Letícia Sallorenzo
Letícia Sallorenzo é Mestra (2018) e doutoranda (2024) em Linguística pela Universidade de Brasília. Estuda e analisa processos cognitivos e discursivos de manipulação, o que inclui processos de disseminação de fake news.
[email protected]

Bolsonaro solta balões de ensaio na imprensa, por Letícia Sallorenzo

O objetivo é testar cenários em que ele volte ao Brasil sem ser imediatamente preso ou perseguido

Reprodução Redes Sociais

Bolsonaro solta balões de ensaio na imprensa

por Letícia Sallorenzo

Um dos objetivos da assessoria de imprensa política é “plantar” na imprensa informações que beneficiem seu cliente, ou pelo menos limpem a barra dele.

Jair Bolsonaro vem fazendo um trabalho de assessoria de imprensa. Não tem nada a ver com gabinete do ódio, nem com disseminação de fake news. Bolsonaro está fazendo balões de ensaio.

Está tentando espalhar que é melhor ficar só inelegível, não precisa prender pra não virar mártir; se tentarem prender, ele vai se vitimizar, daí vira mártir; além do quê, se ele for preso o PT pode sair prejudicado com isso (sim, construíram essa argumentação. É brilhante, gente, é brilhante!)

Além do quê, ele NÃO RECEBEU ninguém (isso é o que se chama de não-tícia) na Flórida, nem Trump, nem Bia Kicis, nem Zambelli, nem Ratinho. um probo, esse ômi.

Tudo isso porque ele está muito doente, e quer voltar ao Brasil. E não é legal perseguir um ômi doente.

Eu sei que você consegue rebater todas essas alegações. Eu também consigo. Mas a questão aqui não é essa. A questão aqui é observar que, em todas essas notinhas plantadas, Bolsonaro se sai de vítima ou de pobre coitado. Todas, absolutamente TODAS as notícias que vêm da Flórida sobre Bolsonaro são boas para ele.

Observem a coletânea de links a seguir, catados web afora nos últimos DIAS. Identifiquem UMA e APENAS UMA fonte identificável ouvida.

Spoiler: não tem. As fontes são: “pessoas com trânsito junto aos ministros do STF; alguns aliados de Lula; pessoas ouvidas; fontes consultadas”. Quando a fonte é identificada, é pra passar pano pro Jair: “Bia Kicis disse que foi rapidinho à Flórida; Ratinho disse que não quis incomodar”.

Quem está fazendo isso? Como? Por quê? Prá quê? E os coleguinhas, por que são tão trouxas e se permitem virar moleques de recados?

https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/aliados-veem-risco-para-pt-em-2026-com-inelegibilidade-de-bolsonaro <– “Segundo o cálculo de alguns aliados [não identificados] de Lula, seria melhor para ele ou quem tiver seu apoio enfrentar um combalido Jair Bolsonaro do que outro candidato da extrema direita que herdaria seus votos, diante da inelegibilidade.”

https://obastidor.com.br/justica/inelegivel-da-menos-trabalho-5116 <– melhor só deixar Bolsonaro inelegível, se prender ele vira mártir

https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/bolsonaro-se-recusa-a-receber-politicos-aliados-nos-eua <– bolsonaro não quer receber ninguém, está recluso

https://obastidor.com.br/politica/a-fantasia-de-perseguido-5110 <– Bolsonaro vai alegar perseguição se os inquéritos do STF persistirem

https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/ricardo-noblat/bolsonaro-prepara-sua-volta-ao-brasil-na-condicao-de-enfermo <– Bolsonaro vai voltar ao Brasil como enfermo, para que todos se apiedem dele.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/01/bolsonaro-se-torna-presenca-toxica-nos-eua-e-e-evitado-por-apoiadores-famosos.shtml <– Bolsonaro NÃO RECEBEU Trump, Zambelli, Ratinho, Bia Kicis (“Eu fiquei só três dias em Miami, mais encontrando amigos”, disse Kicis, afirmando que viajou aos Estados Unidos para participar de uma marcha antiaborto em Washington.”)

Leticia Sallorenzo – Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (2018). Jornalista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Graduaçao em Letras Português e respectivas Literaturas pela UnB (2019). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Autora do livro Gramática da Manipulação, publicado pela Quintal Edições.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Letícia Sallorenzo

Letícia Sallorenzo é Mestra (2018) e doutoranda (2024) em Linguística pela Universidade de Brasília. Estuda e analisa processos cognitivos e discursivos de manipulação, o que inclui processos de disseminação de fake news.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só que, pelo andar da carruagem, o Brasil não se precisará dar ao trabalho de prender. Ele vai direitinho para a Holanda.

  2. O problema é que essa carruagem anda, às vezes corre, já quase capotou umas cinco vezes, deu meia volta e não sabe muito bem pra onde está indo. As movimentações de bastidor são muito mais intensas e em muito mais volume do que conseguimos mapear.
    Eu realmente espero que o caminho natural das coisas seja o Brasil não precisar prender Bolsonaro. Mas tudo pode acontecer. Semana que vem vai ser mucholoko.

  3. “não-tícia” !!, tem um filme do Denzel Washington, que ele está tomando café e o parceito dele, eram policiais, puxa assunto , ele diz algo como “estou lendo meu jornal , sei que boa parte do que está aqui é bullshit mas queria ler assim mesmo”.

  4. DESCOBRIRAM A QUAL PAÍS SE REFERE O COISO, QUANDO DIZ QUE JOGA DENTRO DAS 4 LINHAS DA CONSTITUIÇÃO: TRATA-SE DO NEGAQUISTÃO. AINDA NÃO SABEMOS ONDE FICA TAL PAÍS, NO ENTANTO, SABE-SE QUE FAZ FRONTEIRA COM OS SEGUINTES PAÍSES: COVARDEQUISTÃO,FAKENEWSQUISTÃO, RACHADIQUISTÃO, CLOROQUINOQUISTÃO, TERRAPLANIQUISTÃO,CORRUPISTÃO E MILICIAQUISTÃO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador