PSOL deveria mirar o exemplo europeu ao tentar fragilizar o PT, por Mathias de Alencastro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Mathias de Alencastro, em artigo feito para a Folha, analisa as esquerdas brasileiras neste momento de eleições, com foco na cidade de São Paulo. Para ele, o Psol e o PT, nesta tentativa de ‘união’ acabam por desorientar um movimento que se apoia na bandeira “Fora, Temer”. Para ele, este espelhar no romântico junho de 2013 é enfraquecer os movimentos de esquerda e seria interessante que houvesse um olhar mais crítico, usando o exemplo europeu. Como exemplos cita a Itália, Portugal e Grécia.

Leia o artigo a seguir.

da Folha

PSOL deveria mirar o exemplo europeu ao tentar fragilizar o PT

Mathias de Alencastro

ESPECIAL PARA A FOLHA

A tentativa de Fernando Haddad e Luiza Erundina de demonstrar união contra o governo Michel Temer no protesto de domingo da semana passada (11) produziu um efeito contrário ao esperado.

Desorientou um movimento cidadão articulado em volta do “Fora, Temer” e deixou a impressão que a fratura entre PT e PSOL é irremediável.

A duas semanas do primeiro turno, está claro que para o PSOL as eleições municipais são uma oportunidade histórica de tomar o lugar do PT como líder da esquerda.

Tomados por uma visão romantizada de junho de 2013, os seus membros acreditam que o partido pode liderar um movimento popular capaz de purgar a esquerda dos seus pecados e de dar início a uma nova forma de fazer política.

Para sustentar esse ponto de vista, psolistas avançam o exemplo da esquerda europeia pós-2008, e em particular a ascensão do Podemos na Espanha e do Syriza na Grécia.

Eles esquecem que, na Espanha, a afirmação do Podemos produziu uma situação de ingovernabilidade crônica, e os cerca 40% de jovens que ajudaram a levar o partido ao topo continuam desempregados.

O caso do Syriza é ainda mais constrangedor: depois de a União Europeia quebrar a sua espinha no verão quente de 2015, o Syriza tornou-se numa réplica moribunda do Pasok, o grande partido de centro-esquerda laminado pela crise.

Na realidade, a ressurreição de grandes partidos é mais corrente do que a emergência de novas formações na história das democracias ocidentais.

JOGO DA DIREITA

Continuando com o exemplo europeu, Portugal é hoje governado por uma coalização de esquerda encabeçada pelo Partido Socialista.

Na Itália, o Partido Democrático de Matteo Renzi assumiu posição dominante. Ambos os partidos foram dados como mortos poucos anos atrás: os socialistas portugueses foram tirados do poder em 2011, e seu principal líder, José Socrates, foi preso três anos depois.

Na Itália, o Partido Democrático demorou mais de uma década para ressurgir das cinzas da operação Mãos Limpas, tantas vezes comparada à Lava Jato.

Na América Latina, também não faltam exemplos: do peronismo argentino ao Partido da Revolução Institucional mexicano, grandes formações encerraram ciclos de poder de joelhos antes de se reerguerem.

Ao pretender cravar o último prego no caixão do PT, o PSOL realiza o sonho da direita: um segundo turno dominado por candidatos conservadores, e uma esquerda confinada à temática das minorias.

Esses temas são essenciais. Mas devem ser os ferros de lança de um projeto de transformação estrutural da sociedade. Algo que o PSOL, uma constelação de celebridades sem densidade programática, parece incapaz hoje de encarnar.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Artigo muito sintomático este!

    Ele dá mostras de algumas coisas inusitadas, outras nem tanto:

    1. O PT está em estado político tão deplorável que até o PSOL passou a ser uma ameaça efetiva a ele.

    2. O PT continua tão desorientado que ainda não conseguiu entender o que aconteceu em junho de 2013, e acha que qualquer diagóstico que leve realmente a sério esse fenômeno só pode responder pelo nome de “romantismo”.

    3. A prepotência do PT em se querer “esquerda única” (e dono único de uma verdade progressista) continua a mesma, a ponto de se achar no direito de anular sumariamente qualquer ameaça de dissidência com paranoias apocalípticas.

    4. Só que, ao mesmo tempo, o desespero do PT é de tal magnitude que suas interpretações a respeito das realidades políticas são caracteristicamente tendenciosas, a ponto de impingir a crise do bipartidarismo espanhol… ao Podemos!!!

    Moral de toda essa história: o PT e seus prepostos midiáticos estão começando a se tornar definitivamente ridículos.

    1. O PT (LULA) nāo é mais um

      O PT (LULA) nāo é mais um partido nacional mas internacional e o único partido de esquerda capaz de ganhar uma eleição majoritária no país. O PSDB só é conhecido em Sāo Paulo, DEM, etc, etc, etc ? Se o PT fosse um partidozinho fraco a direita nāo estaria labutando pra acabar com ele. Declaração de uma nāo petista, mas, simpatizante.

       

       

    2. Em primeiro lugar os

      Em primeiro lugar os protestos de 2013 não tiveram como mira nenhum partido ou ideologia, mas acabou sendo a semente para surgir  grupos de direita,  como aqueles jovens idiotas do MBL.

      A caça ao PT começou antes de 2013, o Mensalão foi uma espécie de ensaio que virou o próprio espetáculo. Quando os futuros golpistas se deram conta viram na justiça uma aliada para lhes servir ao golpe. E serviu!

      Não concordo que o PT queira se colocar como esquerda única. Na minha opinião, o problema maior não é o PT, mas a nossa esquerda como um todo. Não esquecendo que ela, em grande parte, são saídos do PT por vários motivos. Tem os  que sairam e foram pra uma direita que se vinge de centro-esquerda, é o caso da Soninha Francine que ficou amiguinha do Serra. 

      É urgente que a esquerda faça uma revisão de como pretende estar daqui há 10 anos.  Já passou da hora da união como projeto de país. Do jeito que vão as coisas, não tenho esperança de nada que saia deles.

    3. Ricardo, excelente análise,

      Ricardo, excelente análise, ou diagnóstico. Destaco as partes em que você fala da prepotência e da “esquerda única”.

      O que pretende esse moço? Que o PSOL seja um braço desse PT falido moralmente?

      Já falei aqui, diversas vezes, sem desmerecer a importância do PT original, que o PT não é e nunca foi um partido, ou grupo, ou movimento, tipicamente da esquerda clássica, socialista.

      O PT (leia Lula) propôs a inclusão das classes econômicas da base da pirâmide no mercado de consumo. NUNCA propôs mudanças estruturais para a garantia de ganhos e ascensão permanente a esses direitos de consumo de bens e serviços indispensáveis à dignidade humana. E vem esse moço falar do PSOL? É um ofensa à minha pequena inteligência. Dá um tempo.

      1. Psol

        Tem gente que se esquece que o hoje PSOL era ontem, a corrente Refazendo do PT, que nunca conseguiu ganhar uma eleição interna no PT. Sempre foram contra acorrente do Lula maioritária dentro do partido.Milton Temer se candidatou várias vezes a presidência do PT Nacional e perdeu para José Dirceu.E eles nunca engoliram isto. E esta corrente majoritária, ao propor a Carta aos Brasileiros, propos e fez, ficar ao lado dos trabalhadores, diminuir a desigualdade social, com acordos de outros partidos. Ninguém governa sozinho e se o povo brasileiro não tem um nível de politização para votar majoritariamente em partidos de esquerdas faz-se necessário procurar os partidos de centro.Isto não é nem uma questão política e sim matemática.

        1. Marcia

          O velho reducionismo dos rótulos não é muito mais que um expediente de estigmatização.

          Apelar para a nostalgia dos “sempre ganhadores” sem levar em conta a história do debate político é quase uma forma de mistificação.

          Ainda mais se se lembrar que esses mesmos “ganhadores” (os Zé-Dirceus da vida) foram exatamente aqueles que não hesitaram em passar o trator por cima de qualquer dissidência, tão logo tivessem na mão o timão da burocracia partidária.  A intervenção do Diretório Nacional do Zé Dirceu no PT do Rio (o do Milton Temer) em 1994 é prova bastante disso.

          E, até onde eu lembre, o contingente politicamente mais expressivo do PSOL saiu da Democracia Radical do Rio, a mesma corrente do companheiro José Genoíno (e que, por então, era tão heterodoxa que a nomeklatura dirigente do PT a estigmatizava de ser “a direita” do partido).

          Tá vendo como as coisas são bem mais engraçadas do que podem imaginar as cômodas simplificações?

          1. Ricardo

            Ricardo Eu convivi com Milton Temer, e a medida que o tempo passava ele se tornou um pitbull político.Não mais argumentava e sim dilatava ódio.Até comigo que não era absulutamente nada no PT, em uma reunião por uma pergunta quase ingenua, ele respondeu com tanta raiva que a primeira flleira dos que estavam presente recebeu seus fragmentos de saliva. É uma pessoa desequilibrada e no entanto era o líder do Refazendo. Genoino fazia parte da corrente majoritária.

    4. Pois é

      Tambem o comentario sobre o Syrisa foi tendensioso ate…..

      Na opinião do autor devemos TODOS e TODAS nos que somos “progressistas” de “esquerda” ou algo assimilado, todos nos deveriamos votar PT pelo bem da esquerda…….eu acho que depois de toda esta historia o minimo que o PT deveria fazer para tentar recuperar a sua credibilidade , seria fazer um “mea culpa”, ter um pouco mais de humildade ter um dircurso coerente com seu posicionamento politico e seu eleitorado.Um bom começo seria propor um grande acordo com os outros patidos de esquerda para apresentar candidatos comuns.Não esqueçamos que com o Moro e Gilmar na cola a cassação do registro do partido é uma possibilidade real…..e ai como fazemos?O unico partido de esquerda “viavel” , segundo o autor, seria banido do panorama politico……alguem tem a resposta para esta eventualidade?

    1. Não. Não entenderá, jamais, o

      Não. Não entenderá, jamais, o PT fazer  alianças nas proximas eleições com PSDB. DEM, PPS, PMDB.

      Por favor, me ajude a entender.

       

      1. Luiz César ‘

        Vc leu a matéria ? Se leu, deverá entender que se refere à união das esquerdas. Como sempre, os tucanos s/ argumentos, preferem atirar. Os senhores já chegaram lá, portanto….

        1. Lenita, não escreva quando

          Lenita, não escreva quando estiver sob forte emoção. Não dá bom resultado.

          Usei argumentos. Goste você ou não. São mais do que argumentos. São fatos. Ou não estão ocorrendo as alianças citadas? É isso a tal “união de esquerda”?

          Contra argumentar com ataques pessoais nivela por baixo. Desqualificar quem fala o que não nos agrada, não muda a realidade. Vamos para o debate de ideias.

          Provavelmente, sou mais militante de esquerda, há quase  60 décadas, do que você. Não sou tucano, seja lá o que isso queira dizer, assim como você não deve ser analfabeta, vadia ou má intencionada. Só aparenta ser um pouco destemperada e sem argumentos sólidos para combater intelectualmente o que afirmei.

          Anote aí: PT, na forma clássica, nunca foi de esquerda. É preciso diferenciar, eventual, união de “partidos de oposição”, com partidos de esquerda, poucos e pequenos, no Brasil e no Mundo.

  2. “Desorientou um movimento

    “Desorientou um movimento cidadão articulado em volta do “Fora, Temer” e deixou a impressão que a fratura entre PT e PSOL é irremediável”:

    Com a unica devida excessao…  FO DA SE o Psol, ok?  Trairas em TODOS os assuntos importantes pra esquerda real do Brasil.

    FO DAM SE ELES.

  3. Erundina é a menos culpada

    Erundina nao vai desistir da candidatura porque sabe que Haddad definhou-se por não prever o fisiologismo paulistano, sobretudo, em relação aos milhares de novos radares e tbm a respeito de seu eufemismo com o Golpismo, ora, ele nem próximo de Dilma e Lula aparecia…quem fica em cima do muro não passa autenticidade, o preço dessa trapalhada é um segundo turno entre o PMDB que faliu a cidade e o Estado do Rio de Janeiro e um mini-Alkmin privatista.

  4. É tão evidente!
    Vários

    É tão evidente!

    Vários comentadores daqui do bog já o disseram: enquanto não perderem a mania adolescente de atacar quem “está no poder” só porque está investido no cargo executivo em vez de confrontar quem está no poder de fato, no centro do poder econômico e cultural, essa esquerda nanica jamais vai acrescentar grandes coisas “pra classe trabalhadora”.

  5. Psol é esquerda?

    O artigo levanta uma questão que a esquerda no Brasil nunca entendeu e nunca fez: unir-se contra a direita de todos os matizes que sabe se unir em suas diferenças para destruir o que tiver de esquerda pela frente. E sempre leva a melhor. Deixei de acreditar no PSOL quando vi seus militantes na campanha eleitoral que Dilma venceu usando em plena Av.Paulista os mesmíssimos argumentos anti-PT do PSDB. São sérios? Não acredito. Pelo menos em SP fazem sim o jogo da direita em eleições para que ela leve a melhor. Sinto pena da Erundina, grande caráter, que se perdeu na última eleição presidencial ao se abraçar à Marina do Itaú. Agora tenta novamente dividir as forças populares para derrotar o prefeito do PT que está sendo acossado de todos os lados. Gostaria de entender tal comportamento nada político de mágoas que os(as) que saem do PT guardam indefinidamente e que em política é incompreensível para quem se diz socialista.

  6. Mas o que é um partido da

    Mas o que é um partido da esquerda clássica? Um partido sem base operária pode ser considferado um partido da esquerda clássica? Um partido socialista, ao menos?

    1. Re

      Eu  acho que a definição de partido de esquerda classica hoje em dia não cola mais a realidade, voce tem na europa por exmplo, uma classe operaria que esta mais para uma classe media do que a ideia que se tinha de classe operaria no fin do seculo  19 ate a metade do seculo 20, na França por exemplo no PS frances para achar um lider que é ou foi operario……..a maior parte dos lideres vem de “boa famila” e estudaram nas melhores escolas…….a sociedade esta mais complexa e voce tem muitos grupos que querem ser representados, o que eu acho salutar para a democracia, mas é so minha opinião.De todo jeito, a maior parte da industria pesada do mundo foi ou esta sendo exportada para paises “de mão de obra” mais barata, sobrando nos paises ricos os serviços, tecnologia, pesquisa etc o pais que mais tem operarios é a China…….e para fazer uma revolução comunista na China………Ja teve…..

  7. PSOL deveria mirar o exemplo europeu

    Na política é quase um axioma o fato de que partidos fora do poder são oposição.

    É da natureza partidária a luta pelo poder, qualquer partido existe com o fim de empoderar seus integrantes.

    Daí a dificuldade de as esquerdas se unirem.

    O PDT é um aliado a meia força, o PSB sucumbiu no sonho presidencial de sua liderança maior e, depois, no desastre que o atingiu, infelizmente. Acho que poderia ser recuperado para o campo popular.

    PSOL e siglas menores atuam na utopia de governos puros, para consumo externo, visto que internamente trabalham apenas para crescer. Como, aliás, fizeram/fazem todos os partidos

    Hoje apenas PT e PCdoB unem-se e por que partilharam o poder. Os demais pretenderam impor suas idéias sem considerações a possibilitar uma unidade. Também é bom salientar que ao PT tem faltado ouvidos. Alguns por lá estão roucos e surdos.

    No crítico momento atual a união em torno de uma agenda comum é inarredável.

    Mas a dificuldade é grande. Abrir mão da trajetória própria para beneficiar uma narrativa solidária está mais para sonho do que para a realidade.

  8. O que o artigo diz é claro e

    O que o artigo diz é claro e cristalino … O Psol aguarda q o PT  imploda e sobre os escombros desse, eles herdarão o reino…  Não entenderam nada…E os exemplos estão aí, Podemos, Syriza… Eles não conseguiram com sua horizontalidade chegar e mudar as estruturas, tiveram q se juntar a essa estrutura, do contrário não tinham razão de ser.

    1. Claridade não é o problema…

      Sim esta claro, so que esse novos partidos apareceram justamente porque os partidos de esquerda tradicionais não respondiam mais aos anseios da socidade(não integração de novos movimentos, falta de contato direto com seu eleitorado,um certo “aburguesamento, casos de corrupção etc) e é completamente normal se as pessoas não se sentem representadas pelas mais diversas razões, que essas pessoas procurem outros interlocutores…simples assim….mas é so minha opinião.

  9. Esta porra deste PSOL foi um

    Esta porra deste PSOL foi um dos apoiadores do início da nossa desgraça: as tais manifestações de 2013. Aí é qeu nos começamos a nos F_D_R.

    Trabalhou grátis para a direita. Bando de BURROS.

  10. Acho que o PT é que deveria

    Acho que o PT é que deveria refletir bem o que fez lá em 2004 e 2005 quando graças a uma radical mudança de posições ideológicas no partido, erroneamente, perdeu grades nomes como Heloísa Helena, Ivan Valente, Chico Alencar, Luciana Genro, Luiza Erundina entre outros tantos.

    1. Sim, voce tem razão, o PT tem

      Sim, voce tem razão, o PT tem muito que aprender. Mas, espera ai. Grandes nomes como Heloisa Helena? Tá de brincadeira? Acompanho a HH desde que fez uma campanha reacionaria e homofóbica para prefeita de Maceió (ainda estava no PT). Depois, foi ladeira abaixo. Luciana Genro, aquela que sauda os fascistas da Ucrania, o Capitao Nascimento e diz que golpe é invencao petista? O PT perdeu Erundina por aquilo que fez em 2004? Agora virou lenda urbana essa estoria de “trajetoria coerente de esquerda” de Erundina. Perderam a memoria? Erundina saiu do PT em 1993 ou 1994, nao é? Por que? O PT fechou questao de nao aceitar cargos no govenro Itamar e Erundina queria o seu. Saiu do partido por isso, pela direita, nao pela esquerda. E foi para a direita, para o PSB. Como deputada do PSB paulista, transformou-se, sim, na fiadora de uma aliança bem de esquerda, com Alckmin. Nao apenas isso, varias vezes negociou diretamente com Alckmin apoio para suas pretensoes (como a prefeitura de S.Paulo, em 2004). E foi coordenadora de campanha de Marina, a candidata mais à direita de Aécio. O PT tem muito que apreender, mas não com esses aí. Com esses voce só aprende coisa errada.

  11. O PSOL tem muito a ensinar.

    O PSOL tem muito a ensinar, mas precisa achar quem queira aprender.

    O PSOL tem algo fantástico para ensinar, que é filtrar quem entra no seu partido, e filtrar suas alianças. Não querem o poder a qualquer preço, não desejam perder sua Dignidade. No PSOL, jamais teriam dado filiação para políticos como Delcídio, por ser ex tucano. No PSOL, episódios como o de aliados traindo pelas costas, como na ação penal 470 ou no impeachment de Dilma por seu vice do PMDB, jamais teriam acontecido, diferentemente de Lula, não fazem alianças com Judas, como Lula disse que seria obrigado a fazer. O PT aprenderá isto agora, da pior maneira.

    Qualquer aliança com os poderes das trevas, leva à derrota, sempre.

    ————–

    O PT pelo que estamos vendo nas eleições municipais, já era, a mídia venceu o partido, graças à anos do republicanismo de Lula. Os candidatos tem medo de falar em PT e serem denunciados  pelo Ministério Público. Então, agora que o Titanic está afundando, é hora de procurar um outro barco para continuar a viagem.

    Provavelmente, PSOL e PDT serão os herdeiros do eleitorado petista. E isto é bom; se o PDT tivesse em 1989 ganho a eleição, a primeira coisa que Brizola teria feito, conforme prometeu que faria, seria cassar a concessão da rede Vênus, diferente de Lula e Dilma, que preferiram fritar omeletes na casa do inimigo, e achar que ia ficar por isto mesmo.

    Agora, Ciro poderá dar continuidade a obra de Brizola.

    ———

    O PSOL foi um dos maiores aliados que o PT teve nesta última década, (mesmo sendo oposição) pois votava pelo bem do país, muitas vezes a favor do Governo (mesmo estando na oposição). O PSOL, diferentemente de muitos deputados petistas, votou contra o novo código florestal, que é péssimo para o país.

    ———–

    Na minha opinião, o PSOL só não alcançou maior votação, e maior número de cadeiras no Congresso, porque  defende temas polêmicos, como aborto, homossexualismo, e liberação das drogas, o que num país de eleitorado majoritariamente católico e evangélico é um grande erro do PSOL, pois enfrentará grande preconceito. 

    Eles poderiam sim, aprender com o governo Chinês, que ao ser perguntado sobre homosexualismo, falou:

    “- Não aprovo, não desaprovo, não promovo.”

    Ou seja, o Governo Chinês não é contra nem a favor, muito pelo contrário e acredita que Govenos devem se preocupar apenas com a economia, deixando o restante para a sociedade decidir por si mesma.

    1. Cabo Daciolo com você… SE

      Cabo Daciolo com você… SE elegeu com os votos de Chico Alencar e JW e faz parte d bancada evangélica e votou pelo impeachment…

      E a candidata a prefeito por são lourenço que vai bater panela em caamento com Dilma, e xinga Haddad dizendo que SP é terra de coxinha ?

      E convenhamos… o PSOL jamais sofrerá traições e será derrubado pq nunca chegará ao poder em nada relevante…

      Se o PT acabar, preparemos-nos para 50 anos de reinado da direita… quando a esquerda voltar ao poder, isso aqui já não terá recurso nenhum e será uma espécie de Somália… aí já não vai adiantr nada.

       

  12. Quanto a Europa…

    Para quem quiser ver dados reais e comparados do desemprego e outros vai aqui um link bem util

    http://www.datosmacro.com/paises/comparar/espana/brasil

    so pra comparar o comparavel na crise europeia….(Espanha,Portugal e Grecia são os exemplos dados pelo autor).

    Na grecia que é o pais em pior situação temos um desemprego de 25% que é realmente enorme, mas temos um Pib per capita 16.200€.

    No Brasil temos um desemprego de 10,9% bem melhor e um Pib per capita de 7.695€(menos da metade,sem falar do gasto per capita  em educação Gasto Educacão Per Capita 2012 Espanha  1.027€  Brasil  568€ 2012 , e saude Gasto Saude Per Capita 2014 Espanha 1.4580€
    Brasil 344€    2014 ) .

    Agora se alguem puder me dizer como é calculado o desemprego no Brasil…..na europa é bastante clara a metodologia, na Europa não se tem o nivel de pobreza que temos no Brasil, voce pode ficar desempregado sem problemas por 6 messes, 1 ano,  2 anos…..no Brasil voce ficar 2 anos desempregado…..

    Quanto a “guerra” PT e PSOL, realmente se com um golpe de direita na frente de nosso nariz, não conseguimo ter uma agenda minima para fazer alianças, estamos realmente mau arrumados….”dividir para conquistar”….nos dividindo sozinhos, facilitamos em muito o trabalho deles…é so minha opinião..

  13. PSOL , PT e união das esquerdas

    Eu moro em Portugal há 28 anos e sou militante de esquerda desde 1967, no Brasil, então.

    Apobreza de seus argumentos e a sua ignorância da realidade europeia é constrangedora, em particular da portuguesa. Depois da evidente e profunda derrota do PT, por suas práticas de diversa índole nestes anos de governação, criticar o PSOL e o voto no PSOL é, entre outras coisas, uma desonestidade intelectual. Não que o PSOL seja a solução para a crise das esquerdas em geral, no Brasil e no mundo. Mas há muitos argumentos para não se votar no PT e procurar fortalecer uma outra proposta, aunda que ponteada de muitas ingenuidades e esquerdismos. Em particular a atuação dos parlamentares do PSOL tem sido de grande eficácia e dignidade. Só isto já é um argumento de peso, em meio ao recente escândalo da “anistia” para os “caixa 2”, na qual deputados do PT estiveram também metidos.

    Enfim, vá estudar a realidade europeia e não mande palpites tão tortos!

  14. O PSOL já nasceu errado. Foi

    O PSOL já nasceu errado. Foi fundado para fazer birra contra o PT. Isto ficou claro já na atuação do partido naquelas CPIs/CPMIs surgidas a partir de 2005, quando o partido “lutou ombro a ombro” com psdb e pfl contra o PT e HH berrava histéricamente “apaniguados do sistema” no plenário. Nunca vou levar este partido a sério, parece coisa de adolescente que é contra tudo, mas não tem condições de solucionar nada. Aqui na cidade de SP, a respeitada Erundina pode servir apenas para ajudar a direita a colocar dois dos seus no segundo turno e condenar a cidade a um desgoverno total, inclusive colocando a cidade em poder de um partido comandado por evangélicos. Seria divertido ver o PSOL ganhando uma grande capital  e tentando governar. Quanto tempo duraria?

  15. PSOL é aquele partido que só

    PSOL é aquele partido que só serve para oposição.

    Na minha humilde opinião, o PCdoB é muito mais consistente como alternativa à esquerda.

    e tem o PDT, se terminar o expurgo…

  16. Na minha humilde opinião, o

    Na minha humilde opinião, o “core” dessa problemática não é PT nem PSOL. Pra mim, a partição original da esquerda brasileira foi a reabertura política, que polarizou a esquerda brasileira entre Brizola e Lula. Naquela época, Brizola foi taxado virulentamente de ser corporativista e caudilhista. Na constuinte, o PDT votou a favor da propriedade privada (Teria como votar contra um país minimamente sério?) e o PT não. O PT jogou isso na cara do PDT e não assinou a Constituição. Só disse isso a título de exemplo, para vermos o estado da esquerda brasileira nos anos 80. E, nessa fase, o PT era muito mais ideológico que o PDT, diga-se. E mais: preocupava-se muito mais com propaganda do que o PDT, o que hoje se provou uma decisão acertada. Além disso, o PT não buscava o enfrentamento com a grande imprensa, coisa que o Brizola fazia sempre que podia, porque sabia que essa seria sua principal oposição, uma vez no governo. O tempo passou, o trabalhismo caiu em desgraça e o PT permaneceu firme, até a famigerada “Carta aos brasileiros”. O que foi essa carta senão a pragmatização do PT? O PT não se redirecionou segundo as antigas diretivas do PDT e, em escala histórica, do antigo PTB? Na minha opinião, sim. O germe do pragmatismo petista, no entanto, não está na Carta, e sim no movimento sindical. Os petistas votaram na obrigatoriedade do imposto sindical, por exemplo, o que vincula parte da renda dos trabalhadores a um sindicato, o que é corporativismo. Segundo os regulamentos da OIT, pra quem não sabe, o sindicalismo corporativo deve ser extirpado da face da terra. Lula dizia que “Getúlio ferrou com o povo”, mas na hora de se consagrar, fez igualzinho ao velho caudilho. Ainda assim, de maneira geral, seria impossível Lula governar sem um mínimo de pragmatismo, mas isso foi algo que a dissidência que formou o PSOL nunca aceitou, seja porque acreditaram na propaganda dos anos 80, ou porque viram que tomar decisões de governo, ir contra a sua ideologia original, é MUITO difícil. Ser acusado de peleguismo é MUITO difícil. E prefiriram formar o PSOL. Na minha humilde opinião, o PSOL está errado! O PSOL desertou da luta! Não há governo possível com esquerda utópica. O grande erro do PT, na minha opinião, enquanto governo, foi não ter tentado dar um passo a frente. Apostar que a estabilidade do país seria algo natural, e nunca é. Deveria ter havido uma proposta mais interventora na educação básica, assim como maior combatividade ao atual modelo de comunicação em massa, mesmo que fosse pra perder a eleição. E gente, perder a eleição não é, nem nunca foi, o fim do mundo. A direita brasileira precisa pensar que sempre está a um passo da vitória. Se eles perceberem que nunca vencerão, darão um golpe, simples assim. Em algum momento o PT esqueceu-se disso. Tirando isso, o que não é pouca coisa, o que o Lula fez na presidência foi enxugar gelo, no período de bonança. Ele não poderia acabar com o coronelismo de séculos em oito anos, mas o PSOL julga ser isso uma possibilidade viável.

  17. A Esquerda que se Odeia e Unida a Direita Ama, Durante a Batalha

    A única informação útil dessa discussão “rosca sem fim” básica, provocada pelo artigo, é a revelação dos “pintos no lixo” na modalidade, no GGN, que passam a vida discutindo a relação política da esquerda, enquanto não rola uma autocritica ou uma deprêzinha pós desilusão ou racha, para renovar mais a frente o eterno mais do(s) mesmo(s).

    Enquanto discutem a importância do PSOL no farfalhar do campo de centeio ao bater de asas da borboleta, moro, acumulando Damasceno Soares e Capitão Evaristo, no Chapadão do Bugre que tornou-se a política tapuia, prende Mantega desarmado (sem o controle remoto) acompanhando cirurgia da mulher no Hospital, para arrasta-lo para Curitiba, dando sequência a operação “Boca de Urna”, conforme deputado Pimenta.

    O inimigo é outro, estúpido, e a única coisa que conta nessa hora é a esquerda unida para combate-lo, o que queria dizer e não conseguiu por enviesado, o artigo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador