Big Data: O império do Grupo Globo em paraísos fiscais

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O GGN revela, com exclusividade, os dados da família Marinho e de offshores da Rede Globo em Bahamas, peças-chave da negociata pelos direitos de transmissão da Copa de 2002
 
 
Jornal GGN – Novas revelações de paraísos fiscais foram divulgadas em mais uma série do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). O jornal alemão Süddeutsche Zeitung teve acesso a 1,3 milhão de documentos sobre mais de 175 mil offshores entre 1990 a 2016. Apesar de receberem destaques casos relacionados a políticos de diversos países, o GGN revela, agora, que no Brasil os dados do Grupo Globo também integram os mais de 38 gigabytes de empresas.
 
A publicação alemã dá sequência às investigações com base em Big Data mundo afora, e compartilhou o material recebido com o consórcio internacional, incluindo diários da Europa, América do Sul, Ásia e África. 
 
Até o momento foram reveladas holdings e empresas envolvendo o presidente da Argentina, Maurício Macri, o secretário do interior do Reino Unido, Amber Rudd, o filho do ex-ditador Augusto Pinochet, Marco Antonio Pinochet, o filho do presidente da Nigéria, Sani Abacha, a ex-comissária da União Europeia Neelie Kroes, o ex-ministro do Exterior do Qatar, Sheikh Hamad, entre outros.
 
Histórico de dados restritos no Brasil
 
No Brasil, os jornalistas que integram a entidade que se tornou mundialmente conhecida após a revelação do SwissLeaks e Panamá Papers são Fernando Rodrigues, do Uol, Angelina Nunes, de O Globo, Marcelo Soares, da Folha de S. Paulo, e Claudio Tognolli.
 
Em fevereiro de 2015, o consórcio restringia a apenas Fernando Rodrigues como o único da imprensa brasileira a ter acesso às contas secretas do HSBC na Suíça, no Swiss Leaks. Á época, o GGN foi o primeiro a alertar para o risco da lista de mais de 100 mil correntistas ficarem sob o controle de um único jornalista, que poderia divulgar somente as informações que interessassem a ele ou ao jornal que representa, o Uol, do Grupo Folha.
 
A denúncia do GGN se espalhou em blogs e mídia alternativa, gerando uma grande pressão por parte da imprensa brasileira de outros repórteres para terem acesso aos dados. A iniciativa fez com que o ICIJ liberasse a grande base de dados também ao jornal O Globo. A partir daí, o resultado foram revelações de investigados na Lava Jato, ex-diretores do Metrô durante o contrato suspeito com a Alstom, investigados da Máfia do INSS, envolvidos no mensalão petista e tucano, como Paulo Roberto Grossi, entre outros, estavam na mira das contas suspeitas do Swiss Leaks.
 
Também a partir dessas novas publicações, o GGN conseguiu cruzar informações para revelar que além de o PSDB ter sido o maior beneficiado dos doadores para campanhas eleitorais com contas secretas no HSBC suíço, em 2010, o senador Aécio Neves foi também o candidato à presidência que mais recebeu. 
 
Na sequência dos dados suíços, foi a vez do Panamá Papers ser divulgado pelo Consórcio em abril de 2016. Assim como no Bahamas, o alemão Süddeutsche Zeitung foi o primeiro a ter acesso ao Big Data, que ia além: trazia todas as contas, transações e contratos de offshores ligadas à panamenha Mossack Fonseca, conhecida por ser uma grande lavadora de dinheiro pelo mundo. No Brasil, desdobramentos deste dados, que já estavam ao acesso não só de Rodrigues, como também do Estadão e da emissora Rede TV!, revelaram ser clientes da Mossack políticos principalmente do PMDB, mas também do PSDB, PDT, PP, PDT, PSB, PTB e PSD.
 
Além disso, a TV Globo foi mencionada diversas vezes em investigação de lavagem de dinheiro do banco De Nederlandsche, com transações financeiras irregulares em paraísos fiscais, supostamente para pagar os direitos de transmissão da Copa Libertadores. Também foi arrolado nessa nova sequência de dados nomes como o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, e outros investigados da Lava Jato.
 
Apesar de o Bahamas Leaks, como está sendo chamada essa mais recente e inédita base de dados, envolver diversos brasileiros, os jornais acima mencionados novamente não deram destaque a um dos milhões de dados que deve mais interessar ao Brasil. Assim como o fez nos primeiros meses de 2015, o GGN cumpre este papel.
 
Cabe destacar que apesar de expor contas secretas, empresas intermediárias e offshores, o Bahamas Leaks não traz e-mails ou contratos relacionados a essas empresas, e tampouco indica quem são os seus beneficiários finais. Também é necessário ressaltar que obter ou manter uma conta em paraíso fiscal não é crime. Por outro lado, as conexões dessas contas com outras empresas possivelmente laranjas, ou grandes transações com a remessa dos valores a esses paraísos podem motivar investigações sobre a existência de corrupção, evasão de divisas ou prática de lavagem de dinheiro. 
 
Conexões da Globo com offshores no Panamá e Bahamas
 
A proposta da vez do ICIJ é publicar todos os nomes de pessoas e empresas envolvidas num banco de dados online, de livre acesso, onde é possível pesquisar por nomes, pela fonte de dados ou pelo país de jurisdição. Apenas relacionado ao Grupo Globo, o GGN encontrou algumas constatações. A primeira, o registro de que o grupo possui contas offshores não apenas no Panamá, como também em Bahamas.
 
Isso porque o Globo Overseas LTD foi registrado também no país caribenho, com a intermediação do escritório Ixaza, Gonzalez-Ruiz & Aleman. Incorporado em janeiro de 1999, os registros do Bahamas Leaks detectam que a companhia do grupo Globo foi desligada no dia 31 de agosto de 2002.
 
 
Para além dessas poucas informações que o ICIJ traz, verificamos que a data coincide com o período em que a empresa da Globo na Holanda, Globo Overseas, junto à TV Globo comprou da ISMM os direitos de transmissão da Copa de 2002 no Brasil, em oito parcelas, em junho de 1988. Também “coincidentemente”, o último desses pagamentos venceria em 2002, anos em que a empresa foi desligada no paraíso fiscal de Bahamas.
 
O caso do repasse desses direitos da ISMM à Globo, envolvendo ainda a Empire Investment Group e a outra empresa criada pelo Grupo Globo para aquirir essa negociação, a GEE Ltda, traz as suspeitas de que as empresas foram criadas de fachada em paraísos fiscais para obter os direitos absolutos de transmissão daquela Copa, fugindo dos impostos, produzindo uma fraude fiscal que somava R$ 615 milhões à época, o que hoje representaria mais de R$ 1 bilhão.
 
Os documentos que comprovam essa fraude foram divulgados ainda em 2014, pelo blogueiro Miguel do Rosário. Na reportagem, é revelada a inclusão de 11 empresas com ligação direta ao Grupo Globo para obter aqueles direitos: Empire, GEE Eventos, Globinter, Globopar, Globo Overseas, Globo Radio, ISMM, Globosal, Porto Esperança, Power Company e a TV Globo – cada uma com jurisdição em um país, desde o próprio Brasil, até Holanda, Uruguai e os paraísos fiscais das Antilhas Holandesas, Ilhas Virgens, Ilhas Cayman.
 
Voltando ao caso específico de Bahamas, além da já comprovada existência de empresas de fachada do Grupo Globo para supostamente adquirir direitos de transmissão de jogos, a Globo Overseas aparece intermediada pelo escritório Icaza, Gonzalez, Ruiz & Aleman – o mesmo que nos Panamá Papers trouxe a conexão da Globo com a Mossack Fonseca.
 
Se nas offshores panamenhas, o escritório surgia como um dos fundadores da Chibcha Investment Corporation, que tem os irmãos Marinho como sócios, além de também ter criado a Blainville International Inc, controladora da famosa Agropecuária Veine, que aparece como uma das donas do helicóptero Augusta 109, que servia à família Marinho, o mesmo escritório tem relação com outras 1588 empresas em Bahamas.
 
 
Ainda, como já divulgado nos dados da Mossack, a Agropecuária Veine possui o consórcio Veine-Santa Amália, com a empresa Santa Amália, que tem o mesmo endereço que a Brasil SA Importação e Exportação, empresa supostamente usada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para enviar dinheiro à ex-amante Miriam Dutra.
 
Dentro da lista de milhares de offshores no Panamá divulgada pelo ICIJ, também surge a GEE Capital LTD., que possivelmente é um dos braços da GEE Ltda, criada no Brasil também para a obtenção dos direitos de transmissão da Copa de 2002. Apesar de a GEE Ltda ser brasileira, a GEE Ltda tem jurisdição panamenha e foi criada em janeiro de 2000, ano que também coincide com as negociações, sendo inativada em novembro do ano seguinte. A empresa brasileira também é fechada no mesmo período – o que permitiu a detenção exclusiva dos direitos à Rede Globo.
 
Ainda sem comprovação de que a GEE Capital LTD tem relação com a GEE Ltda, ela aparece registrada nas Ilhas Virgens Britânicas, assim como a Empire, e com intermediação da Mossack Fonseca:
 
 
Por fim, na lista do Grupo Globo no Bahamas Leaks também verifica-se o nome do próprio José Roberto Marinho, surgindo como presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário da empresa New World Real State, que assim como outras oito mil empresas no país caribenho tem a intermediação da Trident Corporate Services (Bah) Ltda. 
 
 
Curiosamente, entre essas milhares, a Trident Corporate também criou a Canary Global LTD, offshore que aparece como dono Paulo Daudt Marinho, filho de José Roberto Marinho:
 
 
Confira, abaixo, algumas relações da Globo Overseas no sistema da ICIJ:
 
 

 

LEIA MAIS:
 
Fernando Rodrigues: o álibi para sentar em cima da informação
ICIJ endossa boicote de Fernando Rodrigues aos dados do HSBC
Leitores de Fernando Rodrigues pedem transparência sobre SwissLeaks
Fernando Rodrigues divulga apenas nomes do subterrâneo da economia
Fernando Rodrigues perdeu o monopólio da Swissleaks e mais dados são revelados
Aécio Neves lidera doações de proprietários de contas secretas da Suíça
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “No Brasil, desdobramentos

    “No Brasil, desdobramentos deste dados, que já estavam ao acesso não só de Rodrigues, como também do Estadão e da emissora Rede TV!, revelaram ser clientes da Mossack políticos principalmente do PMDB, mas também do PSDB, PDT, PP, PDT, PSB, PTB e PSD.”

     

    Tenho convicção de que não haverá fatos jurídicos, notícias, memes, muito menos manifestações sobre esses supostos delinquentes embora não tenha provas. 

    Não tem PT nesse meio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

    “Não vem ao caso”

  2. Ideia para a resitência

    IDEIA PARA A RESISTENCIA  PROGRESSISTA: “MOVIMENTO OCCUPY PARATY HOUSE”

    Sei que está sendo complicado o jogo para a ala progressista brasileira, com constantes ataques cruéis, sórdidos e tudo de mais baixo da parte dos golpistas, coincidindo com datas importantes de nosso movimento, com a clara finalidade de esvaziar nossos atos, como o que ocorreu dia 22/09, justamente no dia da paralisação. Mas não podemos nos desanimar quando o que está em risco é a democracia e a melhor defesa é o ataque, por isso sugiro um movimento coordenado que pode abrir uma brecha nas trincheiras da Casa Grande: ocupar permanentemente a praia frente a Paraty House. Considerando que a praia em frente ao tríplex dos Marinhos é pública, assim como uma praça e, a casa é hoje a prova materializada da hipocrisia da Globo e do partidarismo da justiça nacional, sugiro:

    Montar um acampamento permanente em frente a casa, com revezamento dos militantes ao longo da semanaFazer um banner no modelo de um outdoor com a foto que foi divulgada com o nome da proprietária em um dos documentos apreendidos na operação lava jato e fixa-lo na praia.Montar uma campanha em todos os meios possíveis (watts app, facebook, youtube, blogosfera, twitter, panfletos, etc) visando a divulgação da ocupação na imprensa nacional e internacional com uma reivindicação bem clara: só desocupar a praia quando for aberto investigação sobre a ligação da família Marinho com a Mossak Fonseca (poderíamos incluir aí também um pedido de CPI sobre Furnas, Transalão, etc).Manter o assunto constantemente em destaque no trending top das redes sociais, fóruns de discussão, etc. Convidar algumas personalidades progressistas para entrevistas e eventos diretos da praia, a ser transmitidos pelo Youtube, Vimeo, etc.Para isto ser possível, é necessário considerar a criação de um fundo, a ser administrado por um movimento (poderia ser a FBP, Mídia Ninja ou outra entidade a ser discutida) com uma conta corrente para aceitar doações visando exclusivamente a manutenção dos militantes acampados na praia e a divulgação diária na mídia. Poderia ser considerado até mesmo a criação de Bots para a constante postagem de mensagens nos portais da grande mídia com a hashtag # OCCUPYPARATYHOUSE, no modelo que os coxinhas já fazem aqui.

    Este movimento, ser for bem feito e surtir resultado, poderá resultar em uma operação que revelará mais dinheiro sujo do que umas dez Lava Jatos inteiras, escondido em paraísos fiscais oriundos de sonegação fiscal da Casa Grande. Fica a dica.

    PLANO B: Caso o plano acima se mostre impraticável, uma ideia de menor porte, porém mais barata, seria ocupar a praça mais próxima à sede da rede Globo e montar lá um outdoor com a foto do triplex e a foto da assinatura.Se possível fazer uma maquete bem grande da casa pra chamar a atenção e montar um cenário tipo uma praia mesmo, com guarda sol e tudo.A noticia no link a seguir reforça essa necessidade de mexer nesse ninho de vespas:http://www.ocafezinho.com/2016/09/22/jose-roberto-marinho-aparece-no-bahamas-leaks/.

  3. Boa Nassif

    Se não fosse o GGN e as midias alternativas, estarimaos entregues á musica sedutora dos lobos! Não a toa a primeira medida do Temer temeridade foi cortar as verbas da EBC. Mas esquecem que, apesar de precisarmos do pão que alimenta o corpo, temos tambem fome do pão que alimenta a alma e o espirito e este pão não é negociado por 45 moedas.

  4. Bom trabalho mas para que

    Bom trabalho mas para que possa atingir a maior parte da população e não apenas ao nosso círculo restrito de leitores,  sugiro a contratação dos serviços do Dalenganol para a produção de um daqueles power points que só ele sabe fazer e que o trabalho seja apresentado no jornal nazional, com as devidas intervenções do William Homer. Meu medo é no fim da apresentação o juiz da globo pedir a prisão do Lula, da Dilma e do Luis Nassif.

  5. !

    A Lava Jato é um divisor de águas. O Brasil está mudando. Moro , herói do Brasil . Os meninos do Powerpoint estão mudando o Brasil . 

    E por trás de toda essa babaquice , a capacidade do maior poder da República em permanecer oculto e manipular a massa de idiotizados por ele mesmo . 

    1. “(…) maior poder da

      “(…) maior poder da República em permanecer oculto e manipular a massa de idiotizados por ele mesmo.”

      Que se não restringe à chamada direita. A esquerda, quase toda ela é dependente da Globo. Devota, apesar de revoltadinha com “a traição”. Como se diz em minha terra: é corno consolado: leva chifre mas não larga o pão melado de manteiga nem a pau.

  6. não traz qualquer convicção

    não traz qualquer convicção para qualquer juízite; imaginemos o desMoronado lendo essas coisas: não vem ao caso, não vem ao caso e não vem ao caso, já que não fala em Lula. E dizer que esse juizeco aceitou a denúncia estapafúrdia dos alienistas. Nada como uma “boa” dose de politicagem para embarrar de vez o tal stf (mais acovardado do que nunca).

  7. Informações

    Este post não faz nenhuma referência a empreiteiros  envolvidos na Lava a Jato (não consegui ver nada a respeito) e o post do Fernando Rodrigues muito menos cita a Globo,Em determinados casos, mesmo contra a vontade, é importante ler o que diz os dois lados.Pura questão mercadológica do jornalismo moderno.O leitor em primeiro lugar. Cada veículo tem o leitor que merece.

    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2016/09/23/pelo-menos-7-investigados-na-lava-jato-aparecem-nos-bahamas-leaks/

    1. De que adianta ler os dois

      De que adianta ler os dois lados se só assimila aquilo que vem do lado do PIG? Ademais, esse Guardião do UOL, não é fonte de referência para nada, só mais um covarde empregado do pig que enfiou o rabo entre as pernas quando recebeu a lista do FHSBC Suiço e mandou para a rede golpe.

      1. Respondo a MarFig,24/09/2016

        Respondo a MarFig,24/09/2016 – 09:53.Esses assuntos absteho-me de comentar,meu caro,por vir a machucar impiedosamente a regiao situada entre o figado e a alma.Pior.Chego as vezes a perder o controle da situcao.Vem-me imediatamente a mente uma frase que dilareca os coracoes,meu e dos meus botoes,qual seja,o melhor controle para midia,e o controle remoto.Vou morrer com isso agoniando minha cabeca.A unica coisa a me acalmar e um FORA TEMER.

        1. Não dá para esconder, não dá, Ará …

          Ou todos nos locupleta-mos ou restaure-se a moralidade.

          Quando o mundo der o reset nas finanças fraudulentos que chantageiam o planeta, aqui vai ser um Deus nos acuda.

          O Governo deveria é ter um plano de contingência para a crise, sem ele, periga tornarmo-nos um Estado conflagrado e falido.

          O Temer brinca com fogo, nem Satã faria melhor.

           

  8. Don’t mourn, mobilize…

    ….O jogo é pesado. O Brasil é  peça chave na estratégia  de exploração das Américas . A direita não vai economizar chumbo desta vez. A luta é política,  Não  adianta voluntarismo romântico suicida tal como nos anos 70.  Nos piores dias em Soweto, contra o Aparfheid, a palavra de ordem que ainda ecoa : Não lamente, mobilize  !

    1. Concordo e muito!!!

      Os senhores que comandam o mundo nunca vão deixar a teta secar.

      É triste saber disto aí…não tenho esperança para este país nos próximos 40 anos…ainda mais com esta nova geração de alienados políticos…

  9. Diante disso, que não vem ao caso,

    Que devemos esperar do Supremo Teatro de Farsantes ?

    A boca mole de gilmar tremelicar?

    A careca de toffoli suar?

    A cabeleira de Fux arrepiar?

    Ou…irem todos passar o Natal nas Bahamas?

     

  10. Joaquim Barbos
    Aparece recebendo dólares ilegalmente em paraísos fiscais.
    Então foi assim que ele comprou por 1 milhão de dólares um apartamento em Miami.
    Qual teria sido o serviço?????
    Dirceu e jose genoino!!!!!

    1. Joaquim Barbosa, vulgo Alemão

      Olá Jorge,

      Nunca entendi por que o Dr. Quinzinho, negro de origem humilde (mãe lavadeira!?), com apenas 59, advogado que chegou ao mais alto posto da carreira jurídica nacional, aposentou-se prematuramente?!

      Para uma pessoa com um Ego alentado, ocupando um cargo em que sempre tem alguém para abrir portas e carregar sua pasta, sair prematuramente desse paraíso soou muito estranho.

      Saiu no momento em a Imprensa de direita indicavam o Dr. Quinzinho  como herói salvador do Brasil. A versão da Imprensa, na época, é que não teria suportado ameaças à sua vida feita por PTistas!!!???? Fato nunca comprovado.

      Pouquissimas palavras sobre a compra do apê em Miami, sobre o fato de tê-lo comprado através de uma empresa criada com endereço do Supremo Tribunal Federal brasileiro para fugir dos impostosamericanos!!?? Se não é ilegal, eticamente é deplorável principalmente para um Juiz.

      Tudo muito estranho!!!???

      Agora eu entendo sua retirada da frente dos holofotes. Um passarinho verde falou nos seus ouvidos para que saisse de fininho senão iriam colocar o número da sua conta no exterior no ventilador.

      Outro herói brasileiro com os pés na lama.

      CQD

       

      1. Rapaz, isso também até hoje

        Rapaz, isso também até hoje não entendi essa saida pela direita deste juiz, acho que estou perdendo o sentido do cheiro, pq enxergar, já está ficando tudo turvo mesmo, abs

  11.  “…verifica-se o nome do

     “…verifica-se o nome do próprio José Roberto Marinho, surgindo como presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário da empresa…” 

    O bilionário da família, que a décadas conspira contra a democracia no Brasil, resolveu cobrar o escanteio e ele mesmo correu para cabecear na pequena área. Como diria um de seus funcionários PJ:”Vai que é tua Zé Marinho!”

    Agora vamos combinar, entregar esse precioso material nas mãos da Folha e, principalmente, de O Globo é brincadeira.

    Não tenho dúvida que a primeira coisa que fizeram foi teclar as palavras chaves, Lula/Dirceu/PT. Aliás, a cada dia que passa, tanto Dirceu como Lula parecem chefes de quadrilhas e organizações criminosas super chinfrins.

    Caramba, como podem ser poderosos fora-da-lei, os mais procurados do velho oeste, sem uma conta na Suiça. Não teren nadicas de nada em paraísos fiscais.Não serem donos de offshore.

    Como pode a mulher do poderoso chefão não sair exibindo por aí bolsas Louis Vuiton. Se vestir de Valentino, Channel…Ter 300 pares de sapatos de grife. Jantar e almoçar nos finais de semana, não em Atibaia( lugar de pobre na arguta impressão do prefeito olímpico), mas sim no circuito Helena Rubinstein. Tirar selfies nas neves alpinas.Contratar Tiger Woods para aprender a jogar golf.

    Com tanto poder no mundo do crime, poderiam ter mansão em área de preteção ambiental na paradisíaca e histórica Paraty. Poderiam ser proprietários de um helicoca,ops digo, helicóptero. E o mais importante, isso tudo poderia ficar, não em nome de amigos fiés e solidários de décadas, mas em nome de centenas de empresas de fachada.

    Pra descobrir, o esquadão da SS curitibana teria que dar umas 360 voltas no globo terrestre para rastrear o mal feito. Iam se cansar e, talvez, desistir.

    Realmente, temos muito o que aprender com as familias Cunhas e Marinho.

    PS. Cunhas é no plural mesmo.

  12. Francisco Costa: Cartinha ao

    Francisco Costa: Cartinha ao Lula, um incompetente

     

    Fonte: http://www.debateprogressista.com.br/francisco-costa-cartinha-ao-lula-um-incompetente/

     

    E então, Lula, foram necessários mais de quarenta anos para você se tornar réu pela primeira vez, e isto, num país de políticos ladrões, é muita incompetência.

    Todo mundo está ganhando de você, meu amigo.

    Se você ganhou do Serra nas urnas, a forra está nos tribunais, ele está lhe ganhando de 18 processos a 1, que currículo é esse, o seu, até ontem virgem como uma menina de convento, sem ser flagrado uma única vez com a mão na botija, digo no cofre público?

    Você é um político apagado, sem destaque… Na Operação Zelotes você não está, nem na lista de Furnas… Não estava na Operação Satiagraha, Anões do Orçamento, Privataria Tucana, Trensalão, Banespa, nem merenda escolar você roubou… Porra, nem uma contazinha no HSBC suíço?

    A sua incompetência é tão grande que até o mísero Eduardo Cunha lhe humilha: são 23 processos a 1, caramba.
    O Temer, o que é que ele tem que você não tem? Também ganha de você, 4 x 1.

    Você é um político miúdo, nunca empreendeu no exterior. FHC tem ofshore, Aécio tem ofshore, Serra tem ofshore, Cunha tem ofshore, só você é que não? Que diabo é isso?

    Aparece helicóptero com meia tonelada de cocaína e não é seu. Constroem dois aeroportos em fazendas da família, com dinheiro público, e a fazenda não é sua, mandam pensão, com dinheiro público, para bastardinho no exterior e o bastardinho não é seu… Vai ser incompetente assim no inferno!

    Cunha bota a boca no trombone, que vai denunciar pelo menos 170 parlamentares e o Luis Inácio não está. Diz que vai queimar 7 ministros e você não é nenhum deles, que vai derrubar o segundo presidente, e o golpista não é você, diz que vai enterrar dois ministros do STF… Nem pra ser denunciado por roubo você serve?

    E a sua postura? Ridícula! Você não é maçom, não é membro do Lions nem do Rotary, não vai aos banquetes da Fiesp, às reuniões da Febraban… Que pobreza!

    Roube, Lula, pelo amor de Deus, roube.

    Disseram que um apartamentinho de um milhão e oitocentos era seu e não é, você mostrou os documentos, a sua mulher está processando a incorporadora, porque o negócio foi desfeito e não pagaram a vocês.

    Nem para comprar um apê de 44 bilhões, em Paris, você serve? O FHC passou na sua frente.

    Aí aquela história do sítio do Bunlai que dizem que é seu, que empreiteiro fez obra de graça. Mais um ponto pro FHC, ele não tem sítio, tem fazenda, com um aeroporto dentro, presente de uma empreiteira, você é péssimo pra fazer negócios, Lula.

    Todo mundo tem iate, você tem canoa de lata, pode? E pedalinho, afff, pedalinho, eu não aguento.

    E o que é que você tem feito pelos seus filhos, seu desnaturado?

    A filha do Serra saiu da miséria para uma das cem maiores fortunas brasileiras em menos de um ano, agora é sócia do dono da Ambev, a maior fortuna individual do país. O filho do FHC é representante da Disney no Brasil. O Michelzinho já nasceu com dois milhões na conta, presente de papá… E você… Desnaturado!

    E esse seu primeiro processo… É desmoralizante, Lula, obstrução da Justiça.

    Você podendo roubar, afanar, surrupiar, dar golpe, governar o Paraná, São Paulo, Goiás… E olha quem o indiciou, um juizeco que estava afastado, sabe por que? Acusado de obstruir a justiça, igual a você, pode rir, ele era da Zelotes, o Supremo mandava as provas e ele não considerava, isentando todo mundo, mas também só tinha pobre: Itaú, Bradesco, Gerdau, Natura, Globo… Caridade, com certeza.

    Encerro por aqui, Lula, com um conselho: roube, roube, roube, roube muito, roube tudo, colecione processos por roubo, corrompa para não ser indiciado, sendo, corrompa para ser absolvido.

    Perdoe o amigo a minha preocupação. Você quer ser presidente, eu o quero presidente, mas se você não começar a roubar os coxinhas não vão votar em você.

    Preocupadamente

    Francisco Costa
    Rio, 31/07/2016.

    1. Lula, coitado, não é professor
      Como FHC, Serra e o velho ACM.

      Os três começaram a vida como professores e conseguiram juntar o patrimônio que juntaram porque deram duro, porque batalharam o pão de cada dia riscando lousa e engolindo pó de giz.

      Lula nunca deu aulas como eles. Vai ficar rico como?

    2. Em Roma aja como os Romanos KKK!!!!!!!

      Lula, vê se aprende rsrsrsrsrss…..

      Sensacional Francisco, parabéns pela síntese bem humorada da tragédia brasieira.

  13. Fernando Rodrigues e o ICIJ

    O OCIJ deve ser pressionado a ampliar o número de repórteres no Brasil a receber esses dados.

    Fernando Rodrigues é uma vergonha: esconde os dados e fica fazendo reportagens sobre eleições municipais.

    Está preocupado em fingir que está usando os dados, quando está protegendo golpistas.

    Agora veio com meia dúzia de cobras mortas: bateu na cobra morta, o que não vale coisa alguma.

    Globo, que é bom, ele protege e nunca vai comentar.

    Espero que a pressão ao ICIJ aumente e que eles revejam isso.

    Pode reclamar com o Gerald, no email (em inglês): [email protected]

    E pode ser com a Marina (é argentina): [email protected]

    Ou outors citados aqui: https://www.icij.org/about#_ga=1.126427213.1329894944.1474507750 

    1. Fernando Rodrigues tornou-se

      Fernando Rodrigues tornou-se minúsculo depois de segurar os dados do Swissleaks.

      Hoje ele não é jornalista de primeiro escalão, tornou-se baixo clero do jornalismo.

  14. E o que o STF, o Moro e o MPF pensam instalar aqui??

    Podia ser a sede da República dos Marinho, lugar livre de impostos e de regras constitucionais, hãm??

    marinho1

     

  15. Aí, hein, JR Marinho
    Vives cagando regra contra Lula e o PT e és um sonegador de marca maior.

    Sua mãe não lhe deu educação? Não lhe ensinou que não se deve por a mão no que não é seu?

    Tome vergonha na cara e devolva o dinheiro que você roubou do povo.

  16. Vamos ter que apelar para a imprensa estrangeira

    Por ai vê-se a enorme hipocrisia que é a Lava Jato. Os mesmos coxinhas e os malucos fascistas que outrora apoiram o heroi do Brasil, o probo Joaquim, agora apoiam o juiz não menos fascista (probo tambem?) de Curitiba. Quero ver o dia em que o Brasil deixar de ser o Pais do compadrio entre as elites, de ter uma classe média subserviente e passar a ter um verdadeiro judiciario. Pois esse Judiciario que ai esta, esta caindo de podre. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador