Chile: o show neoliberal e seus rostos violentos, por Mario Olguín Kemp

Mas, independentemente da guerra de números que virá, deve-se ter em mente que a sociedade chilena foi novamente estuprada e indignada pelas forças armadas e de segurança.

Chile: o show neoliberal e seus rostos violentos

por Mario Olguín Kemp

Memória.

O Chile (1973-1990), como o Estado espanhol (1939-1975), é o tipo de sociedade que sofre de trauma violento causado por ditaduras ferozes e mortais, que cobriam suas costas com sólidas âncoras institucionais e geravam uma pegada traumática na memória para a grande maioria das pessoas. Os franquistas da Espanha se gabavam de que o ditador deixasse tudo “empatado e bem empatado”: a unidade da Espanha, a ordem social e a ordem econômica. No Chile, Pinochet e Pinochetismo foram responsáveis ​​por fazer algo muito semelhante à Constituição de 1980: impunidade sobre forças militares, privilégios e ordem social capitalista.

Agora a direita governante não sabe como silenciar a memória de brigas de rua, lutas sociais, protestos e panelaços expressados ​​nos dias de hoje, que foi o que reviveu nos filhos e netos daqueles que a ditadura não conseguiu matar ou silenciar. As imagens de violência policial, primeiro e depois as do Exército e da Marinha atravessando praças com brincadeiras de crianças e as ruas revogam, no Chile, os anos passados ​​pela ditadura, quando as forças armadas e seus agentes estavam andando pelos bairros sob arma de fogo, jovens, mães e trabalhadores com seus filhos. Algumas imagens que nunca pensamos em ver novamente. E infelizmente eles estão aqui novamente. Quem diria?

Um modelo econômico violento.

O modelo neoliberal apresentou o Chile como um espetáculo alegre, mas cujo fim é triste e doloroso. O Chile, esse “modelo de sucesso” percorreu essa oligarquia nacional pelos quatro cantos do mundo, mas que, na verdade, é um circo triste, falso, desonesto e irreal, no qual a sociedade chilena foi o leão que recebeu o chicote do mestre domador para a surpresa do público mundial. E este leão, quando ele deu um golpe, o domador ofereceu um chicote mais curto e menos robusto, para continuar com o show. Refiro-me ao plano social de Piñera no início da semana: mais um engano. O que o dono do circo ia fazer? Arruinar o negócio?

Tímidas ações constitucionais e legais desde a década de 1990 nos convidaram a acreditar que a violência ditatorial seria julgada seriamente e que o direito crioulo havia sido democratizado. Os tempos de horror estavam no passado, pensamos. No entanto, a violência que supostamente deixou de existir foi continuada pelo povo mapuche, a juventude mais humilde das cidades (bairros periféricos) e trabalhadores em luta. E por alguns anos, Mapuches e agora estudantes e jovens precários explodiram, para os quais o restante dos setores de trabalhadores e aposentados se juntou aos protestos. De repente, percebemos que o protesto pacífico foi desconsiderado e que a militarização policial do Muro Mapu mudou-se para grandes centros como Santiago, Concepción ou Valparaíso.

E há também a violência econômica desse sistema neoliberal. O historiador Mario Garcés apontou bem quando disse que era necessário entender que esse surto social agia sobre símbolos concretos: o metrô, que representava o orgulho do poder estatal, o melhor metrô da América Latina, também era o mais caro. E as cadeias de farmácias, shopping centers e supermercados que representam, na rua, o poder econômico. Estabelecimentos saturados de produtos e acesso ao crédito, mas que os setores mais humildes e de classe média não podiam acessar com normalidade e satisfação, mas apenas por preços e interesses abusivos.

Um ultraje para o povo do Chile, novamente.

Estamos agora em um ponto de descrença, de semi-choque, mas não de inação. Enquanto o povo desafia os toques de recolher militares (sexto dia) e se junta às mobilizações, acrescenta-se o fenômeno da auto-organização de conselhos em bairros, ruas e centros de trabalho e estudo cujo horizonte de demanda pode ser pensado em três vezes. O mais imediato: o fim da militarização e a recuperação das liberdades dos cidadãos. A médio prazo: a renúncia de Piñera e, a mais distante e ambiciosa: a convocação de uma Assembleia Constituinte para uma nova Constituição.

Enquanto pensamos nas soluções organizadas pelo povo, em paralelo também queremos acreditar que a repressão cessará, que a violência do Estado não causará mais mortes, que os detidos não são tantos e que as violações de mulheres são poucas. Infelizmente, as estimativas da violência política do estado estão em alta. Há relatos de centros de detenção ilegais, como o metrô Baquedano, próximo à Plaza Italia, o centro das manifestações. Há um número considerável de pessoas presas e desaparecidas. Até casos de centenas de notícias como a de uma menina de 12 anos que recebeu um tiro da polícia ou invasões em prédios particulares sobre líderes estudantis.

Mas, independentemente da guerra de números que virá, deve-se ter em mente que a sociedade chilena foi novamente estuprada e indignada pelas forças armadas e de segurança. E por muitos anos, o ultraje veio do poder econômico dos grupos Luksic, Piñera, Matte, Paulmann. Poderosos grupos da capital que a exploravam incessantemente, acreditando que isso sempre “um pouco mais” nunca terminava. Assim, podemos dizer que o ultraje social e econômico já está feito. Para silenciar a demanda por justiça social, o governo se limitou a oferecer um pacote escasso de medidas e pediu a seus ministros que pedissem desculpas pela má visão e contato com a realidade do povo. Em suma, é o perdão da vítima quando o dano é causado. Foi um erro ridículo e falso. O programa de democracia neoliberal terminou da pior maneira possível.

Mario Olguín Kemp, sociólogo, PhD em História Contemporânea U. de Zaragoza.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Detesto de morte todos os economistas neoliberais, mas exite um em especial que amo odiar: Milton Friedman. Embusteiro profissional, ninguém como ele sabia usar o cinismo retórico para propagar o evangelho neoliberal. Mentia, distorcia, manipulava. Era mestre em usar sofismas e falácias para propagar seu credo. Nenhuma das suas ideias tem valor algum. Não servem pra nada…. Nossos picaretas pastores evangegues devem muito a ele…
    Pois bem, esse picareta consumado escreveu uma obra prima da hipocrisia econômica, o tal “Capitalismo e Liberdade” onde tenta argumentar que uma não vive sem a outra….
    Não é bem o que estamos vendo pelo mundo afora: capitalismo não tem nada a ver com liberdade. Ele só prospera num ambiente autoritário, onde a primeira a ser sacrificada é justamente a liberdade. Ou seria uma mentira dizer que o filho mais querido do capitalismo é justamente o fascismo? A história, sempre ela, mostra que não: só idiotas acreditam num embusteiro como o Friedman.
    E o Chile, cujo golpe fascista Friedman apoiou, está mais uma vez para mostrar que o neoliberalismo só serve para propagar miséria e que seus ideólogos são consumados canalhas.

  2. O discurso de Pinera, que bem sabemos no Brasil ou Argentina, que tem RGT ou Clarin como caixa de ressonância, não colou no Chile. Num dia, bandidos e criminosos cuja pátria estava em guerra. No outro, o Povo do qual ouviram a voz. É muita canalhice !! Só comparado às manifestações brasileiras, rotuladas pela Imprensa Lacaia como Blockbusters, quando não é direcionada a partir da ideologia que a convém. Para Nós Brasileiros, serve como uma oportunidade histórica onde podemos nos antecipar aos erros que já foram cometidos por outras Nações. Esta aí Equador, Peru, Chile ou Argentina para sinalizarem as mudanças de rumo que podemos antecipar. Demonstrar que a Greve dos Caminhoneiros direcionou o rumo nacionalista, independente, democrático, libertário que devemos seguir. “Do Povo, pelo Povo, para o Povo. O fim do cabresto e deste Estado Ditador Absolutista Caudilhista Esquerdopata Fascista que trará a convulsão social, já antecipada por Nosso Vizinhos. Escravidão, Burocracia, Estado Parasitário que inflam e mantém preços absurdos e estratosféricos para a sua manutenção, como políticas abjetas de Fundos Partidários e outras milhares de excrecências. A oportunidade histórica novamente bate á porta do Brasil. A imbecilidade não pode continuar sendo nosso guia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador