Fachin condena os métodos da Lava Jato e defende um STF contra a irracionalidade, por Luis Nassif

Em discurso proferido no Tribunal Regional eleitoral do Paraná, o Ministro Luiz Robert Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou de forma eloquentes os processos judiciais baseados na convicção e no ódio. Defendeu os Tribunais Eleitorais, como aqueles capazes de julgar sem a polarização e o ódio que marcaram outros processos.

Alertou que os juízes julgam e também são julgados. Em uma possível alusão aos abusos do governo Bolsonaro, exortou todos a enfrentarem a falta de limites e as interpretações descabidas para que o país possa voltar a se encontrar na diversidade, na compreensão.

Caro leitor do GGN, estamos em campanha solidária para financiar um documentário sobre as consequências da capitalização da Previdência na vida do povo, tomando o Chile como exemplo. Com apenas R$ 10, você ajuda a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel. Participe: www.catarse.me/oexemplodochile

Trata-se de um discurso histórico que não absolve Fachin de todas as concessões aos abusos da Lava Jato nem devolve a fé no seu caráter. É relevante por demonstrar que a frente inquisitorial, da qual Fachin é um dos expoentes, ao lado de Luis Roberto Barroso, está se desfazendo por parte de quem sempre colocou a oportunidade à frente dos princípios.

Fachin voltou a ser o Fachin que a opinião pública achava que era, antes de assumir o STF. Mas terá que conferir na prática. As dúvidas sobre seu comportamento sao maiores que a conversão recente.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Com todo respeito ao otimismo do Nassif, falar é sempre mais fácil do que tornar ação aquilo que se fala. Vamos ver como Fachin se portará nos próximos julgamentos. Aposto meu minguado dinheirinho que naquilo que importa pros que mandam no país - a prisão de Lula - continuará o mesmo.

    • Caro Nassif:
      Desculpe pelo otimismo que te leva a crer que o Fachin voltou para o legalismno que a Constituição estabelece; Acho que esse discurso é apenas resultado do vazamento do DD em que ele diz ser um dos "nossos"; Infelizmente duvido que o teor do discurso que fez em Curitiba fosse o mesmo sem que houvesse vazado esse comentário do procurador

  • Nassif é otimista.
    Esse picareta não vale nada, só depois do Aha,uhu que se posiciona dessa maneira.
    Se nada fosse descoberto iria ficar nas trevas para todo e sempre.
    E tem mais, esses picaretas ainda tem que passar pelo teste de libertarem o Lula. Com pressão da FFAA e grande mídia.
    Discurso é uma coisa, quero ver ter ação.
    Na minha opinião continua na valendo nada, assim como: Barroso, Fux, Carmem Lúcia, Webber e Gilmar tucano.

  • Que o ministro perceba, que ao discursar ali para umas poucas dezenas de pessoas, sua fala agora vai ser amplificada para milhares, quiçá, milhões. O mais importante é que tenha sido discurso sincero e que suas ações representem seus ditos.

  • Francamente ..vc não tem jeito

    Seu otimismo em relação a um ser que já se mostrou incoerente e abjeto, chega a chocar

    Não acredito que estes golpistas voltem atrás.

    A probabilidade, data venea, é que estes caras arrumem QQ outra desculpa pra manterem os árbitros contra lula

  • Volta mesmo? Ou são apenas palavras, palavras e palavras que, neste momento mais "favorável" (a lava-jato deixou de ser tabu), confirmam mais ainda um lado politico oportuno, que não pode existir profissional e institucionalmente?
    Como o novo juiz da 13a. vara de Curitiba, que já mostrou a que veio, com um bloqueio de quase 100 milhões de um patrimônio inexistente?
    A ver...

  • Cabra sem vergonha, depois de descoberto todo os demandos da LAVA JATO, e dele mesmo, agora vem dar uma de honesto, o próprio coordenador da lava jato, fala que o fachin é nosso.

  • LUIZ FACHIN - O DISCURSO DE UM HIPÓCRITA

    No mesmo momento em que discursava, pomposo, apontando como deviam agir - ele e seus colegas juízes - Fachin continua mantendo violentamente encarcerado, contra todas as evidências e provas de que ali não deveria estar, um idoso ex-presidente da república de 73 anos de idade.

    Se não é um juiz canalha, Luiz Fachin deveria de imediato, de ofício e mesmo de férias - pois já aprovou precedentes nesse sentido do canalha Moro - determinar a liberdade de Luiz Inácio, como executor, em última instância, dessa sentença criminosa. Se assim não faz, pode o senhor Fachin engolir esse discurso de merda, proferido a pouca distância onde o ex-presidente está sendo violentado, ou pode ir à privada mais próxima defecá-lo. Pois não passará do 'nosso Fachin', cúmplice e protetor dos canalhas lavajateiros e do seu chefe Sergio Criminoso Moro.

  • Nassif é um bom cristão. Sempre perdoando e acreditando que o bom filho à casa retorna.
    Tomara que Nassif esteja certo e que Fachin deixou de ser o "Verme" como disse o jurista Wilson Ramos Filho, amigo de Fachin e família por 40 anos. Corrigir os erros é extremada virtude. E todos temos potencialmente essa capacidade. Mas o que move a Virtude é a Vontade.
    De minha parte vou esperar os votos de Fachin no Supremo. Esperançoso, também...

Recent Posts

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

14 minutos ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

25 minutos ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

2 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

2 horas ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

2 horas ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

3 horas ago