Colunista da Folha já faz campanha por Doria presidente em 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Folha de S. Paulo divulgou, nesta quarta (15), texto de um colunista da casa defendendo a candidatura de João Doria a presidência da República, em 2018, pelo PSDB. O GGN antecipou que o prefeito de São Paulo deve ser escolhido pelo tucanato por falta de opção, contrariando a vontade de Geraldo Alckmin, Aécio Neves e José Serra. Ao contrário da tríade, Doria não deverá sofrer os desgastes da Lava Jato.
 
Leia mais: Entra em campo o fator João Doria, por Luis Nassif
 
Por Leandro Narloch
 
Na Folha
 
Alckmin, Aécio, deixem Doria ser presidente
 
Não tenho a menor ideia se João Doria será um bom prefeito de São Paulo. Mas o pouco que sei sobre ele é o bastante para considerá-lo o melhor candidato tucano à presidência. Doria não está manchado pela Lava Jato, é muito bom de marketing e tem mais habilidade social e capacidade de unir a direita que Aécio Neves ou Geraldo Alckmin.
 
Aécio mal consegue ganhar uma eleição em Minas Gerais. Foi derrotado por Dilma em seu próprio Estado; seu candidato a prefeito perdeu para um cara do PHS.
 
Mesmo se escapar do inquérito solicitado pelo procurador Rodrigo Janot, Aécio terá a imagem manchada pelas notícias que o relacionam à Lava Jato. Não será renovação, e sim mais do mesmo.
 
Já Alckmin, na eleição de 2006, conseguiu a proeza de ter menos votos no segundo turno que no primeiro. O trauma da derrota deveria ser suficiente para ele nunca mais disputar a Presidência.
 
Naquela campanha, Lula o acusou de privatizador. Alckmin caiu no jogo. Cena patética, apareceu vestido com um boné do Banco do Brasil e jaqueta repleta de logomarcas de estatais, o que só deu força à acusação de Lula.
 
Doria faria diferente em 2006. Chamaria privatização de “desestatização para o povo” e anunciaria a partilha das ações das estatais entre os brasileiros.
 
Por muito tempo o PSDB foi uma oposição amestrada, que corria atrás da agenda pública imposta pelo PT. Comportamento raro entre os tucanos, Doria não tem medo de marcar posição e impor sua agenda. Diz sem medo que fará o “maior programa de privatização da história de São Paulo”.
 
Essa coragem entusiasma a direita. Quem votaria em Bolsonaro ou em Ronaldo Caiado fica mais tentado a voltar para o PSDB. Doria tem mais chances de unir direita xucra, a direita moderada e a direita festiva.
 
Alckmin, com aquela cara de engenheiro, de picolé de chuchu, é o avesso do Rio de Janeiro ou do Nordeste. A imagem de anti-brasileiro cola muito bem nele. Entre um poste e Alckmin, cariocas e nordestinos votarão em peso no poste.
 
Já Doria tem mais carisma e habilidade social. Conciliador, vai andar de bicicleta com os cicloativistas. Tem um toque de Berlusconi, de Silvio Santos. Dá entrevista vestido de gari, aparece de madrugada varrendo o lixo deixado pelos blocos de Carnaval. Lembra também Boris Johnson, o ex-prefeito de Londres que faz um tipo conservador fanfarrão e sincericida.
 
Alckmin, Aécio: deixem de lado essa fixação com a presidência. Muito mais divertido ser conselheiro do presidente, talvez embaixador em Roma ou Nova York. Presidentes ficam tempo demais sob holofotes —e João Doria gosta muito mais de holofotes que vocês
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele está coberto de razão.
    A

    Ele está coberto de razão.

    A minha aposta de alternativas para o pós-Temer são:

    Caso continue em banho-maria o País, mem 2018 vencerá Dória ou Marina, com mais chances para o primeiro.

    Caso piore muito poderá haver rompimento institucional, dai quem Governará será Gilmar (aliás ele já manda por que não mandar de fato?) ou algum General. Vilas Boas ?

    Caso melhore muito, hipotese pouquíssimo provável, há chances de Meirelles virar Presidente.

     

    Em todos os cenários, nada de Lula, Ciro, PT. Nem em sonho eles terão chances, na minha avaliação.

     

  2. Se havia alguma duvida a

    Se havia alguma duvida a respeito,que a dissipem.Lá vem Doria com essa cara de menino que bafa o pirulito dos outros guris,sem nenhuma compaixão.Deu caneta,drible da vaca,banho de cuia em Geraldinho Alkimin,o mais mediocre politico brasileiro de todos os tempos.Ouço dizer que São Paulo é o tumulo do samba.É bem mais que isso.É a maior parideira de politicos salafrarios,cretinos e larapios do mundo.Nem as ditaduras africanas,pare um politico como João Doria e Geraldo Alkimin.Duas infelicidades. 

    1. Fala bobagem não, Juninho. A

      Fala bobagem não, Juninho. A frase dita por Vinícius, “São Paulo é o túmulo do samba” foi proferida num outro (veja bem, OUTRO) contexto. Quem desconhece o samba de São Paulo bom sujeito não é, pode até ser bom da cabeca mas é doente do pé. Agora, politicamente, toda razão a você. E olhe que se esqueceu de Serra, Maluf, Aloysio, Kassab, Marim, etc., etc.,. Tirando Haddad (legítimo) e Lula (adotivo) até no PT é necessário garimpar muito para encontrar mais um, ao menos entre os vivos.

  3. Alckimin é um fenomeno a ser

    Alckimin é um fenomeno a ser estudado = um governador que domina por 14 anos o estado mais rico do país e não consegue ficar atrás de uma anomalia como Bolsonaro demonstra como sua admnistração é pífia. O símbolo perfeito são as ruínas do monotrilho. João Dória é o nome da direita nesse momento. Agora vamos ver se João Dória sobrevive ao fogo amigo que sofrerá dos caciques tucanos – aliás, a única atividade que esses líderes são excelentes, vide o fogo amigo que todo candidato tucano sofre nas eleições presidencias. 

  4. A direita está aceitando,

    A direita está aceitando, para candidato a presidente,  qualquer coisa, desde que tenha votos. A máquina de propaganda Nazi-Globista terá que se superar.   

  5. dória? aécio?
    narloch?! seria

    dória? aécio?

    narloch?! seria ‘divertido aécio ser embaixador em roma’?

     

    ta maluco? ta vendendo td?

    tu tá cracudo!

     

    se liga rapá. envergonhando sua fámilia….se importa não?

    desejo melhoras, mais leitura e aperfeiçoamento de seu senso critico, semancol e noção profissional.

    seja jornalista. ou então vai ser outra coisa…não finja ser jornalista;

  6. E vai ganhar.
    João Dória é a

    E vai ganhar.

    João Dória é a cara do nosso povo Safado e sem vergonha !!!

    O Brasileiro precisa chorar muitas lágrimas de sangue para se purificar.

    Pena que quando ele perceber, o país vaiter virado um Haiti.

  7. São 4 nomes de peso. Em

    São 4 nomes de peso. Em primeiro, Aécio Neves, com 54 milhões de votos nas últimas eleições e participação extremamente ativa no cenário político nacional. Em segundo, Geraldo Alckmin muito fortalecido com o seu excelente governo tendo sido reeleito num único turno; em terceiro José Serra, um pouco desgastado com a falta de apoio como ministro do governo Temer, mas que sempre surpreende nas decisões internas do partido. Já o Dória é a sensação. É dono de uma excelente postura política e, embora ainda seja uma promessa, tem tudo para ser apoiado por todos dentro do PSDB. Soma-se a todos esses fatores, o fantástico desempenho dos tucanos nas últimas eleições. Se Lula ainda tiver presença de espírito, encerra a carreira saltando de banda pondo outro no seu lugar.

    1. Nomes de peso nas planilhas de propina da Odebretch

      O senhor Lima Duarte provavelmente veio do espaço… nunca ouviu falar de uma tal de Lava-Jato??? Careca, Santo, Mineirinho??? Fazer uma análise política sem citar que seus “nomes de peso” estão afundando na lama da Lava-Jato só pode ser piada.

      ESSE COMENTÁRIO FOI TÃO CÔMICO QUE RESOLVI COMENTAR TUDO:

      São 4 nomes de peso. Em primeiro, Aécio Neves[O MINEIRINHO DA ODEBRETCH], com 54 milhões de votos nas últimas eleições[E MAIS 10 MILHÕES EM LIECHTEISTEIN, 1/3 EM FURNAS… DEPOIS DE MAIS DE 10 DELAÇÕES NAS COSTAS, FICOU ABAIXO DE BOLSONARO NAS PESQUISAS… EM UMA CAMPANHA SERIA REDUZIDO A PÓ NAS PROPAGANDAS E DEBATES] e participação extremamente ativa no cenário político nacional[PARTICIPAÇÃO ATIVA NA DESTRUÇÃO DA ECONOMIA NACIONAL JUNTO COM CUNHA… DEPOIS PARTICIPOU PARA SE BLINDAR DAS ACUSAÇÕES QUASE SEMANAIS]. Em segundo, Geraldo Alckmin[O SANTO DA ODEBRETCH] muito fortalecido com o seu excelente[EXCELENTE GRAÇAS A MANIPULAÇÃO TOTAL DA IMPRENSA QUE ESCONDEU TODOS OS CASOS DE CORRUPÇÃO(QUE FORAM MUITOS) E ESCONDER AS CAGADAS ADMINISTRATIVAS] governo tendo sido reeleito num único turno[MAIS UMA VEZ, GRAÇAS A IMPRENSA AMIGA]; em terceiro José Serra[O CARECA DA ODEBRETCH], um pouco desgastado com a falta de apoio como ministro do governo Temer[E MUUUUITO DESGASTADO PELOS 23 MILHÕES EM CONTAS DA SUÍÇA… AGORA COM MAIS UMA APARIÇÃO NAS PLANILHAS DA ODEBRETC TEVE QUE PEDIR PARA SAIR], mas que sempre surpreende nas decisões internas do partido[SURPREENDE PELOS GOLPES BAIXOS NOS PRÓPRIOS COLEGAS DE PARTIDO]. Já o Dória é a sensação[NOVO COLLOR… 100% PRODUTO DE MARKETING]. É dono de uma excelente postura política[A PALAVRA CERTA SERIA “FANTASIA”] e, embora ainda seja uma promessa[QUEM NÃO É?], tem tudo para ser apoiado por todos dentro do PSDB[ATÉ POR QUE, OS OUTROS ESTÃO NAS PLANILHAS DE PROPINA DA ODEBRETCH]. Soma-se a todos esses fatores, o fantástico desempenho dos tucanos nas últimas eleições[MAIS UMA VEZ, NÃO GRAÇAS AOS SEUS MÉRITOS… E SIM GRAÇAS À SUA BLINDAGEM JUDICIAL E MIDIÁTICA… E AO ATAQUE SELETIVO AO PT]. Se Lula ainda tiver presença de espírito, encerra a carreira saltando de banda pondo outro no seu lugar.[SE O PSDB TIVESSE PRESENÇA DE ESPIRITO… SALTAVA DE BANDA PARA A CADEIA QUE É O LUGAR DE BANDIDO LADRÃO DE MERENDA, COM CONTAS NA SUÍÇA E BLINDAGEM DE MIDIÁTICA/JUDICIAL]

    2. O mau desempenho do PT nas

      O mau desempenho do PT nas eleições municipais encheu  a tucanagem de ênimo para 2018 ( e outros partidos também, mesmo um outro do campo progressista ). Mas esquecem que nas 4  ( quatro )  vitórias recentes  do PT, para a Presidência,  havia ocorrido resultados pífios nas eleições municipais que as antecederam…

      Comemorando a vitória ante da hora?  Com esses candidatos  fraquinhos ?

       

       

      Vum  vê ,  hehe

  8. Linguagem chula

    Esse sujeito que escreveu o artigo é jornalista? Onde aprndeu? Na escola de Buscapé da Serra? As perguntas procedem diante da linguagem chula em um texto raso e inoportuno. Espera  São João para botar lenha na fogueira.

     

  9. Dória não teve tempo de entrar no esquema Odebretch

    Por isso é um nome forte… se tivesse sido eleito 4 anos atrás, hoje estaria nas planilhas da Odebretch… seria o “Almofadinha” na planilha.

  10. “Alkmim, Aecio, deixem o

    “Alkmim, Aecio, deixem o Doria ser presidente”. Se a sugestão for aceita, contando com o do próprio, já são 3 votos para o Dória. Falta só combinar com o povo.

    “Muito mais divertido ser conselheiro do presidente, talvez embaixador em Roma ou Nova York”. Já combinou com Lula ?

  11. Dória de presidente do Brasil?

    Dória de presidente do Brasil? Um país que já teve José Sarney, Fernando Collor e agora Dória, seria o começo do fim do mundo. Deus que nos livre de um fim tão triste.

  12. Vi o Datena três vezes

    Vi o Datena três vezes recentemente: na primeira, o Haddad era ainda prefeito e foi duramente criticado pelo “jornalista”. Disseram-me que isso acontecia direto na época. Há poucos dias vi duas puxações de saco explícitas de Datena ao “João”, (sendo uma entrevista chapa-branca). “O João” assim mesmo, íntima e publicamente chamado. 

  13. Mas Dória está firme com Alckmin

    Quem tenta semear a discórdia entre Dória e Alckmin não terá êxito.

    O governador sabe que Dória está fechado com ele.

    A campanha Alckmin Presidente é o que está por trás da decisão do prefake em tranformar moradores de rua em vendedores de sorvete.

    Venderão picolé de chuchu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador