A peleja da blogosfera progressista contra as mentiras da grande mídia, por Luiz Inácio Lula da Silva

A peleja da blogosfera progressista contra as mentiras da grande mídia (plim-plim)

por Luiz Inácio Lula da Silva

A história ensina que numa guerra, a primeira vítima é a verdade. Encontro-me há mais de 100 dias na condição de preso político, sem qualquer crime cometido, pois nem na sentença o juiz consegue apontar qual ato eu fiz de errado. Isso porque setores da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário, com apoio maciço da grande mídia, decidiram tratar-me como um inimigo a ser vencido a qualquer custo.

A guerra que travam não é contra a minha pessoa, mas contra a inclusão social que aconteceu nos meus mandatos, contra a soberania nacional exercida pelos meus governos. E a principal arma dos meus adversários sempre foi e continuará sendo a mentira, repetida mil vezes por suas poderosas antenas de transmissão.

Tenho sobrevivido a isso que encaro como uma provação, graças à boa memória, à solidariedade e ao carinho do povo brasileiro em geral.

Dentre as muitas manifestações de solidariedade, quero agradecer o espírito de luta dos homens e mulheres que fazem do jornalismo independente na internet uma trincheira de debate e verdade.

Desde que deixei a Presidência, com 87% de aprovação popular, a maior da história deste país, tenho sido vítima de uma campanha de difamação também sem paralelo na nossa história.

Trata-se, sabemos todos, da tentativa de apagar da memória do povo brasileiro a ideia de que é possível governar para todos, cuidando com especial carinho de quem mais precisa, e fazer o Brasil crescer, combatendo sem tréguas as desigualdades sociais e regionais históricas.

Foram dezenas de horas de Jornal Nacional e incontáveis manchetes dedicadas a espalhar mentiras – ou, para usar a linguagem da moda, fake news – contra mim, contra minha família e contra a ideia de que o Brasil poderia ser um país grande, soberano e justo.

Leia também:  Edmundo M. Oliveira: o ódio (ainda) está vivo

Com base numa dessas mentiras, contada pelo jornal O Globo e transformada num processo sem pé nem cabeça, um juiz fez com que eu fosse condenado à prisão, por “ato indeterminado”, usando como pretexto a suposta posse de um imóvel “atribuído” a mim, do qual nunca fui dono.

Contra essa aliança espúria entre alguns procuradores e juízes e a mídia corporativa, a blogosfera progressista ousou insurgir-se. Sem poder contar com uma ínfima parcela dos recursos e dos meios à disposição dos grandes veículos alinhados ao golpe, esses homens e mulheres fazem Jornalismo. Questionam, debatem e apresentam diariamente ao povo brasileiro um poderoso contraponto à indústria da mentira.

Lutaram e continuam a lutar o bom combate, tendo muitas vezes apenas o apoio do próprio povo brasileiro, por meio de campanhas de financiamento coletivo (R$ 10 reais de uma pessoa, R$ 50 reais de outra).

Foram eles, por exemplo, que enfrentaram o silêncio da mídia e desvendaram as ligações da Globo com os paraísos fiscais, empresas de lavagem de dinheiro e a máfia da Fifa. Que demonstraram a cumplicidade de Sérgio Moro com a indústria das delações. Que denunciaram a entrega das riquezas do país aos interesses estrangeiros. Tudo com números e argumentos que sempre são censurados pela imprensa dos poderosos.

Por isso mesmo a imprensa independente é perseguida por setores do judiciário, por meio de sentenças arbitrárias, como vem ocorrendo com tantos blogueiros, que não têm meios materiais de defesa. Enfrentam toda sorte de perseguições: tentativa de censura prévia, conduções coercitivas e condenações milionárias, entre outras formas de violência institucional.

Leia também:  Com Lula solto, Lava Jato em Curitiba deflagra operação contra Lulinha

E agora, numa investida mais sofisticada – mas não menos violenta – agências de “checagem” controladas pelos grandes grupos de imprensa “carimbam” as notícias independentes como “Fake News”, e dessa forma bloqueiam sua presença nas redes sociais. O nome disso é censura.

Alguns desses homens e mulheres que pagam um alto preço por sua luta são jornalistas veteranos, com passagens brilhantes pela grande imprensa de outrora, outros sem qualquer vínculo anterior com o jornalismo, mas todos movidos por aquela que deveria ser a razão de existir da profissão: a busca pela verdade, a informação baseada em fatos e não em invencionices. Lutaram e lutam contra o pensamento único que a elite econômica tenta impor ao povo brasileiro.

Quantas derrotas nossos valentes Davis já não impuseram aos poderosos Golias? Quantas notícias ignoradas ou bloqueadas nos jornalões saíram pelos blogues, muitos deles com mais audiência que os sites dos jornalões?

Mesmo confinado na cela de uma prisão política, longe de meus filhos e amigos, impedido de abraçar e conversar com o povo brasileiro, tenho hoje aprovação maior e rejeição menor que meus adversários, que fracassaram no maior dos testes: melhorar a vida dos brasileiros.

Eles, que tantos crimes cometeram – grampos clandestinos no escritório de meus advogados, divulgação ilegal de conversas entre mim e a presidenta Dilma, todo o sofrimento imposto à minha família, entre muitos outros –, até hoje não conseguiram contra mim uma única prova de qualquer crime que seja.  A cada dia mais e mais pessoas percebem que o golpe não foi contra Lula, contra Dilma ou contra o PT. Foi contra o povo brasileiro.

Leia também:  Grandes empresas brasileiras que traem o Brasil, por Andre Motta Araujo

Mais do que acreditar na minha inocência – porque leram o processo, porque checaram as provas, porque fizeram Jornalismo – os blogueiros e blogueiras progressistas estão contribuindo para trazer de volta o debate público e resgatar o jornalismo da vala comum à qual foi atirado por aqueles que o pretendem não como ferramenta capaz de lançar luz onde haja escuridão, mas apenas e tão somente como arma política dos poderosos.

A democracia brasileira agradece, eu agradeço a vocês, homens e mulheres que fazem da luta pela verdade o seu ideal de vida.

Hoje a (in)justiça brasileira não só me prende como impede sem nenhuma razão que vocês possam vir aqui me entrevistar, fazer as perguntas que quiserem. Não basta me prender, querem me calar, querem nos censurar.

Mas assim como são muitos os que lutam pela democracia nas comunicações e pelo jornalismo independente, e não caberiam aqui onde estou, essa cela também não pode aprisionar nem a verdade nem a liberdade. Elas são muito mais fortes do que as mentiras mil vezes repetidas pelo plim-plim, que quer mandar no Brasil e no povo brasileiro sem jamais ter tido um único voto. A verdade prevalecerá. A liberdade triunfará.

Forte abraço,

Lula

 

Publicado 27/07/2018 às 6h

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

21 comentários

  1. Presidente, que Deus lhe dê

    Presidente, que Deus lhe dê saúde, força e muita proteção. A Justiça divina é e sempre foi maior. E ela friunfará porque jamais deixará sem guarida aquele que se preocupou em dar pão a quem tem fome, moradia a quem não tinha uma casa e um futuro aos desvalidos do mundo. Que Deus o abençoe sempre.

  2. Lula ficou 8 anos no poder.

    Lula ficou 8 anos no poder. Sem dúvida ajudou em muito ao desenvolvimento de mídias não pertencentes às famílias de sempre. Mas também deu muito dinheiro, via publicidade de estatal,  pra Imprensa Oficial ( aliás, se há uma marca no governo Lula é que todos os seguimentos tiveram ganhos materiais ) e nem tentou passar uma lei de comunicação que ao menos tentasse fazer, como é nos EUA, que não haja propriedade cruzada, ou seja, que uma mesma família tenha rádio, jornal, tv, portal, etc. A realidade é que o grosso da população é (des)informada pelo Jornal Nacional, e a Globo deixou claro que admite qualquer um na cadeira de presidente, desde que não seja Lula ou um petista. 

    Enfim, Lula seguiu o roteiro da fábula do escorpião e do sapo. 

    • Simples assim ?

      Prezado Joel, a coisa não foi( nem é) “simples assim”

      O Presidenta da República, num regime presidencialista, goza de muitas prerrogativas, mas infelismente entre estas, não está a de determinar “com canetadas” para decidir o destino, nem a distribuição das verbas publicitárias da União, e das empresas Estatais, e de autarquias mixtas.

      Esta definição segue uma Lei, que é antiga e quase imutável, pois seus defensores( os congressistas) estão “armados” contra quaisquer mudanças, que afetem seus patrocinadores/financiadores de campanha, os grandes veículos de Televião, mídia impressa e radiofônica, hoje em poder(ou comandada)  pelas famílias Marinho, Frias e Mesquita. 

      Então, somente uma bancada aliada ao Executivo, e descompromissada(independente) aprovaria uma nova Lei dos Médios, e a tendência que vemos nas pesquisas de intenções de votos, para o novo Congresso, não é de renovação, muito pelo contrário.

      O ex- Chefe da Casa Civil, da primeira gestão do governo Lula, Jose Dirceu, bem que tentou “peitar” a grande mídia, e planejou  por diversas veses, alterar a tal lei, porém os projetos de lei, enviados ao Congresso, pelo Executivo, sequer eram analisados nas Comissões da Câmara e/ou Senado, e sempre foram rechaçadas.

      Agora, neste novo plano de governo, que o Lula e sua equipe acaba de divulgar, este projeto, de democratizar este setor, é prioridade, porém com esta ameaça de continuarmos nas mãos de um Congresso “vendido” pras empresas de comunicações, o sonho certamente virará um pesadelo, e uma utopia. 

      • Quem disse q era simples?

        Aliás seria bem complicado, mas e daí? Não era absolutamente necessário? Não era pra usar todas as armas até horário nobre tipo FHC explicando pra população o racionamento de energia? Definitivamente não era pra Dilma responder a todo um segmento da esquerda que clamava pela nossa Ley de Médios com um “prefiro o barulho da democracia que o silêncio da ditadura”! Ou até com um mero “Internet para todos”.

  3. Pois é

    presidente Lula, a mesma blogosfera progressista que foi tratada a pão e água pelo governo medíocre da dona Dilma-Mercadante-Cardozo, hoje trava uma batalha sem medida em prol da verdade, denunciando ao Brasil e ao Mundo os crimes praticados contro o Senhor. Portanto, mais que justa esse seu reconhecimento pelo serviço desses guerreiros da liberdade e da verdade. Presidente Lula, não é só o Senhor que tem uma profunda gratidão por esses profissionais, mais também o Brasil real, pois se dependensse do “seu’ partido, o PT e da “grande” mídia hegemônica, hoje o Senhor seria uma mera lembrança, bem distante, na memória do povo brasileiro.

  4. Obrigado Presidente

    Mesmo na situação em que se encontra Lula consegue trazer palavras de apoio e de esperança para todos.

    O caminho traçado está correto. A sua candidatura e a resposta do povo a esta é a melhor ação contra o golpe. Vamos até o final!

  5. O Lula e o PT fazem muito bem

    O Lula e o PT fazem muito bem em manter a candidatura.

    Estes bandidos togados terão de mostrar a sua cara porca perante o mundo e estarão marcados na história como traidores do naipe de joaquim silvério dos reis e outros.

    Não duvido que neste momento estejam tramando uma maneira de matar o Lula e livrar a cara deles, isto é, se é que tenham alguma vergonha na cara.

    A solitária decretada por uma bandida Lebbos(deveria ser linchada) contra o Lula já é uma tentativa de matá-lo.

  6. Lula descobriu Brizola

    Os blogueiros estão abestalhados com as merecidas palavras de Lula. Mas faltou na carta de Lula um ponto importante: a autocrítica sobre o que os governos do PT fizeram em relação à democratização da mídia. Lula deixou Brizola brigando sozinho contra a Globo e desprezou os alertas do histórico golpista dos Marinhos. É curioso (engraçado não é) ver  Lula desqualificando o jornalismo plim-plim. Afinal ele e Palocci salvaram a Globo e durante 13 anos entupiram de dinheiro os Marinhos. Na vã ilusão de que estavam comprando o apoio da Globo. O que o PT fez pelo jornalismo democrático ? Nada. Agora reconhece o valor dos jornalistas democráticos que lutam dignamente para sobreviver, mantendo seus princípios.  Quanto a Lula, antes tarde do que nunca.

    • Ley de médios

      Nós da blogosfera loucos com a nossa Ley de Médios e a Dilma com o seu “Prefiro barulho da democracia ao silêncio oprimido da ditadura”.A frase é linda. Mas o problema é q quem estava criando barulho não era a democracia. Eram os grandes gritando e os pequenos sussurando. Deu no Impeachment Global. Mas tô contigo; antes tarde do que nunca.

  7. A pergunta

    Qual pessoa merece que a outra lute pelos seus bens, pela sua liberdade, pelo seu direito, pela sua igualdade; que a outra abra mão da sua paz, do seu sossego, da sua liberdade, da sua família, da sua segurança em seu favor?

    Qual pessoa merece que a outra seja aviltada, acusada, presa, insultada, desacreditada, humilhada, que a sua família seja desfeita e que seu cônjuge seja sacrificado por ela?

    Qual pessoa merece que a outra seja encarcerada e fique isolada, carregada de infâmia e ódio depois de ter sacrificado tudo por ela?

    Qual brasileiro merece um Lula?

     

  8. Espero que o Lula leia os

    Espero que o Lula leia os posts de Marcos Videira e de Joel Lima e pense bem na estratégia de seu futuro governo. Assim não vai alimentar os traíras que recebem benefícios, mas continuam tramando contra o povo. 

  9. Lula e o PT sabem muito bem

    Lula e o PT sabem muito bem como o brasileiro é fascinado e manipulado pela rede goebbels. Eu não sei quanto tempo duraria seu governo se ele partisse logo de cara para o confronto. Um ano, dois, iria até o fim dos seus dois exitosos mandatos? Sei não, pelo que vi nos últimos cinco anos, acho que não duraria nem 6 meses. 

  10. A globo já persegue, mente e falseia sobre Lula desde os idos de

    Roberto Marinho. Quando dava vozes às montagens de falsos escândalos, quando propagou que o sequestro de Luis Salles (irmão de ex-diretor da tv, Mauro Salles) foi feito por pessoas que a polícia do PSDB (ainda PMDB) os fizeram vestir camisetas do PT. A globo autorizou que o diretor Armando Nogueira entrasse na ilha de edição para ajudar a editar o debate Lula X Collor onde o colorido, rico e dono de afiliada globo passasse a imagem de vencedor do debate às vésperas do pleito (onde o horário eleitoral já não poderia combater as fake news da platinada). Quando propagavam as falas retrógradas e já irosas do então presidente da já atrasada Fiespe, Mario Amato ameaçando que 200 mil empresários sairiam do país se Lula fosse o eleito. A globo e o conservadorismo atrasado “daselites” retrógradas sempre se utilizaram do terrorismo e das mentiras contra Lula. Agora que seus filhos tomaram de sopetão a “justissa” e a pátria nacional, acabou para o Brasil. Ajudaram a cindir o Brasil e são culpados por criar um clima de extremos. É uma pena. Tão logo chegue a próxima crise mundial onde países ricos não resistirão o que será de nós?

  11. Estamos no embate de vida ou

    Estamos no embate de vida ou morte contra a direita. Na minha humilde e modesta opinião exigir autocrítica ou repetir os já conhecidos e debatidos erros cometidos pelo PT ou por Lula, na atual circunstância, só faz enfraquecer a posição da esquerda. Com todo respeito, quem faz isto ou não tem noção da gravidade do momento, ou é seguidor de Ciro Gomes ou é coxinha infiltrado.

  12. Gostaria de ter visto esse

    Gostaria de ter visto esse reconhecimento há uns 8 anos, pois serviria como uma catapulta histórica. Mas a pedra fundamental está lançada.

  13. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome