Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

A OPEP, o mercado mundial do petróleo e a privatização da Petrobras, por André Motta Araújo

O cenário não é uma surpresa, foi assim desejado por um Congresso omisso, por uma população apática, por uma mídia aparvalhada para conseguir a melhor entrevista que anunciará a venda da Amazônia sem licitação

A OPEP, o mercado mundial do petróleo e a privatização da Petrobras

por André Motta Araújo

O mercado mundial de petróleo é determinado desde 1974 pela ORGANIZAÇÃO DOS PAÍSES EXPORTADORES DE PETRÓLEO, A OPEP, com sede em Viena.

A OPEP controla 60% das exportações mundiais, detém 75% das reservas globais (total das reservas é de 1,144 trilhão de barris) e por sua atuação determina o preço final do barril de óleo cru no mundo. Já as empresas estatais, incluindo de países não membros da OPEP (Russia, México, Brasil) detém 91% das reservas mundiais (segundo a Cambridge Energy Research), portanto o mercado mundial de petróleo é de controle estatal e não privado.

A OPEP é uma associação de EMPRESAS ESTATAIS DE PETRÓLEO, que são os braços operacionais dos países produtores. Das 20 maiores empresas de petróleo do mundo 13 são estatais, incluindo a PETROBRAS. Portanto, a realidade mundial do petróleo NÃO É A MESMA do passado, quando as “SETE IRMÃS” privadas eram donas das reservas e do mercado, época quando alguns provincianos bolsistas da CAPES cursaram a Universidade de Chicago e lá sofreram lavagem cerebral acreditando que o mercado resolve tudo. O petróleo virou domínio estatal por todo o mundo e nada indica uma mudança.

A realidade do mercado mundial do petróleo hoje é dominada por estatais e não por empresas privadas. Portanto a PETROBRAS está no clube das empresas estatais que dominam o mercado  mas pretende sair desse clube e cair para o andar de baixo, o Brasil perdendo um lugar na 1ª classe e optando pela 2ª ou 3ª classe, pior ainda, a estatal do 1º time virando empresa privada CONTROLADA PELO CAPITAL ESTRANGEIRO, já agora caímos para a 4ª classe, para alegria de lunáticos de Chicago, que só concebem um Brasil colonizado como o antigo Congo Belga, ficaremos abaixo de Angola, que ostenta orgulhosamente sua estatal de petróleo, a SONANGOL que ninguém em Angola sonha em privatizar.

http://www.goldnews.com.cy/en/listings/the-world%E2%80%99s-top-20-oil-companies

PORQUE NENHUM PAIS ESTA VENDENDO ESTATAL DE PETRÓLEO ?

A Saudi Aramco teve uma avaliação para IPO de US$2 trilhões. Não está à venda, como não estão nenhuma das 13 majors estatais de petróleo, com uma única exceção, a PETROBRAS, controlada hoje por neoliberais provincianos, medíocres e jurássicos, que estudaram nos EUA com bolsa do Estado brasileiro.

As estatais de petróleo são consideradas ARMAS DE SOBERANIA, instrumento estratégico do País, não é uma pobre visão de mercado, é uma questão muito mais alta e com horizonte de longo prazo, para garantia das futuras gerações, é uma questão nacional e não de “mercado”.

A PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS

Está sendo tramada entre piadinhas com as comadres da GLOBONEWS, incapazes de uma única observação, controvérsia, contraponto a essa ideia absurda das Miriams e Sardenbergs acham lindo e elogiam a genialidade de Paulo Guedes. Os planos são sinistros. Primeiro vender as refinarias, a BR Distribuidora, as petroquímicas, os gasodutos, os  oleodutos, ao final sobra o pré-sal já em grande parte vendido, a venda final será da marca PETROBRAS, tudo sem licitação, negociam secretamente ao preço que o presidente da Petrobras quiser, lhe foram dados salvo condutos para fazer essas transações a portas fechadas, sem consultar a União, maior acionista mas que é desprezada porque o importante são os acionistas minoritários de Nova York.

O projeto tem história. Começa na lava jato demonizando a empresa, passa pelo Departamento de Justiça dos EUA que colocou fiscais na empresa por dez anos e termina na venda final da marca, depois de raspar o caixa com acordos indenizatórios para acionistas minoritários americanos, o maior golpe financeiro da década, tudo tramado no Brasil e em Washington com o luxuoso apoio de advogados internacionais e seus correspondentes nacionais, inclusive o “advogado sem macula”, acordos esses quase secretos, mal explicados e sem perguntas da mídia, sempre solicita a quem lesa o Brasil.

Em nenhum momento da História nacional um grupo de aventureiros teve licença para desfazer de forma tão fácil o patrimônio nacional. Para vender um banco de jardim a Lei de Licitações 8.666 exige grande número de documentos e autorizações. Para vender a 7ª empresa de petróleo do mundo não precisa nada, basta escolher o comprador mais simpático e depois dar entrevista na GLOBONEWS entre risadinhas e piadinhas.

A GARANTIA DE ABASTECIMENTO E DE PREÇOS

Vendida a PETROBRAS o Brasil perde toda segurança energética e fica à mercê dos preços do “mercado” de combustíveis, que no mundo inteiro é cartelizado por grandes empresas, teremos a gasolina e o diesel mais caro do mundo. O cenário não é uma surpresa, foi assim desejado por um Congresso omisso, por uma população apática, por uma mídia aparvalhada para conseguir a melhor entrevista que anunciará a venda da Amazônia sem licitação.

 

AA

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ONtem encontrei um conhecido meu que e’ motorista de caminhao autonomo. Sabendo ele que tenho uma visao a esquerda ele falou sobre is precos dos combustiveis. Segundo ele esse constante aumentos de precos e para pagar todo o roubo que o PT realizou. Tentei argumentar sobre a politica de preco de mercado mas e’ impossivel manter um dialogo. A respeito da Venda de ativos esses liberais possuem o mesmo comportamento de usuarios de crack, ou seja, quando acaba o dinheiro vendem tudo o que tem dentro de casa. ENgracado que criticam tudo que o estado construiu, mas esse ativos que Segundo eles vao salvar a nacao.

  2. Prezado André

    Nunca pensei que viveria para ver nosso rebaixamento; de um país que caminhava para ser uma potência, a um quintal vagabundo onde os EUA vêm enterrar seu lixo (depois de saquear o que tiver valor). E isso tudo comandado por “nacionalistas”, que recebem um pilantra sonegador de impostos em audiência (será que a camisa autografada do PSG vai resolver a parada?), enquanto você, se errar centavos na conta da declaração de IR, fica meses penando para consertar o engano e provar que é inocente

  3. Se for vendida a Petrobras que se acabem com as forças armadas. Afinal fora armada que permite venda de de setor estratégico serve pra que além de receber um belo salário e suas filhas terem o bolsa virgem? Ah serve sim pra fuzilar gente pobre . E a pobreza vai se r a unica cousa a ser produzida em escala industrial no pais.

  4. Quando iremos reverter essa situação. Inaceitável. Reestatizar tudo num governo Popular. Não tem outra alternativa e colocar na prisão esses canalhas. Estão negociando um bem público. Isto é estelionato.

  5. Caro sr. André, Somos um projeto de sucesso. De enorme sucesso. Parabéns a este Estado e esta Elite que já duram 9 décadas. O Brasil é um projeto de enorme eficácia. Quem precisa de Empregos? Quem precisa de Indústrias? Quem precisa de Salários? Quem precisa de Escolaridade e Conhecimento? Quem precisa de Segurança? Nossa Elites Públicas, que são nossa única Elite, já os tem e nunca foram abalados. Se falta alguma coisa ou os rendimentos não são suficientes para os nababescos padrões de países desenvolvidos, ou até melhores, é só espernear. Como posso sobreviver com este ‘salário de escravidão’ (40 Mil Reais), esbraveja alguma Ministra do Estado Brasileiro. Quem precisa da Petrobrás? Empregos? Salários? Desenvolvimento? Soberania? Tecnologia? Basta EU continuar a comandar o Estado. O petróleo pode até ser comercializado ou explorado por Nações e Empresas Estrangeiras. EU terei um Cargo na Diretoria da Estatal. EU terei um Cargo no Ministério que controla este Setor. EU terei um assento na Agência Reguladora, criada para manter e proteger a Privatização. EU criarei Cargos no Poder Público e dividirei entre os MEUS. EU serei Juiz e Promotor a defender tal Legislação. Aumentarei e inventarei Impostos, se preciso for. Pratico MEUS salários, conforme meus interesses. A Família mora toda lá fora, onde Filhos e Netos, se educam em Língua Estrangeira. Onde posso tranquilamente administrar meus Bens (em país sério com garantias) e minhas AÇÕES de Estatais Privatizadas. Os Rendimentos são fabulosos !!! Caro sr. André. Somos um projeto de enorme sucesso. Só o Brasileiro não percebeu isto. abs.

  6. Prezado André,
    A principal armadilha foi criada pelo anti-brasileiro FHC ao emitir ADRs da Petrobrás em NY. A partir daí a Petrobrás ficou refém dos americanos. Não da lei, dos desejos deles.
    Aliás FHC entregou o subsolo brasileiro também ( a Vale). Tudo com o apoio da grande mídia, inclusive com argumentos e argumentos e mais argumentos “provando” que tinha que entregar ( a reforma da previdência é outra desgraça martelada do começo ao fim do dia como a mais importante do momento)
    Voltando a Petrobrás: as novas armadilhas colocadas pela lava jato/ CIA me fazem crer que não haverá saída que não sua privatização.
    Não quero me estender, mas o estado policial e o estado fascista vão se instalar neste país, irremediavelmente. Na mão de um imbecil chamado bozonaro. Com a conivência das forças armadas. A destruição a que se propõem, que se desenha será tamanha a ponto de achar a ditadura militar boa mesmo…
    E a culpa será da esquerda
    Do marxismo cultural…

    Do Brasil só restará a língua?
    Seremos uma Líbia?

    1. As evidências históricas parecem indicar que o finado FHC não teria sido mais que um fantoche, como Bolsonaro, enfeitado com alguns adereços e trejeitos de intelectualidade. Como Bonsonaro, era um ignorante das questões mais relevantes de economia e geopolítica. Como Collor, foi produzido pela grande imprensa comercial brasileira em cima de fantasias como “nova política” e a moralidade do combate a privilégios – era vendido como um “caçador de Marajás”, o finado FHC era vendido também como uma novidade – seria um pseudo intelectual “de esquerda”, criador do Plano Real, elaborado pela equipe técnica do Itamar Franco. Em vez de um Posto Ipiranga, o finado FHC tinha vários, uma verdadeira quadrilha de Chicago Boys que enriqueceram a custa das maracutaias que praticaram, “no limite da irresponsabilidade”, como disse o Mendonça de Barros (ou teria sido o Mr. Big, Ricardo Sérgio?). Para sua proteção, a quadrilha tinha o Gilmar Mendes, na Advocacia Geral da União e o Engavetador Geral da República, Geraldo Brindeiro, todos irmanados e empenhandos no plano de vender o Brasil baratinho, num grande acordo nacional, que também incluía várias quadrilhas dominantes, “com STF, com tudo”, já naqueles tempos idos dos anos 90.
      Como bem explica o cientista político Jessé Souza, as quadrilhas dominantes do Brasil, que ele delicadamente chama de Elite do Atraso, não admitem abrir mão do controle do Poder central do país, para poder continuar controlando e roubando o Estado. Passaram a faixa presidencial em 2002, mas não abriram mão jamais desse poder. Já em 2003 deram início ao plano de derrubar o primeiro governo eleito, com grande apoio em bases populares, com a invenção fantasiosa do Roberto Jeferson da farsa do Mensalão, sobre o qual se restabeleceu novamente o grande acordo nacional, “com STF, com tudo”, para retomar o projeto de vender o país baratinho aos seus patrocinadores internacionais de sempre. O sonho de construção de uma nação soberana e respeitada no cenário internacional foi um ponto fora da curva na história da submissão atávica que condena o Brasil à condição de colônia eterna. A eterna “acuação da história”, como dizia Getúlio Vargas, apud ilustre jornalista José Augusto Ribeiro.
      (Nota: Qualquer semelhança com fatos reais, ou pessoas, vivas ou mortas, NÃO é mera coincidência!)
      http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/sessao/escriba/notas.asp?cr=3757
      https://www25.senado.leg.br/web/atividade/notas-taquigraficas/-/notas/r/3757

  7. Só se for muito burro para vender uma empresa de petróleo!
    Eu sinceramente, não acredito. A FAB abastece os aviões dela com quem, a marinha de Guerra então? Na 2a. GUERRA Mundial, quais eram os alvos dos bombardeiros aliados? Refinarias entre outras infraestruturas! Se se deixar empenhar pelo ouvido, com sugestões do Guedes, demonstra incapacidade para gerir uma nação.. Por isso, a importância dos debates.

  8. Sabemos bem quem destruiu a Petrobrás. Culpar a Lava Jato é fácil. Difícil é assumir os fatos que originaram a Lava Jato. A corrupção e roubalheira é fato da realidade. A Lava Jato apenas apurou. Portanto se existe uma conspiração para vender a Petrobrás o PT por óbvio está envolvido e foi quem deu o pontapé inicial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador