Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

O abate de Cunha e o novo estágio da crise, por Aldo Fornazieri

O chumbo que saiu de novas delações premiadas da Lava Jato e que atingiu o deputado Eduardo Cunha em seu vôo desenvolto e agressivo configurou um novo estágio da crise política. Esse estágio aumentou o grau de incerteza acerca do desdobramento da crise e obriga os vários atores do jogo político a se reposicionarem. De imediato, a denúncias que atingiram Cunha são fortes e contundentes o suficiente para que a consciência democrática exija seu imediato afastamento da presidência da Câmara. Em países em que se pratica uma democracia descente, Cunha não só deveria se afastar da presidência da Câmara, mas também renunciar ao seu mandato. Se Cunha não se afastar pela pressão democrática, deveria ser afastado pela justiça, pois demonstrou o quanto ele é perigoso, na medida em que, segundo informações da imprensa, ele ameaça testemunhas direta ou indiretamente. A democracia e a legalidade não podem tolerar tal conduta.

O chumbo que atingiu Cunha o tornou ainda mais perigoso. Ao desengavetar CPIs e dar provimento a pedidos de impeachment, revela-se o risco em que consiste em colocar uma pessoa irresponsável no comando de uma das instituições mais importantes da República. Ao querer fugir de responder pelos seus atos e pelas denúncias que o atingem, Cunha mostra que não tem limites e que está disposto até mesmo a mergulhar o país numa crise institucional por interesse próprio.

 O PSDB de Aécio Neves e outros setores da oposição precisam pagar o preço por sua associação com Eduardo Cunha. Fica claro que a ação de Aécio nunca teve como objetivo um saneamento moral e institucional da política brasileira. Ao se associar a Cunha, o presidente do PSDB simplesmente teve por objetivo dar vazão ao se inconformismo pela derrota em 2014 e se vingar da presidente Dilma. Ademais, Aécio quer chegar à presidência da República mesmo que seja pela via aventureira de um golpe parlamentar. Cunha, na verdade, ao anunciar que rompeu com o governo, fez apenas um gesto teatral e farsesco, pois nunca esteve com o governo. Ele sempre agiu como biombo do PSDB de Aécio Neves, servindo-lhe de instrumento para minar a governabilidade do país.

Movimentação dos atores: As Forças da Sensatez e as Forças da Irresponsabilidade

A crise política vem gerando uma espécie de alinhamentos inorgânicos das forças políticas em torno de duas condutas: a sensatez e a irresponsabilidade. Michel Temer vem se tornando quase um ícone da sensatez ao resistir ao golpismo de Cunha e de Renan Calheiros no PMDB. Ele se tornou o fiel da balança não só do pouco que resta da estabilidade do governo, mas também vem galgando degraus como fiel da balança da estabilidade institucional do país. Com Cunha enfraquecido, Temer tem a chance de retomar um maior controle do PMDB e de pensar na pavimentação de um caminho que leve a 2018.

O governador Alckmin, ao seu modo e pelos seus interesses políticos legítimos, também vem se perfilando nas forças da sensatez ao se posicionar contra o impeachment. O seu objetivo é que Dilma chegue até 2018, garantindo uma governabilidade mínima do país, mas com o PT desgastado e interditado pelo eleitorado. Até lá, Alckmin construiria sua candidatura presidencial. Com o possível registro definitivo da Rede Sustentabilidade, Marina Silva pode voltar ao jogo político. Com que desenvoltura ainda não se sabe. Os sinais que ela vem emitindo é que se situaria no campo das forças que querem evitar uma crise institucional do país.

Os três principais cavaleiros da insensatez são Aécio Neves, Eduardo Cunha e Renan Calheiros. Eles não medem as conseqüências para atingir seus objetivos pessoais, mesmo que isto signifique mergulhar o país numa grave crise institucional. São apoiados por deputados que tiveram campanhas financiadas com dinheiro da corrupção. Cunha e Renan, não só se dispõem a confrontar o Planalto, mas também o Ministério Público, o STF e a Polícia Federal.

Nesses realinhamentos todos, o PT e Lula têm pouco espaço de manobra, atingidos em cheio pela operação Lava Jato. Pelo lado do governo, o enfraquecimento de Cunha, ao mesmo tempo em que fez crescer o risco do impeachment, abriu uma janela de oportunidades. Tendo em vista o recorrente histórico de trapalhadas de Dilma e de seu governo, resta saber se essa janela será aproveitada. Essa janela implicaria uma reforma ministerial capaz de dar mais solidez ao governo; a implementação de medidas de retomada de crescimento econômico; um recomeço de relação com os partidos aliados e uma maior articulação com forças econômicas e sociais tendo em vista a estabilidade institucional, a retomada do crescimento e políticas de redução dos efeitos do desemprego.

Impeachment e Crise Institucional

São vários os fatores que indicam que a abertura de um processo de impeachment mergulharia o Brasil numa crise institucional, com possíveis confrontos de rua. Há razões fortes que sustentam a tese de que o impeachment representa um golpe político e parlamentar. Em primeiro lugar, é preciso levar em conta que presidencialismo não é parlamentarismo. O fato de existir um presidente politicamente enfraquecido, não legitima o impeachment. O impeachment precisa ter um fundamento jurídico-político e não apenas político. A ação que o PSDB move contra a chapa Dilma-Temer no TSE, por abuso de poder econômico, seria perfeitamente aplicável à campanha de Aécio Neves. As chamadas pedaladas fiscais também não constituem motivação jurídica suficiente para o impeachment. Neste contexto, o impeachment seria puramente político, o que caracteriza um golpe.

Com um possível governo sucedâneo ao de Dilma, nada indica que a situação econômica e social melhoraria – fator que poderia agravar o conflito político com greves, com a politização das greves e com possíveis atitudes de desforra das forças sociais e de esquerda. O PT passaria a se colocar na condição de vítima.

 O que se tem então é que o país poderá ter uma trajetória até 2018 sem Dilma muito pior do que com a continuidade de Dilma. Em síntese: vários atores começam perceber que se a situação está ruim com Dilma, seria muito pior sem ela. Dilma oferece um frágil horizonte de previsibilidades. Com o impeachment o Brasil se veria diante de uma densa e imperscrutável neblina. Nesse cenário, não se trata de criar uma coalizão de forças para salvar o governo Dilma. Essa é uma tarefa que o próprio governo deve resolver. O que se trata é de agir com responsabilidade e aglutinar forças que impeçam a crise institucional.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo. 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Haja tolice e irrelevância!

      Como se um erro de ortografia anulasse um texto bom (nao estou dizendo que esse aí seja, só que, sendo ou nao, o é por outros motivos).

  1. Ou é Dilma ou é Golpe. Nesse

    Ou é Dilma ou é Golpe. Nesse momento, quem é contra o PT é contra o Brasil.

    Temer cumpre o seu papel, mas que falta faz ao Brasil um José Alencar para peitar os Irmãos Marinho.

  2. Políticos? Que nada (história se repete como… tragédia mesmo)

     

    Como diria Regina Duarte, tenho medo das togas e armas. Estas últimas, não dos militares.Antes de mais,  insisto: é besteira dar importância para os militares.Esse pessoal que sai às ruas pedindo golpe militar só fazem jogo de cena. Falam dos militares para desviar o verdadeiro foco golpista.Eles sabem que o golpe, hoje, vem do Judiciário, MPF, PF.Está escancarado.E vou além: mesmo Cunha e Renan podem estar sendo vítimas dessa conspiração. Presas fáceis, sem dúvida; mas, mesmo assim, vítimas.Sei que é um pouco de neurose, mas, cá entre nós, faltou “neurose” por parte da resistência em 1964.Vejamos: Se Dilma caísse por irregularidades de campanha, Temer iria junto. Na linha de sucessão, viriam os presidentes da Câmara e do Senado, ambos passíveis de ser deletados de cara. Quem assumiria a presidência da República? O presidente do STF, ou seja, o representante maioral do Judiciário! Atualmente está lá um homem honrado, mas…Ah, mas ele teria que convocar novas eleições e blá blá blá.Sim, é claro. Os militares em 1964 também: só iam botar ordem na “bagunça” e marcar eleições em 1965. Pois é, o fim da história todo mundo já conhece.Gente como Adhemar de Barros e Carlos Lacerda não somente apoiaram como patrocinaram o golpe militar porque acreditavam poder chegar ao Planalto pelo voto. Resultado: tiveram os direitos políticos cassados de cara!Vejam bem: os figurões do MPF, Judiciário e PF são vendidos como reserva moral da nação, quase como antípodas perfeitos da “canalha política”. Não vai ficar difícil para eles, depois de um “legalíssimo” golpe hondurenho-paraguaio, cometerem um golpe dentro do golpe.Meu ex-professor Aldo Fornazieri parece achar que motivações golpistas e a crise institucional em si são obras de políticos. Não necessariamente, mestre – se me permite ousar discordar!Sei, sei, é teoria da conspiração demais. Bem, em 1964 também era.A história, aqui, pode se repetir como… tragédia mesmo.

    1. Consertando erros de configuração (desculpas!)

      Como diria Regina Duarte, tenho medo das togas e armas. Estas últimas, não dos militares.

      Antes de mais,  insisto: é besteira dar importância para os militares.

      Esse pessoal que sai às ruas pedindo golpe militar só fazem jogo de cena. Falam dos militares para desviar o verdadeiro foco golpista.

      Eles sabem que o golpe, hoje, vem do Judiciário, MPF, PF.

      Está escancarado.

      E vou além: mesmo Cunha e Renan podem estar sendo vítimas dessa conspiração. Presas fáceis, sem dúvida; mas, mesmo assim, vítimas.

      Sei que é um pouco de neurose, mas, cá entre nós, faltou “neurose” por parte da resistência em 1964.

      Vejamos: Se Dilma caísse por irregularidades de campanha, Temer iria junto. Na linha de sucessão, viriam os presidentes da Câmara e do Senado, ambos passíveis de ser deletados de cara. Quem assumiria a presidência da República? O presidente do STF, ou seja, o representante maioral do Judiciário! Atualmente está lá um homem honrado, mas…

      Ah, mas ele teria que convocar novas eleições e blá blá blá.

      Sim, é claro. Os militares em 1964 também: só iam botar ordem na “bagunça” e marcar eleições em 1965. Pois é, o fim da história todo mundo já conhece.

      Gente como Adhemar de Barros e Carlos Lacerda não somente apoiaram como patrocinaram o golpe militar porque acreditavam poder chegar ao Planalto pelo voto. Resultado: tiveram os direitos políticos cassados de cara!

      Vejam bem: os figurões do MPF, Judiciário e PF são vendidos como reserva moral da nação, quase como antípodas perfeitos da “canalha política”. Não vai ficar difícil para eles, depois de um “legalíssimo” golpe hondurenho-paraguaio, cometerem um golpe dentro do golpe.

      Meu ex-professor Aldo Fornazieri parece achar que motivações golpistas e a crise institucional em si são obras de políticos. Não necessariamente, mestre – se me permite ousar discordar!

      Sei, sei, é teoria da conspiração demais. Bem, em 1964 também era.A história, aqui, pode se repetir como… tragédia mesmo.

  3. E os coadjuvantes?

    O professor esqueceu-se de citar, entre os cavaleiros da irresponsabilidade, os coadjuvantes do golpismo que, por sua falta de expressão política, se contentam em fazer proselitismo do Golpe utilizando os seus braços midiáticos (sem o apoio dos empresários da mídia não passariam de personagens da “zoologia fantástica de Jorge Luiz Borges – PHA) e performances teatrais de baixo nível em convenções partidárias de um partido que só existe por conta da sua absoluta submissão aos interesses mais abjetos e mesquinhos do Deus Mercado, que já levaram as maiores economias do mundo a enfrentar condições de insolvencia, submetendo seus povos a sacrifícios e privações.

  4. – não entendo como 

    – não entendo como  criminosos comprovados podem presidir a camara dos deputados e o senado;

    – não entendo como um ministro golpista, mentiroso e outras coisas mais e uma ministra que condena sem provas podem continuar no STF,

    – não entendo como pessoas que não se negam a se apresentar para a justiça, não ameaçam fugir e que não há provas concretas contra elas podem ser mantidas presas por vários meses,

    – não entendo como um juiz de primeiro grau tem  o poder de paralisar a economia de um país, colocar em risco a existência das maiores empresas de engenharia do país, destruir 2 milhões de empregos e provocar um rombo de R$ 200 bilhões no PIB do brasil,

    -não entendo como instâncias superiorores do judiciário não tomam providências contra a agressão aos direitos fundfamentais do cidadão expressos na constituição do brasil,

    – não entendo como uma rede de televisão pode mandar e desmandar em um país com 200 milhões de habitantes blindando bandidos para atingir uma presidente eleita pela maioria dos eleitores.

    Será que é verdade que no brasil há somente um poder. o poder da rede globo?

    se isto é possível, estamos na pior das ditaduras.

  5. Seu Aldo…

    vá sonhando, vá… quem criou essa “crise” não foi Dilma nem o Governo, foram os tais “atores” por quem o senhor torce tanto.

     

  6. O senador mineiro vive

    O senador mineiro vive falando pelos cotovelos mas pelo que se sabe já caiu numa das delações do doleiro, por que para os outros vale e para ele não? Cassação do cunha e dele tambem oras, depois do renan, é só o PT por mãos á obra, pepe vargas foi cassado por menos.

  7. Impeachment não é golpe

    Discordo sobre o ruim com Dilma, pior sem ela. Nada é pior que a situação em que ela nos colocou do ponto de vista econômico. Ademais, sua eleição deu-se na base do estelionato e do dinheiro roubado, portanto ilegítima. Logo, por que somos obrigados a aguentar mais três anos de arrocho, rescessão, perda de direitos, juros escorchantes e outras desgraças patrocinadas por Dilma? Penso que não somos. E não devemos temer que a direita assuma. Ela já está no poder, com Dilma. 

    1. Não entendo que crise é essa

      Não entendo que crise é essa quando vejo a classe média brasileira aos montes em todos os aeroportos internacionais do mundo, restaurantes dos mais caros aos mais humildes abarrotados, lojas cheias, salário mínimo valorizado, minha auxiliar doméstica comprou até uma casa, vivia de aluguel, está na maior alegria, os filhos todos bem empregados ganhando o seu dinheirinho. Crise econômica é uma palavra que só está na cabeça da oposição e da mídia porque eles não têm outra palavra inventaram essa. Dilma esses caras não passarão. Mantenha-se firme e forte, estamos com você para o que der e vier.

    2. Claro! E você estava lá e viu

      Claro! E você estava lá e viu com os próprios olhos quando ela embolsou dinheiro roubado. Quanto à grave crise político-econômica, a culpa é inteiramente da Dilma, não tem nada a ver com as canalhices perpetradas pelos sacripantas do congresso e do judiciário. E a sua querida direita então!? todos, principalmente os tucanos, são a fina flor da competência e da honestidade.

      Deixa de ser ingênuo, cara. Ruim com a Dilma sim, simplesmente porque ela é incompetente e também é ingênua igual a você. Pior, muito pior com a direita.

      1. Mas mestre, se é verdade que

        Mas mestre, se é verdade que o que fazemos fala mais sobre nós do que o que falamos, não seria ingenuidade sua – e não minha – achar que a Dilma é de esquerda? Ou vc acha que os tucanos são de esquerda também?

  8. não confundir PT com Governo

    não criticar o quê e a quem, em bloco, e sempre, em quaisquer circunstâncias, é armar uma arapuca disfarçada de apoio simpático, patriótico, progressista. Ou é inocência, ou é um ardil provocador como um visitante propôs: a substituição da Casa Civil pelo popular e carismático Lula. Ou o artigo do colunista na semana passada, em que houve gente que o aplaudiu na sua suposta e ponderada reviravolta.

    1. No mais

      No mais, a Presidência é dos e para os brasileiros, não de um partido que encabeça 500 outros que estão ali por açúcar e com afeto. (Devo a Márcio Porchman, entrevistado pelo Brasilianas, que chamou atenção pra importância de separação entre partido, governo, sindicatos, e movimentos sociais, e seus posicionamentos. Será que o vídeo está no site dos Brasilianas? Bem que o GGN poderia trazer o vídeo pra cá, uma sugestão. Foi imperdível, de ver ou rever, e pensar).

      1. A presidência
        Concordo.

        Quanto ao Por Han, vi matéria publicada aqui mas o vídeo também não vi. Aliás, uma sugestão é a de firmar acordo com a TV – nem sei se seria necessário – e trazer os vídeos a cada semana. O Blog tem uma área que, creio, poderia abrigá-los e seriam mais uma fonte à mão para articulistas e comentaristas.

        1. há o site Brasilianas.org, porém…

          pouca gente se liga, quer dizere, eu não me ligava. Lá tem uns vídeos sóque antigos.

          Aqui seria muito mais visto.

          1. Já passei por lá…
            Já passei por lá!

            Não é organizado, nem atualizado. Pouco funcional.

            Resumindo, aqui seria o ideal! Basta subir semanalmente um vídeo (trazer os mais “significativos” do histórico). Custo baixíssimo para satisfação garantida aos que se interessem …

  9. O barulho aumentou, mas na

    O barulho aumentou, mas na verdade, a crise política e institucional subiu no telhado. Claro, porque ela tem nome, Cunha. O sobronome, pig ainda está aí, evidente, e procurará fazer seu jogo golpista mantendando o estado de “excitação midíatica”, que diga-se de passagem, também é alimentado pelos blogs sujos.  O Globo, jornal mais escroto do país, ainda insiste em blindar o dito cujo

    Mas com o abate de Cunha quem ganha é a normalidade institucional. Ele pode gritar, espernear e desengavetar todos os pedidos de impeachment do Bolsonaro e até do nissei celbridade infanto-juvenil do golpe. Mas com Temer recuperando a liderança do PMDB, essas aberrações não terão terreno para germinar.

    O sonho de consumo do Cunha e dos tucanos era o Congresso “cunhista” ter as contas rejeitadas da Dilma nas mãos para detoná-la, com impeachment já, ou com a ameaça pairando para tornar seu governo ainda mais debilitado ate´ chegar a 2018 moribundo. 

    Cunha era peça fundamental do golpe paraguaio de pindorama. Agora, se fragiliza e temos um cenário em que todos estão fragilizados, governo, PT, PMDB cunhista, PSDB, pig, todo mundo. Aí sem ninguém com força, a normalidade, mesmo que medíocre, impõe-se. Bom talvez menos o Moro, o que ainda garante sobrevida à crise institucional e política

  10. Corporações, Crime Organizado e Estado Brasileiro

    Três forças, na minha humilde opinião, se digladiam pelo controle do território, Coração e mentes brasileiro.

    Nesta briga, o mais bem aparelhado e organizado, o Estado Brasileiro, têm tudo para mostrar que está do lado do povo e da Nação, rechaçando as corporações e o crime organizado que se batêm por privilégios inconfessáveis e insustentáveis à plena luz e escrutínio da sociedade.

    A chance de mudanças efetivas vêm sempre acompanhadas de crises e incertezas, mas é ai que se consegue reais avanços em uma ou outra direção.

    Cerrar forças com a Ilma. Presidênta da República Dilma Vana Roussef é mais do que necessário para a manutenção do Estado de Direito no Brasil, afinal, o lado bandido é sempre um lado onde o ódio prevalece e sustentar um governo odioso será um peso para o povo e a Nação.

    Dilma, não se amedronte, aja com firmeza e determinação, pois o povo brasileiro torce e está a seu lado.

    1. O novo elemento a favor do povo é matemático

      Nunca antes, os poderes tradicionais tiveram de enfrentar um povo com uma tecnologia tão favorável, como o Blockchain, a seu lado.

      Tenho certeza que no médio prazo, todos os esquemas atuais de fraudes estarão obsoletos, mas isto no dia de hoje, ainda não é tão claro e cristalino para a maioria da população. A luta deles é uma luta perdida, só não tomaram consciência disto ainda.

  11. Algo!
    Separando, Cunha e Renan lutam desesperadamente para nao serem julgados e condenados. Querem melar todo o processo do lava jato. Que realmente eh um atentado este processo e que independente eles usaram o sistema para se beneficiar e ate pautaram o congresso. Ai sim devem ser julgado seja ruim ou nao os caminhos do juiz e MP, com PGR e a PF. Ninguem esta acima da lei.
    Se nao incluir o PIG nesta associam com Aecio, Renan e Cunha nao teremos as capas e as manchetes de terrorismo construida contra o povo brasileiro.
    Nao incluir a fala de Renan de apoio ao Cunha sexta eh diminuir o poder que tem o congresso na crise ate agora.
    Ainda nao foi afastado o Cunha!
    Que pais eh este?

  12.  
               O PT está há

     

               O PT está há quase 13 anos no poder e nada fez para mudar o sistema imoral da política Brasileira.Hoje vive-se esta crise pelo acumulo da indiferença dos governos Petista,diante dos acordos politicos que se traduzem em estorção do estado nacional.

    ”Ninguém será inocente, se a luz  de toda a roubalheira permanecer com os olhos fechados.”

    1. Nada fez???

      Amigo e o Executivo Federal tem culpa se o POVO elege um Congresso Nacional desse naipe?  Olha o que a Dona Dilma está ganhando ao tentar expurgar essa podridão toda, uma crise política sem precedentes, tomando pancada de todos os lados…Ela, em 2012, poderia ter simplesmente mantido o Sr Paulo Roberto Costa na Petrobrás, ter feito um acordo com o Dep Eduardo Cunha e tudo ficaria dantes como no quartel de abrantes… Hoje está pagando o preço pela sua ingenuidade política, não se preparou para o chumbo grosso que ia levar de volta. Enfim, cada um que embale seu filho, o Congresso é a CASA DO POVO, não é o quintal do Poder Executivo.

      1.      Cláudio,nossos

             Cláudio,nossos comentarios estão corretos,pois estamos falando de “causa e efeito”.O PT nada fez ou pouco fez para previnir ou para blindar as estatais da cobiça dos politicos,mesmo sabendo de suas intenções.No entanto permitiu PF investigar e prender os agentes promotores da roubalheira.

  13. Acordem, Alices. Dilma

    Acordem, Alices. Dilma Poliana não tem plano B. Ela não tem nem plano A. É  incompetente demais, frágil demais e terrivelmente mal assessorada. Mas, enfim, que ela mantenha um mínimo de governabilidade até 2018. E que até lá, apareça alguém à esquerda, capaz de reconduzir esse país ao rumo da justiça social.

  14. Brincando no Oráculo de Delfos: previsões para 2018.

    Dilma chega a 2018 como presidente da República, mas muito enfraquecida.

    A economia mundial começa a melhorar a partir de 2016 e se resolve em 2018, mas não a tempo de salvar o governo Dilma. 

    A economia brasileira se estabiliza a partir de 2016, mas, em compasso de espera para 2018, os empresários não realizam investimentos significativos.

    Cunha e Calheiros, indiciados pelo PGR e renunciam para escapar da cassação. Morrem por abandono o impeachment e as reformas patrocinadas por Cunha.

    O PMDB continuará no comandando da Câmara e do Senado.

    Forma-se  consenso sobre o fim do ciclo petista no plano federal e isso reduz a pressão sobre Dilma. Não há mérito em chutar cachorro morto. 

    Lula dará força a esse movimento com outros pronunciamentos do tipo “eu e Dilma estamos no volume morto e o PT está abaixo do volume morto”.

    Haddad será reeleito prefeito de São Paulo em uma eleição muito apertada em 2016. Acabará vitorioso porque Marta, Russomano e Skaf dividirão os votos antipetistas. 

    As chapas apoiadas por Pimentel levam Belo Horizonte e as maiores cidades mineiras.

    As Olimpíadas do Rio, fortemente apoiadas pela grande imprensa, são um sucesso. 

    Beto Riccha termina melancolicamente seu governo.

    Nas eleições presidenciais de 2018, Requião é o novo governador do Paraná.

    Haddad é o novo governador em São Paulo e Eduardo Paes no Rio de Janeiro. Pimentel é reeleito em Minas.

    Aécio obrém o segundo lugar em Minas e é reeleito senador. Patrus Ananias é o primeiro.

    Suplicy volta ao Senado.

    Alckmin será o candidato do PSDB e da coalização de direita turbinada pelo PSB.

    Marina será mais uma vez uma candidatura bissexta, daquelas aparecem de quatro em quatro anos.

    Lula não será candidato em 2018.

    A chapa adversária do PSDB será PMDB/ PT – Michel Temer para presidente e Jaques Wagner de vice.

    Kassab e o seu PSD oscilarão em dar apoio a uma ou outra candidatura e, às vésperas do prazo para definição das chapas, apoiarão Temer/Wagner obtendo a promessa de ministérios de relevo em um futuro governo.

    Temer vence e o PMDB volta ao comando do governo federal após 28 anos. O PT continua forte no governo. 

    Lula começa a reconstrução do PT junto às bases, além de ser o fiel da balança do equilíbrio PMDB/PT tanto no Executivo quanto no Legislativo. As eleições de 2022 serão sempre lembradas como ponto de atrito entre os dois Partidos.

    Os desdobramentos da Lava Jato se tornam uma enorme dor de cabeça jurídica. Apesar da pressão da mídia mainstream, Temer não indica Sergio Moro para nenhuma das vagas para Ministro do STJ ou STF.

    Dilma assume o cargo de professora convidada na UFRS na cadeira de gestão de energia elétrica.

    O jornalista Luis Nassif é o novo Ministro da Fazenda.

  15. Longe de mim querer defender

    Longe de mim querer defender o Cunha mas só pra lembrar que, por enquanto, ele só foi caguetado; até aqui nada. Nãoo foi denunciado, investigado..  as acusações precisam ser comprovadas… etc… Se for denunciado julgado e condenado aí, é outra coisa mas, por enquanto, nos resta torcer e não esperar que o judiciário dê a esse sujeito o tratamento que vem dando aos petistas pq aí é o fim da linha mesmo. O mais seguro é julgamento justo pra todo mundo. Disputar politicamente, o twitter, emplacando uma tag, é legítimo  e muito bom mas tendo claro que cadeia é para situações extremas e após julgamento justo com direito a ampla defesa.

    1. “ele só foi caguetado; até

      “ele só foi caguetado; até aqui nada. Nãoo foi denunciado, investigado..  as acusações precisam ser comprovadas… etc.”

      Nana, nina não. A PF prende depois investiga.

      O homem está ameaçando, tem que prender.

      1. Eu não sei como vai ficar

        Eu não sei como vai ficar isso, Miguel, pq é verdade que as atitudes dele, depois da delação é que o colocaram numa situação pior, um sujeito que ameaça, publicamente, sem qq constrangimento a República, não tem pq não ameaçar pessoas que, eventualmente, cruzem seu caminho mas o fato é que, se, de fato,  Cunha está ameaçando os delatores e seus familiares, o MPF nã tá acreditando, não.  O que, a gente sabe, pelo que rola nas redes sociais é que ele ameaçou  expolodir o Governo e dar troco no STF, caso a votação do financiamento privado seja anulada, Por mais qu o cara seja bravateiro, não deve ser confortável saber que seus familiares estão com um tipo desses na cola. Se, de fato, ameaçou as pessoas o MPF tá pouco se lixando.

          1. Você tem razão, embora ele

            Você tem razão, embora ele não está agindo como parlamentar. 

            Há termos diferentes para as mesmas palavras.

            Abs

          2. Concordo com vc, Miguel; o

            Concordo com vc, Miguel; o problema é que a LavaJato assim como a AP 470 são  o ÚNICO serviço de Moro e JB; o contribuinte banca esses caras para que cuidem de um proocesso só. Um dentisata com um único dente; um médico de um paciente só. Engenheiro de obra única ( reforma do lavabo do conjugado da sogra )… dá pra concber? Pois é. A gente tá bancando essas farsas a peso de ouro. A turma do judiciário é mais falcatrua que o Cunha. Todos eles sabem o que tá rolando mas estão dando espetáculo; assim com o Cunha, querem é grana e  fazer o número do servidor exemplar. A gente paga esses caras pra fazerem o papel de juízes e promotores mas é só um papel; não são diferente dos bandidos que denunciam e/julgam; na verdade, são piores pq os bandidos se arriscam… Como homens estão anos-luz a frente ( não simulam notório saber/reputação ilibada e, não vivem do suor de cada trabalhador brasileiro.

  16. CUNHA NÃO TEM O MENOR RESPEITO PELO POVO!

    Ele não apenas chamou a todos nós de idiotas, mas também demonstrou que não tem a mínima consideração com o que o povo pensa. Afinal, reflita sobre isso:

    VOCÊ NÃO PERCEBEU QUE ELE DISSE À DILMA PARA DEIXÁ-LO FAZER O QUE QUISESSE, OU VIRARIA SEU INIMIGO? 

    Esse sujeito é um CRETINO! Ele não tem o menor pudor, perdeu completamente a vergonha na cara, e não dá a mínima ao povo. O que os vermes normais fazem às escondidas, de forma obscura e velada; ele fez do jeito mais escancarado e escandaloso, que ninguém jamais poderia imaginar. É como se a sociedade brasileira não existisse, não tivesse interesses, e não valesse absolutamente nada! Ele passa por cima de todos, porque a única coisa que interessa no mundo são os seus interesses pessoais…

    Sr. Cunha, por respeito à sua inteligência, recomendo um psiquiatra!

    Lembre-se de que a Dilma deu ordem ao Ministro da Justiça e à Polícia Federal, para que investigassem tudo com ampla liberdade, e não aliviou nem ao próprio Lula e aos senadores aliados. Isso é compromisso de campanha! Ninguém pode dizer ainda, se o Cunha roubou ou não esse recursos. Delação não vale nada, se não levar a outras provas, mas…

    AFINAL, POR QUE O CUNHA ACHA QUE NÃO DEVE SER INVESTIGADO?

    A SOCIEDADE PRECISA DE FERRAMENTAS PARA SE DEFENDER!

    Não é possível que continuemos vendo um sujeito como esse, achando que deve estar acima da lei, e não poder ser investigado pela Polícia Federal; assim como o senador Perrela, cujo helicóptero da família foi apreendido cheio de cocaína, devolvido aos seus donos, e até o piloto liberado; ambos tomando as principais decisões do país! 

    07 DE SETEMBRO

    PEC 21/2015 JÁ

    Vamos valorizar nossas manifestações cívicas, sabendo o que pedir, e exigindo a aprovação imediata dessa PEC; que dá ao povo o direito de fazer ABAIXO ASSINADOS com poder de convocar RECALLS e REFERENDOS, para que, no voto, possamos cassar os políticos, e derrubar leis indesejadas, feitas por esses patetas. 

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA TEORIA:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater 

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA PRÁTICA:

    https://www.youtube.com/watch?v=Z38SYNGprHk 

    ECONOMIA É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO!

    Se parar a roubalheira, sobra dinheiro no caixa do governo, para elevar o salário mínimo, as aposentadorias e o funcionalismo público; tudo sem gerar inflação. O que melhora a vida dessas pessoas, além de aumentar as vendas no comércio e na indústria! Ora, mas que espécie de fraude ideológica é esse tal de marxismo, que propõe o conflito, a luta, e a guerra, entre quem tem os mesmos interesses? E os neoliberais histéricos, de onde tiraram essa ideia de promover arrocho salarial? 

    NÃO É ESQUERDA X DIREITA

    SÃO CORRUPTOS X POVO 

    Só mais uma para refletir:

    AS TVS JORNAIS E REVISTAS DEFENDEM O POVO OU OS CORRUPTOS? 

    Fica o apelo ao PMDB, para que respeite a memória do saudoso Ulises Guimarães, e toda a sociedade brasileira, acabando com esse constrangimento criado ao país, chamado de Cunha! 

    JUDICIÁRIO BRASILEIRO = PALHAÇADA!

    Enquanto cidadãos comuns são presos indevidamente, com a absurda alegação de que podem fazer algo contra as investigações, o Cunha usa o próprio cargo para tentar barrá-las, e nada acontece consigo…

    Sr. Moro, e juízes do STF, vocês envergonham a todos nós brasileiros!

  17. Testando a indignação de um eleitor do PSDB
    Algum crítico do PT poderia me dizer o que acha do texto abaixo?

    A paralisação por três anos de uma ação penal contra o deputado estadual Barros de Munhoz (PSDB), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), está sob a investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O órgão quer saber por que o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo segurou a ação até que os crimes apontados contra Munhoz prescrevessem.

    É nessa hora que ninguém votou no Aécio!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18.  
    A sucessão de Cunha é uma

     

    A sucessão de Cunha é uma legião de caravalhos-de-asa:

     

     

    Mato sem cachorro. Sem nenhum cachorro. Nenhum mesmo.

    Caso o eduardo cunha seja afastado da presidência da câmara, coisa que pra mim é inevitável e inexorável, quem assume é Waldir Maranhão.

    Esse fofo lindo é investigado na lava jato acusado de receber mensalmente entre 30 mil e 50 mil reais. delatado pelo youssef. Em 2010 declarou que não tinha dinheiro em conta pra campanha e mesmo assim doou 500 mil reais pra sua própria campanha. Diz aí, não é um mimo esse cara?

    Bem, vamos dizer que esse também caia fora, quem assume é o nosso querido adorado sortudo e iluminado por deus, Giacobo, aqui do Paraná.

    Essa gracinha ganhou 12 vezes na loteria em um espaço de 14 dias. Também teve prescritas ações no STF por falsidade ideológica, formação de quadrilha e sonegação de impostos através de formação de empresas fantasmas. Quando prescreveram, ainda tirou sarro do STF dizendo algo como: a justiça foi feita, ficaram sentados em cima das ações por mais de dez anos.

    Caso esse três sejam impedidos, entra em ação Beto Mansur. O primeiro nome já diz tudo né, mas vamos falar um pouco sobre esse bebezinho xuxuzinho. Foi autuado por trabalho escravo e condenado por usar recursos públicos para promoção pessoal. Responde a pelo menos 35 processos por irregularidades em licitações em Santos, onde foi prefeito. Detalhe hilário, essa informação consegui no site da Veja. não é xuxu demais???

    Em quinto na linha de sucessão, está Felipe Bornier, o menos sujo, mas não menos cuti-cuti membro da mesa diretora da câmara. É acusado de fraude em sua campanha eleitoral com excesso de anúncios nos jornais O Dia e ABC Diário. Praticamente a madre tereza perto de seus amiguinhos.
    Logo depois vem Mara Gabrilli, que até merece respeito por não ter seu nome envolvido em algum escândalo de corrupção. No entanto, veja só que dodoizinho essa moça, ela acusa o PT de ter matado seu pai com um aneurisma cerebral. Uma fofa, enfim.

    Por fim, vem nosso chegado conterrâneo Alex Canziani. Respondeu e foi inocentado de processos em Londrina e no Congresso, acusado de receber verba do mensalão do PT através daquele outro lindo que cumpre pena por seu réu confesso, o Bob Jef.

    Na primeira suplência, vem Mandetta, do DEM, o thuthuco que é o maior inimigo do programa Mais Médicos. Claro, ele é médico, esse bebezinho butitinho.

    Ai vem Gilberto Nascimento, envolvido em denúncias sobre o escâncalo das ambulâncias (operação sangue-suga) foi inocentado posteriormente. Questionado sobre a indicação do nome do filho para cargos comissionados, disse que acha isso super normal e lindo e maravilhoso e joia e bacana e legal e fofucho.

    aí meus amigos, depois dessa vasta lista, aparece, na terceira suplência, a deputada Luiza Erundina, que até agora ainda não entendi como permitiu incluir seu nome nessa chapa. Enfim, que caia cunha e que suba Erundina. dalhe braziu ziu ziu

    http://www.ocafezinho.com/2015/07/20/o-mato-sem-cachorro-no-congresso/#more-30134

     

     

    1. Affff… o Cunha foi

      Affff… o Cunha foi caprichoso na formação dessa mesa da Câmara heim, escolheu a dedo, tirando a Luiza Erundina, parece que ele foi buscar essas figuras num mocó da Cosa Nostra. Lembro que quando ele estava compondo a mesa a imprensa dizia que ele a estava compondo sozinho, que não permitu interferência de ninguém, saiu à sua cara.

  19. “Marina Silva pode voltar ao

    “Marina Silva pode voltar ao jogo político. Com que desenvoltura ainda não se sabe. Os sinais que ela vem emitindo é que se situaria no campo das forças que querem evitar uma crise institucional do país”:

    Marina EH a crise institucional do Brasil e ja o provou em 3 eleicoes.  Ela eh um quadro negro:  qualquer um pode escrever qualquer coisa nele -ate c om giz areiento e que chia- que ele segura.

    1. Essa da Marina o autor pegou

      Essa da Marina o autor pegou pesado. Sinceramente! Essa Sra não merece crédito, age por rancor, ódio e poder. A qualquer custo! Seria a novo Collor, a oportunista que afundaria o Brasil no inferno

    2. Essa da Marina o autor pegou

      Essa da Marina o autor pegou pesado. Sinceramente! Essa Sra não merece crédito, age por rancor, ódio e poder. A qualquer custo! Seria a novo Collor, a oportunista que afundaria o Brasil no inferno

        1. Na boa; acho que a irmã

          Na boa; acho que a irmã Marina resolveu dar o troco no Cunha pq na campanha, pelo twitter, ele,  deu suporte ao Malafaia na cobrança por uma postura anti-homoafetiva.  Parece que Marina agora vai cobrar pq, parece ser a ligação entre a classe média alta antiga/ Universitária e as igrejas evangélicas.

  20.  
    … ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO

     

    … ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM!

    #################

    Altamiro Borges: O engano dos que acham que Eduardo Cunha está politicamente morto

    $edutor & agre$$ivo

    publicado em 20 de julho de 2015 às 15:56

     

    (…)

    FONTES [LÍMPIDAS]: 

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/07/eduardo-cunha-ainda-nao-esta-morto.html

    e aqui

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/altamiro-borges-o-engano-dos-que-acham-que-eduardo-cunha-esta-politicamente-morto.html#comment-921893

  21. E agora golpistas?

     As denúncias contra Cunha emudedeceram o Aécio e sua tropa de choque. Quero entender este fenômeno.

    Será que quando os delatores passaram a atirar nos alvos que não são convenientes ao PSDB acendeu algum sinal amarelo com relação à lista de Furnas e outros assuntos até agora  blindados?

    Como vão se posicionar os moralistas do PSDB com relação a Cunha, vão tratá-lo com o mesmo rigor com que tratam os petistas e correrem o risco de sofrerem represálias deste doido, ou irão defendê-lo e evidenciar de vez o seu falso moralismo?

    Com estes fatos novos a estratégia de comunicação dos golpistas ficou tão prejudicada que todo o esforço da mídia em derrubar a Dilma parece ter ido por água abaixo.

  22. Cunha e Globo

    A maneira açodada e desafiadora com que Cunha ameaça as autoridades que o estão investigando é um sinal de que não vai ser fácil abatê-lo. Ninguém age assim se não tem certeza de sua força e a manifestação do governo depois da truculência de Cunha é a de quem teme o adversário. Vê se algum outro acusado na Operação Lava Jato reagiu à maneira Cunha, ninguém ousou desafiar o juiz Moro, só ele que fez porque faz parte da estratégia golpista da Globo, de usá-lo para fustigar e emparedar o governo Dilma. Mas CPIs virão para fragilizar ainda mais o governo, se isso ainda é possível, e o ajuste do Levy vai ficar sendo arrastado até não querer mais, prolongando a impopularidade do governo que o queria vê-lo implantado o mais rápido possível, para logo virar esta página e partir para um agenda mais positiva.

  23. Os paladinos do caos, cunha,

    Os paladinos do caos, cunha, renan e aécio. Os dois atiraram para todo o lado no desespero que se encontram, não pensam, apenas atiram na vã esperança de conseguir fugir. O aécio age pelo ódio irracional, pois perdeu três vezes, perdeu a presidência no Brasil, e perdeu no seu estado, e por último perdeu seu curral eleitoral com a vitória de Pimentel.

    Eles não agem com a razão, então não dá para esperar razoabilidade por parte deles. E quando se age sem razão a gente já sabe o que acontece…

  24. Cunha quer anular seu

    Cunha quer anular seu processo porque, segundo ele, o juiz Moro se meteu na seara que já seria do Supremo, ao reinquirir o empresário Júlio Camargo.

    O processo contra Camargo, Cunha, Cerveró e Baiano já tinha saído da competência da vara do Moro e está no STF. Mas a pedido dos advogados de Baiano, o juiz Moro, que segundo Cunha nada mais tinha a ver com o caso, procedeu a uma reinquirição de Camargo. Teria ele, Moro, o direito de realizar esta reinquirição? Seria ele tão néscio ao ponto de realizar um procedimento que lhe seria vedado pela legislação? Cunha acusa Moro de estar dando sequência a um ainvestigação que já não lhe diz respeito. Mas Moro não está dando sequência a nenhuma investigação. O pedido de reinquirição de Camargo, feito por Baiano, teria de ser obrigatoriamente realizado no âmbito exclusivo do Supremo? Claro que não, porque se assim fosse, os pedidos de revisão ao Supremo poderiam se avolumar e fazer tabula rasa de todo o histórico do processo, e virem a desfazer todo o embasamento que teria dado origem à própria ação. Novas provas e novos depoimentos poderão ser construídas e tomados pela nova instância do processo, o Supremo, e a isso se chama de dar sequência à investigação, investigação já baseada em provas e depoimentos colhidos. Mas a revisão de provas e de depoimentos já colhidos, deverá mesmo ser realizada pela instância que fez as provas e os depoimentos contestados, ou seja, a vara do doutor Moro. Sorry.

     

  25. Respeito a opinião

    Respeito a opinião do blog e dos cometaristas, mas continuo não achando que o Cunha foi “atacado”, ou que “caiu em desgraça”.

    Pra mim ele foi “mo-bi-li-za-do”; jogada “cantada” desde o início (o achacador está sendo achacado, essa é a regra do jogo). Todos em Brasília sabem disso, só os teleguiados pela imprensa é que não.

    Em algum momento ele seria convocado a fazê-lo.

    … e cronometrada; ali, no tempo certo do início do recesso parlamentar. Ou seja, para livrá-lo do tiroteio do plenário.

    No retorno do recesso o que até agora parece um recuo virá como um ataque mais contundente.

    Neste momento os telefones e reuniões não estão parados, enquanto o trabalho de “fraturar” a coalizao PT, PMDB e “base alienada” corre solto pela imprensa. Os “colunistas” já estão fazendo o papel de dizer que “o governo está em festa”… E com a ajuda – sempre – da “esquerda” que a direita gosta”.

    … Não teve, inclusive, mais uma “pesquisa propaganda” publicada também de modo “sincronizadinho”?

    Aguardem o retorno do recesso para ver se essa chacrinha toda abalou o “blocão” montado pelo Eduardo Cunha no Congresso (com o apoio da mídia).

    Tenho pouquíssimas dúvidas de que nada disso surpreendeu ninguém em Brasília, nas redações e na República do Paraná.

    … Na oposição partidária menos ainda…

    … Tudo de acordo com o script da novela golpista…

    Não descarto, inclusive, que a “saída” do juiz moro para um restaurante (e os respectivos aplausos) também tenham sido bem calculados.

  26. Eu acho que essa festa toda

    Eu acho que essa festa toda eh precipitada. Cunha parece estar caindo na real de que nunca foi e nunca sera o candidato favorito da midia e que sua força no congresso conseguiu afastar ate potenciais eleitores que ele conseguiu no inicio de sua presidencia na camara. Ele agora ira atacar cada vez mais o governo e tentar ver se consegue tirar algo proveitoso disso ou recuperar alguma credibilidade. Nao vai, no entanto, “impichar” a dilma, pq sabe que foi traido pela oposicao e pela imprensa q o ajudou, pois como eu disse, nunca entendeu sua situaçao perante a midia. O problema eh: ate que ponto ele pode manobrar irresponsavelmente sem desembocar num impeachment?

    A principio, o unico grupo que gostaria de um impeachment eh aecio e seus subordinados. O restante do psdb eh contra, garanto, pois um impeachment agora, apesar de aecio ja contar com uma recem campanha de eleiçao e ter formado uma base eleitoral maior, ainda assim, teriamos um pt mordido, uma mobilizaçao de forças de esquerda que estavam paradas, e a provavel volta de lula, q pode n querer ser presidente em 2018, mas compraria a briga agora, com ctz. Nessa situaçao, aecio acredita que poderia ganhar, mas mtos duvidam e preferem levar pra 2018.

    o problema reside no fato de que a crise politica atrapalha a dilma e atrapalhara o proximo governo, se for do pt ou do psdb. A melhor saida agora, seria o afastamento de cunha da presidencia da camara, se possivel um afastamento de seu cargo e sua prisao preventiva para que nao atrapalhasse o andamento das investigaçoes.

    a prisao de cunha com ctz apaziguaria a crise politica e daria a chance de dilma promover os projetos que tem de promover e colocar o brasil na rota de crescimento.

     

    sem a prisao de cunha essa crise vai se arrastar por um longo tempo da pior forma possivel

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador