Milei altera decreto sobre nepotismo e indica irmã como primeira-dama

Novo presidente da Argentina derrubou regra, criada durante o governo Macri, que impedia a nomeação de parentes para cargos na administração pública

Foto: Reprodução/X

Em seu primeiro dia como presidente da Argentina, Javier Milei fez uma manobra curiosa para poder indicar sua irmã, Karina Milei, ao cargo de primeira-dama e secretária-geral do governo.

O argentino assinou, neste domingo (10), 13 decretos, sendo que um deles derrubou uma regra criada  durante o governo do ex-presidente Mauricio Macri, que impedia a nomeação de parentes para cargos na administração pública. 

A tal norma, assinada em 30 de janeiro de 2018 por Macri, barrava a prática de nepotismo, com base nos “princípios de institucionalidade, integridade e transparência a partir dos quais se procura alcançar uma gestão mais eficaz e eficiente”.

Sendo assim, parentes diretos ou indiretos, de até segundo grau, do presidente, vice-presidente, ministros, chefes de gabinete e outros integrantes de alto escalão do governo não poderiam ser indicados para servirem na máquina pública.

Contudo, em decreto publicado no Diário Oficial, neste segunda-feira (11), o cargo de presidente não possui mais as restrições, uma vez que o líder está habilitado, conforme a Constituição Nacional, a nomear e destituir funcionários de acordo com “o princípio da idoneidade para acesso a cargos públicos”.

Já os outros 12 decretos assinados por Milei tratam da posse e reorganização dos ministérios, reduzidos de 18 para nove pastas: Casa Civil, Interior, Relações Exteriores, Defesa, Economia, Segurança, Saúde, Justiça, Infraestrutura e Capital Humano.

Com informações do Poder 360.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador