Pesquisa mostra PT como maior culpado pela crise. O que significa para os progressistas?

O antipetismo como fenômeno de massas tem bases objetivas. O que interessa é saber como - diante desse entendimento popular - a esquerda pode sair da situação defensiva

Evidência preocupante na Pesquisa XP

Por Gilberto Maringoni

As pesquisas da XP devem ser examinadas com cuidado. Muitas vezes a metodologia e as perguntas não são divulgadas. Metodologia e perguntas podem interferir em resultados. Dito isso, há uma página da sondagem divulgada no último dia 13 que deve merecer atenção das forças progressistas.

Ela se refere à percepção popular de quem são os responsáveis pela crise atual. Entre quatro itens – governos Lula, Dilma, Temer, Bolsonaro e fatores externos -, metade da população atribui a culpa às gestões petistas.

A percepção é correta. Lembremos: entre 2015-16, o desemprego praticamente dobrou – de 6% para 11% – e o PIB teve queda de 8%, índice inédito desde a proclamação da República (1889).

Esse dado mostra que o antipetismo como fenômeno de massas tem bases objetivas.

O PT não quer fazer autocrítica e certamente não é o caso. O partido fez uma opção recessiva no governo Dilma II e deve ter tido razões para isso. Resolveu não contar a ninguém que razões eram essas e aí está um problemaço.

O que interessa é saber como – diante desse entendimento popular – a esquerda pode sair da situação defensiva que se encontra. É algo surpreendente face a um governo que vive de histórias mal contadas, agressões entre milicianos, queirozes, casas 58, aprofundamento da crise etc.

A única opção para as forças progressistas é fazer o árduo caminho de se reconectar às dores do povo, com uma campanha pelo emprego, pelo salário, por comida e por demandas reais das pessoas. E abandonar a tentação neoliberal quando voltar ao governo.

 

Redação

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Lembremos: entre 2015-16, o desemprego praticamente dobrou – de 6% para 11% – e o PIB teve queda de 8%, índice inédito desde a proclamação da República (1889).”
    Lembremos quando o Senador Aécio Neves subiu na tribuna do Senado para, em nome da oposição, afirmar tudo aquilo que sabemos.
    Nada a ver? Desde quando a economia está descolada da política?

      1. Li de Brusque (17/1/2019 às 136:37),
        O que André Araujo quis e quer dizer é que ao glorificar o combate à inflação FHC deu uma feição individualista ao povo brasileiro que agora prefere inflação baixa com alto desemprego do que inflação alta com baixo desemprego. A inflação atinge a todos, enquanto o desemprego só atinge quem fica desempregado.
        Foi tão grave o efeito que FHC tem uma aprovação bem melhor do que José Sarney, mesmo sabendo que nos 5 anos de governo de Sarney o Brasil cresceu no total mais do que nos oito anos de Fernando Henrique.
        Infelizmente ninguém procurar fazer uma análise mais pormenorizada da economia nos vários períodos e acaba acusando governos ou os idolatrando sem uma base de dados mais consistente.
        Veja o que aconteceu nos Estados Unidos após a Segunda Grande Guerra. Poucos lembram que até o final da década de 70 com a inflação mais alta a dívida pública caiu de 130% do PIB no final da guerra para menos de 30% do PIB no final da década de 70. De lá para cá com a inflação mais baixa a Dívida Pública já atinge cerca de 70% do PIB.
        A ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff preocupou com a dívida pública e manteve a inflação no patamar mais adequado e que seria em torno de 6% e com baixo índice de desemprego. Com a desvalorização do real em 2014, acompanhando o que acontecia em todos os países de periferia, e com a queda dos preços das commodities que reduziu até a receita, e deixou um déficit em transações corrente elevado, ela não teve alternativa a não ser mudar a política econômica no segundo governo.
        E tudo isso sem considerar que ela teve todo planejamento cortado quando a economia reverteu o crescimento dos investimentos que atingiram dois dígitos quando anualizados no quarto trimestre de 2012, e no primeiro e segundo de 2013.
        Por que os investimentos e o próprio PIB trimestral caiu no terceiro trimestre de 2013? Duvido que você em algum momento nos últimos seis anos sequer soubesse disso e duvido que você conheça alguém que soubesse disso e tenha procurado entender.
        Clever Mendes de Oliveira
        BH, 18/11/2019

        1. Meus gatos não gostam quando eu os levo ao veterinario tomar vacinas, nem por isso eu estou errado em levá-los.
          O AA coloca a culpa de todas as mazelas nas costas de FHC E NÃO É POR UMA ÚNICA VEZ NÃO.

          1. Não é mesmo por uma única razão: outra delas, é tentar explicar a idiotas que a terra é redonda!!!! outra delas é fazer os gatos saberem o lugar certo de “cagar”- a maioria insiste em culpar o tapete e assim vamos vivendo ao lado de idiotas para todo o sempre!!

  2. Pesquisa XP é com banqueiros & associados. Nem Margaret Thatcher reencarnada – e acometida por uma crise de sinceridade – ia conseguir mudar a opinião dessa turma.

  3. A Esquerda acreditar na metodologia da XP é como acreditar na isenção da GloboNews. Já começa por aí. Mas uma revelação é clara. Aloprados Esquerdopatas são um fardo muito grande e pesado, amarrado ao pescoço de Lula. Quem na realidade perdeu nas eleições foi esta Elite Política. Representados, principalmente por este pensamento de esquerda vazio e farsante nas figuras do Tucanato e seus satélites. Estes é que foram humilhados e praticamente banidos, mas que inflam estas pesquisas anti-petistas. E Aloprados dão sequência e importância a isto?!! O PT teve votação expressiva. Estava na disputa. Tem o Candidato viável, mesmo preso, sabotado, perseguido. O que restou à farsante Esquerdopatia de Ciro, passando por FHC chegando até Marina? Investir em Huck ou Dória? Inflar um Anti-petismo para sobreviver nas sobras e nos despojos? Abutres sobre a carniça. 9 décadas de Estado Ditatorial Caudilhista e suas Elites. Anti-petismo ou anti-parasitismo? Será que a XP mostraria a diferença? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

      1. Hilton Dominczak (domingo, 17/11/2019 às 13:12),
        O mais interessante do Zé Sérgio é que embora diferente os comentários dele são bem iguais e ele mantém coerentemente o mesmo padrão nos comentários dele há quase dez anos.
        Clever Mendes de Oliveira
        BH, 18/11/2019

  4. PQP Maringoni!
    Apesar da ressalva inicial para se por à vontade para descer o cacete ni nóis, devia ao menos dizer o que é a XP, qual o universo pesquisado, sua abrangência e a(s) ferramenta utilizada – me parece que é tudo pela internet – Mas aí a crítica perderia a razão de ser, né não?

    A necessidade que certos quadros tem de escrever, não importa sobre o que ou contra o que é algo que supera em muito a vontade que o viciado tem em relação a droga.

    Saciado, companheiro?

  5. É claro que pesquisa da XP é tendenciosa, mas mesmo assim o resultado faz a gente pensar. Tanto que interpreto a coisa de outra forma:
    1. Num país de retardados mentais o poder da propaganda é devastador…
    2. Não esqueçamos que durante 13 anos o mantra da imprensa foi sempre o mesmo: “a culpa é do PT”.
    3. Pergunta: o PT se deu conta, alguma vez, que era o grande inimigo da imprensa?
    4. Pergunta: o que o PT fez, exatamente, de contra-propaganda?
    5. Pergunta: quando é que vão acordar e aprender a interpretar corretamente a realidade?
    6. Foram infantis. Pra dizer o mínimo…
    7. Continuam sendo infantis em não chamar o povo pra briga…

  6. Opa, estranho este artigo. Fala em tomar cuidado para analisar mas não analisa nada, não esclarece. Afinal, quem é Gilberto Maringoni, a que tendências se liga? Nenhuma menção ao boicote parlamentar/judicial contra o governo Dilma? Nenhum comentário de nenhum dirigente petista? Nenhuma tentativa de avaliação da própria população sob pesquisa? Onde e quando se deu a pesquisa? Que fatores condicionantes há nela? Afinal, parece prematuro escrever meia mensagem…

  7. A direita (xp) joga correto: coleta dados que sabe cobrir as gestões petistas de culpa e erros. Apesar do tendencialismos das pesquisas, o resultado se aproxima do exposto. A direita através da mídia oficial e não martelou isto desde o início do governo Lula, criou “protestômetros” em 2013… sempre com o mesmo bordão, associando PT a corrupção. A reversão deste quadro não passará com disputas eleitorais… É necessário mais do que nunca construir uma narrativa da história recente e um discurso de esperança com base naquilo que a direita rejeita: a igualdade e a solidariedade.

  8. com haddad e paulo pimenta é que nao vai haver essa conexão com as bases

    no mais, pesquisa de opinião mesmo acontece de 2 em 2 anos, mas mesmo essas são cartas marcadas

    cartas que o PT (e esquerda parlementar em geral) são coniventes, a propósito

  9. O Governo Dilma tem alguma parcela de culpa. Dizer que o Governo Lula tem é puro anti-lulismo irracional. Já a parcela dos que colocam a culpa no governo Bolsonaro está crescendo bastante, como se pode ver mês a mês na pesquisa. Paciência, em breve será toda dele.

  10. É só mostrar durante a propaganda petista o verdadeiro culpado pela crise brasileira. Moro e Lava a Jato. Se no final de 2014 estavamos em pleno emprego, a partir de 2015 a Farsa a Jato iniciou seu processo de desmonte da Petrobras, Estaleiros brasileiros em Engenharia Nacional. Qual foi o numero real da queda do PIB e desempregados entre 2015 e 2016? O PT tem de lavar a roupa suja que a mídia joga no colo do PT para enganar os trouxas

  11. se o pt é culpado, porque isso ocorre? falácias, falácias e falácias…and fake news. desde 2013 o pt tá praticamente fora, mas depois de tanto tempo vigora ainda essa tese de culpa?
    pesquisa xp é objetiva? pra quem? aliás, a quem beneficia essa ideia de que o pt é culpado?
    a pergunta é – como sair dessa?OU quE ARGUMENTO USAR, OU COMO CONVENCER AS PESSOAS DE QUE SE OS GOLPÍSTAS ASSUMIRAM O PODER, A CULPA SÓ PODE SER DOS GOLPÍTAS?!

  12. Independente de ser ou não aceita tecnicamente, essas pesquisas mostram o que mostraria outra com torcedores perguntando quem será o campeão, antes de se começar o Brasileiro: Flamenguistas dirão que é o Flamengo, vascaínos o Vasco, etc. e tal.
    30% vão dizer até o final dos tempos que Lula é o responsável pela crise econômica do Brasil, do Chile, do Iraque e da Islândia. Com algum conhecimento alguns culparão Dilma que também será indicada por “achistas” turbinados pela midia “isenta”. Conhecimento de causa, pelo cérebro ou pela dor, apenas os que votam Temer, Bolsonaro e Fatores externos, juntos e/ou misturados. Os 17% NS/NR, se algum dia vierem a saber e responder certamente não votarão em Lula. Numa partida honesta, sem juiz ladrão, a esquerda não está na defensiva, muito pelo contrário.

  13. Mais de 1 terço da população não tem acesso a Internet e foram excluidos da pesquisa que tem sua base de dados dentro da XP e do Itaú

    existe um antipetismo claro e cristalino que fica claro na pesquisa

    acho inclusive que em face do universo o percentual de 30% foi bom. Imaginava um numero ainda maior e rejeição ou culpa do PT

  14. Penso que o maior problema econômico do Brasil continua sendo a Desigualdade de Renda.
    Desde o governo FHC o Índice de GINI (que mede a desigualdade de renda) vinha caindo constantemente a cada ano. Em 2003, Lula pegou o índice em 0,59 e Dilma entregou para Temer em 2015 em 0,53. A partir daí a Desigualdade começou novamente a aumentar e neste ano chegou a 0,63.
    Apesar dos aumentos reais do salário mínimo e dos programas sociais de renda, observar que a redução ocorrida desde FHC é muito pequena. O Índice varia de 0 a 1 e, por 14 anos de governos petistas, variou somente dentro da faixa 0,5. Ou seja, a redução na desigualdade de renda desde FHC até Temer foi muito pequena.
    Portanto, a concentração de renda mudou pouco nos últimos 20 anos e agora piorou aceleradamente.
    Qual o partido político que vai enfrentar, DE VERDADE, essa grave questão ?

  15. Independentemente de ser uma pesquisa parcial, uma coisa é certa: nós progressistas precisamos ganhar a guerra da mídia, caso contrário continuará a percepção de que o PT é o culpado por todos os males do mundo. Por exemplo, 80% do povo brasileiro se informa e tem entretenimento apenas através da TV, ou seja, a lavagem cerebral tem livre trânsito dia após dia, patrocinando golpes e desinformando a população.

  16. se o problema foi aumento do desemprego e queda do pib 2015-2016, por que associar a “culpa” à Lula?

    se o problema foi aumento do desemprego e queda do pib 2015-2016, por que o nordeste onde o povo foi mais afetado pela crise – maior desemprego, maior queda do pib -continuou votando em massa no PT?

    é claro que o comportamento irracional,induzido ou não, está prevalecendo
    e é claro que o comportamento irracional decide muito como se desenvolvem nossas vidas

  17. É preciso saber onde foi feita a pesquisa. Se você fizer essa pesquisa em Curitiba o resultado será um, se fizer em Salvador será outro.
    É óbvio que devem ter colhido amostras em locais variados, mas até aí depende da honestidade de quem encomendou, bem como de quem coordenou a pesquisa.
    Não confio nesse resultado.

  18. A XP tem que fazer a seguinte pesquisa: Quem foi o presidente brasileiro mais sem noção?
    Lula
    FHC
    Dilma
    Collor
    Itamar
    Sarney
    Bozo

    Qual será o mais votado? hehehehe… O “mito” ganha disparado.

  19. Essa pesquisa é mentirosa… foram 5 anos de abandono total que deixaram o Brasil nessa miséria, seus comprados, mentirosos #fakenews é crime

  20. se o problema foi aumento do desemprego e queda do pib 2015-2016, por que associar a “culpa” a Lula?

    se o problema foi aumento do desemprego e queda do pib 2015-2016, por que o nordeste onde o povo foi mais afetado pela crise – maior desemprego e maior queda do pib – continuou votando em massa no PT?

  21. Todo mundo sabe quais partidos e órgãos foram responsáveis pela crise, não há como ficar malhando em ferro frio.
    O objetivo de pesquisas sem uma metodologia clara, como esta, é o de manter vivo o antagonismo ao PT e as forças progressistas, principalmente ante o fracasso deste infame (des)governo bolsonaro, um subproduto indesejado do conluio parlamentar/juridico/militar.

  22. Como assim Maringoni e XP?
    A crise atual se resume em desemprego em massa, então pergunto:
    -Quem, ao não reconhecer que perdera a eleição, iniciou uma campanha para anular a eleição e daí seguiu para uma campanha desestabilização do governo que se iniciava em 2015, inclusive com um canalha na economia, que veio dos donos da XP atual.
    -Quem deu o golpe em 2016 garantindo que os investidores voltariam em massa e o Brasil ia arrebentar com crescimento espetacular.
    -Quem rasgou a CLT, garantindo que após sua reforma choveria empregos.
    -Quem quebrou as empresas de construção pesada que empregava milhões que por sua vez esses trabalhadores davam outros milhões de empregos para domésticas, entregadores diversos e outros prestadores de serviços.
    -Quem quebrou a Petrobrás, inclusive tentando embolsar 2,5 bilhões da mesma.
    -Por fim, como culpar o PT, Dilma, Lula se faz quase 4 anos que eles saíram do governo e desde então ninguém consertou o que estava errado. Temos hoje 13 milhões de desempregados, 38 milhões de sub-empregados, 6 milhões de desalentados,… fora moradores de rua, falta de médicos, escolas, segurança,… em 2014 e 2015 nada disso estava em nosso cotidiano.

  23. Sem conhecer a forma da base de pesquisa, ela não representa nada. Quanto tempo será ainda necessário para as pessoas reconhecerem a obviedade
    Nenhum “jornalista” tem o interesse em divulgar isso, pois vivem de produto da divulgação. Fala formação de opinião. A propósito, quantos “investidores” ouviu a XP no Nordeste.

  24. O que isso significa para os progressistas? Significa que essa pesquisa é tão confiável quanto a palavra do despresidente do país, significa que essa empresa tem Luciano Huck como sócio (aquele amigo do Aécio), significa que recebeu bilhões do banco Itaú e representa a direita, os banqueiros e as oligarquias. Com Lula chegamos a ser a sexta maior economia do planeta. Isso nenhuma pesquisa encomendada consegue mudar.

  25. Pô, minha gente, dá dando no saco ver estes articulistas de merda virem para dizer que a culpa é do PT. Esses caras não entendem nada. Tem que ler mais, véio! O que aconteceu no Brasil, desde o aparecimento do PT em 1986 (eu acho), é que os caras se organizaram liderados pela elite para combater o partido dos sindicalistas. Será que o articulista não sabe que os sindicatos foram criados na maior parte das vezes entre 1850 e 1950 para fazer frente ao poder esmagador do capital. Foi justamente por isso que a famigerada Margareth Thatcher dedicou o primeiro mandato dela para destruir todos os sindicatos ingleses. Até o sindicato dos carvoeiros do País de Gales, com 250 anos, foi liquidado. Então a “turma de sempre”, incluindo a imprensa reagiu imediatamente e começaram as fofocas. Me lembro que em 1988, minha filha tinha 8 anos, e um dia chegou da escola e veio me perguntar se viriam outras famílias morar com a gente. Vejam só o terror. Cara viu o filme do Dr. Jivago e já veio fazer fofoca para as crianças que entraríamos em um regime comunista. Isto é criminoso.

    Mas o pau quebrou mesmo depois que o Lula foi eleito. Foi estabelecida pela grande imprensa uma grande lavagem cerebral no país. Foi exatamente o mesmo processo que o Joseph Goebbels usou na Alemanha. Principalmente depois da nomeação de Hitler em janeiro de 1933, Goebbels, que foi nomeado Ministro da Propaganda, conseguiu transformar o cabo austríaco no maior heroi alemão de todos os tempos. Teve até criança que dedurou os pais para a Gestapo (“Geheim Staat Pollizei”), considerando que os pais não tinham nenhum símbolo nazista em casa. Essa é a parte trágica da imprensa.

    No Brasil a grande mentira Goebelliana foi, e é, que o PT era a fonte de todos os males. E até o articulista embarca nessa.

    Pois bem, aqui no Brasil, a lavagem cerebral criou um exército de zumbis, ou coxinhas, ou bolsominions, indivíduos ignorantes, de mente totalmente distorcida, fascistóides e cheios de ódio. E agora vem esse cara dizer que a culpa desse fenômeno é do PT? O Bolsonaro surfou esta onda odienta de ultra-direita criada pelo “establishment” e apareceu no cenário. Isto porque ele pensava o mesmo que os caras. E para ganhar a eleição criaram a Lava-Jato direitista e política que prendeu o Lula. Quer dizer para eleger o Bolsonaro tiveram que prender o Lula. E tudo isso é culpa do PT? Péra aí cara, vá se informar!

    1. Lembro do Lula desde antes da fundação do PT. Já havia velhos reaças que faziam de tudo para jogar lama no nome dele: diziam que ele levava grana das montadoras para fazer greve… segundo eles as greves eram do interesse das montadoras. Diziam que ele colocou o dedo na prensa para receber indenização do INSS (antigo INPS). Diziam as piores barbaridades. Quando fundaram o PT e o Lula concorreu pela primeira vez diziam que se ele ganhasse as pessoas teriam que dividir suas casas e carros com os pobres etc. Uma paranoia idiota tal qual fazem hoje. Não tinha internet, mas as fakenews corriam soltas.

  26. O grande Dilema da esquerda é reconhecer os erros e os assaltos que cometeram. Seria o início de uma reconciliação com os que restaram. Seria um certo alívio. É difícil e levará um bom tempo. De início teria que se livrar de certas lideranças com istigma e imagem associada a Corrupção. Um exemplo bem notório é o Zé Dirceu, que o PT insiste em evidência lo. Deixando a margem um Paulo Pain, um Tarso Genro e outros. Estes sim, levaria outra imagem, pois tem um passado de lutas de trabalho e são reconhecidos como homens probos e comprometidos com as causas sociais. Outro grande Dilema da esquerda é a renovação, 40 anos fixados numa só liderança. E aí ? Como saí desse imbróglio, se o líder está com idade avançada, condenado, respondendo outros vários processos. Tá difícil, e formar novos líderes leva bastante tempo ..

  27. A notícia esqueceu de fazer a pergunta básica: Desde quando as causas de uma crise econômica são dadas por opinião popular? Parece que estão falando de um reality show… A população tem condições de entender essa crise? As opiniões da massa são idôneas das manipulações de discurso dos diversos interesse? Fica óbvio que essa pesquisa em si já é uma peça de discurso

  28. Desde 2013 o que mais se ouvia era a palavra CRISE, é só pesquisar na mídia escrita e televisiva…vieram as passeatas de 2013 por causa dos R$0,20 centavos do aumento do metro tucano e foi aquilo que vimos à repressão brutal da PM do Alckmin, deu no que deu, black blocs, não vai ter copa, lava-jato, eleições e manchetes sempre com a palavra CRISE…Moro, Aécio, Cunha…jogaram o pais na lama para tirar o PT do poder. Pais que fechou em 2014 com o menor índice de desemprego 4,8%….houve erros,sim houve, mas nada que justificasse o golpe, que ameaça engolir nossa democracia capenga, perneta, agora governado por um talibã evangélico-miliciano….e por incrível que pareça a palavra CRISE sumiu…

  29. Quer prova mais irrefutável de que o brasileiro médio é um idiota?

    Conheço vários que acreditam nisso mesmo admitindo que ganhavam mais dinheiro no governo do Lula.

  30. Deve ser um vício, isso de analistas políticos manipularem informações ao seu Bel prazer – assim como algumas pesquisas, conforme lembrou o autor. Um ano de governo Dilma, um ano em que não houve possibilidade de governar pelo mais do que conhecido boicote cheio de pautas bombas da oposição de direita no congresso, não pode ser usado por alguém que se diz progressista pra justificar essa “percepção” do povo. A criminosa disseminação de fakenews e as centenas de manchetes criminosamente tendenciosas da grande mídia também foram esquecidas pelo articulista… Uma pena ter esse tipo de “progressistas” com voz e espaço para manipular e mais uma vez, de modo já pueril, cobrar do PT autocrítica pública, como se algum partido o fizesse, como se o próprio autor já o tenha feito. Tristes trópicos, tristes “esquerdas” cirandeiras e hipócritas.

  31. O que mais me incomoda numa versão como esta nem é a responsabilização ao PT, mas essa compreensão que exclui o nordeste do Brasil. Ou seja, é preciso forçar a barra para a realidade caber na versão. Em segundo lugar incomoda essa insistência numa tal autocrítica , como se dentro bdo partido não se fizesse análise. Essa escória quer mesmo é expor ao público dia verão com aval dos.petistas

  32. Os entrevistados devem ter sido os clientes “especiais” da XP por isso o resultado. Mas, voltando para 2014, o que aconteceu de fato foi que após eleição não havia clima para um movimento tipo boliviano, a denúncia do Aécio de fraude na eleição não vingou no TSE mas já havia um plano B, a presidência da Câmara. Era para ser o deputado Chinaglia do PT, mas houve um arrastão no sentido de continuar com o Cunha e isto era a chave para o resto: ingovernabilidade da Dilma, pautas bombas, boicotes às medidas do executivo, etc, e que culminaram com o impeachment da Dilma.

  33. Só esqueceu, propositalmente é provável, do boicote golpista do Eduardo Cunha ao governo Dilma, apoiado pelo STF e o politiqueiro Sergio Moro. Análise com endereço certo a confirmar safadamente que a culpa é do Lula.

  34. O Maringoni anda pisando na bola. O desemprego patrocinado pela dupla Aecio-moro, para desestabilizar o governo Dilma, ANTES DA REELEICAO, praticamente travando a construção civil pesada e gerando o início do desemprego monstro, não pesou nada? A crise do petróleo, que caiu de 130 dólares para 30, criando um sério problema de caixa para a maior empresa brasileira, não pesou nada? Volta pra escola, Maringoni.

  35. Não sei COMO o PT e a Esquerda em geral, PODERÁ SE DEFENDER em um País em que ESTÁ PROIBIDO de ser sequer MENCIONADO NA IMPRENSA. Hoje, numa imprensa claramente sionista (todos os donos das grandes empresas de comunicação MORAM nos EUA (SBT, Band, Record, Globo, RBS, et caterva) não é permitido sequer MENCIONAR, as OBRAS de infraestrutura construídas pelo PT em DOZE ANOS. Faz parte do GOLPE.
    Nosso País passou mais de 30 ANOS sem construir uma estradinha sequer. DE MEADOS DOS ANOS 70, fim da DITADURA, até 2003 início da ERA PT, nada aconteceu de investimentos de médio ou grande porte. A DITADURA LEGOU MAIS DE 300 BILHÕES de dólares de DÍVIDA EXTERNA, milhões de famílias nas estradas (SEM TERRA), desemprego monumental, ETC, ETC, ETC.
    HOJE, para o Povo em geral , dizem em quem prefere votar É PERIGOSO. Somos ameaçadas até de morte se, simplesmente , vestirmos uma camiseta VERMELHA. NAZI FASCISMO NO GOVERNO (alguns dizem “no poder”) sempre é perigoso.

  36. Um absurdo esta manchete que contradiz o que está no texto. Digna do PIG.
    GGN não pode permitir isso. Esta manchete deveria ser algo como:
    Pesquisa XP mostra percepção popular de que PT é responsável por crise econômica

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador