O Brasil às margens do Rubicão, por Marta Guerra

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Na história romana o Rubicão, curso d´água situado ao norte de Roma, não podia ser transposto pelas tropas que acompanhavam os generais que retornavam das batalhas para evitar riscos de ameaças ao poder central. Quando Júlio César transpôs o Rubicão com suas tropas em perseguição a Pompeu, estava consciente de que provocaria um conflito armado na sede do Império. Por isto, a célebre frase: “alea jacta est” (a sorte está lançada). 

Estamos assistindo impassíveis no Brasil as tropas da desestabilização se aproximarem perigosamente do Rubicão. O que há dois anos parecia paranoia dos adeptos de “teorias da conspiração” hoje é fato concreto: a aliança dos partidos de extrema esquerda com os de extrema direita para derrubar o governo eleito democraticamente. Procuram conseguir por meios ilegítimos o que não conseguem por meio do voto, por absoluta falta de propostas.

É evidente que a alternância de poder é algo saudável numa democracia. Mas essa alternância precisa ser promovida pela vontade popular, que exige ser convencida por propostas que demonstrem uma melhoria real da situação anterior. Enquanto a oposição não apresenta tais propostas, o povo prefere ficar com o que já conhece.

A falta de propostas da oposição brasileira tem procurado um caminho aparentemente mais fácil: o caos social. Em meio a manifestações em princípio legítimas, a violência estúpida, que nesta semana vitimou um cinegrafista em trabalho.

Evidente que essas manifestações atendem não apenas aos interesses antipatrióticos dos extremistas de direita e de esquerda, mas, também, a interesses alienígenas que cobiçam nosso pré-sal, nossa imensa diversidade de insumos e nosso gigantesco mercado interno.

Aqui dentro e lá fora há muitos que não suportam um Brasil respeitado internacionalmente, não aceitam um país que diminui a desigualdade e que retira expressivos contingentes da miséria. Não admitem que o país seja viável, não o querem líder da América Latina nem muito menos que ele assuma posições soberanas ante outras nações.

Têm saudades do tempo em que a Polícia Federal era manietada pelo poder central, do tempo em que os poderosos eram intocáveis e, infelizmente, do tempo em que a imensa venalidade dos dirigentes de empresas estatais garantiam contratos milionários em troca de polpudas propinas como nos casos da Alston e da Siemens, para citar apenas um caso.

Quem se lembra do início dos anos 60 – e eu lembro muito bem – já sabe onde este enredo vai terminar. O clima do país é o mesmo, só que um pouco piorado. Naquele tempo as manifestações eram mais honestas, a gente ia de cara descoberta. A única proteção era a convicção de estar fazendo a nossa parte por um país melhor. Evidentemente, os tempos são outros, mais sofisticados.

O golpe que está em curso não é mais das casernas, embora elas possam apoia-lo. O golpe em curso promovido e apoiado pela mídia, como em 64, está ironicamente em gestação na instituição que mais deveria defender a legalidade.

Nós, sociedade civil, precisamos nos organizar urgentemente para barrarmos essa travessia do Rubicão que ameaça as conquistas tão duramente conseguidas com o sofrimento e o sangue dos heróis conhecidos e anônimos que lutaram nos anos de chumbo. Devemos isto a eles.

Marta Guerra é jornalista, professora aposentada do Departamento de Filosofia da UFRN e advogada 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. sinceramente, o legislativo

    sinceramente, o legislativo precisa trabalhar eles estão deixando o pais afundar ao não promover uma reforma política, judiciária e monetária.

    Estamos virando reféns de manifestantes mascarados, quando deveríamos estar sendo convocados a plebiscitos que levassem nossa democracia a uma maior transparência

  2. agora e conspiração, quando era o PT era rebeldia?

    quando o PT era oposição, manifestantes agrediram um governador, cercaram o onibus do presidente, invadiram a fazenda de outro, etc etc etc.

    agora quando suas vitimas estão dando o troco virou conspiração para derrubar governo eleito!!!  quanta asneira!

    e claro que as manifestações são orquestradas, o PT melhor que ninguém sabe distinguir isso, mas o alvo e apenas sangrar o governo, para que ele perca eleitores em novembro, para que ele seja derrotado, e a derrota de um governo de centro interessa para a extrema-esquerda que tolamente ainda acredita numa revolução popular se ela for oprimida pela direita,  e pela extrema-direita que mais pratica quer apenas ter o poder de volta!

    pstu, pco e gangs similares são todos empregados da direita, que os usam e manipulam, porque são otarios como todo esquerdista romantico!  

    a Dilma, lerda como toda carta tirada do bolso do colete, não reagiu quando devia, tentou apaziguar gente que não queria nada tangivel, qualquer que tem internet pode ver o odio que é destilado contra esse governo, e preferiram se passar por nobres ingleses e relevar essa manobra pela internet!  agora ira acontecer o que acontece dos os burros e preguiçosos quando testes se aproximam, terão que se esforçar muito mais que os demais para vencer algo que já estava vencido a 02 anos atras!  

    só pela burrice desse governo, dá vontade que ele perca, e muita arrogancia!

    1. Quando o PT era oposição o

      Quando o PT era oposição o país estava estagnado, os salários das famílias em decréscimo.

      Agora que o PT é poder, o país se estrutura, obra para tudo que é lado, falta mão de obra, fundam-se universidades e ano a ano os trabalhadores ganham aumentos reais em seus dissídios. Tudo bate recorde: consumo, produçaõ agrícola, produção de energia, metalurgia, reservas internacionais, formandos universitários, renda familar.

      Para  parecer uma situação perfeitamente simétrica com o passado  é questão de não fazer parte dos grupos que melhoraram extraordinariamente ou não ter percepção das diferenças.

      1. olha,  um pais que estava na

        olha,  um pais que estava na mesma situação que vc retratou, pindaiba economica, decadencia moral,  e continuos ataques ao governo eleito, acabou elegendo um partido radical, cujo lider fora perseguido pelas autoridades desse pais, sendo inclusive preso, mas esse lider com seu partido revolucionario botou o pais nos eixos, a economia retormou o crescimento, mas infelizmente depois de + ou – 12 anos perdeu o poder, e perdeu porque as tropas russas tomaram o Reichstag enquanto que soldados americanos e ingleses ocupavam o resto pais!

        o PT está a 12 anos no poder também não é mesmo?

        o que estou dizendo e que o PT sempre foi um mau perdedor, todas as derrotas do Lula foram culpa de conspirações insidiosas de todos os demais politicos do pais, com todos os empresarios do pais, e toda essa gente seguindo ordens de Roberto Marinho que era um agente da CIA no Brasil, (Puta agente bão esse, sô!)  e agora quando está sentindo o gosto da vingança de seus adversarios vem com essa tese furada de golpe para derrubar governo eleito!  porque derrubar se esse governo esta se esforçando ao maximo para perder?

        isso e conversa para mexer com os brios dos fanaticos do partido para irem a rua lutar pelo partido!

         

  3. “Têm que ser abatidos antes

    “Têm que ser abatidos antes de chegarem as margens e seus corpos enterrados tão profundamente para que não contaminem o Rubicão!” – Caio Enssima

  4. O Vácuo

    Existe um vácuo de liderança muito grande dentro do Brasil atualmente. Com Lula a frente do governo, mesmo nos períodos mais difíceis, como no estouro do caso do “mensalão” em 2005, ou na crise financeira mundial em 2008-2009, o Presidente soube conduzir o País a frente. Dilma não tem o carisma do seu antecessor, e pena bastante por conta disso. Não tem também, uma comunicação razoavelmente boa com a sociedade de uma forma geral, isso sem falar dos seus ministros, fraquinhos de mais.

     

     

  5.  
    Eu acredito (tenho fé) que

     

    Eu acredito (tenho fé) que o PT,PCdoB, UNE etc… sob a liderança de Lula estão agindo racionalmente e com muita sabedoria, neste momento temos que colocar agua fria na fervura, pois os irresponsáveis querem (precisam) de qualquer conflito que tumultue ou até inviabilize processo o eleitoral de 2014 pois eles sairão derrotados .

    O que precisaremos fazer são comitês de mobilizações em defesa da democracia para que os conspiradores não tentem inviabiliar o próximo Governo Dilma .

    Não tenham dúvidas, a partir do primeiro trimestre de 2015 eles começarão a criar factóides em várias frentes para criar um clima de caos social .

    Fizeram isso no período Jango, fizeram no Chile de Allende…. e continuarão a fazer .

    O governo americano gasta bilhões de dólares para que milhares de agentes façam este tipo de “serviço” em todo mundo, principalmente aqui na A.L .

     

     

    1. não poria tantas fichas nos EUA, não…

      Perfeito, Antônio Carlos, só acho que o que hoje está em jogo é menos luta de classes do que luta entre países. Simplesmente Brasil, Tailândia, Rússia e Turquia não são bem vindos como novos jogadores de peso. Passada a crise, baixada a poeira, as contas são refeitas e a suspeita de que para esses serem tão grandes quanto querem e, desconfia-se seriamente, podem ser, os outros terão de ser relativamente menores.  Embora Rússia e Turquia ofereçam ameaças imediatas mais notáveis, pela mairo proximdiade geográfica, capacidade estratégica e poderio militar, o Brasil é a médio prazo o mais desagradável, porque é o potencialmente maior de todos, possui uma zona de influência relativamente consolidada e vasta, e, last bur not least, advoga um modelo distribuitivista, participativo e inclusivo, em oposição ao que as elites da OCDE vem propondo e pondo em prática desde os anos 90. 

      Uma ascensão brasileira é ruim, mas é apenas moderadamente ruim para os EUA. Eles podem se beneficiar de mais um contrapeso à expansão chinesa (que foi inventada e mesmo sustenada por eles contra os interesses de outros parceiros da OTAN) e aos regimes mais anti-ocidentais na América do Sul. Desconfio, mas não tenho certeza, que os EUA também tem interesse em diminuir a influência de França e Alemanha em alguns foros e em alguns níveis da “governança” internacional.  Desnecessário dizer que o Brasil teria que comer muito feijão para poder ameaçar significativamente os interesses mais nevrálgicos do Império, tanto em termos militares quanto tecnológicos (do ponto de vista estritamente econômico, a relação é ambígua, já que as empresas brasileiras estão posicionadas em áreas que não são cruciais para os EUA e/ou concorrem em nível diferente – pensa na Natura, na Gerdau ou mesmo na Embraer – exceção feita apenas parcialmente à Petrobrás).  Naturalmente, dado o porte de muitas corporações americanas, seus vínculos com parte de nossa elite entreguista, e o fato de que o Estado americano é extenso e descoordenado, isso não implic aque certos setores sediados nos EUA não ajam autonomamente e embora minoritários lá, sejam capazes de nos dar muito trabalho (grosseriamente falando, os EUA são mais de 7 vezes o tamanho do Brasil economicamente e mais de 20 tecnologicamente). 

      Sem que os EUA vetem ou mesmo dêem apoio moderado, desconfio que são as potências européias que atualmente estão mais organicamente inseridas nos movimentos de desestabilização do ainda verde e semi-acabado projeto civilizatório brasileiro. 

  6. Ano rico de possibilidades

    A oposição atual, tão golpista quanto possível, canta:

    “Tô me guardando pra quando o Carnaval passar”…

    Por incrível que possa parecer, por enquanto é tudo só ensaio.

    Este ano de crise mundial, cinquentenário de golpe, Copa do Mundo, eleição para a chave do cofre, vai dar o que falar.

    Preparemo-nos.

  7. Lula e a pataquada da eleição de postes

    O PT está acuado por defender o que não acredita.

    O plebiscito, encomendado pela banca financeira que se refestela nos juros pornográficos pagos pelo Brasil, e encampado pelo Lula na eleição do poste Dilma não podia dar em outra coisa.

    O País prostado de quatro ante os financistas internacionais que açambarcam todas as riquezas nacionais e promovem ao mesmo tempo o endividamento do governo e da população.

    Tragédia total para satisfazer a vaidade e a prepotência do Lula e do PT.

    Reclamar agora que a população está descontente com a atual situação é chover no molhado.

    O Lula deveria vir a público e explicar esta cagada monumental que fêz.

    Não virá, podem esperar sentados

  8. “Quem se lembra do início dos

    “Quem se lembra do início dos anos 60 – e eu lembro muito bem – já sabe onde este enredo vai terminar.

    O clima do país é o mesmo, só que um pouco piorado”

     

     

     

  9. ilha de caras

    “tão duramente conseguidas com o sofrimento e o sangue dos heróis conhecidos “

    que foram a-b-a-n-d-o-n-a-d-o-s pelos políticos do PT,

    que estão maravilhados com os salários e as benesses do poder,

    que sonham em aparecer no PIG (porca imprensa gatuna), no programa do jô, no jn, nas paginas amarelas da revistinha,

    cujo maior “sonho de consumo” é ser convidado para férias na ilha de caras!!!!!!

    que PT c-o-v-a-r-d-e é esse que vê os companheiros fundores sendo arbritariamente presos e se cala?

    que corrobora com seu silêncio as atitudes dos juizes e da imprensa na AP470 ?????????????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador