Chega ao Rio exposição do artista de rua Banksy

Artista que nunca teve sua identidade revelada permeia suas obras de críticas sociais e políticas

Quadros do artista Banksy expostos em galeria
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A exposição The Art of Banksy: Without Limits chega ao Rio de Janeiro, após uma temporada em São Paulo, onde será exibida desta quinta-feira (13) a 24 de setembro no VillageMall, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A exposição já esteve presente na Europa, Austrália e Estados Unidos.

Banksy é um celebrado artista de rua britânico que usa sua arte para questionar os valores da sociedade. Suas obras estão espalhadas por várias cidades do mundo, como Bristol, Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, Nova Orleans, e também em países como Ucrânia e Palestina, entre outros.

O artista, supostamente, nasceu em Bristol, na Inglaterra, em 28 de julho de 1974, mas essas informações nunca foram comprovadas. Outro mistério é a identidade de Banksy. Em suas aparições, está sempre com o rosto coberto por um capuz.

A arte de Banksy

A arte de Banksy começou a surgir em Bristol no fim dos anos 1980 e seus murais são encontrados facilmente nas ruas de sua cidade.

Em suas obras, o artista, além de pintar figuras irônicas e frases de efeito em paredes de prédios e muros, deixa mensagens carregadas de conteúdo social e político.

Um exemplo de sua arte política está nos muros da Palestina. Banksy visitou a cidade algumas vezes e deixou nas paredes o mural “Soldier Throwing Flowers” (2005), que mostra um soldado com o rosto coberto por um lenço atirando um ramo de flores em vez de um coquetel molotov.

The Art of Banksy: “Without Limits” 

A exposição reúne mais de 150 obras do artista de rua, entre gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de vídeo, feitas especificamente para esta edição.

Existe também um documentário, onde os visitantes tem informações sobre a vida e a obra do artista. Claro, com um certo limite, já que a identidade de Banksy permanece um mistério.

The Art of Banksy: Without Limits pode ser visitada de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 22h. Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 120 – preços da entrada inteira –, dependendo do dia da semana e da modalidade de agendamento.

Com informações da Agência Brasil

Isadora Costa

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador