Como o Judiciário reagirá à exposição de sua hipocrisia?, por Luis Nassif

Depois da última reportagem de Veja, sobre o dossiê Intercept, fica claro que as entranhas do Judiciário serão expostas. Não apenas as manobras com o TRF4, como com instâncias superiores, até bater no Supremo Tribunal Federal.

Ficará claro que a Lava Jato era apenas a peça inicial autorizada, os valentes sem risco, amparados pelo pode real (Judiciário, mídia), enfrentando um governo desarmado – em todos os sentidos, especialmente no sentido institucional.

Qual será a reação? Até agora acusados, juizes e procuradores, têm recorrido ao álibi Luis Roberto Barroso. Usam o argumento de que o vazamento foi criminoso para fugir de qualquer avaliação sobre o conteúdo exposto das conversas.

À medida em que o conteúdo da #Vazajato vai se espalhando, a parcialidade do sistema é exposta de forma ampla. Em países civilizados, haveria um constrangimento geral, a condenação dos atos por juízes, procuradores e juristas responsáveis, a crítica embasada da mídia, promovendo um ajuste em direção }a legalidade.

Mas o Brasil está no campo dos países selvagens, ocupado por um corporativismo feroz, que atropela todos os limites dos conceitos legais, da própria constituição. Então há o risco concreto da naturalização dos abusos.

Afinal, que juiz irá abrir mão das prerrogativas de um poder sem limites legais? Os juízes séries, evidentemente, aqueles que seguem os juramentos feitos ao longo da carreira. Mas qual a força deles? Que procurador colocará a dignidade do Ministério Público acima da solidariedade corporativa?

É uma boa aposta. Não aconselho colocar todas as fichas na hipótese da predominância da responsabilidade institucional.

Caro leitor do GGN, estamos em campanha solidária para financiar um documentário sobre as consequências da capitalização da Previdência na vida do povo, tomando o Chile como exemplo. Com apenas R$ 10, você ajuda a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel. Participe: www.catarse.me/oexemplodochile

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • a bilhões de anos-luz de Moro, Dallagnol, Globo et alli :
    ‘- ...é uma medida de coragem estar tão e de tal modo envolvido com um princípio que você o aplica não quando é fácil... não quando está de acordo com seu ponto de vista, não quando protege as pessoas que você gosta, mas quando ele defende e protege as pessoas que você odeia.’
    Glenn Greenwald
    https://en.wikipedia.org/wiki/Glenn_Greenwald

  • Se o governo é de esquerda, acaba em impeachment. Se é de direita acaba em pizza. É isso?
    Pelo andar da carruagem, todas as máscaras vão cair e vai continuar tudo na mesma.
    Nem o Conge vai cair ( me recuso a dizer o nome desse monstro), nem o dalanhinho ( outro monstro).
    Espero estar errado, mas é o que me parece.

  • Ante o curto e conciso comentário do Nassif, temos que pensar no seguinte: 1) Se fossem juízes, desembargadores, ministros, procuradores com mínimo de caráter, alguns se suicidariam e a grande maioria pelo menos pediria desculpas. Mas caráter não é o forte da maioria desses estrumes togados. 2) Como muito provavelmente naturalizarão suas condutas ilegais e criminosas, algo precisaria ser feito por outros que não eles próprios. Mas quem seriam esses "outros"? Fardados certamente não seriam pois a corja já andou se manifestando pró crimes de Moro e Dalagnol e restante da imensa quadrilha do judiciário e do Ministério Público. Aliás, esses fardados são piores ainda, já que entreguistas das riquezas do país à custa da miséria de seu povo, preconceituosos, idiotas ao extrema, cafajestes da caserna. 3) Então, esses "outros" teremos que ser nós mesmos. Mas com que enfrentaremos as armas dos fardados cafajestes e dos hipócritas togados? Irmos às ruas de mãos vazias, talvez tendo que enfrentar os fascistas imbecilizados pró boçalnaro? 4) Soluções não estão à vista. Que tenhamos, portanto, criatividade e vergonha na cara por nossa conta. Se púdermos pisar algumas baratas, pisemos. Se pudermos matar pernilongos, matemos. Se pudermos nos vingar nas moitas, nos vinguemos...até que um dia, quem sabe, tenhamos armas para enfrentar os vermes da direita para matarmos a todos sem dó....pois isso será uma limpeza necessária: matar fascistas.

    • O Bozo quer liberar a compra e posse de armas.
      Porque só os milicianos pró bozo podem se armar?
      Nós também poderemos.
      E porque não usá-las contra gente como o moro e outros vermes como ele?

  • O Judiciário é um organização criminosa. Está provado. E como tal, continuará a praticar crimes
    contra o Estado de Direito, contra a Democracia. Todos já percebem isso.

    A diferença é que agora, eles estão eviscerados e expostos como fuçuras de animais.

  • Se eu fosse apostar colocaria todas as fichas na hipótese da predominância da irresponsabilidade institucional. Os juízes e procuradores sérios não têm força porque são minoria e sabem disso. Basta ver como foi fácil juntar o agrupamento do piso, ligá-lo ao andar de cima e de cima do de cima. Mas é injustiça culpá-los apenas eles. Pelo menos a metade sul do país está assim. Metade sul do país, não da população, que deve superar em muito a metade. Moro continua sendo ovacionado e defendido publicamente, Greenwald é hostilizado e tem que viver recluso. O Nassif, com o bom senso de sempre, aguarda que em algum ponto do futuro a situação se reverta pela via institucional. Outros acreditam que só uma resistência violenta dará fim ao que acontece. Estes deveriam perceber que 1 cabo e 2 soldados desarmados aniquilarão o nosso "exército". Quando converso com meus botões eles me informam que a restauração pela via institucional vai ocorrer em 2519. Ou antes, através da violência. Sem data certa, será quando a fome e o ranger de dentes bater na porta da classe média. Só que essa via tem o risco de que morreremos todos.

  • De certo...
    pois para ter a coragem do Glenn é preciso estar com todos(as) ao alcance dos olhos e dos ouvidos ou da primeira transgressão divulgada

    transgressão para dar certo, obrigatoriamente tem que ser em cadeia, repetitiva

  • Glenn disse que tem muito material para divulgar e que ainda estão "muito mais próximos do começo do que do final".
    STF, STJ, PGR, TRF4 e muitos outros golpistas, que se cuidem.
    O "castelo dos golpistas" começou a pegar fogo e os bombeiros estão de férias.

  • "Mas o Brasil está no campo dos países selvagens, ocupado por um corporativismo feroz, que atropela todos os limites dos conceitos legais, da própria constituição."

    Esse é o ponto, Nassif:

    "com a devida vênia, parabenizo-o por colocá-lo em tela. Já que demonstras que pensa assim, folgo em sabe-lo! "

    "Todavia, não descure nem conceda indevidos desdouros acerca do poder e do abarcamento das vaidades e das veleidades do egrégio colégio de excelentíssimo senhores cavalheiros doutores. O imigrante, indistinto, aguardentoso e ignóbil molusco apedeuta, porquanto, fica, para o o bem geral do congresso bem aventurado, peremptoriamente obliterado de quaisquer conciliabulos sediciosos que aziaguem a boa paz dos cidadaos de cabedais."

Recent Posts

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

5 minutos ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

16 minutos ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

1 hora ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

2 horas ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

2 horas ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

3 horas ago