Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

O navio afunda, e para entrar no bote salva vidas precisa CPF atualizado, por Andre Motta Araujo

A imensa MASSA de pessoas nas classes D e E não tem água, esgoto, muitos não tem luz, não tem banheiro em casa, vive da mão para a boca, quando almoça se dá por feliz e não sabe se terá jantar, vai ter CPF atualizado?

O navio afunda, e para entrar no bote salva vidas precisa CPF atualizado

por Andre Motta Araujo

Parece piada pronta, mas não é, é apenas tragédia. Quer dizer então que para receber o AUXÍLIO EMERGÊNCIA de 600 Reais precisa ter CPF atualizado? O guardador de carros, o vendedor de limão nos faróis, o sorveteiro da praia? Estão brincando com fogo, quem desenhou os procedimentos para despachar esse auxílio deve tomar whisky 12 anos.

A imensa MASSA de pessoas nas classes D e E não tem água, esgoto, muitos não tem luz, não tem banheiro em casa, vive da mão para a boca, quando almoça se dá por feliz e não sabe se terá jantar, vai ter CPF atualizado? O que se passa na cabeça dessa burocracia mandarim de altos salários? Nas tragédias, nas crises, nas enchentes, nos terremotos, nos tsunamis da vida é preciso agir dentro das CIRCUNSTÂNCIAS e não complicar o que pode ser simples, o maior esporte da burocracia brasileira, para evitar um risco de 1 Real, gasta-se 10.000 Reais, não há régua de custos e benefícios, é o princípio eterno da burrice, é o amanuense baixando seu espírito nos computadores.

Um CPF, como o Social Security Card nos EUA é PENAS UMA IDENTIFICAÇÃO, não é uma escritura, o histórico se dá depois do número, pela declaração, pelo conta corrente, o número serve apenas para saber que JOÃO é JOÃO, nada mais que isso, trata-se de um AUXÍLIO DE EMERGÊNCIA, é inteiramente descabido criar “filtros” complicadores cuja solução não é simples e nem rápida. O segredo de quem ganha guerras é a VELOCIDADE NA DECISÃO E NA OPERAÇÃO, não é o plano perfeito.

A mesma filosofia do contador de feijão vai aparecer em todos os programas de emergência para essa mega crise, ALGUM RISCO DEVE SER SUPORTADO, o filtro perfeito TRAVA qualquer programa emergencial, já se espreita erros conceituais nos programas de amparo ao pequeno e médio empresário, DEIXANDO A CONCESSÃO DO APOIO A CRITÉRIO DOS BANCOS, se 85% do dinheiro é público porque 100% da decisão é do banqueiro? Esses programas para PME deveriam ser EXCLUSIVAMENTE PELA CAIXA ECONOMICA e pelo  BANCO DO BRASIL, se o dinheiro é público a operação deve ser por bancos públicos porque é um programa público, o banco privado tem outros objetivos, NÃO VÃO EMPRESTAR, REFINANCIAR OU PRORROGAR, não é da natureza do banqueiro, ele não está no mercado para ajudar, está para ganhar.

O erro na base está em programas de POLÍTICA PÚBLICA serem comandados por neoliberais de carteirinha, eles tem raiva desses programas e vão complicar ao máximo.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a noticia de cadastro falso para golpes e’ verdadeira? Se for estamos ferrados. Os caras levam quase um mês para medida de “emergência” e são burlados em horas. Dizem que são milhões de pessoas que já caíram em golpes com sequestros de dados. E’ incompetência na mesma proporção de burocracia.

  2. Acreditou no pastor, na globo, no zap, na mamadeira de piroca e no kit gay e RETIROU seus 87% da aprovação aos governos do PT?
    Pois agora bolçonarize-se e aprenda a repetir que o PT acabou com o Brasil para o Lula se tornar milionário!
    Almoço? Quem sabe, um dia…

  3. Governo assassino.

    No mais muitos não tem luz? E o luz para todos? E quem disse que guardador de carro nao tem CPF? Guardador de carro, sorveteiro etc não são inválidos. Ou são invalidos num governo de imbecis?

    1. Vc conhece algum pobre? Conhecer no sentido de saber como é sua vida, sua luta diária, o leão que ele tem de matar a cada dia? A imensa maioria da classe média não conhece. Moro veio conhecer um pobre quando tinha 18 anos. No meu caso, há muitos anos, eu era gerente de um banco em Brasília, quando a mocinha do café, sem mais aquela desmaiou. Havia um médico presente no momento que a atendeu. Era fome, na minha cara, ao meu lado, servindo-me café todo dia o dia todo. Acordei naquele dia

  4. Tem aqueles que ainda criticam Bolsonaro ou qualquer outro que chegue ao Poder por causar terremoto no Brasil e balançar tais Estruturas. Diálogo, se ajustar com os Poderes, é o que dizem. Será que não enxergam 90 anos de Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino? Continuar com isto?! O Brasileiro, destas 9 décadas de tragédia, nascia sem Certidão de Nascimento. É a nossa grande mamata, diziam os Cartórios, entre Cópias Autenticadas e Reconhecimentos de Firma. Lavanderia de Dinheiro do Poder Judiciário e sua Elite. Dinheiro limpo, diário, sem marcas, em notas pequenas, não rastreáveis. Imprescindíveis Cartórios. Como o restante do Planeta consegue sobreviver sem tal Burocracia? E sem Urnas Eletrônicas ou Eleição Obrigatória? Sem Tamanho Parasitismo e Atraso? A Democracia deles deve ser uma fraude?!!! Então em SP, Reconhecimento de Firma por Autenticidade ao custo de 10 dólares por assinatura. Cartórios com Prédios e Faturamentos Nababescos de Grandes Empresas. Sócios nas vendas dos Imóveis com porcentagens criminosas pelas tais Regularizações. Vamos registrar os Brasileiros!!! Carimbo de ‘Pobreza de Berço’ para conseguir tal documento. Então a Imprensa mostra Dono de Cartório de Trindade / GO tomando Champanhe num iate defronte a Saint Tropez na França. Deve ser uma potência Econômica, Populacional e Financeira esta tal Trindade/GO? Imaginem os Cartórios de SP ou RJ? Indústria do Atraso, da Burocracia, do Cabresto, Ladrões de Dinheiro escoando a Economia Nacional protegidos pela mão pesada do Estado Absolutista, suas Autarquias ou Agências Reguladoras. E cremos que Pobreza é um castigo divino, que favelas são apenas a aglomeração de gente pobre, que será um dia, ajudada por este Estado Absolutista. Estado Absolutista, Ditatorial e sua Máquina Burocrática Fascista, Indústria de Multas e Criminalizações. Escrevo isto para perguntar, será que o problema é apenas CPF? Queremos tratar da febre sem atacar a origem da doença? Continuaremos com AntiCapitalismo de Estado? A Imprensa Brasileira, este Veículo, já perceberam quão importante são as Empresas genuinamente Nacionais ( como Odebrecht, Queiroz Galvão, JBS, BRF, Gerdau, Magazine Luiza,… GGN). A água começou a bater na bunda. Internet, Facebook, Google, Tweeter, CNN, Imprensa sendo praticada e produzida a partir de Miami/USA, está levando dinheiro, informação, empresas, interesses, EMPREGOS, para Terras e Legislações Além Mar. O restante da Produção Industrial já pratica este caminho desde os trágicos anos de 1930, replicados nos anos 50 de JK, replicados na Tragédia Privatista dos anos 90 de FHC, replicados em Temer, replicados em Guedes). Continuaremos tentando o Socialismo Castrista dos ano 50? Ou Green Card ou Cidadania Estrangeira? Trataremos da febre, da pobreza ou da doença? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

    1. zE sErgio Esse cara ainda ta aqui kkkkkkkjkkk Vai pra Veja, pro G1 pra puta que pariu sai fora. Aqui não tem ninguém pra vc bestializar. Estou cansando de coisas iguais a vc, mas dos piores vc ao menos é engraçado falando asneiras, confesso

  5. O general Santa Rosa foi ministro de Bolsonaro para assuntos estratégicos. Demitiu-se por divergências internas. Ele acredita que é o “estamento militar” quem pode recuperar o país.
    No dia 09 de abril publicou o artigo “Preparando o day after” no site Defesanet. Neste artigo o general Santa Rosa expõe algumas de suas idéias que certamente são hegemônicas no “estamento militar”:
    (a) Defende um liberalismo econômico no qual o Estado só participa nos momentos de exceção
    (b) Repudia a Constituição, pois entende que retirou poderes do Executivo
    (c) Defende que a Casa Civil assuma a gestão do governo, coordenando os ministérios.
    (d) Defende que o Presidente assuma a posição de “autoridade suprema” a quem cabe a última palavra.
    Para fazer todas essas mudanças e o “estamento militar” recuperar o país, tem que se materializar uma situação social e econômica gravíssima, em que os militares seriam “convocados” para Garantir a Lei e a Ordem.
    Esta situação gravíssima está sendo construída por Bolsonaro. A propaganda da Cloroquina como “a solução para a cura” já provocou a flexibilização do isolamento social. A consequência disso será o caos no sistema de saúde com milhares de mortos. Some-se a isto os propositais atrasos na distribuição dos recursos financeiros, os inevitáveis problemas econômicos e teremos materializada a situação gravíssima.
    Convocados por manifestações de bolsonaristas uniformizados com a camisa da CBF, os militares num primeiro momento farão uma intervenção. Nas etapas seguintes, a intervenção transformar-se-a num sistema autocrático militar.
    Penso que essa estratégia está em curso.

  6. André, o que não tem de marginal roubando quem recebe e retira em dinheiro vivo em banco, não é pouco. Um mínimo de controle de faz necessário, caso contrário nem roubar vão precisar.

  7. Afinal, por qual teoria, por qual razão, o Estado deve NECESSARIAMENTE, ser organizado pelo modo ou pelo sistema Capitalista, simplificado pelos espertos como “liberal”? Há mais de 500 anos o país é administrado por pessoas da mesma classe social , a tal elite, exceção feita a Lula, e, de certo modo, à Dilma e, a final, deu no que deu e vai nos dar muito mais “prazeres” ainda. Pior, é que a história está se repetindo, porque já se fala abertamente em intervenção militar, para colocar ordem no caos e claro, mais dinheiro ainda e mais sinecuras também, no bolso dos milicos E isso ainda é pouco, porque não falta também aquele que prega aberta e sem pruridos, a volta da monarquia!!! Enquanto isso, o país que está, sempre esteve e muito provavelmente sempre estará nas mãos e sob a direção da mesma pessoa, vai agonizando no leito de morte!!

  8. é da natureza do neoliberalismo não querer perder 1 centavo e achar que todo mundo quer passar a perna nos bancos, pq é o que eles fazem o tempo todo

  9. A burguesia afunda barcos cheios de crianças e dorme tranquila, não é, Cazuza?

    Ou alguém acha que o Bosto Naro, o Caiado e o Mandetta tiveram pesadelos ontem à noite, após a caravana da insensatez sanitária?

    E ainda precisa-se regularizar CPF para receber uma esmola, enquanto o barco naufraga. Esmola derivada do que nos tomaram com a mão direita e nos devolvem com a mão esquerda. Esses ratos não passarão.

  10. Isso é só o fim
    (Camisa de Vênus)

    Se o chão abriu sob os seus pés
    E a segurança sumiu da faixa
    Se as peças estão todas soltas
    E nada mais encaixa

    Oh, crianças!
    Isso é só o fim, isso é só o fim

    Algo que você não identifica (vírus)
    Insiste em atormentar
    Você implora por proteção (lavar as mãos mas não os punhos, distanciar-se das pessoas, inclusive dos entes queridos)
    Não sabe como (e quando) vai acabar

    Oh, crianças!
    Isso é só o fim, isso é só o fim

    Esse calor insuportável
    Não abranda o frio da alma
    A vida, já não é tão segura
    E nada mais me acalma

    Oh, crianças!
    Isso é só o fim, isso é só o fim

    Sempre acordo angustiado
    E apressado, vai à rua
    Mas mesmo assim acordado o pesadelo
    Continua

    Oh, crianças!
    Isso é só o fim, isso é só o fim

    Oh, senhoras!
    Isso é só o fim, isso é só o fim

    Oh, senhores!
    Mas isso é só o fim, mas isso é só o fim

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador