Desculpem-nos, Médicos cubanos, pelo meu Brasil colônia e corona, por Djefferson Ferreira

Desculpe-nos pela atitude dos nossos governantes que elevaram o individualismo e o cinismo à categoria do espetacular

Desculpem-nos, Médicos cubanos, pelo meu Brasil colônia e corona

por Djefferson Ferreira

O objetivo deste artigo é singelo: tentar demonstrar que a ingratidão e a exploração são alguns dos “princípios” que guiam a maioria da classe média brasileira. Além disso, trata-se de um pedido de desculpas aos médicos cubanos pela atitude dos nossos governantes que perderam a capacidade ruborizar, isto é, um pedido de desculpa por conta dessas pessoas que, elevando o cinismo e o individualismo à categoria do espetacular, perderam a capacidade de ficar vermelhos de vergonha.

Pois muito bem. 

Sábado, no metrô, um casal de classe média queria puxar assunto comigo sobre o corona vírus. Num dado momento da conversa, o marido disse à esposa – que parecia não concordar com ele, mas ouvia tudo sem falar nada, talvez (ou com certeza) por medo –, o seguinte: 

– agora é trabalho em casa, tudo home Office. As crianças também ficam em casa. Ninguém sai! A nossa parte nós estamos fazendo. Mas de que adianta se os moradores de favela não fazem a parte deles?

Como ele queria assunto, perguntei o seguinte: – as crianças de escolas públicas, maioria moradoras de favelas, estão com as aulas suspensas para ficarem em casa e, assim, serem protegidas, certo?

 – Certo. Elas são as que mais precisam ser protegidas. Nossos filhos também vão estudar em casa, online, respondeu ele.

Então emendei: – se as crianças são as que mais devem ser protegidas, como você acha que elas estarão protegidas em casa, sozinhas, se a mãe delas, sua empregada, tem que vir no ônibus lotado, em pé, pra trabalhar pra você?

No país que você mora, a escola não é só um local de ensino; é também de alimentação. Se você não sabe, há crianças que só almoçam na escola. Ficar em casa para algumas crianças, portanto, significaria morrer de fome, seja porque somente comem na escola, seja porque muitas mães, que poderiam cuidar delas, estão na sua casa, fazendo comida pra você, sua mulher e seus filhos.

Então, por favor, quando você disser que as faveladas e os favelados não fazem a parte deles, pense se há alguma responsabilidade da sua parte nisso, afinal, diante de uma pandemia que ameaça a população idosa e pobre desse país, será que você não poderia, ao menos neste momento, fazer a sua parte para que a empregada doméstica pudesse fazer a parte dela?

A conversa parou por ali. E isso me fez pensar que o corona vírus traz à tona também (ou, sobretudo) a desigualdade e os privilégios, além de escancarar a herança escravocata que ainda subsiste neste país, como tentei explicitar na coluna que escrevi sobre o casal de classe média, contaminado com o corona vírus, que mantém a empregada doméstica trabalhando para eles.

Quanto a este ponto, aliás, impossível deixar de fazer menção à ingratidão e exploração, o que se observa, também, com o pedido de socorro aos médicos cubanos, de novo, sem nenhum pedido de desculpas. Ou seja: sem baixar a cabeça por vergonha, sem nenhum constrangimento, sem nenhum pedido de desculpas, sem nada, os médicos cubanos serão chamados novamente. Alguém precisa pedir desculpas aos médicos cubanos. 

Pois faço: – O nosso pedido de desculpas a vocês, médicos cubanos, pelo cinismo de nossos governantes!

O nosso pedido de desculpas se deve pelas atitudes daqueles que perderam a capacidade ruborizar, isto é, desculpa por conta dessas pessoas que não ficam mais vermelhas de vergonha. 

Desculpe-nos pela atitude dos nossos governantes que elevaram o individualismo e o cinismo à categoria do espetacular, tal como Bucaram, que, como um precedente de menosprezo aos mandatos que as sociedades outorgam a seus representantes, fez do cinismo sua forma de fazer política, quando, por exemplo, nomeou um de seus filhos diretor da Alfândega e organizou uma festa para celebrar a conquista de seu primeiro milhão de dólares.

Desculpa pelos nossos governantes exibirem aquilo que deveria deixar qualquer um envergonhado, ruborizado. Desculpem-nos pela forma “Boris Casoy” com que lidamos com as informações: na frente das câmeras séria; com ela desligada, aos risos, externando àquilo que a maioria da classe média pensa sobre os garis: ““Que merda! Dois lixeiros desejando felicidades do alto de suas vassouras… Dois lixeiros… O mais baixo da escala de trabalho!”. 

Numa palavra final: desculpem-nos!

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou médico cubano, me sinto lisonjeado e contrariado quando leio este texto. Primeiro, desculpas aceitas, não porque vamos receber elas dos governantes!!!, simplesmente porque o momento nos urge, agora estamos todos no mesmo barco. Porque o Brasil necessita de médicos, enfermeiros, todos para passar por este momento difícil. Estaremos aqui, dispostos, como sempre fomos, para ajudar, viajar, colocar nossas vidas em risco, nossas famílias, vamos ajudar. Quando a necessidade supere á hipocrisia. Estaremos aqui, como sempre..podem contar connosco!.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador