Cristina Kirchner é condenada a 6 anos de prisão por “administração fraudulenta”

Johnny Negreiros
Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.
[email protected]

Ela não pode ser presa por ter foro especial e diz ser vítima de perseguição política

Cristina Kirchner foi condenada a 6 anos de prisão na Argentina por “administração fraudulenta” que favoreceu empresário em obras públicas.

O Tribunal Oral Federal 2 (TOF 2) considerou que a vice-presidente e ex-mandatária favoreceu o empresário Lázaro Báez em obras públicas. O empreiteiro é da região de Santa Cruz, onde Cristina e o marido Néstor Kirchner começaram a carreira política.

A Corte diz que a “associação criminosa” e de “administração fraudulenta” durou entre 2003 e 2015, quando o casal se revezou na Presidência argentina. Cristina foi inocentada da acusação de “associação ilícita”. O esquema teria movimentado 1 bilhão de dólares dos cofres públicos.

LEIA: Homem que atacou Cristina Kirchner é indiciado por tentativa de homicídio

A empresa de Báez foi contratada para a realização de 51 obras públicas. Delas, algumas tiveram orçamento comprometido e outras não foram concluídas.

O objetivo da companhia era, na verdade, de servir à corrupção, alegou o TOF 2. Após o término do segundo mandato de Cristina no Executivo, a incorporadora desapareceu.

Além de Kirchner, outras 12 pessoas foram julgadas. Uma delas foi o empresário Lázaro Báez.

Perseguição política

Cristina Kirchner se diz vítima de perseguição política feita por uma “máfia judicial”, “o Estado paralelo”. A política nega as acusações e alega que o TOF 2 tinha a sentença escrita desde o começo do processo, que se iniciou há três anos e meio.

“As decisões sobre investimento público são de competência exclusiva dos órgãos políticos e não há norma legal que estabeleça limites sobre como deve ser feita a sua distribuição”, declarou ela.

O jornal argentino Página 12 explica incongruência nas cifras citadas pelo Tribunal Oral:

Por exemplo, os magistrados desenham que com as licitações que Lázaro Báez ganhou, Cristina se beneficiou, uma hipótese absurda sobre a qual não há prova ou foi apresentada a menor evidência. Todo o vínculo existente foram alguns aluguéis que totalizaram cerca de oito milhões de pesos em cinco anos. Em vez disso, os juízes dizem que o dano ao Estado foi de 84 bilhões de pesos. Ou seja, não existe qualquer ligação entre os valores, para além do facto de as rendas – como ficou provado – não poderem incluir qualquer suborno porque estavam a valores de mercado e até um pouco menos. Mas, sobretudo, não foi encontrada uma única mensagem, e-mail ou testemunha que diga que Cristina deu alguma instrução ou sugeriu alguma providência relacionada às rotas de Santa Cruz“.

Fora da prisão

Como vice-presidente, Cristina também ocupa cargo de presidente do Senado. Assim, ela ainda tem direito a recorrer em instâncias superiores. Com somente a condenação em primeira instância, ela pode concorrer nas eleições do ano que vem.

LEIA:

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador