Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: manipular ficou mais difícil
por Letícia Sallorenzo
Deixa eu dar uma ponderada aqui. E licença, que eu tô trazendo minha sardinha pra botar na brasa.
Aquela respostinha xexelenta da Globonews ao “poi point” do Banco Master, lida pela Andréia Sadi na tarde desta segunda-feira, foi um divisor de águas.
Explico.
A Lava Jato 2, que estava, de fato, sendo gestada pela imprensa, pode ter sido vítima de um miscarriage legal hoje.
Talvez porque a cúpula da Globo tenha percebido a diferença que pouco menos de uma década e o protagonismo das redes sociais fizeram na sociedade.
A repercussão negativa do ‘poi point’ adentrou o fim de semana. E, desta vez, ela encontrou reverberação poderosa nas redes sociais. E também entre jornalistas aposentados da própria Globo (Ari Peixoto e Neide Duarte) que, longe das amarras contratuais, desceram a lenha na antiga empresa.
Mas tem outra coisa diferente agora. Dez anos depois, tem muita gente apontando esquemas, processos e modos de manipulação promovidos pela imprensa.
Tem uma autora, uma tal de Letícia Sallorenzo, que transformou a dissertação de mestrado dela em livro, Gramática da Manipulação, onde ela explica os processos linguísticos de manipulação de manchetes de jornais.
A Sallorenzo é meio egóica e autocentrada (inclusive, encontre a ironia aqui) Mas tem a Eliara Santana, com sua tese de doutorado em cima da cobertura do JN sobre a Lava Jato. Tanto a Letícia quanto a Eliara (mais Eliara que Letícia, é bom dizer) estão há aaaaaaaaaaaaaaaanos falando sobre Letramento Midiático – e buscando oferecer letramento midiático de graça em seus posts nas redes sociais.
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
Dez anos depois, não só a audiência está mais crítica como está mais exigente e capaz de apontar as malandragens operadas pela mídia tradicional.
O último fim de semana deixou isso bem claro.
Mais de 80% de comentários negativos contra o ‘poi point’, que repercutiu a ponto de a Globonews ter que produzir um mea culpa – cheio de soberba, xexelento e gaguejante.
Tem outra coisinha: trabalho acadêmico costuma basear ação na Justiça. Se, há dez anos, a manipulação da opinião pública era mera especulação, hoje é fenômeno fartamente estudado, documentado e comprovado.
Entrar com uma ação na Justiça exigindo direito de resposta ou mesmo perdas e danos tá muito, mas muito mais fácil de se comprovar hoje em dia. E uma ação dessas pode ser desconcertantemente milionária.
Enton, crionças, vamos seguindo em frente que o trabalho tá começando a funcionar. Mas tá longe de acabar! Inclusive, este ano vai ser extenuante.
Cumádi Eliara, a gente se deve uma taça de champagne (A minha Moscatel, e a sua, Brut, fazendo o favor)
Letícia Sallorenzo é Mestra (2018) e doutoranda (2024) em Linguística pela Universidade de Brasília. Estuda e analisa processos cognitivos e discursivos de manipulação, o que inclui processos de disseminação de fake news.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepautaggn@gmail.com. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: https://www.catarse.me/JORNALGGN “
Anônimo
24 de março de 2026 9:37 amExcelente post. Precisamos aprender a escutar e ler.
AMBAR
24 de março de 2026 2:07 pmMigas, não cantemos vitória diante da vênus platinada. Enquanto nós plantamos o milho ela já volta com o fubá. Além da manipulação pura e simples, de efeito imediato da notícia existe o efeito MEDIATO que se deseja quando o objetivo é desconhecido das vítimas ou se demoraria para alcança-lo.
Ora, direis, essa desculpa amarelenta que a Andréa Sadica ofereceu ao público indignado não teria esgotado o assunto?
Er,
Não.
Amanhã, quando o ” páuerpoint “de ontem, insidiosamente plantado na memória do público, despertar , o Lula estará associado, acusado e condenado definitivamente pela menor contato que possa ter tido com alguém do Banco Master.
Vamos a um exemplo concreto:
Dizem os astros que Vorcaro é testa de ferro de Nelson Tanure.
Huuummm! Tanure, deve ser japonês pensei, do alto da minha ignorância. Mas como a Wikipedia sempre acode aos ignorantes, fui consultar, e lá encontrei a ficha do opulento senhor (nada nipônico) , que certa feita recebeu a mais alta honra da República das mãos do Lula.
” Em 2004, Tanure foi admitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Ordem do Mérito Militar no grau de Cavaleiro especial.[1]”
Faz tempo, muito tempo, o que não quer dizer nada quando se trata de incriminar Lula. Tudo contra ele é imprescritível.
No mais, vale a pena consultar a biografia do nosso grandioso Tanure. Ele é muito atual nos envolvimentos com a nossa república.
Rui Ribeiro
24 de março de 2026 6:03 pmBasta o Lula adaptar a desculpa esfarrapada do Nikolas, quando foi traído pelo fogo amigo, quando vazaram suas caronas e mostraram seu rabo preso nas mãos do Vorcaro:
“A narrativa de agora é de que eu sou responsável por um ato futuro de alguém? Caramba, como que eu vou prever isso?”
Ou esse tipo de desculpa só vale pros vermes que farrearam com o produto dos crimes vorcarianos?
Rui Ribeiro
24 de março de 2026 5:48 pmA Globo não vai dar nome aos verdadeiros bois: Ciro Nogueira, Rueda, Nikolas, Bostonaro, Tarcísio, Flávio, Campos Netto, ela própria, etc.
Ela tenra culpar os desafetos pelos seus crimes e pelos crimes da direita.
Paulo Dantas
26 de março de 2026 8:38 amFã da senhora , um artigo aqui me fez mudar a forma de “ler” notícia.
Paulo Fernando Del Duca
26 de março de 2026 3:21 pmQue bom que esses estudos estejam sendo desenvolvidos e é melhor ainda comunicar que se está de olho e com os olhos e ouvidos pra não ficarem folgando, esses golpistas são mesmo covardes, se fizer baralho alto eles correm