O setor público brasileiro tem produtividade bem alta e emprega relativamente pouco!, por Paulo Gala

Os setores de serviços não sofisticados empregam muita gente mas tem produtividade baixa.

O setor público brasileiro tem produtividade bem alta e emprega relativamente pouco!

por Paulo Gala

em seu site

O gráfico acima mostra a produtividade dos diversos subsetores da economia brasileira em 2011. os dados são do GGDC (http://www.rug.nl/ggdc/productivity/10-sector/ ). A produtividade é calculada como valor adicionado do subsetor/numero de ocupados no subsetor. Os serviços empresariais e a industria são os setores que mais empregam e tem maior produtividade entre os setores que empregam. O setor de mineração e utilities tem produtividade altíssima mas não emprega ninguém. Os setores de serviços não sofisticados empregam muita gente mas tem produtividade baixa. O setor publico brasileiro segundo essa metodologia tem produtividade bem alta e emprega relativamente pouco!

dados

os dados para EUA seguem um padrão muito parecido com manufaturas e serviços empresariais acima da media de produtividade da economia, o resto abaixo:

eua_mapa

dados_eua

dados WIOD (http://www.wiod.org/database/seas13) para 2011:

grafico

media_2011

dados WIOD

chave

dados GGDC

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O ponto é que “produtividade” pros “gestores” é sinônimo, única e exclusivamente, de “mandar embora”. Ou seja, UM faz o trabalho de dois, sem hora extra, sem seguridade social, sem nada. Não é pra aumentar a produção, ganhos de escala…coisa nenhuma…

    As pessoas trabalham mais, ganham menos…e ficam só “admirando” uma meia duzia de fortunas crescerem: o sistema é montado pra uma minoria ficar com quase tudo e uma maioria com quase nada.

    Depois não sabem de onde aparece tanto “coringa”…

    O Brasil, que convive com isso ha décadas, e poderia muito bem ensinar o que é de fato, agora vai passar a imitar sabe-se lá o quê depois de o assunto virar moda no hemisfério norte…

    Ai, ai…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador