A ANAC precisa acordar para o risco Latam, por Luis Nassif

Está perdendo o controle sobre um aspecto que envolve a segurança dos aviões e dos passageiros.

Antes que ocorra algum acidente trágico, seria relevante a ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) conduzir uma fiscalização apurada sobre a Latam.

Está havendo uma clara deterioração de seus serviços. Percebem-se os resultados na ponta, na queda dos serviços e dos cuidados internos com os aviões, o cansaço das tripulações com esquemas mal conduzidos de horários.

A parte mais grave é o que está ocorrendo com a manutenção. A empresa passou a terceirizar todos os serviços de manutenção mecânica, peça chave em qualquer empresa de aviação do planeta. Está perdendo o controle sobre um aspecto que envolve a segurança dos aviões e dos passageiros.

A financeirização burra, imposta pelos chilenos poderá resultar em um acidente mais grave. É importante a ANAC agir enquanto é tempo.

Posição da Latam

Vimos seu artigo publicado hoje (29) no portal Jornal GGN a respeito da LATAM (https://jornalggn.com.br/analise/a-anac-precisa-acordar-para-o-risco-latam-por-luis-nassif/). Ficamos preocupados, pois há questionamentos a respeito dos serviços prestados pela companhia e a manutenção realizada nas aeronaves.

Dessa forma, gostaríamos de entender o motivo de seu artigo para que possamos apurar e prestar todos os esclarecimentos necessários a respeito do ocorrido em questão.

É válido ressaltar que temos como compromisso oferecer uma experiência de voo com qualidade e com segurança operacional, uma premissa da LATAM. Por isso, estamos permanentemente avaliando alternativas para o desenvolvimento do transporte aéreo, e demos início a uma série de avanços aos passageiros. A ação mais relevante neste sentido é o processo de retrofit nos aviões. Assim, em breve todos os clientes poderão experimentar as novas cabines das aeronaves de rotas domésticas e internacionais, que estão sendo remodeladas em um projeto com o maior investimento da história da empresa (cerca de US$ 400 milhões).

Leia também:  Recusa do PT em entrar na ‘nova era’ do diálogo prejudica democracia, avalia Mathias de Alencastro

Estamos totalmente à disposição, pois nosso intuito é solucionar o mais rápido possível, caso não tenha tido uma boa experiência com a companhia, e deixar nossas portas abertas para apresentar a LATAM Airlines e a infraestrutura responsável pela operação de 312 aeronaves da frota com eficiência e segurança.

Agradecemos sua atenção e nos colocamos mais uma vez à disposição.

 

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93 comentários

  1. Quando o governo Bolsonaro começou, pensei que uma das primeiras medidas seria reincorporar as tais agências, incluindo a ANAC, aos ministérios de origem.

  2. Quando o mercado financeiro começa a investir em companhias aéreas é hora de se pensar seriamente em viajar de avião.

  3. Nassif, sou leitor diário do blog, entro aqui na verdade umas 3x por dia.

    Me interesso muito por aviação, e tenho zero ligação com a Latam, além de achar a “fusão” um absurdo sob a égide da lei então vigente. Mas seu post não fala nada sobre como chegou a tal conclusão, e etc

    • Exato. Post leviano. Aparentemente foi passageiro de um voo LATAM e ficou triste por alguma expectativa não correspondida.
      Sou tripulante técnico na referida e digo por detrás dos bastidores: balela.
      Ponto a ponto do que ele disse, a manutenção é própria, os descansos apesar de cansativos cumprem com protocolos internacionais, e a manutenção de interiores e lavagens externas de fato foram diminuídas a itens mais essenciais, fora as superfluidades, para evitar atrasos e manter a malha no trilho, prática adotada em todo o mundo.
      Menos, blogueiro.

      • Para rapaz. Eu amo de mais a aviação tanto quanto você. Mas não vamos tapar o sol com a peneira e nos fingir que a empresa do qual você trabalha é boa porque não é. A Latam Airlines está longe de ser uma empresa que zela pelos cuidados com seus clientes. Respeito de mais os comissários, tanto que vou me formar um porque amo essa profissão. Mas eu já perdi as contas de quantas vezes já vi tripulantes da Latam mau humorados e tratando mau os clientes que pagam caríssimo por um serviço que não tem qualidade nenhuma. Vamos ser realistas!

      • Prezado Nassif,

        Ótimo alerta, saímos de um vôo de Guarulhos para Santiago do Chile com uma tripulação que não falava nada de português. Toda atrapalhada não orientaram aos passageiros por diversas vezes, pois não conseguiam se comunicar. Haviam idosos, pedindo ajuda para se comunicarem com a tripulacao, perdidos com a falta de alguém que se comunicasse além do castelhano no desembarque, pois tinham dificuldade de mobilidade. Imagine se acontecesse alguma emergência? Foi um vôo caótico, pois para falar conosco havia aeromoças muito inexperientes e olha que falo 05 idiomas. Na volta ao país, já em São Paulo, estava num Uber e a motorista do carro chorava e usava o celular, pois havia sido selecionada para justamente “pilotar aviões da Latam”. Imaginei ela que dirigia sem nenhuma atenção e teclando ao celular, chorando descontrolada na cabine da latam.

        • Em 20/7 embarquei em POA num voo da Latam direto a BSB,depois de ficar mais de uma hora na fila para check-in e ser atendido por funcionários despreparados. Cheguei em BSB para iniciar um roteiro de férias por Goiás e fui informado que a mala despachada não saiu da origem. Há promessa de que seja entregue no terceiro dia. A situação por mim vivida comprova que o relato do Nassif é absolutamente coerente. Segundo uma atendente terceirizada da empresa, tal extravio de bagagem é rotina em BSB. Mais em conta é transporte de encomendas. A bagagem fica para os próximos dias.

  4. Essa deterioração é fato. Ontem ao despachar minha mala no guichê da Latam, (aeroporto de Congonhas), era visível o despreparo dos funcionários. Desatentos, cheios de dúvidas e muitas vezes ignorando clientes que só queriam um simples esclarecimento. Se aquilo que

  5. Tenho percebido essa queda de qualidade nas viagens, e colegas também.
    Dados? Basta viajar e estar atento.

  6. Tenho percebido essa queda de qualidade nas viagens, e colegas também.
    Dados? Basta viajar e estar atento.

    Mês passado voo FOR REC foi atrasado 3h devido a problemas com aeronave que teve de ser substituída.
    Então, parece que manutenção tem tido problemas…

    • Está correto Paolo, quando nós constatamos algo anormal na aeronave em que o manual não permite a saída naquelas condições pedimos a troca de aeronave para poder trabalhar na pane. A Latam nos dá todo o respaldo para isso justamente por viajarem em uma empresa segura que preza a segurança de seus clientes.

      Sabemos do transtorno que é para os clientes a troca de aeronave, mas fazemos isso por sermos técnicos e a empresa apóia nossa decisão pois temos respaldo do manual do fabricante !

  7. Faço a ponte aérea Curitiba/Guarulhos regularmente aos finais de semana, isso já tem uns 4 anos e é nítido o sucateamento dos serviços e aeronaves. No último ano não lembro de nenhum voo com menos de 30 min de atraso, isso é um desrespeito total pelo consumidor/cliente.

  8. Manutenção Terceirizada ? Vc está se referindo a manutenção de equipamentos de solo ou de aeronaves ? Falo como mecânico de manutenção em aeronaves da companhia e não somos terceirizados. Todos nós temos licença e se alguma decisão nossa refletir em incidente perdermos nossa licença. Caso ocorra um acidente por negligência de algum técnico de manutenção, além de perder a licença o mesmo responderá processo judicial !

    Então se estiver se referindo a nós técnicos em MMA estude um pouco mais pq nenhuma companhia brasileira terceiriza sua manutenção de aeronaves. Sem falar que a aviação Brasileira está entre as mais seguras do mundo. Não tenha preguiça de estudar sobre o assunto antes de postar sobre um assunto que mexe com o psicológico das pessoas. Sua matéria está no mesmo nível do infeliz do G1 que escreveu sobre o procedimento de “chupeta” no avião !

    • O mais aterrorizante é ler a resposta Latam. Tratam um problema seríssimo de segurança que diz respeito à vidas humanas, como se fosse uma reclamaçãozinha de falta de conforto ou mais espaço interno…
      Helloooooooo, diversas noticiários podem comprovar a falta de segurança das aeronaves Latam. É nítida a falta de manutenção, falta de funcionários e falta de vergonha na cara e falta de respeito com as vidas de seus clientes.
      A Tam não era assim. Leio a todo instante amigos e parentes desistindo de voar Latam.
      Ontem retornei de Roma para Guarulhos, o vôo saiu com 40 min de atraso. Em Guarulhos, por falta de funcionários, as bagagens demoraram mais 40min para saírem na esteira, o resultado não poderia ser outro. Perdi meu vôo para o Galeão, que alias, era o último do dia e fui jogada num hotel para retornar no sábado de manhã. A falta de comunicação interna é absoluta. Se havia um atraso no vôo chegando de Roma, o último vôo para o Rio deveria esperar os passageiros que dependiam daquela conexão.
      Tá tudo errado, Latan!!!
      Tirem esses engomadinhos de Havard que estão afunfando a empresa e coloquem administradores sérios, comprometidos e competentes, aí sim, teremos, de volta, a velha e boa companhia aérea que tratava seus clientes com respeito, garantindo não só conforto e qualidade no vôo, mas também aquilo que mais esperamos: SEGURANÇA.

  9. Sou Mecânico de Manutenção de Aeronaves, tenho 50 anos de idade e muita experiência na manutençao de aviões e helicópteros ao longo dos anos. Hoje me encontro desempregado, e apavorado com o descaso na manutençao de aeronaves no Brasil, é preocupante a falta de investimento nos estoques para compra de peças, levando ao sucateamento das frotas. Existe também a terceirizaçao da manutenção, para gastar menos dinheiro e despencar com a qualidade e com as aeronaves.
    Só as autoridades não veem isso.
    Isso é nojento.

  10. Cara trabalho numa empresa brasileira, e não é a LATAM, mas devo dizer que terceirizar manutenção não tem absolutamente nada a ver com segurança de voo. As empresas escolhidas respeitam os manuais dos fabricantes e a ANAC fiscaliza sim os serviços feitos pois toda aeronave exportada para manutenção e re-importada passa por todos os trâmites necessários para sua re-ativacao na EO brasileira. O que acontece com a LATAM é apenas uma nova gestão das aeronaves, onde eles focam em voar mais mesmo com itens de MEL abertos… Deixando para realizar os checksum periódicos (A, B, C…) Apenas no limite operacional… Não conheço de perto o que eles fazem, então não posso asseguram com total certeza, mas creio que a segurança está mantida, sendo abandonada apenas a experiência do cliente, afinal, não é legal voar num avião com o interior deteriorado…

  11. Janeiro/19 Fiz uma viagem pela Latam – Guarulhos a Roma. Assentos super apertados, lanches poucos e regrados. Uma comisssária foi extremamente ríspida com passageiro que perguntou o que seria servido na viagem de 12h. Ela respondeu café e almoço. O senhor que estava atrás da minha poltrona perguntou se não teria jantar. Ela respondeu: O senhor está querendo muito. Achei uma grosseria com o senhor. Além do atraso do vôo, porque ficamos numa fila enorme de aviões para decolar em Roma.

  12. Mais funcionários desempregados E vai viajar por qual Cia? Melhor mudar de País meu Caro
    O melhor remédio é a ANAC fiscalizar.

  13. Infelizmente tenho que concordar com Sr. Em 2017, 2018, 2019 tenho feito voos constantes. Tenho percebido diferença absurdas nos serviços. Sobre a manutenção, basta fazer uma viagem no voo 3080 e 3081, Santarém Brasília, Brasília Santarém. Na decolagem aeronave parece que vai desmontar tamanho barulhos e batidas de peças que compõe interior e amortecimento da aeronave. Lamentável que mais uma empresa caminha pra tal destino, (falência). Pergunta : onde esta o órgão responsável pela fiscalização

  14. Minha última viagem com a Latam foi muito tensa. A tripulação realmente me pareceu muito despreparada. Preocupante…

  15. Isso, é o que o público vê na superfície. Além do claro sucateamento de aeronaves e serviços, se o público soubesse o cansaço ao qual os tripulantes estão submetidos na Latam jamais comprariam um voo deles.
    Chega à insanidade do tripulante chegar de um voo da a Europa, ter um único dia de folga ou ainda nehuma folga,e fazer outro voo igual, isto com quatro fusos de diferença, inclusive sem descanso adequado em algumas aeronaves.
    A Latam usa a “letra da lei” fazendo com que o tripulante voe seis dias seguidos em voos. TRANSCOTINENTAIS!!!
    Logo, não existe a menor preocupação com segurança, apenas com o lucro e nada mais.
    Podem anotar a data de hoje; é só uma questão de tempo. O cansaço das tripulações, aliado à falhas de manutenção, e handling que são terceirizados gestarão um acidente.
    É só uma questão de tempo.

    • isso não existe. A lei brasileira sobre descanso de tripulação é bastante rígida, e em voos transcontinentais não se permite que o descanso seja menor que 24 horas, ou seja, no mínimo um dia de folga é garantido entre as jornadas, e o número mínimo de dez folgas é cumprido, normalmente com mais folgas do que prevê a lei. Em voos transcontinentais, ninguém trabalha seis dias seguidos. Isso realmente não existe.
      Não dá para inventar esse tipo de coisa.

      • Conheço diversos tripulantes que reclamam das mesmas coisas.
        Bom que estas postagens fiquem aqui expostas para que o público em geral tenha conhecimento do qur anda ocorrendo, alem do mais, vou printar todas os comentários aqui expostos, pois se algo de mais grave acontecer vou “colocar a boca no trombone “.

  16. Antes que ocorrra um sinistro, é melhor a Anac fazer uma averiguação,pois não é de hoje que observo esse desleixo desta companhia aérea.

  17. Em outubro, voltei de Lisboa em 767, na que parecia ter saído do lixo para a operação do voo. O estofado da poltrona estava rasgado e com aspecto de desgaste extremo e sujo, isso na Business.
    Estou buscando outras alternativas as próximas viagens, lamentável, o que era a TAM e o que virou com essa famigerada fusão.

  18. Realmente, alguns incidentes e esses comentários são preocupantes. Como passageiro tive essa impressão de relaxamento. No último caso pegou fogo um equipamento de bagagem junto ao avião. Vou evitar viajar pela Latam.

  19. A ANAC é empregada dessas drogas de Cias. Aéreas, não serve pra nada deveriam extinguir, elas fazem o que querem, diminuíram o peso das malas 32 para 23 kg algumas em vôos internacionais já reduziram para uma mala só. Cobram para marcar assento, cobram para despachar bagagem, os serviços um lixo, os aviões sujos e sem manutenção, a única coisa que esses cretinos sabem fazer é aumentar o preço das passagens. Tomara que vão a falência todas.

  20. A preocupação da Latam com segurança é tamanha que fez um A320 com o reverso travado e cheio de combustível porque abastecer em POA era mais barato, varar a pista de Congonhas. A manutenção da empresa é tão famosa que conseguiu macular a imagem do Fokker 100 com duas quedas: uma por falta de combustível e que matou uma pobre vaca que sequer tinha milhas acumuladas. A outra, a só reverso abrindo no ar, bom…

  21. Credo meu povo, guanto pessimismo…nosso país já está numa situação tão difícil de desemprego, corrupção e tantas outras mazelas e vocês criticando empresas que prestam serviços tão importantes para todos nós…com esses comentários catastróficos não ajudam em nada, vamos sim cobrar dos órgãos competentes que cumpram seu papel de fiscalizar essas empresas

  22. O consumidor tem o poder de escolha, eu não sou rico mas prefiro pagar uma passagem mais cara fazer mais conexões etc, a me submeter ao risco. Assim que a Cia aérea sentir a debandada dos clientes eles irão rever a sua conduta.

  23. Eu estava em um vôo que partiu de Congonhas para Arealva no meio dia,quase surtei…depois de troca de avião e trez tentativas de pouso em Arealva ….acabamos voltando para Guarulhos às trez vezes…se o comandante não é capacitado ,acho que tinha morrido .Lá pelas 22hrs vim de Ônibus que a companhia arrumou pra gente…cheguei em Arealva 4:00 do outro dia …afff cansado e bravo….
    terrível…

  24. Se tudo isso for verdade mesmo então minhas dúvidas sobre a qualidade ruim dessa empresa é concreta, desde que a TAM se fundiu com a LAN do Chile a qualidade de fato caiu e muito mas na manutenção eu não sabia que eles também economizariam tanto. Logo um novo acidente igual o jj3054 se tudo isso tiver acontecendo. Lamentável, na época da Varig isso não existia!

  25. Sou passageira frequente da Latam em vôos nacionais há cerca de dois anos. Em todas as ocasiões encontrei funcionários atenciosos, serviço de bordo adequado e em todos os casos, voos absolutamente pontuais. Estou muito satisfeita com a Latam, e considero que nada deixa a desejar comparativamente a outras companhias com as quais viajei.

  26. Voei com a Latam Fortaleza-Miami e lhes digo que jamais voarei com a Cia de novo. Nem carregador USB tinha. Comida lixo, comissários despreparados e mal humorados ( com certeza mal remunerados tbm) e cabine com a impressão de ser suja, mal cuidada. Na volta, pegamos um vôo que parecia dar a volta ao mundo: miami-lima-são paulo-fortaleza. Pra piorar o que já me parecia absurdo, por atraso da American airlines (q voava em code Share, e é outro lixo) perdemos a conexão imediata em Lima! Fiquei 2 dias esperando outro vôo horrível da latam… Bem…pra mim chega! Não quero nem de graça! Se o Brasil fosse sério a ANAC poderia fazer algo para tirar esses aviões velhos e mal cuidados do céu. Mas como não é, vamos esperar a latam jogar a toalha….ou infelizmente alguma tragédia acontecer……

  27. O foda é sair de um vôo da QUANTAS e entrar em uma conexão com uma aeronave da TAM. Aí se percebe o descaso com o passageiro.

  28. Fiz algumas viagens pela LATAM e também tive esse sentimento de despreocupação com os passageiros. Comissários que estavam a trabalho não fizeram os procedimentos básicos de segurança no vôo como por exemplo: avaliar se os passageiros haviam voltado a poltrona pra posição correta no processo de aterrissagem e isso aconteceu em pelo menos 3 dos meus últimos vôos pela companhia. Preocupante.

  29. Com passagem comprada na LATAM estou muito preocupada .Meu voo é para Paris e acho que a Cia deveria fazer uma publicaçao em jornal esclarecendo estes itens .Vejo queca insatisfação é geral :preços absurdos e zero de preocupação com os clientes e tripulantes .Aguardo uma posição da Lata..

  30. Senhores, infelizmente estamos num país que o que fala mais alto é o dinheiro. Por que muitos acidentes, incidentes e tragédias (Brumado, Boate Kiss) acontecem? Porque os responsáveis pelas fiscalizações, não o podem fazer, pois os fiscalizados são poderosos ou amigos de poderosos. O que aconteceu com o funcionário do IBAMA que multou o nosso presidente? Até onde sei, foi demitido. Mas a culpa de tudo isso é nossa. Não somos unidos. Cada um pensa em si e em ninguém mais. Enquanto estiver bom prá mim, dane-se os outros. Por que o SUS é o que é? Porque os poderosos não fazem uso deles.

  31. Como esposa de piloto dessa empresa vejo a luta diária do meu marido pra executar seu trabalho com eficiência e segurança e dar conta de toda a cobrança imposta pela cia e pela ANAC para poder manter suas habilitações. Os pilotos e comissarios estão voando fatigados, no limite da resistência fisica e mental imposta por escalas mal programadas em que os obrigam a voar muitas vezes até 5 ou 6 madrugadas consecutivas e sem dormir e nem comer direito, pois a comida que servem a eles é um lixo! As aeronaves estão sim mal cuidadas e na maioria dos voos elas estão saindo com vários itens desativados por panes e que muitos deles são sim itens de segurança embora liberados pelo manual do fabricante do avião. Embora a empresa sempre alegue que as escalas estão dentro das leis atuais, na prática os tripulantes voam sim no limite físico e mental de resistência! O risco é iminente, parece sim que a empresa quer um acidente, pois assim receberá um gordo seguro e quem morreu que se ferrou, aí é só colocar a culpa nos pilotos e tá tudo certo como sempre! Triste realidade. Falo com conhecimento de quem acompanha de perto a rotina de um piloto. A ANAC deveria fiscalizar as escalas dos tripulantes com eficiencia e parar de cobrar coisas irrelevantes e sim cobrar segurança nas operações! Meu marido sempre faz relatorios de seguranca de voo relatando coisas que colocam em risco o voo e envia à empresa ao setor responsavel de segurança da Latam e também ao CENIPA da Aeronautica, porém na pratica nada tem sido feito e as escalas de serviço deles estão cada vez piores.A empresa não esta preocupada com a seguranca dos passageiros e tripulantes, pois como disse o falecido fundador da empresa Cmte Rolim Amaro, “nada substitui o lucro”.
    Que Deus proteja a todos!

  32. Não pode ser só coincidência. Na dúvida cancelei uma viagem para Porto Seguro, e preferi pagar um pouco mais caro pra ir com a família pra Miami pela azul

  33. PQP! Detesto voar!!!! Mas todos os anos tenho que viajar para EUA por causa dessa maldita Disney! E agora leio que estão preocupados com a Empresa Latam que cobra absurdo de passagem aérea em relação a outras , espero que não ocorra isso de ficarem focados em lucro, mas hoje em dia é de se esperar tudo, o ser humano não tem valor nenhum !!!!

  34. Realmente tem havido uma queda de qualidade desde que os chilenos assumiram. Atrasos são constantes, as aeronaves estão sucateadas, a desorganização no embarque é total. Nem estou falando de serviço de bordo, que nem existe, mas as aeronaves da Latam são as mais desconfortáveis no aspecto espaço entre poltronas. É a pior empresa no mercado hoje, sem contar que toda semana tem incidentes envolvendo a empresa. O conselho que dou é o seguinte: evitem a Latam. Ou eles melhoram o serviço, respeitem o passageiro, ou então, a falência é certa.

  35. Realmente tem havido uma queda de qualidade desde que os chilenos assumiram. Atrasos são constantes, as aeronaves estão sucateadas, a desorganização no embarque é total. Nem estou falando de serviço de bordo, que nem existe, mas as aeronaves da Latam são as mais desconfortáveis no aspecto espaço entre poltronas. É a pior empresa no mercado hoje, sem contar que toda semana tem incidentes envolvendo a empresa. O conselho que dou é o seguinte: evitem a Latam. Ou eles melhoram o serviço, respeitem o passageiro, ou então, a falência é certa.

  36. Vi por dentro a fragilidade do funcionamento desta Cia aérea. Cada dia de trabalho era um novo desafio onde o único objetivo era a segurança. Posso garantir que, quem faz a Latam Brasil funcionar, são os colaboradores que “dão a cara a tapa” diariamente. Enquanto mecânico, tinha de lidar com dificuldades de filosofia. Por vezes, ouvíamos dos líderes que poderíamos chutar o problema para a próxima base, ou quando a aeronave voltar. A falta de peças de reposição incentiva o canibalismo – prática comum na Lan, que consiste em retirar peças de uma aeronave parada para manter a frota voando.

    Quando a Latam fala em retrofit, nas entrelinhas, está dizendo que os problemas serão camuflados. Afinal, não tem como o passageiro saber quantas liberações NEF e MEL a aeronave tem.

    Pedi meu desligamento desta companhia pois não compactuo com a filosofia de trabalho lá vigente. A Latam nunca tratou com dignidade os funcionários, nem os passageiros.

    Meus parabéns às Tripulações, mecânicos e demais colaboradores de terra que mantém o nível mínimo de segurança.

    Que saudade da Tam.

  37. Caraca, finalmente alguém escreveu o que já vinha percebendo, desde a fusão a TAM ficou horrível, a LATAM é muito ruim, já vi de tudo, o que mais me preocupou foi ver que internamente havia uma parte inferior de uma cadeira quebrada, noutra ocasião um dos monitores simplesmente não descia, sei lá, dá para perceber que tem algo acontecendo sim.

    • É verdade, também verifiquei que após a fusão estão ocorrendo várias panes nos aviões da LATAM, fora o reorganização dos voos, hoje em dia é praticamente impossível conseguir um voo direto para o Rio de Janeiro, levando muitos passageiros para outras empresas aéreas.

  38. Caro Nassif, agradeço muito pelo seu alerta. Ele, realmente, é procedente. Deixei de viajar pela Latam depois de passar por duas situações surreais. Em uma delas, vindo de Curitiba para São Paulo, Guarulhos, no final de novembro de 2018, os comissários pediram que uma dezena de passageiros das 10 primeiras fileiras mudassem para fileiras detrás (20 em diante), sob pena do comandante não levantar voo. Por que??; em outro vôo, de Recife para SP, Guarulhos, em 13 de março último, havia dois assentos sem poltronas na aeronave. Imaginem a impressão dos passageiros, ficamos aterrorizados. É o cúmulo do sucateamento!!!
    Cadê a ANAC??? Está esperando mais uma tragédia??? É estarrecedor!!

  39. Viajo quinzenalmente de SP para BH. Ano passado me machuquei num ferro solto da poltrona. Nítido a deterioração interna das aeronaves. Não sei se acontece o mesmo na parte mecânica. Mas não viajo mais na companhia desde o início desse ano.

  40. Fiz uma viagem de Campo Grande a Guarulhos em janeiro/2019. Cheguei em cima da hora, precisam ver como me olharam, me trataram mal, os comissários caras fechadas, veja bem, cheguei na hora e não atrasada! Mas mesmo assim me trataram mto mal por isso, sem contar com a situação da aeronave! MTA antiga.
    Atendimento péssimo! Não sei como ainda estão no mercado desde jeito!

  41. TAM LATAM dá no mesmo
    Sempre acaba na M
    Eles empregam curradores,espancadores,dopadores
    As câmeras flagram é fazem obra em aeroporto para despistar

  42. Voei na Latam no último fevereiro, indo e voltando ao Chile. Muito embora a boa atenção da tripulação o avião estava com aspecto de sujo e velho em seu interior. Poltronas que não ficavam na posição adequada para pouso e decolagem, o que dificultava cumprir as orientações de segurança.

  43. Já utilizei os serviços da empresa muitas vezes. Notei o impacto dessa empresa no mercado e como cresceu. Inacreditávelmente a Latam perdeu a qualidade. Quando vou de Gol, noto a diferença. Aeronaves novas e serviço bem melhor. Mas quando é com a Azul é indiscutível. Sem comparações. É mais cara mas é muito mais segura e confortável.

  44. É uma pena que isso esteja acontecendo. Os chilenos tem um descaso muito grande com a Latam Brasil. Quando era a TAM. Isso não acontecia. Não víamos os descaso que eles têm com os clientes. Não víamos aviões mal cuidados ( porque não existe aviões velhos e sim aviões mal cuidados por falta de manutenção!)… Eles querem ser tão grandes que nem um copo de água servem no avião e cobram as passagens um absurdo. Eu acho sim que a ANAC deveria fazer uma fiscalização rigorosa em cima da azul. Porque de outras Cias aéreas. A Latam é a mais desleixada. A mais ruim de todas. Não voo de Latam porque eles não merecem meu dinheiro!

  45. A Latam realmente está relaxando no caso da manutenção. Últimamente, em todos os vôos que tenho pego, encontro as cabines em estado lastimável, com encostos dos bancos frouxos, descansa-braços se desmontando, sujeira, etc…
    Mas o que mais preocupa é a terceirização da manutenção, fato histórico, que fez com que a empresa, no passado, revesse essa política depois de vários acidentes fatais com o Fokker 100, fato esse que condenou esse aparelho junto à opinião dos passageiros.
    Para exemplificar a qualidade da manutenção, no último dia 08 de março, saí de Brasília no vôo Latam LA3416, com destino a Recife e depois de mais de 1 hora de vôo o avião retornou a Brasília, por motivos nunca revelados e tivemos que trocar de aeronave para podermos recomeçar o vôo (aí já bastante estressados).
    O mais curioso é que a companhia, em momento algum, nos informou o que ocorreu e nos enviava MSGs informando sómente que o vôo atrasou, como se nunca houvesse tido essa pane no ar.
    Agora, esperar da ANAC uma ação, já é querer demais…

  46. A empresa está forçando junto à Anac uma jornada ainda maior para os já exaustos tripulantes. Uma tragédia é iminente. O lucro ( dos chilenos) está falando mais alto. Quando acontecer, já era.. Aquele velho jogo de empurra de responsabilidade.

  47. Todos os comentários dos colegas refletem, infelizmente e corretamente, a deterioração dos serviços e conseqüências preocupantes e riscos potenciais. Como egresso da EPUSP, adicionalmente, lamento a co-participacação da engenheira Wonder e do engenheiro Cadier no processo.

  48. O mais aterrorizante é ler a resposta Latam. Tratam um problema seríssimo de segurança que diz respeito à vidas humanas, como se fosse uma reclamaçãozinha de falta de conforto ou mais espaço interno…
    Helloooooooo, diversas noticiários podem comprovar a falta de segurança das aeronaves Latam. É nítida a falta de manutenção, falta de funcionários e falta de vergonha na cara e falta de respeito com as vidas de seus clientes.
    A Tam não era assim. Leio a todo instante amigos e parentes desistindo de voar Latam.
    Ontem retornei de Roma para Guarulhos, o vôo saiu com 40 min de atraso. Em Guarulhos, por falta de funcionários, as bagagens demoraram mais 40min para saírem na esteira, o resultado não poderia ser outro. Perdi meu vôo para o Galeão, que alias, era o último do dia e fui jogada num hotel para retornar no sábado de manhã. A falta de comunicação interna é absoluta. Se havia um atraso no vôo chegando de Roma, o último vôo para o Rio deveria esperar os passageiros que dependiam daquela conexão.
    Tá tudo errado, Latan!!!
    Tirem esses engomadinhos de Havard que estão afunfando a empresa e coloquem administradores sérios, comprometidos e competentes, aí sim, teremos, de volta, a velha e boa companhia aérea que tratava seus clientes com respeito, garantindo não só conforto e qualidade no vôo, mas também aquilo que mais esperamos: SEGURANÇA.

  49. Estou apavorada com tantos comentários, e tenho certeza que são sérios, pois estou com passagens compradas na citada companhia aérea (Latam), eu e toda minha família, filhos, netos , genro, noras … Para Porto Alegre em junho, e será nosso primeiro vôo por essas companhia, sempre viajamos de Gol, meu DEUS, que esse povo tenha respeito pelas vidas que escolheram viajar com eles.

  50. Podem ser detalhes muito simples,mas….Ontem, 29 de março, vim de Brasília à Porto Alegre e me chamou a atenção que a oferta de café água, alimentos etc, pagos ou não, foi muito rápida. Certamente não sou cerimonioso, exigente, mas em viagens anteriores havia um certo ritual. Fui ao banheiro e observei que realmente alguns detalhes demonstram falta de manutenção ou “vistas grossas”. Exemplo: assento sanitário com mau aspecto visual. Coincidentemente sai este artigo e vivenciei ontem um voo.

  51. Estou assustada com essas notícias. Tenho passagens compradas pra Boston em Abril e estou com medo, muito mais do que estava antes rs. Ganância desta Cia põe clientes em risco!

  52. É só reparar as próprias aeronaves, desconfortáveis, precisando de limpeza e antigas. Mas o que chama atenção é a quantidade de pessoas que reclamam da Latam. Antes, alguns anos antes, eram elogios.

  53. A qualidade geral da experiência de voar LATAM tem se deteriorado de forma constante praticamente desde que a família Rolim vendeu a TAM para os chilenos. O espaço entre as fileiras sempre piora, o serviço de bordo anda rateando e os tripulantes estão visivelmente próximos do seu limite físico.

    PS.: Os robozinhos de defesa da empresa estão animadíssimos neste post.

  54. Para que raios servem as tais agências reguladoras, vendidas na época do privatizou geral de FHC como a panacéia, agindo com independência e competência, ao contrário das repartições públicas arcaicas e corruptas? Em todos os lados vemos que as coisas pioraram, como no caso das barragens, não fiscalizadas ou fazendo vista grossa, dos transportes, com monopólios nos diversos setores (carga, passageiros), etc. Uma regra básica de administração foi esquecida: se uma instituição não consegue fazer uma coisa, também não conseguirá fiscalizar outra que a faça, e ainda serão introduzidos outros degraus na escalada da probabilidade de dar errado (regra de Murphy, variação d´O velho).

  55. Fora isso, a LAN está recebendo os aviões encomendados pela TAM que fica com a frota mais antiga do Brasil. Não sei onde uma empresa menor, a LAN, engolfa uma maior, a TAM. É muita incompetência.

  56. Para que raios servem as tais agências reguladoras?
    Para vender direitos que não são delas.Brasileiro tinha o direito de portar 2 malas com 32 kg cada em viagens internacionais. Hoje 23 e diminuindo. O povo foi iludido que assim era mais moderno e que o preço das passagens diminuiria. Latam foi líder nessa modernização. Nos vôos internos até o uso do banheiro vai ser pago. Bagagem aceita só o que estiver no bolso!
    Não fará muita diferença. O povo voltou a viajar de ônibus. Somente os que ainda podem!

  57. Não sei onde ele tirou a informação de que a manutenção é terceirizada. Tão grave quanto, é sair por aí falando sem conhecimento de causa.
    O setor de manutenção não é terceirizado e conta com uma equipe de profissionais sérios e competentes pois, trata-se de segurança de voo e transportar vidas humanas requer muita responsabilidade!

    Sugiro ao Sr. Luis Nassif, se informar melhor antes de publicar suas matérias equivocadas.

  58. PRIVATIZAÇÃO vai por ai também a desgraça do Brasil. Privatização é sinônimo de LUCRO ACIMA DE TUDO. Isso vale para Petrobrás Embraer e tudo que eles puderem jogar na mão do mercado financeiro. Financista quer saber é de dinheiro, de lucro aumentando ano a ano. São uns parasitas. Essas incorporações apesar de privadas acabam seguindo o mesmo roteiro. Cortar tudo para aumentar os lucros inclusive a manutenção.

  59. Ontem minha esposa no consultório da dentista cruzou com uma mulher chorando. Depois pela dentista ficou sabendo que a mulher tinha mais de 20 anos como comissária na empresa acredito deste antes da fusão, foram chamados umas 30 pessoas em uma sala e um homem muito mal educado ofendendo e xingando a todos demitiu grupo sem explicar os motivos e todos mandados embora sem direitos. A empresa mandar embora é direito mas se vai ser com falta de educação e ainda tirando os direitos dos trabalhadores sem uma explicação é mais um caso que vai parar na justiça!

  60. Embarcamos num voo da LATAM Porto Alegre, São Paulo
    Recebemos a notícia de que o vôo ia demorar uns 40 minutos
    Pois tinham que trocar um pneu
    Isto é um caso sério
    Onde está a ANAC!!!?

  61. Por décadas viajava pela TAM, hoje LATAM. Aos poucos fui recebendo um tratamento meio esquisito, meio grosseiro, ou hostil mesmo, quando tentava embarcar com uma mala de mão, que um comissário disse estar acima do tamanho padrão, e que eu tinha que lhe entregar para ser despachada. Respondi que se passei no check in não havia porque dentro da aeronave eu ficar sem a valise. Fui tão mal-tratada, mas discuti, não arredei, e terminei viajando. Ele puxava a mala, e eu puxava em sentido contrário, já fazendo escândalo, exigindo respeito.
    A partir dessa viagem, fui embarcar pela primeira vez na AVIANCA. Senti uma felicidade grande. Nunca fui tão bem tratada, e por toda a equipe do aeroporto e de bordo. Por fim, nos últimos meses, com a informação sobre as dívidas da empresa, verifiquei o pessoal meio estressado, quando não tinha mais sanduíche ou refrigerante a oferecer. Mês passado soube que a empresa foi vendida para a AZUL, e eu embarquei nela, ainda meio decadente, mas com o pessoal sendo cortês.
    Estava pensando em voltar para a LATAM. Agora, com essas notícias, já não sei mais de nada.

  62. Prezado Nassif,

    Ótimo alerta, saímos de um vôo de Guarulhos para Santiago do Chile com uma tripulação que não falava nada de português. Toda atrapalhada não orientaram aos passageiros por diversas vezes, pois não conseguiam se comunicar. Haviam idosos, pedindo ajuda para se comunicarem com a tripulacao, perdidos com a falta de alguém que se comunicasse além do castelhano no desembarque, pois tinham dificuldade de mobilidade. Imagine se acontecesse alguma emergência? Foi um vôo caótico, pois para falar conosco havia aeromoças muito inexperientes e olha que falo 05 idiomas. Na volta ao país, já em São Paulo, estava num Uber e a motorista do carro chorava e usava o celular, pois havia sido selecionada para justamente “pilotar aviões da Latam”. Imaginei ela que dirigia sem nenhuma atenção e teclando ao celular, chorando descontrolada na cabine da latam.

  63. LATAM é uma porcaria! Voem com ela e vejam os serviços, os atrasos, tudo carissimo, pessoal ruim. Quem voa com ela entende e sabe. Vou viajar com eela de novo porque as passagens foram compradas pela comapanhia, e estou morrendod e ódio que escolheram essa porcaria chilena. Morro de saudades da TAM…

  64. Ontem, embarquei em POA num voo da Latam direto a BSB,depois de ficar mais de uma hora na fila para check-in e ser atendido por funcionários despreparados. Cheguei em BSB para iniciar um roteiro de férias por Goiás e fui informado que a mala despachada não saiu da origem. Há promessa de que seja entregue no terceiro dia. A situação por mim vivida comprova que o relato do Nassif é absolutamente coerente.

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