Batalha da comunicação ou guerra de extermínio? Por Luciano Martins Costa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Luciano Martins Costa

Uma imagem reveladora

No Observatório da Imprensa

Quais são os limites da manipulação da imagem no jornalismo? Num critério aceitável, admite-se que uma fotografia possa ser alterada para compor um infográfico, por exemplo, porque nesse contexto estaria implícito que é apenas uma referência, uma ilustração.

Uma fotomontagem que mostra a cabeça da presidente da República sobre uma bandeja, publicada na coluna de política, como faz o Globo na edição de segunda-feira (29/6), extrapola qualquer limite do bom senso e mostra como os jornais brasileiros se transformaram em grotescos panfletos partidários.

A mídia tradicional do Brasil já teve outros momentos deletérios, como na véspera da eleição presidencial de 2014, quando uma manchete fabricada pela revista Veja ganhou forte repercussão nos principais jornais, e seus efeitos só foram menores pela ação imediata da Justiça Eleitoral.

A fotomontagem publicada pelo Globo revela que não há restrições para a delinquência de jornalistas que se agarram a seus preciosos centímetros de coluna, quando se trata de manipular os fatos em função do projeto de poder em que se engajou a imprensa nos últimos anos. Por outro lado, o episódio revela a distância que separa a estratégia de comunicação do governo petista e a realidade do ambiente comunicacional.

Enquanto o poder Executivo se recusa a colocar na pauta, mesmo em tese, a questão da concentração dos meios informativos, o cartel das empresas hegemônicas distorce de tal maneira as relações institucionais que já não é possível uma análise do conteúdo noticioso e opinativo da imprensa. No entanto, representantes do Planalto seguem propondo um diálogo que já se revelou mais do que improvável.

Em recente encontro com jornalistas em São Paulo, o ministro titular da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, anunciou que pretende conduzir um “amplo debate” sobre temas centrais que não são contemplados pela mídia massiva. Foi alertado para a inocuidade desse plano, porque a imprensa não quer debater coisa nenhuma.

Na segunda-feira (29), Silva se vê obrigado a enfrentar a denúncia de que teria sido beneficiado por doações ilegais nas campanhas de 2010 e 2014. A acusação é parte dos factoides selecionados pela mídia nas delações de empresário submetido a tratamento coercitivo na carceragem da Operação Lava Jato. O objetivo está explícito na imagem publicada pelo Globo.

Danos colaterais

Transformado em alvo do escândalo, o ministro deve estar se questionando sobre a estratégia de comunicação que imaginou. Pensou estar participando de um jogo com regras definidas, mas acaba de ser apresentado ao fato de que a disputa política não se dá apenas no palco tradicional do Congresso, mas principalmente no gueto reacionário em que se transformaram as principais redações.

Da maneira com vem sendo conduzida, a Operação Lava Jato produz um monstrengo jurídico, pelo qual um grupo de procuradores e policiais federais e um juiz federal de primeira instância determinam uma nova interpretação para a legislação eleitoral. Isso num processo questionável, no qual a suposta verdade é estabelecida pela delação de suspeitos que são privados da liberdade sob a condição de produzir as respostas determinadas pelos inquisidores.

Nesse contexto, todas as doações eleitorais estão sob suspeita, o instituto da doação de pessoas jurídicas passa a ter uma natureza criminosa a priori, e o dinheiro passa a ser carimbado como “legal” ou “ilegal” conforme o candidato ou o partido a que se destinou.

O fato de alguns dos envolvidos na investigação terem um perfil público de militantes radicais contra o atual governo, manifestado em seu ativismo nas redes sociais, é apenas um detalhe do comprometimento dessa operação. Por muito menos, o Supremo Tribunal Federal anulou a Operação Satiagraha, que visava o ex-banqueiro Daniel Dantas e respingava em figuras da política.

Em circunstâncias minimamente funcionais, toda a produção do processo conduzida no Paraná pode acabar esvaziada na Corte Suprema, o que com certeza vai trazer consequências funestas para o sistema da Justiça. Isso porque, até lá, a opinião do público estará contaminada pelo martelar constante do noticiário distorcido.

O ministro Edinho Silva deve estar se dando conta, a esta altura, de que seu partido não enfrenta uma mera “batalha da comunicação”, como disse certa vez a presidente Dilma Rousseff. O que está em curso é uma guerra de extermínio – que será levada adiante pela imprensa, mesmo que os danos colaterais incluam um tantinho de democracia.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O artigo é bem direto e

    O artigo é bem direto e objetivo, é mais ou menos o que sinto todos os dias ao acompanhar as notícias, é difícil saber o que é real e o que é manipulação. Eu até entendo os críticos odiosos, é difícil, muito difícil conseguir fugir desse mundo “Matrix”, onde só quem tem o domínio do software que repassa os dados são uns poucos. Você que se encontra no meio do jogo e que está sendo alimentado pelas informações de quem tem interesse particular em destituir esse governo, não consegue distinguir entre o que é fato real e o que manipulado, e sinceramente, nos últimos meses não lembro de ter lido muitas notícias que não tenham sido manipuladas para no mínimo não ficarem tão positivas ou mesmo para ficarem mais negativas do que realmente são.

    No curto prazo não sei o que o governo pode fazer para reverter essa goleada, a regulação da mídia? O governo já perdeu essa batalha antes mesmo de começar, ontem o ministro do STF Marco Aurélio falou sobre o assunto, e do mesmo modo que a própria mídia fala, dizendo que é cerceamento da liberdade de expressão, que é censura e quais são as vozes do governo, quem as grita e quem as ouve ou onde as ouve?

    Onde o governo pode se contrapor? Por meio das propagandas oficiais? Isso não funciona, nunca funcionou, não funcionará agora, temos de pensar fora da caixa e encontrar uma solução de comunicação para criar um contraponto a esse bombardeio midiático contra o governo, deixou-se ir longe demais, agora têm-se que correr atrás do prejuízo.

  2. Comunicação Oficial

    Acho bastante simples. Difícil o início, mas simples e poderá demorar um pouco, mas será vitoriosa.

     

    Basta se investir na TV Brasil e nas Rádios Oficiais, transformandos via programas populares e usar Petrobras, BB, CEF, Eletrobras, BNDES, Correios, etc como Patrocinadores…eu iria atrás do Campeonato Brasileiro e mudaria os horários dos jogos: Dia de semana as 8:30 hs e Domingos e Sábados as 16:00hs e as 18:30hs…sem fazer nada de errado QUEBRA a Globo.

  3. E por isso apanha de todos,

    E por isso apanha de todos, inclusive da própria esquerda invejosa. Não há partido ou liderança no Brasil, a não ser Lula/PT, com capacidade de aglutinar e direcionar forças para as mudanças! O PT é um vitorioso por tudo que fez e sairá deste Armagedom criado contra ele!!

  4. Essa  guerra de extermínio

    Essa  guerra de extermínio está declarada e não há mais recuos, mesmo que o governo aumentasse a verba publicitária desses jornais e revistas. Com o dinheiro que o governo gasta nessas publicações daria para investir em programas da TV Brasil promovendo mais debates e esclarecimentos de suas ações ao público, como também nos jornais dos blogs promovendo o jornalismo investigativo.  

  5. O governo tem ir até o povo

    Fazer o que Lula recomendeu e fez. Sair do gabinete e viajar pelo Brasil, estar perto do povo, dizendo claramente o que pretendem seus inimigos. Não há outra saída.

  6. Na abordagem dessa tema mais

    Na abordagem dessa tema mais de uma vez opinei ser muito difícil o governo cortar as verbas publicitárias do governo federal face sua possível anulação nos tribunais. Mas isso é apenas uma opinião. 

    Se eventualmente não ferir dispositivo legal, por que o governo simplesmente não susta esse fluxo de  recursos que servem para dar sustentáculo a um estrutura imbuída em destruir reputações, humilhar, conspirar, injuriar seus viscerais inimigos políticos? Sem falar que nesse mister ela espalha a cizânia, a desconfiança e o terror no meio da população. 

     

  7. Eu acho que o Goveno foge da

    Eu acho que o Goveno foge da briga, e optou por apenas assistir ao PIG se acabar sozinho

    nem precisa o goberno fazer nada, o pig se auto destroi.

    Pouco a pouco as pessoas se cansam e vao cuidar da vida. Qual publico que o PIG  quer para seus assinantes? Só vai sobrar quem? Os fanáticos, radicais e desavisados.

     

     

     

     

     

  8. e …………………..

    Muito se falou e ainda se fala sobre a regulação da mídia, e o que acontece ?

    Elas simplesmente ignoram o apelo, e rotulam os que aderem a isto como simples censores da liberdade de immprensa.

    Estão macomunados, a imprensa, o judiciário, o legislativo a OAB, enfim, quase todos os que se locupletam da benesses desta miia protituta.

    Será por medo ou covasrdia que assimm procedem?

    Nós, ficamos a postar aquí nossas insatisfação como se pudéssemos mudar alguma coisa, quando na realidade os que podem mudar não ofazem por medo ou covardia.

    Cristina tem  ovário e pagou pra ver !!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Alguém poderia processar o

    Alguém poderia processar o jornal ou o autor desta verdadeira ameaça de morte? Esta imagem ilustrou mesmo um jornal de grande circulação? Chamar isto de jornalismo marrom é elogiar.

    1. Nm recente evento dessa

      Nm recente evento dessa imprensa venal, ao qual a  Presidenta Dilma esteve presente ! ela falou que o que essa gente pratica é liberdade de expressão !!

       

      Então alguém pode mostrar para a Dilma sua cabeça colocada numa bandeja (coisa mais ofensiva e de mau gosto) e  o quanto o Globo e seus aliados entendem por liberdade de expressão e o quanto a amam e respeitam.

       

      Acho que a tal dieta ravena, além de reduzir o peso  da Presidenta, também afetou seu cérebro e capacidade de raciocínio, acorda Presidenta, antes que lhe cortem a cabeça,  literalmente.

  10. nada

    Ela não tem que fazer nada.

    Em outras reporcagens a presidente reagia e era mais criticada ainda pelos jornais. 

    E aqui e em outros blogs diziam que ela caiu na armadinha a pig e teria se envolvido em discuções sem sendido e inuteis.

    Então Senhora Dilma, aceite isto como liberdade de expressão e esqueça, pois amanha sera noticia velho.

  11. O bombardeio PIGático é geral . Até a rádio católica Catedral RJ

    Acabei de ouvir na emissora dirigida pela Igreja Católica aqui do RJ ( Rádio Catedral) comentaristas furiosos porque a Presidenta Dilma criticou o carnavalesco e fascista método de delação premiada .

    Além de criticarem a Dilma de forma furiosa, a emissora católica do RJ declarou que o tesoureiro do PT é ladrão, que o Brasil está num caos completo e que a única saída será o impedimento de Dilma e a convocação imediata de nova eleição .

     

  12. Tiradentes vs delator Joaquim Silvério dos Reis. Ou seria EIL?

    A imagem me diz duas coisas: A Globo aderiu a tática do Estado Islâmico, na Síria ou então tem Joaquim Silvério dos Reis em algum armário da emissora. A cabeça de Tiradentes foi cortada, o chão por onde ele pôs os pés em vida  foi salgado, o povo aplaudiu. Sim, a massa ignara aplaudiu. Mas até hoje se arrepende.

  13. Ai a marionete teleguiada vem

    Ai a marionete teleguiada vem com essa história bobinha de que se um faz o outro também pode fazer, o que não é o caso. Precisa desenhar, né

    Precisa explicar mais senão não vai entender

    “Nós entregamos ao Janot o Caixa 2 de Furnas !” Como é grave a omissão do Engavetador Geral da República

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/03/05/nos-entregamos-ao-janot-o-caixa-2-de-furnas/

    Pau no Vaccari pq o povo precissa gozar

  14.  
    MAIS UM ATENTADO TERRORISTA

     

    MAIS UM ATENTADO TERRORISTA DE NATUREZA FASCIGOLPISTA-MIDIÁTICO!

    Diletos(as) responsáveis por esta conspícua casa cibernética, diletos(as) comentaristas, permito-me fornecer o link, ao invés de me esforçar para escrever sobre mais um atentado sórdido e criminoso atrelado ao ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

    Peço-lhes que, caso tenham interesse, ouçam com “os seus próprios ouvidos que a terra irá comer”!

    *o link do conteúdo criminoso:

    http://www.bomdiafeira.com.br/noticias/1142/comentarios-alexandre-garcia-29.06.2015.html

    Antes, um breve comentário:
    antes da veiculação do conteúdo, *o âncora do programa leu, literalmente, a matéria do famigerado folhetim que responde pela alcunha de ‘veja’ [da MARGINAL]!
    Fez um estardalhaço, um carnaval mais ou menos assim:
    “É, com essa reportagem da revista ‘Veja’ acerca das estrondosas revelações do Ricardo Pessoa da UTC, a lama da corrupção, enfim, chega – e atinge – diretamente o Palácio do Planalto! Vejam só, o atual homem forte da Presidência da República, o ministro-chefe da Casa Civil, o Aloizio Mercadante, até então tido como um homem probo… O Mercadante também foi beneficiado com o dinheiro roubado da Petrobras! A Mesma coisa em relação ao Ministro-chefe da Secretária Geral da Comunicação Social e ex tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff. Ou seja, finalmente, fica comprovado que a presidente Dilma Rousseff foi beneficiária do esquema criminoso, do roubo na Petrobras, o Petrolão!”

    *o âncora do programa matinal que reproduz diariamente o planfletário programete fasciterrorista/golpista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio, produzido pelo boçal [pseudo-]jornalista **Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo do FIFALÃO e da sonegação bilionária”!
    **e lacaio ex porta-voz da ditadura militar

    PALCO DA PATIFARIA APOLOGÉTICA AO GOLPE DE ESTADO ORA EM CURSO:
    Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade 970 AM, Feira de Santana-Bahia.
    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
    Emissoras católicas [do lucro!].

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República Desses Bananas Fascigolpistas/terroristas/antinacionalistas e [mega]corruptos!

     

     

     

  15.  
    AINDA SOBRE O ‘MAIS UM

     

    AINDA SOBRE O ‘MAIS UM ATENTADO TERRORISTA DE NATUREZA FASCIGOLPISTA-MIDIÁTICA’!

    … Conspiraram, impunemente, em favor do golpe, utilizando notícias requentadas!

    Declarações que o próprio Ricardo Pessoa informa “não são bem assim como a mídia está propagando”!

    Por outro lado, nem sequer uma menção – ainda que acessória – acerca da afirmação mais explosiva – e inédita até então:

    a de que existem mensaleiros integrantes de uma quadrilha incrustada no TCÚÚÚÚÚÚ!

    [Mega]pedaladas, hein TCÚÚÚÚÚÚ… Mais uma esperança do fascigolpista [Eduardo] ‘Cunha’ “do congênere DEMoTucano ‘Aécio Furnas Forever’”!

    TCÚÚÚÚÚÚ que contempla – no alto escalão – políticos decadentes da direitona, o presidente da “Corte” Aroldo Cedraz um carlista histórico – e pai do advogado mensaleiro Tiago Cedraz, R$ 50.000 por mês [perdão pelo pleonasmo]…

    TCÚÚÚÚÚÚ das [Mega]pedaladas!

    Quer saber de uma?

    R$ 01 milhão para o órgão de fiscalização [fiscalização?!] fornecer parecer “técnico” favorável à UTC do [delator] Ricardo Pessoa!

    Em relação à construção da Usina Angra III…

    RESCALDO: assim, realmente, a República cai!…

     

     

  16.  
    ATENÇÃO BRASIL DO BEM!

     

    ATENÇÃO BRASIL DO BEM! MANIFESTO HISTÓRICO À NAÇÃO!

    #################

    Golpe: a derrubada em marcha

    Dê-se a isso o nome que se quiser. Estamos em meio a um processo de derrubada do governo da Presidenta da República, Dilma Rousseff.

    por: Joaquim Palhares – Diretor de redação do portal Carta Maior

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://cartamaior.com.br/?/Editorial/Golpe-a-derrubada-em-marcha/33845

  17. Acredito que daqui para a

    Acredito que daqui para a frente teremos de monitorar com mais acuidade à mídia que vai levando orgulhosa o estandarte de sua guerra suja contra o Governo e os interesses nacionais. Fazia já algum tempo que não via noticiários pela televisão, só uma ou outra eventual notícia. Ontem dei ao trabalho de acompanhar todos os noticiários noturnos das principais redes, buscando saber como noticiariam as declarações de Dilma em Washington, em resposta ao furor midiático sobre a delação premiada de que sua campanha teria recebido alguns milhões da UTC de modo ilegal. As declarações de Dilma foram feitas na medida certa, uma indignação contida e segura, e afirmações apropriadas e peremptórias. Tudo foi muito favorável à sua imagem e passou uma sinceridade inabalável. Mas o que pude observar foi que todas as principais emissoras de televisão editaram os pronunciamentos de Dilma no sentido de transformar o positivo em negativo para sua imagem. Quem menos editou negativamente, algumas palavras descontextualizadas apenas, foi a Bandeirantes, que conservou a notícia incólume em sua mensagem central positiva para Dilma. E quem mais editou negativamente para Dilma foi a Record, uma edição grosseira tanto nas imagens quanto no texto, inclusive chegando ao absurdo de fechar a notícia fazendo a leitura de uma declaração final de Aécio Neves sobre uma boa imagem do mesmo, onde ele afirmou tranquilo que o que estava acontecendo era simplesmente que Dilma tinha que dar explicações à Justiça. O cúmulo da cara de pau.

  18. A verdade é dura e amarga de

    A verdade é dura e amarga de engolir, mas é uma só – Já era de conehcimento dos PT que a imprensa brasileira tradicional sempre foi ultraconservadora e com alto poder de manipulaçao, e que inclusive nao só participou da derrubada de governo democrático anterior como se beneficiou dessa, digamos, “pequena contribuiçao democrática e nacionalista”. Os  senhores da mídia nunca tiveram compromissos com os interesses nacionais, ao contrário,sempre colocaram o seu “negócio”para funcionar em prol  dos seus interesses financeiros daqueles que colocam o dinheiro e o poder acima de tudo e, calro, saberiam “recompensar” os seus apoiadores e colaboradoes.

    Apesar disso, desde 2002 o governo petista nao ousou regular a mídia ou diminiuir os investimentos milionários em propragandas e comunicaçao nesse setor. Foi um pacto vazio e inocente, prá nao dizer, burro .Em algum momento, já se sabia, os pactos seriam rompidos e a guerra dos setores financeiros e rentistas seriam reestabelecidos,  óbvio, e com a impresna tradicional para dar-lhes o suporte.

    A oportunidade faz o ladrao, chegou a hora, e aí??

    Bem, agora é lutar contra tudo e todos e nao esperar muito do povo, produto da manipulaçao diária dessa imprensa que aí, porque toda negligencia cobra o seu preço. Aliás, preço a ser pago por todos e altíssimo, diga- de passagem, diante do que se negocia e está em jogo.

    Confesso, nao estou nem um pouco otimista com a estratégia governamental adotada pelo governo para fazer frente à tentativa de derrubada do governo Dilma. Sim, porque é disso que se trata. Derrubar o governo e entregar o Brasil, um país rico, aos intereses  financeiros inrernacionais e rentistas. Nao admitir isso, diante dos acontecimentos, é nao ter visao e acreditar em qualquer coisa diferente da realidade.

    Um governo sem apoio pupular, aliás,povo excluído do debate dos rumos da Naçao faz um saco de tempo, dá nisso – os rumos sao definidos pelos esperto$$$ de sempre.

    Nao ter regulado a Mídia e investido em conscientizaçao política e da cidadania, demosntrando a importancia da figura do Estado e das políticas públicas no processo de inclusao social e diminuiçao da desigaldade social, deixou a populaçao pensando que a sua ascensao deu-se, primeiramente, à custa do mérito pessoal e nao como resultado de esforços e investimento do governo em políticas públicas voltadas para aumento da renda, do emprego  e programas sociais. É constataçao triste, mas é a mais pura verdade.

    Justamente o povo que mais necessita da presença do Estado em suas vidas, mas que nao interfere politicamente e nem sabe sobre as decisoes políticas que estao sendo tomadas em seu nome, é que vai suportar mais diretamente as consequencias do desmonte do Estado e da economia do país e desse governo, que foi o que mais investiu em programas pensando no menos favorecidos, mas, que proprositalmente  é apontado com ´único culpado por tudo de ruim que está acontecendo.

    O que aconteceria se o povo soubesse que o seu inimigo é bem outro e que a manipulaçao prá cima dele[povo] é que será determinante para patrocinar a piora da sua própria vida, verdadeiro retrocesso,  em nível de conquistas sociais, trabalhistas e economicas?? Iria para a rua protestas, óbvio. Só que para que isso ocorresse as informaçoes verdadeiras teriam que estar dispoíveis publicamente e nao é isso o que acontece, entao…fica difícil.

    Esta é que é a encruzilhada que estamos no momento atual – Como fazer chegar a informaçao sobre tudo o que está em jogo  e as consequencias das decisoes que serao tomadas diantes disso ????

    Os blogs progressistas fazem o que podem, nós, internautas, fazemos o que podemos repercutindo nas redes sociais essa questoes,, conversando com os familiares, amigos e desconhecidos, mas, isso será capaz de reverter a desinformaçao sistmática e o retrocessoque parece cada vez mais iminente??

    Só o tempo dirá, mas começo a ficar meio pessimista diante das notícias que chegam estao cada dia piores e parece nao ter fim. È desmando em cima de desmando; manipulaçao em cima de manipulaçao; projetos apresentados que nao beneficiam em nada o país, seu povo e por aí vai….

    Mas,e apesar de tudo, continuamos aqui fazendo a nossa parte. É o mínimo que nos compete.

    Eassim vamos continuar… 

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador