Esqueçam o que ela escreveu, por Janio de Freitas

da Folha

Esqueçam o que ela escreveu

Transgênicos e religião associam-se para desmentir de uma só vez duas negações atuais de Marina

Janio de Freitas

O tiroteio verbal entre os candidatos à Presidência está estendido, por balas perdidas de Marina Silva, aos que nos jornais e na internet tratem de suas contradições atuais, pretensos desmentidos e outros malabarismos. Quem se ocupa desses assuntos faz, a seu ver, “uma das ondas de mentira, calúnia e difamação feitas pelo desespero dos nossos [lá dela] adversários”. Acusação exposta, agora, em Belo Horizonte.

O assunto pré-sal incluiu-se no centro da disputa eleitoral, o que vale até como indicador de surpreendente atenção de parte do eleitorado por tema assim sério. Daí que Marina procure fugir às restrições ao pré-sal que se ligaram ao seu nome. Mas não é tão simples a solução de culpar terceiros moralmente.

No dia 29 de agosto, formalizada já a substituição de Eduardo Campos, a seleção dos pontos mais importantes do programa de governo de Marina era divulgada com a inclusão desta proposta: “Redução da importância do pré-sal na produção de combustíveis” (“O Globo”). No mesmo dia, entre elogios a usineiros na feira de agronegócios em Sertãozinho (SP), disse Marina: “Temos que sair da Idade do Petróleo. Não é por faltar petróleo, é porque já estamos encontrando outras fontes de energia”. Depois, ao responder sobre a restrição ao pré-sal, repetiu: “Há outras fontes de energia”.

Marina Silva confirmou, portanto, a restrição presente no programa. E nele incluída pela revisão, para a sua candidatura, do programa do PSB e de Eduardo Campos. A propósito, o comentário feito aqui do novo programa, logo em seguida, notou que Marina Silva dava sinais de ignorar “o que é a Idade do Petróleo, que lhe parece restringir-se à energia”. E mencionava a clamorosa falta de percepção para a liderança do petróleo como matéria-prima, em derivados da produção industrial hoje essenciais à vida dita civilizada.

Palavras da própria Marina Silva comprovam que posição avessa às suas restrições ao pré-sal, e ao petróleo mesmo, não é mentirosa, não contém calúnia nem difamação. Ou, a haver, parte dela, ao acusar outros para se desdizer.

A segunda mais importante negação desejada por Marina é o seu condicionamento religioso. Frase sua, reiterada com diferentes formas: “Minhas decisões políticas não são ditadas pela religião”. Outra, esta em resposta a Patrícia Poeta e William Bonner no dia 27 de agosto: “Há uma lenda de que sou contra os transgênicos. Mas isso não é verdade”.

Colunista do carioca “O Dia”, Fernando Molica encontrou ao menos seis discursos da senadora Marina Silva, apenas entre 1998 e 2002, contra os transgênicos. Para contornar resistências, aliás, apresentou um projeto destinado a impedir a utilização dos transgênicos, de início, durante cinco anos. Depois, claro, seriam mais cinco, e outros mais.

Em continuidade, o “blog do Mário Magalhães”, no UOL, foi buscar um dos discursos de Marina Silva. Muito instrutivo: a senadora explica que condena os transgênicos com base em “cinco referências bíblicas” e “tendo em vista o lado espiritual”. Argumentos que torna mais substanciosos com a reprodução de um salmo em que é recomendado o respeito à integridade das sementes.

Transgênicos e religião associam-se para desmentir de uma só vez duas negações atuais de Marina. Mas não lhe falta também um modo peculiar, e muito adequado para as circunstâncias, de se desmentir. Está na adoção, como candidato a nada menos do que seu vice-presidente, do deputado gaúcho Beto Albuquerque, notório combatente no Congresso a favor dos transgênicos. E detentor de apoio eleitoral e financeiro da indústria de armas, contra a qual Marina Silva já se manifestou.

Fernando Henrique gostaria, ao que disse, de ver Marina Silva e Aécio Neves no mesmo governo. Pelo que as pesquisas sugerem, desejo para esquecer –como tantos outros esquecimentos inesquecíveis.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Marina é tão indecisa que

    Marina é tão indecisa que quando o eleitor pressionar o botão "Confirma", a urna vai perguntar 3 vezes se você tem certeza disso.

  • Marina e suas convicçôes

    De Xapuri até Recife  da  Marina "seringueira"  até os dias de hoje as derrapagens foram muitas, agradando sempre quem lhe oferecesse algum degráiu. Para um ser que se alfabetizou aos dezesseis anos  a moça subiu vertiginozamente; longe de mim dizer Ela não tem valor! Mas que é um caniço ao sabor do vento não tenham dúvidas.

  • Com seu talento invejável

    Com seu talento invejável Janio de Freitas interpreta e desmascara a nova opção dos coxinhas: Marina e a sua nova política. Com sua opção preferencial aos banqueiros, sonegadores trambiqueiros e ao Malafaia, cada dia ela tem um discurso se desdizendo e jogando no lixo seus próprios conceitos. Se ela evoluiu em conhecimentos nesse pouco tempo de campanha, pouco provável, ótimo. O eleitor já está conseguindo distinguir os oportunistas, não tanto como o Janio. 

  • Booora salvar o Pré sal! Vais

    Booora salvar o Pré sal! Vais ser épico, vai ser histórico! Dia 15 na Cinelandia, centro do Rio! Ato em defesa do Pre-Sal! Eu vou....

     Federação Única dos Petroleiros

    FUP E MOVIMENTOS SOCIAIS FARÃO ATO NO DIA 15/09 EM DEFESA DO PRÉ-SAL: Reunidos na sede da Federação Única dos Petroleiros, nesta sexta-feira, 05, os petroleiros junto com as centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis, definiram a realização de um grande ato em Defesa do pré-sal, da Petrobrás e do Brasil, no próximo dia 15/09, às 10h, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, com a presença do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    O ato está sendo construído pela FUP em conjunto com a CUT, CTB, UGT, MAB, MST, UNE, UBES, UEE, FETEERJ, UEE MPA E CNM, FAMERJ, FAFERJ, entre outros movimentos sociais.

    O objetivo do ato é alertar a sociedade para os riscos que sofre o projeto de desenvolvimento em curso no país, em função dos ataques contra o pré-sal e a Petrobrás.

    Em apenas oito anos, o pré-sal já produz mais de meio milhão de barris de petróleo por dia, gerando uma riqueza que será aplicada em educação e na saúde pública. Nos próximos 35 anos, isso significará R$ 1,3 trilhão em royalties que se destinarão à saúde e à educação dos brasileiros. Isso equivale a mais de dez vezes o atual orçamento do governo federal para essas áreas.

    "Tudo isso só está sendo possível em função dos investimentos e da competência da Petrobrás. Nos últimos 12 anos, os governos Lula e Dilma fortaleceram a estatal para que ela cumprisse o seu papel de empresa pública, gerando empregos e renda para milhares de brasileiros.", ressalta o Coordenador Geral da FUP, José Maria Rangel.

    Só os investimentos da Petrobrás representam 13% do PIB do país. Mas nem sempre foi assim. Em 2000, a participação da indústria de petróleo no PIB era de apenas 3%. A Petrobrás quase foi privatizada nos anos 90 pelos mesmos setores que hoje atacam a empresa e que querem interromper os investimentos no pré-sal.

    Por isso, as centrais sindicais e os movimentos sociais estão nas ruas, defendendo o pré-sal, a Petrobrás e o Brasil da ameaça de retrocesso. "Não permitiremos que este setor tão estratégico para o país caia novamente nas mãos dos que defendem a privatização do estado.", alerta Rangel.

    Fonte: FUP

     

  • A Maria Osmarina é exemplo

    A Maria Osmarina é exemplo (case, diriam os cabeças de planilha) acabado da picaretagem político-social: qualquer curva mal feita, reinventa a roda; já que se diz tão roleta-bíblica, esquece o principal (quer dizer, esquecer, não, que ela é ladina): ninguém pode servir a dois senhores ao mesmo tempo. Só espero que os eleitores consigam processar seus malabarismos-midiáticos-empulhadores na hora de votar.

    • Interessante. Um apelo de um

      Interessante. Um apelo de um programa eleitoral da verde em 2010 chamou minha atenção: "preste atenção na Marina" . Atendi ao apelo e fui pesquisar a lenda. Tem tanta informação disponível para um olhar atento. A conclusão foi a mesma que vc expressa em seu comentário: um embuste. 

      O comentário do Moraes (às 9:31) é bem ilustrativo.

  • Uso muito, mesmo, o

    Uso muito, mesmo, o verdadeiro nome dela, Maria Osmarina porque este caso tem tudo a ver com atores e personagens. Marina é uma personagem que chegou a colocar o Brasil em risco de um desastre institucional por que setores reacionários perceberam seu potencial eleitoral e "engordaram o porco" (sem querer ofender) para o dia da festa. Agora que ela tem que aparecer pra valer, revela-se a realidade. Personagem e atriz embaralham-se. Seus patrocinadores devem estar arrependidos, porque ela tem um passado tão bem definido que é difícil nestes tempos de internet enganar todo mundo. Marina está tentando agir como tantos demagogos que conhecemos, mas sobra-lhe passado e falta talento. Marina não servia pro papel, foi má escolha do diretor de elenco e do diretor da novela.

  • Esqueçam o que ela escreveu.rsrsrsrsrsrsrsrs

    Quando candidato diverge do seu principal assessor é porque a coisa não vai bem

    Ajuste fiscal e ações sociais virão juntos, diz Marina
    http://www.valor.com.br/eleicoes2014/3691274/ajuste-fiscal-e-acoes-socia...
     

    Giannetti, também  no Valor, diz com todas as letras que os compromissos na área social assumidos pela candidata do PSB serão cumpridos conforme as condições fiscais permitirem.  

    “É um erro grave – alerta – imaginar que o que está colocado no programa vai se materializar no primeiro orçamento. Não será o caso. É preciso construir condições adequadas para que isso possa acontecer ao longo do mandato”

     http://www.contextolivre.com.br/2014/09/giannetti-as-promessas-de-marina-sao.html

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

15 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

16 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

19 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

19 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

20 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

21 horas ago