O golpe da burocracia, por Marcio Valley

do blog do Marcio Valley

A burocracia público-administrativa brasileira, não eleita pelo povo, que acessa o poder sem um voto sequer, sem participação popular no processo de escolha e por uma via que somente pode ser considerada avaliadora e meritocrática em momento estanque no tempo – a época da prestação do concurso público – está obtendo sucesso em derrubar um governo eleito democraticamente e em reduzir as garantias e liberdades individuais.

Em outras palavras, o ano de 2016 entra para história nacional como o ano em que a burocracia deu um golpe civil no Brasil.

Supremo Tribunal Federal, Procuradoria Geral da República, Justiça Federal do Paraná e Polícia Federal, ao dar suporte institucional a uma decisão altamente discutível adotada por parlamentares em grande parte corruptos, a eles se une para realizar uma ruptura institucional e cassar o voto de mais de cinquenta milhões de eleitores brasileiros.

Apoiada pela mídia, cujos interesses corporativos são evidentes, a burocracia tenta disseminar a falsa ideia de que o processo é técnico. Todavia, essa mensagem somente é recepcionada por parcela do eleitorado. A outra parcela, igualmente relevante em número, discorda do processo.

A esmagadora maioria da parcela pensante da população, os intelectuais, entendem que o processo é um golpe. Ante as evidências que sobressaem do processo de impedimento, a imprensa internacional, não atrelada aos mesmos interesses que movem a nacional, acolheu a tese do golpe.

Reconhecido o golpe pela intelectualidade e pela comunidade internacional, não há dúvida sobre a narrativa que prevalecerá para a história: houve golpe no Brasil.

Dessa forma, as pessoas que hoje são vendidas pela mídia como os arautos da moralidade, passarão à história, quer queiram, quer não, diretamente como golpistas ou como apoiadores do golpe.

É bem provável que o jornal O Globo tenha que novamente pedir desculpas por apoiar um golpe no país, talvez daqui uns trinta anos, presumindo-se que ainda continue a existir até lá.

As instituições e pessoas públicas – STF, Janot, Moro e Polícia Federal – têm atuado como cruzados da falsa moralidade ou da moralidade eletiva, parcial. São cúmplices, não somente da ruptura institucional, mas de um processo de redução aguda dos direitos e das liberdades individuais e de um brutal retrocesso sócio-econômico no país, sob o pálio do combate à corrupção e, agora, ao terrorismo.

Utilizam, como supedâneo para essa cumplicidade, fundamentos sabidamente imaginários ou supervalorizados. Dilma não cometeu crime de responsabilidade e não poderia perder o mandato em função da corrupção generalizada que somente agora, coincidentemente no governo do PT, foi descoberto. Ela não é pessoalmente responsável pelos crimes até agora investigados.

Busca-se uma condenação no estilo Al Capone, paradigma completamente fora de propósito.

O sociólogo americano Howard S. Becker afirmou que “o comportamento desviante é aquele que as pessoas com poder para tal rotulam como desviante” e os membros da elite que produzem esse rótulo ele denomina de “empreendedores morais”. Em outras palavras, quem define se há crime ou não é um representante da elite dominante e, para tanto, pouco importa o ato praticado, mas quem o praticou. Seria o correspondente acadêmico da famoso ditado “ao amigos, tudo, aos inimigos, a lei”.

No sentido emprestado pelo sociólogo, o juiz Sérgio Moro certamente deve ser enquadrado como um empreendedor moral, segundo as notícias que dão conta de seus pudores em investigar outros partidos além daqueles que compunham a base de apoio do governo do PT. Aparentemente, não será pela República de Curitiba que se desvelará qualquer crime praticado por políticos do PSDB.

Por outro lado, não há corrupção ou terrorismo que justifique alteração e retrocesso nos patamares mínimos civilizatórios. As garantias constitucionais sobre o devido processo legal e que veda prisões sem decisão judicial transitada em julgado são conquistas históricas que protegem todos os cidadãos do uso excessivo e abusivo dos integrantes dos poderes do Estado. Ao mitigar essa proteção, agiganta-se o poder de um Leviatã que já o possui em demasia.

Os que apoiam esses desvarios da burocracia não poderão lamentar no futuro, quando, pessoalmente ou alguma pessoa querida, for pega indevida e inocentemente nos tentáculos do monstro estatal. Se isso um dia ocorrer, experimentarão pessoalmente a agonia descrita por Kafka no romance “O processo”.

Se o povo brasileiro permitir a consolidação desse processo de redução de direitos, todos deveremos temer desagradar delegados, promotores de justiça, procuradores, juízes, deputados, senadores, ministros, enfim, qualquer homem público capaz de movimentar o aparato de violência e de punição do Estado.

Quanto ao combate à corrupção sistêmica, torna-se absolutamente ineficaz quando “fulanizado”, quando personificado em um demônio cuja erradicação supostamente eliminaria o mal, pois disso decorre a impressão popular de que, eliminado o demônio, elimina-se o problema.

Como os fatos estão demonstrando, muito longe de eliminar o mal, pioraram-no.

A brusca alteração, para menor, nos investimentos da Petrobras, a quase total cessação dos projetos de engenharia pesada das grandes construtoras, a redução geral no ânimo dos empresários, tudo isso causou uma semiparalisia econômica que desempregou milhares e milhares de brasileiros, cujas famílias, em grande parte, retornaram ao estado de miséria e pobreza anterior à ascensão do primeiro governo petista.

A atuação da burocracia brasileira em todo esse enrosco institucional parece conferir razão a Robert Michels, pensador que disse que “a burocracia é inimiga da liberdade individual”. Segundo ele, o poder corrompe, de modo que a burocracia, tendo acesso ao poder, irá usar de todos os meios necessários para, não somente preservá-lo, mas aumentá-lo cada vez mais.

Em resumo: caso a burocracia golpista consiga o aumento de poder que hoje luta por obter, em pouco tempo estará sedenta por um poder ainda maior, só que desta vez exigirá maiores poderes munida de poder ainda maior do que antes. O círculo é vicioso: quanto mais poder a burocracia estatal obtém, mais poder possui para exigir ainda mais.

A hora de impedir o crescimento da doença burocrática é essa, quando a sede de poder ainda está no nascedouro.

Hoje, a população apoia um combate à corrupção ou ao terrorismo em bases que violam os direitos humanos, praticado por uns poucos juízes, procuradores, delegados e outras autoridades.

Amanhã, a se permitir o incremento dos poderes arbitrários, encerrado esse suposto combate à corrupção e ante a necessidade vaidosa e arrogante de demonstrar o próprio poder sobre as demais pessoas, serão dezenas de milhares dessas autoridades praticando barbaridades contra o povo, agora não somente juízes que abusam do poder, mas também, como disse alguém, o guarda da esquina, o atendente do departamento de trânsito, o médico do hospital público e qualquer outro burocrata que detenha uma mínima fatia do poder estatal.

A escolha, por enquanto, ainda é nossa.

no blog: O golpe da burocracia

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Merecemos,
     
    Não tem como se

    Merecemos,

     

    Não tem como se enganar, o governo golpista não está escondendo que entregará um pacote de maldades assim que sentar na cadeira definitivamente, moro e seus asseclas não estão escondendo que perseguem Lula e o PT e aliviam para os apaniguados, enquanto mantem pessoas presas indefinidamente e sequer incomoda familiares do cunha para prestar depoimento, a rede globo e seu conluio midiatico-mafioso (as primas pobres de sempre) não enganam ninguem, os proprios senadores dizem aos quatro ventos que o processo È POLITICO, enfim, um golpe, se não há resistencia popular, paciencia, o povo é soberano.

  2. concurso
    “somente pode ser considerada avaliadora e meritocrática em momento estanque no tempo – a época da prestação do concurso público – ”
    Está faltando uma investigação profunda sobre a lisura dos concursos públicos para ingresso nobiliário. Se feita, verificar-se-á que a meritocracia passa longe, muito longe, desses processos de seleção.

  3. A escolha não é mais nossa.

    “Se o povo brasileiro permitir a consolidação desse processo de redução de direitos, todos deveremos temer desagradar delegados, promotores de justiça, procuradores, juízes, deputados, senadores, ministros, enfim, qualquer homem público capaz de movimentar o aparato de violência e de punição do Estado.”

     

    Quem deveria falar pelo povo brasileiro está cuidando da própria biografia ou do futuro da carreira na política. Dilma renunciou e ninguém aqui parece se dar conta disso, não foi notícia nos jornais impressos ou na TV. Depois que o PT se uniu a chapa do Maia, o Rui Falcão disse que não apoia o tal plebiscito e novas eleições, Dilma afirmou que mesmo se pudesse, não voltaria à presidência, depois ainda de ser convencida a tirar a palavra “golpe” de uma suposta carta aos senadores que ninguém leu. E para arrematar, Haddad considera a palavra “golpe” muito dura para definir a manobra que derrubou Dilma.

     

    Eu já não tenho mais forças para responder aos que acusam Dilma de ter criado as condições para o golpe devido somente a sua incompetência e falta de talento político. Por que não acusam Lula de não ter feito nada para aprimorar a democracia. Por que não admitem que ele fez concessões demais? Só falta ir conversar com o Temer para selar a grande conciliação nacional. 

     

    E me chateia ler esses textos conclamando o povo brasileiro à reação. O povo brasileiro está reagindo nos tribunais, na justiça, nas arquibancadas, nas ruas, nos comentários às colunas dos serviçais da plutocracia. Mas a classe política não responde porque perdeu completamente qualquer ligação com a base eleitoral. e quando procuram organizar protestos o povo não responde pelo mesmo motivo, porque não acredita mais. A culpa não cabe à Dilma. É do PT, a culpa é do Lula que já não se enxerga como um representante de uma parcela da população. ele se enxerga como um mito. Perdeu a objetividade, o senso de realismo em um certo grau.

    1. Vera L., compreendo

      Vera L., compreendo perfeitamente a sua revolta e frustração, pois nutro sentimentos semelhantes. E também concordo contigo quando afirma que parcela substancial da população está se manifestando. A campanha Fora Temer nos estádios olímpicos é um belo exemplo. Meu texto buscou atingir a outra parte, aquela que imagina que a escalada de autoritarismo jamais a atingirá. Chamar a atenção para o fato de que uma coisa é criar o monstro, outra é controlá-lo. Quando disse que ainda podemos escolher, referia-me à uma utópica união de petistas e antipetistas contra esse projeto de ampliar os poderes institucionais da burocracia. Um perigo. Muito obrigado pela valiosa colaboração. Um grande abraço.

      1. Marcio,

         

        Sabemos como começa a escalada do autoritarismo, e quem cresceu nos anos 70/80 sabe onde pode terminar.

        A crítica ao seu texto é resultado de frustração, mesmo. Nada específico ou pessoal.

        Não vou alongar a resposta porque pessimismo realmente não é construtivo, mas penso que petistas não mais existem, existe uma espécie de “lulismo”, cada dia mais insignificante devido à campanha competente e inescrupulosa de Sergio Moro e parceiros de mídia.

        Agradeço sua atenção e gentileza ao responder.

         

        Sucesso! 

         

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador