É possível transitar da agricultura para serviços, sem passar pela indústria? Por Gala e Machado

Países pobres transitam da agricultura para a indústria low-tech. A Índia, com sua população gigante, esta tentando cortar caminho

É possível transitar direto da agricultura para os serviços, sem passar pela indústria? Não, o caso da Índia

por Paulo Gala e Felipe Augusto Machado

No processo de desenvolvimento econômico o emprego nos países pobres transita da agricultura para a industrias low-tech num primeiro momento. Depois para indústrias médium tech, industrias high-tech e por fim serviços empresariais complexos. A India, com sua população gigante, esta tentando cortar caminho. Tem sido citada como exemplo de desenvolvimento liderado pelo setor de serviços, transitando diretamente da agricultura sem passar por industrialização significativa. Informações recentes vêm evidenciando as limitações do modelo, especialmente para países populosos. O ex-conselheiro econômico da Índia @arvindsubraman publicou paper contestando o crescimento médio anual oficial de 7% desta década. Uma mudança de metodologia estaria superestimando o crescimento do PIB, que deveria corresponder a cerca de 4,5% ao ano. Ainda, os serviços sofisticados em que se especializou (TICs) não geram empregos qualificados suficientes e são especialmente suscetíveis à automação. O resultado é uma taxa de desemprego maior entre os mais educados, apesar da boa formação acadêmica.

A Índia costuma ser forte na produção de software, uma etapa de menor valor agregado, e não no seu design, Boa parte dos especialistas formados na Índia acabam migrando para melhores empregos nos EUA. O setor de TI da Índia é bem-sucedido, mas vive basicamente da terceirização de serviços de baixo valor agregado. Não produz quase nada dos componentes tecnológicos, e vê seus melhores engenheiros partirem para o exterior Agora o Governo quer mudar isso!

Referencias:

https://www.economist.com/asia/2019/10/03/india-is-trying-to-create-an-indigenous-chip-making-industry?fsrc=scn/tw/te/bl/ed/indiaistryingtocreateanindigenouschipmakingindustryfabinindia

https://www.bloomberg.com/news/articles/2019-06-11/world-s-fastest-growing-economy-may-not-be-so-fast-after-all

https://timesofindia.indiatimes.com/india/more-education-means-less-employment/articleshow/68889475.cms

https://worldview.stratfor.com/article/why-indias-options-reduce-inequality-are-limited

Mais recentemente a India também tem conseguido avançar na produção manufatureira, tomando a 5 posição mundial em termos de participação valor adicionando manufatureiro mundial.

um dos grandes destaques tem sido sua industria automotiva:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador