Gás de cozinha – a Petrobras tem raiva de pobre, por Andre Motta Araujo

O preço do botijão de gás é PESADO para quem ganha salário mínimo ou nem isso e é IRRELEVANTE para famílias de renda mais alta, portanto é muito mais impactante para as classes C, D e E

Foto UOL

Gás de cozinha – a Petrobras tem raiva de pobre

por Andre Motta Araujo

A Petrobras acaba de anunciar o aumento do preço do gás de cozinha, componente essencial do custo de vida da população pobre do Brasil, isso após a violência da revolta chilena causada por incompatibilidade entre a renda dos mais pobres e a elevação absurda de preços essenciais para a vida.

A insensibilidade dos atuais dirigentes da economia não tem nenhum limite. A PETROBRAS está importando da Bolívia menos da metade do gás que dispõe a preços controlados por um Tratado, sendo dela o gasoduto GASBOL, preferindo importar gás LNG a custo que é o triplo do gás boliviano.

Segue a mesma lógica do diesel e da gasolina, que prefere importar dos EUA invés de refinar no Brasil, enquanto exporta óleo cru de valor muito menor.

Depois alega condições de mercado para aumentar o preço do gás de cozinha, afrontando a lógica econômica sob a capa de uma “racionalidade” de conveniência. É mais racional aumentar o preço do gás de cozinha do que pagar US$2,9 bilhões a um grupo de advogados de acionistas minoritários em Nova York, em um acordo mal explicado, mal negociado, mal discutido? Ou pagar 400 milhões de Reais a escritórios de advocacia americanos para ações de compliance, valor que nem a maior empresa do planeta pagaria sem discutir até o último centavo? Quer dizer, a PETROBRAS é de uma sovinice cruel quando se trata de não favorecer em míseros reais os pobres do Brasil, mas é super generosa quando do outro lado do guichê estão americanos chiques?

E nem se alegue que as refinarias brasileiras da PETROBRAS não podem refinar aqui o diesel e a gasolina, elas estão operando muito abaixo de sua capacidade e, se ajustes forem necessários, por que não se faz? Refinar aqui gera empregos aqui, impostos aqui, gera riqueza no Brasil e não no Texas.

O neoliberal governo tucano do Presidente Fernando Henrique foi atencioso com os pobres do Brasil com o VALE GAS, criado em 2001 para que as famílias mais pobres pudessem comprar o gás de cozinha mais barato. A ausência do poder de compra do gás leva as famílias a usarem LENHA para cozinhar, uma crueldade com elas e com o País, lenha vem de floresta e torna-se um risco para as pessoas e para o meio ambiente, risco de incêndio nas comunidades.

O preço do botijão de gás é PESADO para quem ganha salário mínimo ou nem isso e é IRRELEVANTE para famílias de renda mais alta, portanto é muito mais impactante para as classes C, D e E, para os desempregados, subempregados, o conjunto de 180 milhões de pobres do Brasil, não afeta os ricos.

Para completar a injuria, o AUMENTO do preço do gás de cozinha foi MAIOR (4,8%) do que o aumento do mesmo gás para as empresas (2,9%), por quê?

A origem do gás é exatamente a mesma, por que os pobres devem pagar um aumento maior do que as empresas? Parece de proposito, a PETROBRAS tem mesmo raiva de pobre, gosta de acionista minoritário de Nova York para quem não regateia e paga o que pedem, adora os engravatados do compliance americano que viajam de classe executiva, PAGA PELA PETROBRAS e faturam horrores todo mês para monitorar a empresa, afinal tudo é pago pelos brasileiros, especialmente os de baixa renda, aqueles que carregam nas cotas cansadas os botijões de gás agora mais caros.

AMA

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

10 comentários

  1. Não é a PETROBRAS que tem raiva de pobre, e sim a sua atual diretoria e sua presidência, nomeada por “governo” Bolsonaro. A PETROBRAS é formada por técnicos que trabalham diariamente, muitas vezes isolados numa plataforma em alto mar, contribuindo para o desenvolvimento do país. Jogar a população contra a companhia desta forma como está escrito no texto é colaborar com a tese de privatização de Serra, Castelo Branco, Paulo Guedes e Bolsonaro. Por favor, corrijam o texto e a manchete.

    • È evidente que quando aqui se fala de PETROBRAS, refere-se à ATUAL administração da empresa e
      não à empresa como instituição, aliás a pose de empafia de seu CEO é de série de TV, é muita
      arrogancia concentrada, deixa o Rei Luis XV no chinelo.

  2. Concordo plenamente com o comentário do Gerson. Naturalizar a narrativa que personaliza e generaliza a PETROBRAS como ente dotado de vontade própria é reforçar a narrativa direitista e fascista. O governo atual é que odeia pobre!!!! Por favor, corrijam o texto. Depreciar a imagem da PETROBRAS é o que os fascistas querem!!! Esta é a postura de esquerda que a direita ama!!!

    • Me refiro a PETROBRAS pela atual administração, que acho péssima,está vendendo a empresa em
      pedaços, sem nenhuma reação do Congresso e do Tribunal de Contas, vendendo um gasoduto
      fundamental, o GASEN, por carta convite, sem licitação, é inacreditavel.

  3. “Para completar a injuria, o AUMENTO do preço do gás de cozinha foi MAIOR (4,8%) do que o aumento do mesmo gás para as empresas (2,9%), por quê?”
    Esta é fácil: para os amigos tudo, para a patuleia a planilha!
    São as mesmas empresas que solicitaram pela desoneração, foram atendidas e puxaram o tapete, instalando o que FEBEAPA de hoje. Empresas que praticam capitalismo predador.

  4. Nassif: o André tá sendo cruel. Pensebem. Se o pessoal das Milícias (principalmente as do Queiroz) não ganharem uns troquinhos com o gas, em cima da povaiada, vão ter que agir na zona dos bacanas (Laranjeiras, Copacabana, Leme, Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista etc). Aí o bicho pega. O bando do JardimBotânico põe a boca no trombone, replicando na TVSalomão e TVMascate. Já imaginou a bagaça? Portanto, essa de “Petrobras” não cola. O problema tá no Queiroz, que agora despacha diretamente do Planalto…

    PS.: povo acovardado tem mais é que pagar a conta!

  5. “A descoberta do pré-sal é a unica coisa que pode dar à esse pais a certeza de que a nossa juventude vai ter um futuro digno. Se utilizarem parte desse dinheiro para poder educar o povo. Investir. Não pode deixar destruir isso”.
    Frase de Lula na entrevista que concedeu ao Brasil de Fato. E é isso que querem fazer, desmontar e reduzir a Petrobras em uma mera empresa de exploração de petroleo bruto e acabam com a possibilidade de o Pais investir e desenvolver-se.

  6. Qual é o faturamento da Petrobrás? Quanto no faturamento e lucro da Empresa, representam os combustíveis Vendidos no país? Quanto representa o Gás de Cozinha? Todas Petroleiras Mundiais tem seu faturamento ligado à exportação de petróleo no Mercado Mundial. Somente a Petrobrás depende tanto assim do Mercado Nacional? O Brasil precisa salvar o lucro da Petrobrás ou as Condições da Vida do ovo Brasileiro? Por que existe um abismo nas nossa interpretações imbecis !! O Petróleo é Nosso !! É Brasileiro do Povo Brasileiro !! Por que não pode ser distribuído, inclusive gratuitamente, ao Povo que é seu DONO? Somos a Pátria da Imbecilidade e das Desculpas !! Primeiro tudo estava ligado ao Preço do Petróleo, que não tínhamos e que comandava tudo. A desculpa é que tudo dependia do transporte destas mercadorias, então dependia do Petróleo Importado. Descobrimos o Pré-Sal !! Agora tudo é Preço Internacional !! Daqui pouco com “Nossos Privatarias” para evolução da ‘Nossa Indústria’ até a Petrobrás pode ter o destino de EMBRAER. E então a desculpa será que a Empresa é Privada e faz o que bem entender com preços que bem entender !!! Tudo é mantido artificialmente no Preço Máximo Possível, a tal ‘Curva de Lafer’, como o Álcool Combustível que não é produzido por Petrobrás. Produto Barato de fácil produção. Poderia ser vendido diretamente ao Consumidor. Inclusive produzido em Micro e Mini Usinas. Álcool no Brasil a mais de 1 Real deveria ser considerado como roubo !!! Mas tudo se baseia em sustentar estes 30 milhões da Elite do Estado Ditatorial Absolutista Fascista Brasileiro e sua Indústria do AntiCapitalismo, da Desindustrialização, da Pobreza. O inaceitável é que a discussão não chega nunca ao centro das decisões e políticas brasileiras. Até quando? Pobre país rico, rico, rico. Mas de muito fácil explicação.

  7. Como o Barroso solucionaria este caso?

    Se o Ministro Barroso presidisse a Petrobrax, ele não reduziria o preço do botijão de gás para os pobres, ele aumentaria o preço do botijão para os ricos. Ele é favorável à prisão penal de pessoas presumidamente inocentes não porque tal prisão seja constitucional, mas porque se o sistema é e deve continuar duro para os pobres, mas deve ser menos manso com os ricos.

    Com raras e honrosas exceções, o nível da nossa classe dominante atual é ainda mais baixo do que já era.

  8. Bolçodória odeia pobre.
    Bolçodória gosta é de puxar o saco de gringo.
    Os pobres tem horror ao PT apresentado pela globo.
    Ei pobraiada, votem no incrível Hulque.
    A globo e os pastores mandaram!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome