A Lava Jato tem lado

Há um grande mérito na Lava Jato e uma grande interrogação.

O mérito foi o de ter, pela primeira vez, investigado uma das fontes centrais históricas do poder político brasileiro: as grandes empreiteiras de obras públicas.

A dúvida é o filtro político que impôs às investigações.

Para tentar entender:

1. A Lava Jato pretendia manter sob suas asas todos os inquéritos resultantes das delações negociadas até agora.

2. Há personagens centrais na Lava Jato: do lado dos beneficiários, gerentes e diretores da Petrobras e operadores do PT e do PMDB. Do lado dos pagadores, as empreiteiras.

3. A Lava Jato derivou para o setor elétrico, apurando os desvios da Eletronuclear. 

4. Ora, o que Petrobras e Eletrobras têm em comum, para permitir à Lava Jato avançar sobre o setor elétrico? As mesmas empreiteiras.

O ponto em comum que unifica tudo, portanto, são as empreiteiras, seu modo de operar, seus subornos e financiamentos de campanha.

Sendo assim, qual a razão da Lava Jato ter deixado de fora governos tucanos?

A maior contribuição da UTC foi para a campanha de Aécio Neves. A grande obra da UTC em Minas foi o Centro Administrativo. Em São Paulo, as mesmas empreiteiras participaram de obras do Rodoanel e das parcerias para administrar as estradas paulistas.

No entanto,  nenhum dos bravos delegados e procuradores, o imbatível juiz Sergio Moro tiveram a curiosidade de perguntar aos delatores sobre o financiamento à campanha de Aécio e para políticos paulistas.

Não há álibi técnico ou jurídico que possa justificar a desatenção do grupo em relação aos malfeitos dos réus com governos tucanos.

Na fase das investigações, especialmente ao colher os depoimentos dos réus e delatores, todos os temas relacionados às suspeitas de suborno por parte das empreiteiras são relevantes. Se surgirem indícios de cometimento de crimes em outras esferas, encaminha-se a denúncia para o STF (Supremo Tribunal Federal) (se for de réu com prerrogativa de foro) que decidirá se cabe um novo inquérito ou se a investigação será no bojo do mesmo.

Se a intenção é passar o país a limpo, tendo ao seu dispor pessoas dispostas a delatar, qual a razão da Lava Jato não ter aberto o leque para todos os partidos? A desculpa de não perder o foco não bate. Se não surgir outra Lava Jato, os segredos dos doleiros e delatores morrerão com eles, debaixo do nariz da tropa de 360 procuradores e técnicos que o MPF colocou à disposição.

Por tudo isso, pelo fato do Procurador Geral da República Rodrigo Janot ter poupado Aécio Neves das  denúncias do doleiro Alberto Yousseff sobre Furnas, de jamais ter tirado da gaveta o inquérito sobre a conta no paraíso fiscal de Liechtenstein, pelo fato de procuradores e delegados jamais terem se preocupado com a questão óbvia de investigar outros partidos políticos, não há a menor dúvida de que a Lava Jato tem lado. O mesmo lado de Gilmar Mendes.

Os bravos procuradores sequer se preocupam em justificar essa seletividade, como se o assunto não existisse.

Mas há um cadáver no meio da sala de jantar. E não haverá como escondê-lo para sempre.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Para mim é óbvio que tem lado

    Para mim é óbvio que tem lado e não é o da Justiça (maiúscula)! Quando o judiciário atua politicamente a democracia é a principal vítima. Ademais a direita nativa é "paraguaia", ou seja, ainda não saiu da fase banana republic e vira-lata. Infelizmente!

    • A justiça é da casa grande, mas a senzala nada faz para defender

      É interessante, que o executivo e boa parte do legislativo tem poder, e tem "podres" na mão para usar contra os "inimigos" entretanto não usam estes recursos por alguma razão.

      Se a imprensa pende somente para um lado, porque continua-se desperdiçando recursos nela ?

      Se o Judiciário é corrupto, crie-se a CPI e se punam de verdade os culpados. Se os MP, Polícia Federal agem de modo contrário aos estatutos, punam-se os responsáveis. Se o Sinhô Moro não atua como deve, onde estão os seus chefes e representantes da sociedade ( MP, OAB.... ??? )? Se os "Sinhôs" fazem campanha eleitoral fora do tempo ou dão palestras a "Sinhoras" da High Society, cadê o Estado regulando estes Servidores Públicos, ou como sempre, o Estado somente atua contra os servidores PPPPP.

      Quem ter armas e direito de usar, mas não usa, é por que quer ser morto pelo inimigo. A Senzala tem maior número, apoio, recursos, mas lá no subconsciente tem as mensagens : vira-latas, incompetente, servil, fraco....... Governo, vai para o psicóloco e vira pró ativo, antes que a Casa Grande aumente sua ação de "tronco e chibata", pois a restrição de comida jé está implantada com o desemprego, e a responsabilidade é toda atribuída aos chefes da Senzala..

  • O FAZEM DEBAIXO DO NARIZ DE 204 MILHÕES - NÀO VEM AO CASO

    Prova que o  partido dos procuradores é o PSDB, coincidentemente o mesmo partido das organizações Globo, Folha de S. P, O Estado de S. P, Veja de S.P.

     

     

  • E nojento esse partidarismo

    E nojento esse partidarismo explicito da Lava Jato. Poderia mudar o nome para Detona PT que seria mais coerente, ou, Protege Tucano, tambem adequado, em vista de suas acoes.

     

  • O mais incrível nisso tudo é
    O mais incrível nisso tudo é o argumento contraditório:
    Não pode investigar tucano pra não perder o foco, mas querem investigar todos casos de corrupção do Brasil.

    Isso mostra q o foco é o PT, numa parceria da república do Paraná com a mídia.

    Por acaso esqueceram os comentários dessa turma nas redes sociais na época das eleições com discursos totalmente tucanos? Esqueceram q a esposa do Moro trabalha/ trabalhava para Beto Rocha?

    Enfim, eles fingem q são sérios e eu faço de conta q sou bobo.

    • Hermes,
      Se me permite, uma

      Hermes,

      Se me permite, uma sugestão de correção.

      Não podemos denominar o grupo do Paraná de "República do Paraná". Lá não existe a RES (coisa) pública.

      Sugiro um nome mais apropriado: Grupo Fascista do Judiciário.

  • Boa pergunta essa do Nassif
    Boa pergunta essa do Nassif e, dai podemos fazer outra pergunta: pq o "mensalão" teve um lado, sendo que, se um José Genoino q não onde cair morto foi preso, os tucanos que se enriqueceram com seus mensalões estão de boa..o processo do mensalão tucano dorme em algum escaninho do judiciário esperando a prescrição das penas,...,o Azeredo está por ai, todo serelepe, como se nada tivesse acontecido: como não é petista, não precisa perder o sono.

    Como ..,,pq os  tucanos são poupados como se fossem inimputáveis ao mesmo tempo  em que, para deleite das massas,  petistas viraram bodes expiatórios e são açoitados durante as 24 horas do dia em praça pública, ou seja, nessa ágora contemporânea chamada mídia ou sistema midiático-penal que compõe a superestrutura nos dias atuais mas que a lógica é a mesma do tempo do cativeiro: à Casa Grande é permitido roubar, roubar e roubar e o povo nunca se indignou com isso e até acha bonito.

    O que acontece na Lava Jato é apenas mais um exemplo do que sempre aconteceu nesse país. Isso acontece pq o sistema midiático-penal faz parte da superestrutura que, como sabemos, faz a cabeça das massas(https://jornalggn.com.br/blog/spin-ggnauta/estrutura-e-superestrutura-nos-dias-atuais)

    Da compra dos votos por FHC para sua reeleição ao trensalão tucano e tantos outros casos de corrupção tucanos, a ordem implícita é a mesma de sempre: não mexam com tucanos!!!

    Prossigamos:
     

    À CPI da Petrobrás o delator Ricardo Pessoa informou que a maioria de seus contratos foram firmados na Era FHC, e olha lá que naquela época a Petrobrás como tudo o que era estatal "nada valia" (mote adotado para privatizar a Vale). Como os tucanos lidavam com a imprensa? Fosse vivo, Paulo Francis se atreveria a criticar os tucanos? Com certeza, não...

     

    continue lendo

     

    http://lexometro.blogspot.com.br/2014/10/o-mensalao-nao-existiu.html

     

     

    • Porque os tucanos são poupados....

      Porque grande parte de seu quadro fazem parte de sociedades secretas.....No PT, todos são profanos.

  • Curto, grosso e direto, Nassif. Bingo.

    Para um lado, vale até "domínio do fato".

    Para o outro lado, não vale nem o Alberto Youssef berrando: "Furnas! Furnas!"

    Que lástima. Que chance o Brasil desperdiçou. Que oportunidade perdida para a História.

    Parcialidade era a ÚNICA coisa que não se poderia suportar numa operação tão ambiciosa, tão arrojada, e tão inovadora quanto a Lava-jato.

  • A inércia dos procuradores e

    A inércia dos procuradores e Moro tem nome e capitulação penal: chama-se prevaricação. Instaure-se um procedimento policial de invetigação para apurar o eventual comportamente desses agentes leniente e relapsos.

  • para mim só pode ser a corrupção no judiciário...

    transfira para qualquer Estado e clique no ...vamos ver o já temos sobre...

    duvido que não apareça praticamente todas as principais empresas e mesmos operadores

    mas poderia ser pior, e pôde: uma caralhada de investigações interrompidas ou esquecidas nas gavetas

    desespero pelo fracionamento é mais por aí ( Jurisbras )

      • ponham uma coisa na cabeça de vocês...

        onde estiver escrito tribunal, contas, corregedoria, arquivados, recusados, e outras e outra

        podem ter certeza que há ninhos de tucanos

  • Lado

    Que a força tarefa tem lado, todos sabemos desde o começo. Só que o lado errado. Combatem, sim, um governo eleito, um partido e uma ideia de país. Usam a corupção seletiva para isso, com a ajuda prestimosa da opinião publicada que, de tanta insistência, está pouco a pouco se tornando pública, sobretudo na grande parcela "midiotizada" da sociedade.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago