não pode ser Golpe na Bolívia e Liberdade no Chile. Não pode se construir uma Democracia a partir de Golpe Civil Militar Ditatorial Caudilhista Esquerdopata Fascista. Com tamanha Bipolaridade, Anão Diplomático, NUNCA passará de Gigante Anencéfalo entre BRIC’S. A sonolência nunca deixará de ser consequência de pouca atividade cerebral. A matéria o lado de Homero Fonseca, ilustra com maestria e bela foto, o que é este Estado Brasileiro nas últimas 9 décadas. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

    1. Zé Sergio, no Chile Pinera continua como presidente, tiros de borracha cegam jovens manifestantes, na Bolívia tem alguém que se autoproclama presidente, e mata manifestantes. Em ambos países a direita com o poder das armas tenta barrar as manifestações a balas de verdade e ou de borracha. Quanto a querer recriar a história e jogar no lixo tudo que já foi construido neste país é mais um delírio e uma autojustificativa. A pouca atividade cerebral é percebida pela fixação de idéias, na fácil explicação e na retórica repetitiva.

    2. quanta tolice vc escreve meu caro, pare de ser um papagaio e pense mais antes de opinar, vc so replica o que a maioria dos neoliberais e direitistas falam, que pena!!

  2. Nassif: tão dizendo que os VerdeSauvas mandaram 15 “capitães” olheirs. Querem sentir o clima e ver como se faz o bregueço. Vai que aqui a povalha também se levante. Antes, tudo bem, o SapoBarbudo tava sob o olhar atento de dona VerdugaDosPinhais. Os Kummunistas dispesos pelos corredores e favelas. Mas agora, vai que… Numa dessas, se em grande número a Milícia do Tanque não dá conta. Um ou outro “vereador”, vá lá. Mas de penca fica complicado, mesmo com aquelas armas mandadas pela Marinha dos donos do quintal, as que estão depositadas naquele condomínio da BarraDaTijuca. Já aprenderam como invador Embaixada e transportar pó da Bolívia, por avião. Vem agora Partido novo e outras novidades. O negócio tá tão organizado que até o gupo do ElChapo mudou a intenção de se instalar por Brasilia. Se necessario mandam ou AI 10 (AI 5 em dobro). Na PraiaVermelha, como em novembro de 1889, já estão se articulando…

  3. Minha impressão é que o golpe bolivariano não tem qualquer projeto. Falar de neoliberarismo significa apenas que vão vender o que não é deles em proveito próprio, é igual falar em cirurgia executada por açougueiros. Não vejo nada além do desejo de voltar ao colonialismo, a preguiça e incompetência da direita latina só permite isto. Vendem a alma ao diabo, e com a bíblia debaixo do braço esperam a salvação no juízo final.

  4. E eu vendo muito esquerdista/parlamentar de mente e visão CRASSE MÉDIA dizendo que Evo Morales renunciou pra evitar um banho de sangue. Tá ficando fácil entender por que a esquerda sofreu um golpe de estado no Brasil. Salve Putin, Salve Erdogan, Salve Maduro, Salve Assad e todos aqueles que lutam contra o Império e que disparam contra ele balas de verdade e verdades que não são balas.

  5. como é que se confunde duas situações totalmente antagonicas, a da Bolivia e a do Chile. As pessoas conservadoras, mesmo retrógadas precisam ter o mínimo de informação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador