Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Dono do Brasil toma o país de volta (PT e a ilusão de ser maior), por Armando Coelho Neto

Arte Geledés

Dono do Brasil toma o país de volta (PT e a ilusão de ser maior)

por Armando Rodrigues Coelho Neto 

Cena 1. Eu era presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e, tratando de assunto de interesse da categoria, ouvi do Chefão da PF: não sei quem manda no Brasil. Converso com o presidente Lula, ele me parece sereno e sincero. Chama ministros, assessores, toma decisões e batem o martelo. Saio da reunião, certo de que o assunto tratado está resolvido. Passa o tempo e nada acontece. Para ele, era como se algo ou alguém na obscuridade tomasse as decisões. Cá comigo, eu me dizia que o país tinha e tem dono, o PT ganhou nas urnas o direito de assinar papeis, sem nunca chegar ao poder.

Cena 2. Eu estava no interior de São Paulo, onde um ex-vereador de uma pequena cidade estava a receber o título de Cidadão do Município. Conversa vai, conversa vem, ele disse: você não é PT e vota no PT. O rio quando nasce é pequeno, a água é limpa e transparente. Mas, quando cresce as águas se avolumam, se tornam turvas e violentas. Ao passar pela curva arrasta todo o lixo das margens. O rio PT arrastou lixo na primeira curva e isso não vai dar certo. O PT vendedor de estrelinha na Praça da Sé, em São Paulo, vai transbordar feio quando a chuva chegar. Com meus botões, me disse: é como evangélico de araque, que quer o bem bom agora e não nos Jardins do Eden.

Cena 3. Sem ordem cronológica, o PT está crescendo e pode ganhar eleições. Vamos impor a lei seca, às vésperas das eleições. Na Polícia Federal, corruptos de carteirinha começam a construir discurso de esquerda, de olho na curva do rio. O comércio recebe recomendações para não permitir conversa política nos bares: é armação petista pra fazer campanha proibida. A militância do PT mostra força na boca de urna e cresce mais. Fazer boca de urna vira crime. Empresários reunidos na Av. Paulista decidem que “Lula não pode ser presidente de jeito nenhum”. Fernando Collor de Melo (candidato da Globo e das elites) leva Miriam Cordeiro, ex-namorada de Lula, para dizer que ele lhe ofereceu dinheiro para ela abortar. A TV Globo edita o último debate entre Collor e Lula. Vale o decidido na Av. Paulista.

Cena 4 – Com 61,27% dos votos válidos, Lula é finalmente eleito presidente e, apesar da Cena 1, se torna o melhor presidente da história. Os donos do Brasil não gostaram. Lula era o macaco na cristaleira que iria quebrar tudo, era pra ter caído no primeiro mandato. Lula se reelege e elege Dilma Rousseff, que também se reelege. O prazo de validade da democracia de fachada vence. Eclode o golpe com supremo e tudo. Mas não pode dizer que é golpe. Na maior farsa jurídica nacional, quiçá do mundo, Lula é condenado, preso. A justiça tenta legitimar o golpe, rasga a Constituição, atropela a Organização das Nações Unidas e a farsa eleitoral se consuma dentro de outra farsa, que sai vitoriosa. O Coiso vence na fraude, mas ainda não pode chamar nem de fraude nem de golpe.

Cena 5 – No dia 19 de dezembro deste ano, atendendo pedido judicial do PCdoB, o ministro Marco Aurélio Mello, da dita Suprema Corte, determinou a soltura de presos condenados em segunda instância, pois fere a Constituição. Reafirmou seu entendimento de sempre sobre a matéria. A decisão do ministro só poderia ser reformada por ele mesmo ou pelo colegiado, segundo já sacramentado no STF. Mas o ministro Dias Tófolli cassou a sentença horas depois. Se posta em prática, o ex-presidente Lula estaria entre os beneficiados.

Epílogo. Conforme a Cena 1, ninguém sabe ainda quem manda no Brasil. Há meras suposições sobre isso. Já pela Cena 2, o PT levou para o STF muito lixo das curvas do rio, e esse lixo está soterrando a Constituição Federal. A mudança de regras no Brasil gira em torno do que pode prejudicar o Partido dos Trabalhadores. É o que se deduz da Cena 3. Conforme Cena 4, o diabo quando vem não se apresenta como tal e sim como anjo, assim como a ditadura de 1964 se apresentou como “a redentora”. Portanto, continua não sendo possível chamar o golpe pelo nome, nem a farsa de farsa. A Cena 5 permite concluir que o ministro Marco Aurélio (conhecido como voto vencido) ou não entendeu que é golpe, ou está no golpe, ou peitou o golpe, sabe-se lá por que.

Quem manda no Brasil? Mistério. O que há de certo é que, na marra, o dono pediu o que é seu de volta, e o Exército Brasileiro, que bate continência pra canalha, resolveu entregar. O PT que viveu a ilusão de ser maior está voltando ao tamanho original e ainda corre o risco de entrar para a ilegalidade.

Armando Rodrigues Coelho Neto – jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-integrante da Interpol em São Paulo

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que sustenta a narrativa
    O que sustenta a narrativa que ainda estamos numa democracia é a mídia canalha, quadrilheira e assassina…..

    Nunca se esqueçam do papel desses vagabundos, não só nos dias atuais, SEMPRE, a mídia quadrilheira sempre apoiou a parte podre contra o povo…..o restante são os lojistas de sempre…….mas esse é um assunto que não se trata a mesa, até por que o maitre…. é lojista também…….

  2. Brasil, Colonia de

    Brasil, Colonia de Banqueiros! É a realidade que a esquerda globalista, “esclarecida” , “humanista” e que confortavelmente assentada em cargos públicos insiste em não enxergar, pois teria que sujar as mãos! Maduro está enxotando o dolar da venezuela, as sansões são um custo que a esquerda nutela não quer pagar.    Imagina!?!?   Viver sem um ideário de um filme hollywoodiano!?!?    A esquerda brasileira é tão MACACA quanto a direita!   Se merecem!   Esta é a conclusão que chego depois de todo este cenário de filme ruim!     De volta a lancelot Link!    É o brasil que mesmo por razões diferentes, a esquerda e a direita brasileira merecem e desejam.   ” Estamos lutando contra dinastias financeiras, lutamos contra a plutocracia. O mundo pode escolher: ou todo poder ao capital ou a vitória do trabalho”. Frase atribuida a única pessoa que REALMENTE LUTOU contra o capital em toda a história. O resto foi so retórica e covardia. 

  3. Vardades

    Parabéns pelo texto. A nossa realidade é que somos apenas uma colonia onde nossos militares cuidam da Soberania “DELES” os verdadeiros Donos, que fazem nossos militares de Capacho de 5ª CATEGORIA que é o que são: Equinos a serviço dos Donos.  

  4. 6

    Meia dúzia de famílias são donas de mais da metade da riqueza gerada em todo o mundo.

    Como no tempo dos reis.

    Eu não tenho dúvida de quem manda no Brasil.

    E no resto.

  5. Quem manda no Brasil.

    Bom dia

     

    Parabéns pelo texto, Armando.

    Concordo com o que Você escreveu no fechamento do artigo. Mesmo de longe,  sem grande capacidade de análise, ficou claro para um ex-militante petista como eu, que o PT se deslumbrou –não sei se esse é o melhor termo — com o poder e achou (suas lideranças) que poderia governar sem confrontar a elite brasileira, talvez a mais perversa do mundo, como bem escreveu o Professor Jessé Souza. E além de não confrontar a elite, acreditou que os militares estavam “convertidos” à democracia !!!

    Por fim, os enormes, gigantecos erros na nomeação desses ministros do STF,  a inoperância do Ministério da Justiça durante o governo Dilma e a própria ingenuidade política da ex-presidenta. Como Você bem salientou, os donos pediram o poder de volta que, a bem da verdade, jamais haviam perdido.

    Faltou muita coisa às lideranças do PT nos últimos anos. Principalmente capacidade de análise estratégica, ou seja, a longo prazo, do funcionamento das estruturas do poder político. Os sucessos obtidos nos governos de Lula foram táticos e merecem elogios mas foram incapazes de evitar a derrota que agora todos amargamos.

     

    Um abraço

     

     

     

     

     

     

    1. se deslumbrou ou sempre soube

      se deslumbrou ou sempre soube do seu tamanho e limitações ?

      FATO – LULA, tivesse peitado a tudo e todos, não teria feito o governo MARAVILHOSO, recheado e pontuado de pequenas revoluções, que fez, principalmente junto ao povo CARENTE e necessitado  ..e ainda saído com 87,5 % de aprovação após OITO anos no Poder

      Já DILMA, ex pdt recém chegada ao PT ..com toda proza e banca de letrada, quebrou a cara  ..e de troco, o país foi junto dando hoje chances a um PSICOPATA de nos comandar

      Resumindo, governar é uma ARTE que raríssimos humanos conseguem compreender e exercer

      1. Bobeira

        A grande bobeira, o passo em falso que mudou a sua história e a do Brasil, foi Lula ter concordado com a reeleição de Dilma, cujo primeiro governo já não tinha sido lá essas coisas. Fosse  candidato, Lula teria sido eleito sem dificuldade. A Farsa Jato não teria destruido a engenharia nacional e a Petrobrás,  nossa economia não teria mergulhado, levando junto os empregos e o país não estaria desmoralizado internacionalmente.  Hoje, provavelmente, em lugar da barbárie  que milhões de minions eleitores escolheram, estaríamos festejando mais um mandato de Lula ou o de algum aliado.

        1. Concordou ? Ou a ele foi

          Concordou ? Ou a ele foi imposto não mais retornar  ??!!

          Veja o GOLPE ?! Fizeram de tudo pra LULA não voltar  ..o JUDICIÀRIO, não escondeu nem esconde, se sujou e AINDA se suja como um PORCO LOUCO se refestelando numa poça se lama  ..tudo pra manter LULA preso, contra as leis e a constituição, sobre risco de seus algozes enfrentarem CORTE MARCIAL em caso duma contra revolução (contra golpe)  ..tudo pra não ter permitido que LULA voltasse a nos governar (num projeto claramente de indepedência geopolítica)

          Não sei se antes ELE estava no acordo  ..mas, talvez, o próprio LULA nos deixe saber o que de fato ocorreu ..afinal, pq DILMA insistiu ? Pq adotou o plano LIBERAL de LEVY, traindo seus eleitores logo no 1o dia do 2o mandato ? ..e a LAVA JATO, que já corria, solta e idenpendente, cometendo toda sorte de CRIMES sob as barbas do PT ..enfim

          não se esqueça, desde que LULA foi eleito a direita tentou removê-lo  ..teve o mensalão, depois o toleraram  ..veio DILMA, a frustração (de 2013) e finalmente, a oportunidade de urdirem o golpe, colocando TEMER de vice  ..talvez aqui sim, LULA, sem muitas alternativas, teria sido traído ao acreditar – ou ter que aceitar –  que o armistício de 2013/14 com o PMDB era de verdade, e quem não se tratava duma etapa do golpe que viria

           

          1. É…

            . . . bem possível que você tenha razão, Romanelli. Aliás, como a Constituição não vale nada, mesmo para os ministros do Supremo, que têm por função primeira defendê-la, tudo é possível neste país. Mas, naquela ocasião, a meu ver, parecia ainda restar um pouco de pudor nos que comandavam as instituições. Se não pudor, como a sua característica mais evidente é a covardia, receio de afrontar a opinião pública, ainda não vencida pela publicada.

        2. Lula/Dilma
          Esse foi o ponto de não retorno de tudo. Tanto é que um dos Marinho (não me ocorre o nome agora) foi até Lula e disse eleição dele tudo ok ,mas reeleição de Dilma negativo. Mas Lula foi republicano…

      2. Romanelli

        Quase sempre concordo com seus comentários. Mas desta vez, assino embaixo. Lula sabia muito bem que um retirante nordestino jamais seria bem aceito pela nossa horrenda elite. Ele tentou , teve uma paciência que nem  Jó teria, somente quem já sofreu na pele o que o rascismo e a nordestefobia, o compreende.

        Abraços e bom natal “

         

  6. As voltas que o mundo dá

    Gosto muito dos artigos do Armando. são concisos , objetivos e cheios de boas coisas. A esquerda renasceu como a antitese do capitalismo. Inspirada nos tempos ancestrais, onde não havia poder ( dinheiro ou aquilo que possa ser representado como tal) , foi chamada de socialismo utópico, muito por conta de Tomas More. Marx, mas principalmente Engels, trouxeram o socialismo utópico para o mundo de então e desenvolveram o socialismo científico. Nascia aí a resistência a corrupção , a desigualdade e a tudo que se opõe aquilo que se tem como justo e fraterno. O radicalismo dos início, sofreu interferências de outras tendências, mais, digamos, flexíveis e assim nasceram a idéia da social democracia e da direita democrática. A esquerda e o discurso da honestidade sucumbiram sempre ao poder da direita, ligada as ideias que hoje chamamos fascismo. O rico é fascista (óbvio que há exceções) . A esquerda é insistente. Chega uma hora em que a insistência da esquerda vence a resistência da direita, mas o dinheiro e o sistema continuam com eles. A esquerda só tem, em princípio, o discurso e as boas intenções programáticas e por fim, sucumbe ao poder da direita. Com Lula não foi diferente. Embora o povão ainda o queira, basatando para isto vermos as pesquisas ao longo da campanha eleitoral e o afã em mante-lo preso, ele sofre a força da hierarquia do poder. Por isto é que o mundo dá voltas e termina no mesmo lugar. O rio purificado dará lugar ao lixo sempe. parece que este é o destino do homem. 

  7. Mas enquanto esteve no poder
    Mas enquanto esteve no poder o PT flertou/acercou-se justamente com os grandes, os gigantes empresários do país. Nisso ELA acertou “todo mundo vai perder”.

  8. O que é devastador é quando

    O que é devastador é quando você entende que há uma “visão de mercado” orientando tribunais, forças armadas e outras instituições que segundo eles, funcionam normalmente…

    Fica subjacebte a idéia de para onde…

    O interessante que a idéia de “para onde” não inclui as forças armadas nacionais…

    Pode ser qualquer coisa que possa agir como policia – não há nacionalismo – vão vender tudo! Até do pré-sal que geraria recursos para saúde e educação do povo!

    Até os generais estão sendo trouxas – se não há nacionalismo, prá quê forças armadas?

    Já estão pipocando no youtube vários videos onde oferecem cursos para você “ganhar sem trabalhar”, o famoso – Não trabalhe por dinheiro, deixe que seu dinheiro trabalhe por você e assim “Cada bilhão que se converter em viver de renda, mais dura deverão ser os cortes em saúde, educação e previdência”!

    Seremos o pais da jogatina dos juros, da prostituição do trabalho formal!

    Todo golpe é dado pela direita – apenas trocamos de grupos golpistas que a cada golpe se tornam ricos ou cada vez mais ricos!

    E se o povo compreender isso e tentar dar um golpe, ainda que seja pela real democracia e valores jurídicos para todos, ai eles chamarão isso de comunismo!

    Comunismo é uma ideia de sucesso entre golpistas de sempre!

    Vejam o prazer com o qual eles chamam alguem de comunista!

  9. Excelente texto. Pessimista.

    Excelente texto. Pessimista. mas como não ser no Brasil de hoje?

    A grande questão não é nem Bolsonaro, mas sim o fato dele ter sido eleito. Isso dá uma outra dimensão ao conceito de “analfabeto político” de Bretch. 

    É tipo assim, como se o povo brasileiro estivesse brincanco de “vamos eleger o pior presidente que possa existir?” Dai o Coiso apresenta as credenciais:

    Fascista, machista, misógino, homofóbico, racista, apologista de tortura, extermínio e todo o tipo de violência, incluindo o estupro. Despreparado, inculto, ignorante e obtuso. Corrupto de baixo nível e baixo clero e claro, falso moralista.

    E ái o pessoal diz: “É esse!” 

  10. EUA e o Wall Street

    Caro Armando,

    Você sabe muito bem quem manda no Brasil hoje. São os banqueiros, as organizações Globo e o PIB de São Paulo.

    Pois bem, como se não bastasse tem-se os EUA, país imperialista (em decadência) que tem horror em presenciar algum tipo de

    desenvolvimento nos países latinos, principalmente o Brasil, dono de vastas riquezas materiais, além de Wall Street

    que costuma comprar empresas estatais brasileiras a preço de banana. Isto é uma festa para os ricos de Wall Street.

    Porém, o título desse artigo merece uma pequena retificação, a saber:

    ” Donos do Brasil tomam o país de volta (PT e a ilusão de ser maior)

    Triste Brasil

     

  11. Todo país depende de suas forças armadas
    Sendo assim, Lula estava desenvolvendo um submarino nuclear e trazendo a fabricação de um caça supermoderno, o Grippen, que utilizaria mísseis ar-ar fabricados pela Odebrecht. Lula propôs a criação dos BRICS, o tirou do papel ( é um estadista ou não é?)
    Pois bem em minha humilde opinião isto tudo era pra ter forças para enfrentar o império americano, sobretudo, e ter de fato soberania.
    E aí, entram os milicos em cena.
    O golpe foi articulado pela lava jato com o apoio da inteligência americana. Mas, os milicos estiveram presente o tempo todo. Com sua visão parcial de nacionalismo ( um antinacionalismo, na verdade),com sua subserviência ao estrangeiro e seu ódio ao pobre. Sim, eles!
    Eles permitiram o golpe. Conduziram Lula ao cárcere. Permitiram a destruição da engenharia, do submarino nuclear, entregaram a Embraer, querem dar o…a…o…a base de Alcântara para os americanos, estão nesse governo com todos os absurdos que ele propõe.
    O Rio do PT pegou lixo na curva.
    O Rio dos donos do Brasil é um esgoto a céu aberto, cheio de bosta.
    Será que um dia o Brasil deixa de ser colônia?

    1. Não é Estadista

      Lula não é Estadista. Não como um Roosevelt, um De Gaulle, um Putin ou mesmo um Getúlio. Não se deixam surpreender por um revertério do tipo ser preso até mofar. Em último caso, vale a saída honrosa à prussiana. O Estadista é, antes de mais nada, um excepcional estrategista. Por exemplo, um estrategista destinaria para sempre, já no primeiro segundo, uma percentagem não desprezível do faturamento do pre-sal, ao reequipamento e à modernização das forças armadas. Aliás, coisa que o Chile faz com o cobre. Outra, um Estadista jamais daria o poder a uma pessoa completamente incompatível com um cargo de presidente da república, que exige, sobretudo, capacidade de diàlogo e de liderança. Lula indicou a Dilma, catástrofe anunciada. 

  12. A mim parece claro: quem

    A mim parece claro: quem manda no Brasil… ou melhor, na coisa pública brasileira, são os donos das empresas privadas atreladas ao dólar. Ou pelo menos, são esses os que têm mandado, por enquanto.

    Isso é bem comum em países novos: as pessoas que vieram para cá – e que ensinaram às que aqui nasceram – acham que este é um lugar que deve ser tomado para fins privados, que o que é público não tem dono, é de quem catar. Ainda leva um tempo até que conscientizemo-nos de que o Brasil é o nosso país, até que construamos uma ideia de coletividade, que aprendamos que enquanto o coletivo não estiver ok, o individual não estará. Até lá, viveremos o “cada um por si”, barbárie e terra-sem-lei, coronéis e seus capitães-do-mato, peões, oportunistas e atravessadores, todos a prejudicarmo-nos mutuamente.

    1. Nelson.

      Era um pouco longo e fiquei com preguiça de reescrever. Mas concordei com vc em alguns aspectos, só não concordando que os governos do PT não souberam escolher os ministros. Na minha opinião , as cartas já estavam marcadas , e qualquer um faria o que fizeram. A faca já estava no pescoço rsrsrs

      Bom natal para vc e família e grande abraço.

  13. O viés ideológico dos traidores

    Li os comentários de vocês e não vi um sequer que citasse os traidores internos do PT e das esquerdas.

    Alguém pode me dizer o motivo?

    Acredito que o Lula não tenha roubado, e que sua condenação foi injusta.

    Por outro lado, Palocci roubou. Qual o custo dessa traição dele para os governos Lula e Dilma?

    Dirceu foi preso. Qual o custo disso para o desempenho dos governos petistas?

    Genuíno, João Paulo, Gushiken, todos postos para fora da política. Qual o custo disso?

    Marco Aurélio Garcia morto. Quanto custou isso na hora de se preparar estratégias?

    Toffoli traiu o PT.

    Quem mais deveria entrar nessa lista?

    Tarso Genro? José Eduardo Cardozo? Mercadante? Pimenta?

    Como resistir a um golpe com tantos traíras te cercando?

    Ou não houve traíras e tô viajando?

    Quando procuramos culpados no lado de lá, não deveríamos estar procurando os do lado de cá?

  14. Sem justiça não ha paz social

    O que tem se passado com as leis no Brasil desde o julgamento da AP 470 no STF é escandaloso ainda mais que o governo brasileiro apresenta-se como uma democracia. Eh uma sucessão de arbitrariedade que arrebentou com as Garantias e com a Constituição Brasileira que ironicamente não festejou seus 20 anos neste 2018, o ano que se repete de 2013.

    Quanto ao Marco Aurélio Mello so no futuro saberemos o que de fato se passa dentro do Supremo Tribunal Federal. Meu palpite é que MAM, assim como Lewandowisk e talvez um ou outro, estejam tentando salvar uma réstia de dignidade dentro do Supremo. E um pouco de misericordia com o sofrimento de Lula e sua prisão durente o natal. 

    Boas festas e ouçamos a lista de musicas do Nassif e outras e vamos cantar, dançar, ler, contemplar. Quando os homens são excessivamente maus, a arte, as crianças e a natureza são balsamos e esperança para a alma. 

  15. É revoltante mesmo! Haja

    É revoltante mesmo! Haja injustiça e impiedade. Mas com tudo, quando a terra é abençoada, parece que as coisas não tem fim, haja minério de ferro, ouro, prata, bauxita, níobio, pedras preciosas das mais variadas, quartzo, breu, águas, árvores, plantas animais, (certo que muitos foram extintos), os próprios índios,500 anos de exploração e ainda tem, mais a ser explorado! Explorem miseráveis, um dia vcs pagarão!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador