10 de junho de 2026

O pior ainda está por vir, por Wagner Moura

“Escrevi essa resposta-texto para jornalistas do Estado e da Zero Hora que queriam minha opinião sobre a extinção do Minc. O Zero Hora vai dar. O Estado se recusou”, disse o ator

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Por Wagner Moura

No Mídia Ninja

A extinção do Minc é só a primeira demonstração de obscurantismo e ignorância dada por esse Governo ilegítimo. O pior ainda está por vir. Vem aí a pacoteira de desmonte de leis trabalhistas, a começar pela mudança de nossa definição de trabalho escravo, para a alegria do sorridente pato da FIESP, que pagou a conta do golpe.

Começaram transformando a Secretaria de Direitos Humanos num puxadinho do Ministério da Justiça. Igualdade Racial e Secretaria da Mulher também: tudo será comandado pelo cara que no Governo Alckmin mandou descer a porrada nos estudantes que ocuparam as escolas e nos manifestantes de 2013. Sob sua gestão, a PM de São Paulo matou 61% a mais. Sabe tudo de direitos humanos o ex-advogado de Eduardo Cunha, o senhor Alexandre de Moraes.

Mas claro, a faxina não estaria completa se não acabassem com o Ministério da Cultura, que segundo o genial entendimento dos golpistas, era um covil de artistas comunistas pagos pelo PT para dar opiniões políticas a seu favor (?!!!). Conseguiram difundir essa imbecilidade e ainda a ideia de que as leis de incentivo tiravam dinheiro de hospitais e escolas e que os impostos de brasileiros honestos sustentavam artistas vagabundos. Os pró-impeachment compraram rapidamente essa falácia conveniente e absurda sem ter a menor noção de como funcionam as leis (criadas no Governo Collor!) e da importância do Minc e do investimento em Cultura para o desenvolvimento de um país. É muito triste tudo. Ontem vi um post em que Silas Malafaia comemorava a extinção “do antro de esquerdopatas”, referindo-se ao Minc. Um negócio tão ignóbil que não dá pra sentir nada além de tristeza. Predominou a desinformação, a desonestidade e o obscurantismo.

Praticamente todos os filmes brasileiros produzidos de 93 para cá foram feitos graças à lei do Audiovisual. Como pensar que isso possa ter sido nocivo para o Brasil?! Como pensar que o país estará melhor sem a complexidade de um Ministério que cuidava de gerir e difundir todas as manifestações culturais brasileiras aqui e no exterior? Bradar contra o Minc e contra as leis (ao invés de contribuir com ideias para melhorá-las) é mais que ignorância, é má fé mesmo. E agora que a ordem é cortar gastos, o presidente que veio livrar o Brasil da corrupção e seu ministério de homens brancos, com sete novos ministros investigados pela Lava Jato, começa seu reinado varrendo a Cultura da esplanada dos Ministérios… Faz sentido. Os artistas foram mesmo das maiores forças de resistência ao golpe. Perdemos feio.

Acabo de ler que vão acabar também com a TV Brasil. Ótimo. Pra que cultura? Posso ouvir os festejos nos gabinetes da Câmara, nos apartamentos chiques dos batedores de panela, na Igreja de Malafaia e na redação da Veja: “Acabamos com esse antro de artistazinhos comprados pelo PT! Estão pensando o que? Acabamos a mamata da esquerda caviar! Chega de frescura! Viva o Brasil!” Trevas amigo… E o pior ainda está por vir.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

45 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jus Ad Rem

    17 de maio de 2016 7:51 pm

    Pra quê um jornal quer saber

    Pra quê um jornal quer saber a opinião de alguém e depois, por não concordar com ela, simplesmente não a publica?
    Isso é coisa de gente séria?

    O Estadão está a caminho de ser um panfleto de direita, infelizmente.

    1. lenita

      17 de maio de 2016 11:11 pm

      Jus ad rem

      Está a caminho ??????

    2. Quintela

      18 de maio de 2016 1:58 am

      Está a caminho ??????(II)

      Está a caminho ??????(II)

    3. Mário Mendonça

      18 de maio de 2016 11:32 am

      Pasquim

      Pasquim

  2. Conde de Rochester

    17 de maio de 2016 7:56 pm

    .

    Porque o governo tem que financiar filmes?

    Não é um negocio comum?

    1. Jus Ad Rem

      17 de maio de 2016 8:20 pm

      Eu nunca concordei com a Lei

      Eu nunca concordei com a Lei Rouanet. Mas daí a dizer que ela beneficiou o PT é uma grande má fé.

      Artistas que se manifestaram A FAVOR do golpe também se beneficiaram com essa lei!!

      Outro que se beneficiou dessa lei foi FHC que pegou milhões para o seu instituto.

      É só pesquisar a respeito e constatar.

      Outra coisa, artistas como Chico Buarque não precisam ir atrás de empresas dispostas a lhe beneficiar. As empresas é que vão atrás dele!!

       Já um Lobão ou um Roger da vida, é outra história. Se não correr atrás não conseguem nada.

       

      Dá uma lida nisso aqui:
       

      http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2016/04/06/quem-fica-com-o-dinheiro-da-lei-rouanet-sao-eles-l/

       

       

      1. Jus Ad Rem

        17 de maio de 2016 10:07 pm

        Os artistas e produtores que

        Os artistas e produtores que se beneficiam ou se beneficiaram com essa lei deveriam vir a público e ESCLARECER que as empresas são livres para patrocinar a quem quiserem e que o governo não tem o poder de escolher nada, nem os artistas e nem as empresas que usarão a lei.

        Ficando em silêncio permitem os ataques ignorantes contra aqueles que apoiaram o PT por pura e simples ideologia e não por serem beneficiados pelo governo.

        Ninguém melhor do que os que NÃO apoiam o governo e se beneficiaram com a lei sabem que esses ataques se aproveitam da total ignorância das pessoas a respeito.

        Deveriam livrar seus colegas dessa mentira difamatória.

        Ao contrário disso, permitem a caça às bruxas e ficam calados.

    2. Jus Ad Rem

      17 de maio de 2016 8:39 pm

      A Lei Rouanet foi criada por

      A Lei Rouanet foi criada por Collor.  Como eu disse na outra msg, não concordo com essa lei.

      Mas imagina só se Lula ou Dilma ousassem revogá-la. Não terminariam seus mandatos. A globo e toda a classe artística pediriam suas cabeças imediatamente!

    3. Renato Lazzari

      18 de maio de 2016 12:52 am

      Não, não é um negócio comum.

      Não, não é um negócio comum. É um negócio que no mundo todo é patrocinado por estados. É só ler os créditos de filmes estrangeiros.

      Mesmo nos EUA há esse patrocínio, embora disfarçado. Aliás poucos setores da economia estadunidense são tão alinhados com seu estado – que se subrodina totalmente à sua iniciativa privada – quanto o do cinema comercial. Só não se pode chamar de cultura o que esse cinema dos EUA faz. Aquilo ali é pura propaganda ideológica com vistas ao estabelecimento de poder geopolítico.

      1. Zarastro

        18 de maio de 2016 2:30 am

        Vejam que interessante (em inglês)

        Fonte: http://filmmakermagazine.com/96723-section-181-film-production-tax-incentive-reinstated-and-retroactive-in-2016-spending-bill/#.VzvSoxxSf40

        “Great news for independent film producers: the omnibus spending bill passed by Congress this week and signed by President Obama contains a reinstatement of Section 181, the tax provision that incentivizes film and television production by allowing for immediate deduction of production costs up to $15 million. What’s more, the provision, which expires December 31, 2016, was made retroactive to include costs spent during 2015. (In recent years, Section 181 was retroactively renewed for the prior year at the beginning of the next fiscal year; in 2015, it was allowed to expire completely, and many observers didn’t expect to see it again.)”

        Ou seja, os EUA também têm sua lei Rouanet, a qual é usada justamente para privilegiar cineastas independentes. Que, tendo seu talento reconhecido, são depois contratados pelos grandes estúdios. Ou então, podem preferir continuar a seguir sua carreira de maneira independente.

    4. Zarastro

      18 de maio de 2016 1:29 am

      Algumas letrinhas pra vc

      CNC:  Centre Nacional du Cinéma (França)

      Eurimages: European Cinema Support Fund (Europa)

      NEA: National Endowment for the Arts

      Coordinamento Nazionale delle Film Commission Italiane

      Italian Film Comission (em Los Angeles)

      JFC, Japan Film Comission

      Acho que pra começar tá bom né?

    5. Quintela

      18 de maio de 2016 2:07 am

      Não é somente filmes.
      Teatro,

      Não é somente filmes.

      Teatro, shows, exposições, feiras culturais, artesanato…  CULTURA!

      Pergunte como o governo americano influenciou e financiou o cinema americano como a maior máquina de fazer propaganda de todos os tempos…

      De uma volta em seu bairro ou na sua rua e conte quantos prédios, condomínios e lanchonetes tem nomes americanizados…

  3. resistente

    17 de maio de 2016 8:02 pm

    além de infame e golpísta,,

    além de infame e golpísta,, ilegítimo, esse governo temerlão cria  e talvez

    crie com enorme perigo para  o país, o ancestral

    obscurantismo que todos achavam que nao voltaria mais…

  4. Leonardo Araújo

    17 de maio de 2016 8:28 pm

    Um ator de altíssimo nível e

    Um ator de altíssimo nível e um cidadão com extraordinário senso de realidade.

  5. silverio

    17 de maio de 2016 8:54 pm

    Qual Cultura deve Prevalecer?

    O brasil é um país rico culturalmente por causa de suas diversas raizes culturais (as manifestações populares). É lamentável o que aconteceu com o ministério da cultura, essa atitude prepotente do traidor golpista é repugnante e nós não aceitaremos mais a cultura do dominador dos séculos passados, estamos no século XXI, não ao golpe e FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFORA  TEMER TRAIDOR GOLPISTA. 

  6. Ricardo Silva

    17 de maio de 2016 9:07 pm

    The Guardian

    Prezados,

     

    O The Guardian está fazendo uma enquete sobre o golpe. 

    Segue link pra quem quiser contribuir:

     

    http://gu.com/p/4j7vf/swa

     

    1. Zarastro

      18 de maio de 2016 1:00 am

      Obrigado, já mandei meu

      Obrigado, já mandei meu relato contando sobre como a mídia escondeu a crise hídrica e de como o PSDB paga mesada aos grandes meios de comunicação.

    2. Marcos Antônio

      18 de maio de 2016 1:32 am

      Já mandei 3!

      Já mandei 3!

  7. jose antonio santosj

    17 de maio de 2016 9:31 pm

    obrigado !!!

    Obrigado W Moura por sua coragem. Ela nos dá animo para continuar. 

    A Lei pode não ser perfeita mas se bem aplicada daria bons resultados.

    Não pode financiar artistas comerciais mas aqueles realmente que querem mostrar um trabalho de qualidade.

    E  um trabalho de qualidade não é dificil de recolhecer para quem tem cultura ( para pessoas tipo malafaia deve ser dificil, sim). 

  8. edson dias

    17 de maio de 2016 10:33 pm

    outra fusão absurda…
    … E pouco comentada, é a fusão do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT, com o Ministério de Comunicações. Custa-me crer que alguém veja sentido nisso. E isso mostra a importância que C&T terão no país nestes anos de trevas. Nassif e sua equipe poderiam trazer essa discussão à tona aqui no blog!

  9. Marcos Antônio

    17 de maio de 2016 10:35 pm

    Precisamos dos coxinhas…

    O fim do golpe, NÃO VIRÁ DO STF, DO LULA, DA DILMA, DO CONGRESSO!

    Tem que vir do POVO!

    Por isso PRECISAMOS DOS COXINHAS!

    Sem os coxinhas A MISÉRIA NÃO SERÁ SÓ MATERIAL, MAS COMO MISÉRIA HUMANA ELA IMPIEDOSAMENTE NOS ALCANÇARÁ!

    E ai serão 20 anos para que a população faça uma inflexão e possa caminhar para fora do golpe!

    E depois serão mais 20 para que um novo golpe nos alcance, por que AS TÃO FALADAS INSTITUIÇÕES FICARÃO CHEIAS DE GOLPISTAS SAUDOSISTAS…

    É preciso evitar este eterno retorno!

    É preciso criar o Memorial do Golpe!

    Coisas neste sentido, para ESCLARECIMENTO DOS COXINHAS JÁ ESTÃO SENDO FEITAS!

    O Brasil não sairá disto como uma metade, é preciso sair COMO UMA MAIORIA…

    Vai ser preciso ser generoso COM O BRASIL e com os coxinhas…

    NADA É SUPERIOR À DEMOCRACIA…

  10. Cidadão

    17 de maio de 2016 10:46 pm

    Ainda está rendendo isso ?

    Essa discussão em torno do Ministério só existe por dois motivos. Primeiro que todos os palpiteiros não entendem nada de administração ( não vi ninguém da área criticando ) e segundo porque o brasilerio dá muito mais valor à forma do que ao conteúdo.

    Em alguns países são tratados como Heritage, ou seja, que cuidam para que não se perca a herança cultural do país, que é o que importa.

    Cinema comercial não é cultura e showbizz não é cultura. São negócios.

    Podem procurar os gabinetes dos maiores países do mundo atrás de Ministérios exclusivamente dedicados à Cultura. São poucos.

    Ministro é quem responde diretamente ao Chefe de Governo e com este precisa manter interlocução permanente. 

    De que adianta quarenta Ministros se metade não consegue audiência com o Presidente, que além de Chefe de Governo tem que ser Chefe de Estado  ?

    Isso é totalmente disfuncional e irracional.

    Muito melhor ter um ministro da Educação e Cultura que consiga falar com o chefe e levar à ele as demandas da cultura do que ter um ministro que não consegue sequer uma audiência.

    1. V. Lara

      17 de maio de 2016 11:04 pm

      Vai enganar trouxa, coxinha.
      Vai enganar trouxa, coxinha. Quem é da área e participa da gestão de recursos públicos na área da cultura está totalmente contrário à extinção do MinC, não seja desonesto. Te desafio a postar aqui quem seriam esses “gestores da área” que tenham apoiado essa atrocidade.

      Você está parado no tempo. O MinC deve evidentemente cuidar da gestão de acervos e de toda a documentação cultural, mas é muito mais do que isso. Na sua cabeça a cultura é algo morto, e não um ente vivo, que necessita de políticas públicas para o seu fortalecimento. Quando diz que cinema comercial é showbiz você não deixa de ter razão. Mas por favor, não seja ingênuo. Ou você acha que o governo Temer vai restringir recursos pra Globo filmes? Kkkk

      1. Cidadão

        18 de maio de 2016 1:55 am

        Não entendeu

        Eu me referi a área de administração, puramente.  Quarenta Ministérios, assim como vinte diretorias dentro de uma empresa se reportando apenas ao presidente é irracional.

        Também não disse que não se deve ater-se apenas a documentação cultural. Óbvio que não. Cultural heritage é muito mais que isso. Patrocinar eventos que preservem a cultura nacional e até mesmo eventos que tragam ao nosso conhecimento culturas de outros países, que no circuito comercial não se sustentam, são obrigações do governo.

        Não pode, não deve e não precisa é patrocinar cinema comercial e showbizz.

        Mas Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Japão devem estar errados no seu jeito de tratar a Cultura.

        E nós estávamos certos, como sempre.

        São uns bárbaros, nem Ministério da Cultura eles tem.

        1. Zarastro

          18 de maio de 2016 2:04 am

          Cidadão desinformado

          http://www.arts.gov

          http://www.culturecommunication.gouv.fr

          http://www.artscouncil.org.uk (com fundos da loteria nacional – estatal! – inglesa).

          Quanto à Alemanha, pesquise por “kunst ministerium” e você terá uma surpresa.

          Ou seja, com status de ministério ou não, o governo participa de todas as iniciativas artísticas e culturais em países ditos de primeiro mundo.

          Vai ter que elevar seu nível, pacato e desinformado cidadão. A desinformação que de se jacta tanto não pega por aqui.

          1. Cidadão

            18 de maio de 2016 2:27 am

            Uau

            Finalmente você entendeu : O GOVERNO NÂO PRECISA DE UM MINISTÉRIO PARA FOMENTAR A CULTURA !

            Tava difícil de explicar, mas ainda bem que chegamos a um consenso.

             

          2. Zarastro

            18 de maio de 2016 2:36 am

            Sai pra lá, cidadão

            Repito: eu não sou como você. E não concordo com nada do que você diz.

            De resto, “Ministére de la Culture et Communication” tem uma tradução diferente de “Ministério da Cultura e da Comunicação”?

            Aprender francês ajuda, prezado cidadão desinformado.

          3. Cidadão

            18 de maio de 2016 4:28 am

            É isso

            Apesar de não ser um Ministério exclusivo da Cultura, foi justamente por isso que não citei a França em meu comentário.

            Agora, quer uma dica, vai no site do governo italiano.

            Afinal, imagine, o berço da cultura ocidental não poderia abrir mão de um Ministério exclusivamente para a área. SQN.

            Pode procurar a vontade, Ministério exclusivamente da Cultura é jaboticaba.

          4. Zarastro

            18 de maio de 2016 9:58 am

            Brandes, você por aqui, de novo?

            Não adianta mudar de nick. Adiantaria mudar de atitude.

          5. V. Lara

            18 de maio de 2016 2:40 am

            Não fuja da raia cidadão.
            Não fuja da raia cidadão. Ainda estou no aguardo do pessoal da cultura que apoiou essa sandice.

            Não adianta vir com esse papo vira latas. O rapaz mostrou que você estava errado ao falar da Alemanha. Agora, seja sincero. Você acredita que a cultura terá algum ganho no governo Temer? Quem serão os artistas que poderão fazer pontes com o governo golpista em nome da classe artística? Você realmente acredita que as demandas dos artistas e produtores culturais tendem a ser ouvidas? Qual ou quais serão as políticas de cultura do golpista, e em que elas serão melhores/diferentes das implementadas na era Lula/Dilma? Não seja ingênuo

          6. Sidnei Oliveira

            22 de setembro de 2017 11:16 am

            Yes, nós Temo,Curtua,agora!
            Temos o Frota,o Roger ,o , lobão ,o malacheia…sim,não precisamos de mais nada,nem de você.

        2. V. Lara

          18 de maio de 2016 2:08 am

          Desculpe, mas eu, e acredito
          Desculpe, mas eu, e acredito que boa parte dos leitores deste blog, não somos do tipo afetado cujo sonho era ser americano ou europeu. Somos brasileiros. Não me importa que nos EUA e na Europa o modelo seja diferente, o ministério da cultura vinha fazendo um ótimo trabalho na gestão do Gil e do Juca, isso é consenso entre os artistas e gestores públicos da área. O senhor demonstra não ter conhecimento do assunto, por que insiste nessa visão de que deve-se preservar a cultura. Nada mais equivocado. O que precisamos é descentralizar as políticas na área da cultura e dar voz aos artistas que JÁ existem no país, mas que não tem espaço devido a uma série de fatores. E isso definitivamente não vai acontecer no governo Temer, não somos trouxas.

          Você tinha dito que ninguém sa área tinha reclamado. Isso é uma mentira deslavada, a cultura é um dos setores mais revoltados. Continuo no aguardo da relação das pessoas da área que aprovaram a extinção do MinC. Vejamos quem são estes cidadãos

        3. alexis

          18 de maio de 2016 9:08 am

          Argumento errado

          Brasil precisa. Talvez eles não

          Os países que você citou talvez não tenham combate à fome. Será que aqui no Brasil isso é uma atividade à toa.

          A desculturização leva gente como você a Miami, a respirar cultura em Disney. Por isso os EUA não precisam disso, já vamos sozinhos, como idiotas.

    2. Quintela

      18 de maio de 2016 1:54 am

      Quanta bobagem!
      Cidadão…

      Quanta bobagem!

      Cidadão… idiotizado!

    3. drigoeira

      18 de maio de 2016 5:43 pm

      Ô escondido???

      Suas idéias não correspondem aos planos. O mínimo será sempre o mínimo. O Brasil é grande demais para gente que pensa assim. Vcs somente estão no poder por causa desta política rasteira originária de 1900 e que vindoura como uma erva daninha resistente que dá náuseas aos brasileiros. São um bando de covardes que somente gritam pega ladrão! para o pobre, preto e petista, pessoas que não tem com o quê se defender.

      Encerro.

  11. marcos benigno

    17 de maio de 2016 11:22 pm

    Que cultura brasileira tem no cinema hoje?

    Que filme retratou a cultura brasileira nos ultimos tempos? Lei de incentivo á cultura é diferente de lei de incentivo audiovisial.

    Incentivo a cultura seria para filmes como o quatrilho, cidade de deus, bope e não para e se eu fosse voce ou cds de Claudia leite. Não se produz nada de diversidade regional, nada de verdadeira tradição nacional.

    E mais pelo tamanho da crise é natural priorizar areas de maior impacto na vida das pessoas, como segurança publica e saude.

    Torço pelo governo Temer porque torço pelo brasil, nunca torçi contra a Dilma mas no final pelos inumeraveis motivos (constitucionais ou não) apoiei o impedimento, pelo brasil.

    Abraçs a todos os vermelhos ou verde amarelos!

    (perdão pelos eventuais erros to sem saco pra corrigir).

  12. Gabriela Cristina

    18 de maio de 2016 1:07 am

    TV Brasil
    Ah não a TV Brasil não! !!! Isso é mais que golpe. Pra que?! Sério! ?

  13. keppel

    18 de maio de 2016 2:45 am

    Será que os Artistas Paneleiros ainda duvidam?

    Diante da dificuldade para a escolha de nome para a Secretaria de Cultura deste Governo, fica aqui a sugestão:

    T I R I R I C A  – Esse aceita!

  14. Fernando Augusto

    18 de maio de 2016 12:32 pm

    Fala serio esquerdinha

    Wagner vc não passa de um artista comprado com dinheiro público !! Não fale asneiras que não cola!! Quando Dilma começou a cometer suas bobagens vc não saiu em defesa do trabalhador! Estamos cansado de vcs!! O presidente Temer fica e se continuar bem vamos dar um mandato novo a ele, mas Dilma e lula estarão na cadeia para ver isso!!!

    1. Sidnei Oliveira

      22 de setembro de 2017 11:13 am

      Capachismo.
      Ser capacho de quadrilheiros defende-los deveria ser crime!

    2. Alvaro Tadeu

      22 de setembro de 2017 11:13 am

      Concurso de boçalidade. Inscrições com Fernando Augusto.

      Meu bom dia, augusto Fernando Augusto. O Temer jamais se candidatará a um mandato legítimo, através de golpe, é muito mais fácil. Mas se houvesse uma hecatombe em 2018 e ele se candidatasse, eu sei de quem seriam os três votos que ele teria: o seu, o dele e da formosa esposa. Não é porque você seja menos ignorante que o tal de Roger que não seja um imbecil completo. Que vergonha, ser tão cretino e não ter vergonha de exibir a própria estupidez. Se você tiver filhos e eles não ficarem envergonhados de sua exposição asneira, terão o futuro reservado aos muares..

  15. ROGER DA DUPLA (TONY E ROGER)

    19 de maio de 2016 6:16 pm

    CULTURA

    Boa tarde a todos e pincipalmente ao ATOR WAGNER MOURA

    Sou Roger da dupla Tony e Roger , sou seu fã claro , e sou a favor o INSENTIVO A CULTURA E EDUCAÇÃO DE VERDADE E COM TRANSPARÊNCIA.

    Essa lei tinha que ter sido banida a muito tempo. 

    Quem tem acesso a isso , são pessoas que conhece alguém la dentro, ou terá que pagar propina para os atravessadores que não são poucos, e mais , os grandes artistas a maioria deles consegue nosso dinheiro , teve até atores que viraram cantores so pra pegar o dinheiro da Cultura , me diz se isso é cultura que merda é essa ? Tinha muita gente garrado na nossa teta , até porque esse dinheiro não é do Governo é nosso.

    Esta´fazendo muito  bem o novo Governo até agora, e seria melhor ainda se insentivasse a CULTURA DE VERDADE como a Educação em primeiro lugar , Educação é Cultura isso muda as cabeças das pessoas , principalmente nas classes mais baixas do nosso Brasil , para que eles não necessitassem mais dos Programas Sociais que é uma Alienação a todas a familias.

    SALVE O NOSSO BRASIL

    Roger

    1. V. Lara

      20 de maio de 2016 6:41 pm

      Kkkkkkkkkkk esse Roger… QI
      Kkkkkkkkkkk esse Roger… QI altíssimo. Ainda bem que ninguém dá bola pra esse fracassado. Nassif, faz um favor e publica esse arremedo de argumentação, tenho certeza que muitos dos seus leitores vão adorar rir um pouco e fazer troça desse Zé Ruela

    2. Alvaro Tadeu

      22 de setembro de 2017 11:05 am

      Roy Rogers, o Rei do Faroeste.

      Roger, na boa, nunca ouvi falar de você, talvez por isso eu seja um ignorante em Cultura. Mas, por favor, quando redigir um documento que se tornará público, pegue o Pai dos Burros e corrija sua horrível ortografia. Você não tem cultura e muito menos educação.

  16. Sidnei Oliveira

    22 de setembro de 2017 10:57 am

    Lutaremos !!!
    Quando um safado que vende água Santa tem respaldo dentro de uma sociedade é sinal que ela está doente,muito doente!
    A doença pior de todas a da ignorância,da burrice,da falta de educação…. então,nada mais claro que para os líderes dessa sociedade doente é torná-la ainda mais frágil,assim,os charlatões,as mídias ,os grandes grupos terão facilidade em manipula-la.

Recomendados para você

Recomendados