Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Gás de cozinha – a Petrobras tem raiva de pobre, por Andre Motta Araujo

O preço do botijão de gás é PESADO para quem ganha salário mínimo ou nem isso e é IRRELEVANTE para famílias de renda mais alta, portanto é muito mais impactante para as classes C, D e E

Foto UOL

Gás de cozinha – a Petrobras tem raiva de pobre

por Andre Motta Araujo

A Petrobras acaba de anunciar o aumento do preço do gás de cozinha, componente essencial do custo de vida da população pobre do Brasil, isso após a violência da revolta chilena causada por incompatibilidade entre a renda dos mais pobres e a elevação absurda de preços essenciais para a vida.

A insensibilidade dos atuais dirigentes da economia não tem nenhum limite. A PETROBRAS está importando da Bolívia menos da metade do gás que dispõe a preços controlados por um Tratado, sendo dela o gasoduto GASBOL, preferindo importar gás LNG a custo que é o triplo do gás boliviano.

Segue a mesma lógica do diesel e da gasolina, que prefere importar dos EUA invés de refinar no Brasil, enquanto exporta óleo cru de valor muito menor.

Depois alega condições de mercado para aumentar o preço do gás de cozinha, afrontando a lógica econômica sob a capa de uma “racionalidade” de conveniência. É mais racional aumentar o preço do gás de cozinha do que pagar US$2,9 bilhões a um grupo de advogados de acionistas minoritários em Nova York, em um acordo mal explicado, mal negociado, mal discutido? Ou pagar 400 milhões de Reais a escritórios de advocacia americanos para ações de compliance, valor que nem a maior empresa do planeta pagaria sem discutir até o último centavo? Quer dizer, a PETROBRAS é de uma sovinice cruel quando se trata de não favorecer em míseros reais os pobres do Brasil, mas é super generosa quando do outro lado do guichê estão americanos chiques?

E nem se alegue que as refinarias brasileiras da PETROBRAS não podem refinar aqui o diesel e a gasolina, elas estão operando muito abaixo de sua capacidade e, se ajustes forem necessários, por que não se faz? Refinar aqui gera empregos aqui, impostos aqui, gera riqueza no Brasil e não no Texas.

O neoliberal governo tucano do Presidente Fernando Henrique foi atencioso com os pobres do Brasil com o VALE GAS, criado em 2001 para que as famílias mais pobres pudessem comprar o gás de cozinha mais barato. A ausência do poder de compra do gás leva as famílias a usarem LENHA para cozinhar, uma crueldade com elas e com o País, lenha vem de floresta e torna-se um risco para as pessoas e para o meio ambiente, risco de incêndio nas comunidades.

O preço do botijão de gás é PESADO para quem ganha salário mínimo ou nem isso e é IRRELEVANTE para famílias de renda mais alta, portanto é muito mais impactante para as classes C, D e E, para os desempregados, subempregados, o conjunto de 180 milhões de pobres do Brasil, não afeta os ricos.

Para completar a injuria, o AUMENTO do preço do gás de cozinha foi MAIOR (4,8%) do que o aumento do mesmo gás para as empresas (2,9%), por quê?

A origem do gás é exatamente a mesma, por que os pobres devem pagar um aumento maior do que as empresas? Parece de proposito, a PETROBRAS tem mesmo raiva de pobre, gosta de acionista minoritário de Nova York para quem não regateia e paga o que pedem, adora os engravatados do compliance americano que viajam de classe executiva, PAGA PELA PETROBRAS e faturam horrores todo mês para monitorar a empresa, afinal tudo é pago pelos brasileiros, especialmente os de baixa renda, aqueles que carregam nas cotas cansadas os botijões de gás agora mais caros.

AMA

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é a PETROBRAS que tem raiva de pobre, e sim a sua atual diretoria e sua presidência, nomeada por “governo” Bolsonaro. A PETROBRAS é formada por técnicos que trabalham diariamente, muitas vezes isolados numa plataforma em alto mar, contribuindo para o desenvolvimento do país. Jogar a população contra a companhia desta forma como está escrito no texto é colaborar com a tese de privatização de Serra, Castelo Branco, Paulo Guedes e Bolsonaro. Por favor, corrijam o texto e a manchete.

    1. È evidente que quando aqui se fala de PETROBRAS, refere-se à ATUAL administração da empresa e
      não à empresa como instituição, aliás a pose de empafia de seu CEO é de série de TV, é muita
      arrogancia concentrada, deixa o Rei Luis XV no chinelo.

  2. Concordo plenamente com o comentário do Gerson. Naturalizar a narrativa que personaliza e generaliza a PETROBRAS como ente dotado de vontade própria é reforçar a narrativa direitista e fascista. O governo atual é que odeia pobre!!!! Por favor, corrijam o texto. Depreciar a imagem da PETROBRAS é o que os fascistas querem!!! Esta é a postura de esquerda que a direita ama!!!

    1. Me refiro a PETROBRAS pela atual administração, que acho péssima,está vendendo a empresa em
      pedaços, sem nenhuma reação do Congresso e do Tribunal de Contas, vendendo um gasoduto
      fundamental, o GASEN, por carta convite, sem licitação, é inacreditavel.

  3. “Para completar a injuria, o AUMENTO do preço do gás de cozinha foi MAIOR (4,8%) do que o aumento do mesmo gás para as empresas (2,9%), por quê?”
    Esta é fácil: para os amigos tudo, para a patuleia a planilha!
    São as mesmas empresas que solicitaram pela desoneração, foram atendidas e puxaram o tapete, instalando o que FEBEAPA de hoje. Empresas que praticam capitalismo predador.

  4. Nassif: o André tá sendo cruel. Pensebem. Se o pessoal das Milícias (principalmente as do Queiroz) não ganharem uns troquinhos com o gas, em cima da povaiada, vão ter que agir na zona dos bacanas (Laranjeiras, Copacabana, Leme, Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista etc). Aí o bicho pega. O bando do JardimBotânico põe a boca no trombone, replicando na TVSalomão e TVMascate. Já imaginou a bagaça? Portanto, essa de “Petrobras” não cola. O problema tá no Queiroz, que agora despacha diretamente do Planalto…

    PS.: povo acovardado tem mais é que pagar a conta!

  5. “A descoberta do pré-sal é a unica coisa que pode dar à esse pais a certeza de que a nossa juventude vai ter um futuro digno. Se utilizarem parte desse dinheiro para poder educar o povo. Investir. Não pode deixar destruir isso”.
    Frase de Lula na entrevista que concedeu ao Brasil de Fato. E é isso que querem fazer, desmontar e reduzir a Petrobras em uma mera empresa de exploração de petroleo bruto e acabam com a possibilidade de o Pais investir e desenvolver-se.

  6. Qual é o faturamento da Petrobrás? Quanto no faturamento e lucro da Empresa, representam os combustíveis Vendidos no país? Quanto representa o Gás de Cozinha? Todas Petroleiras Mundiais tem seu faturamento ligado à exportação de petróleo no Mercado Mundial. Somente a Petrobrás depende tanto assim do Mercado Nacional? O Brasil precisa salvar o lucro da Petrobrás ou as Condições da Vida do ovo Brasileiro? Por que existe um abismo nas nossa interpretações imbecis !! O Petróleo é Nosso !! É Brasileiro do Povo Brasileiro !! Por que não pode ser distribuído, inclusive gratuitamente, ao Povo que é seu DONO? Somos a Pátria da Imbecilidade e das Desculpas !! Primeiro tudo estava ligado ao Preço do Petróleo, que não tínhamos e que comandava tudo. A desculpa é que tudo dependia do transporte destas mercadorias, então dependia do Petróleo Importado. Descobrimos o Pré-Sal !! Agora tudo é Preço Internacional !! Daqui pouco com “Nossos Privatarias” para evolução da ‘Nossa Indústria’ até a Petrobrás pode ter o destino de EMBRAER. E então a desculpa será que a Empresa é Privada e faz o que bem entender com preços que bem entender !!! Tudo é mantido artificialmente no Preço Máximo Possível, a tal ‘Curva de Lafer’, como o Álcool Combustível que não é produzido por Petrobrás. Produto Barato de fácil produção. Poderia ser vendido diretamente ao Consumidor. Inclusive produzido em Micro e Mini Usinas. Álcool no Brasil a mais de 1 Real deveria ser considerado como roubo !!! Mas tudo se baseia em sustentar estes 30 milhões da Elite do Estado Ditatorial Absolutista Fascista Brasileiro e sua Indústria do AntiCapitalismo, da Desindustrialização, da Pobreza. O inaceitável é que a discussão não chega nunca ao centro das decisões e políticas brasileiras. Até quando? Pobre país rico, rico, rico. Mas de muito fácil explicação.

  7. Como o Barroso solucionaria este caso?

    Se o Ministro Barroso presidisse a Petrobrax, ele não reduziria o preço do botijão de gás para os pobres, ele aumentaria o preço do botijão para os ricos. Ele é favorável à prisão penal de pessoas presumidamente inocentes não porque tal prisão seja constitucional, mas porque se o sistema é e deve continuar duro para os pobres, mas deve ser menos manso com os ricos.

    Com raras e honrosas exceções, o nível da nossa classe dominante atual é ainda mais baixo do que já era.

  8. Bolçodória odeia pobre.
    Bolçodória gosta é de puxar o saco de gringo.
    Os pobres tem horror ao PT apresentado pela globo.
    Ei pobraiada, votem no incrível Hulque.
    A globo e os pastores mandaram!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador