Quem ainda quer saber do Brasil?, por Alexander Busch

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Por Alexander Busch
 
No DW Brasil
 
Eu mesmo não havia me dado conta: foi só quando uma colega na Alemanha me pediu para lhe enviar meus recentes textos sobre o Brasil que percebi: eu escrevo cada vez menos sobre o Brasil, como correspondente de América do Sul para jornais alemães.
 
Eu não escrevo menos do que escrevia antes, mas meus relatos e reportagens falam sobretudo da Argentina, do Chile, da Colômbia, do México e – claro – da Venezuela. No Brasil há, no momento, poucas coisas interessantes para relatar. Depois de quatro anos de crise e estagnação política e econômica, o país interessa a cada vez menos leitores na Europa.
 
Estes não estão interessados em cada nova reviravolta nos escândalos de corrupção nem em governos cuja única preocupação é, há anos, a própria sobrevivência. Também como jornalista de economia tenho dificuldades para encontrar temas. As empresas brasileiras não andam brilhando com produtos originais, gestão excelente ou estratégias de mercado que chamem a atenção.
 
Esse desinteresse crescente pelo Brasil se deixa perceber também de outras maneiras. O Brasil é um dos locais onde há cada vez menos pesquisadores, executivos, técnicos ou outros especialistas vindos do exterior. Cerca de 0,25% de todos os empregados formais são estrangeiros. Nos Estados Unidos, são 17%, e mesmo no Chile o número é sete vezes maior que no Brasil.
 
Há dez anos, em pleno auge econômico brasileiro, havia cerca de 300 mil estrangeiros trabalhando no Brasil. Em 2016, o último ano para o qual existem dados, eram 112 mil. É de se supor que, desde então, o número tenha caído ainda mais.
 
A baixa ocupação de trabalhadores estrangeiros se deve à recessão, às leis trabalhistas complicadas, à dificuldade para reconhecer diplomas de outros países e à elevada taxa de criminalidade, que assusta os estrangeiros, diz o economista Marcos Mendes, que escreveu um estudo sobre o tema.
 
No momento, o Brasil não é atraente, reclama um assessor de recursos humanos que procura especialistas estrangeiros para o setor de tecnologia da informação. Ele diz que é difícil encontrar alguém disposto a se mudar para o Brasil.
 
E mesmo para os brasileiros o Brasil parece ser, no momento, pouco atraente, como mostra uma pesquisa recente do Datafolha. Segundo ela, 43% dos brasileiros prefeririam deixar o país se pudessem. Entre aqueles com ensino superior são 56%. Mais assustadora ainda é outro dado revelado pela pesquisa: nada menos que dois terços dos jovens brasileiros (62%) entre 16 e 24 anos gostariam de deixar o país.
 
O tom geral entre os entrevistados: eles não acreditam que, no médio prazo, o Brasil vá melhorar e temem perder os melhores anos de sua vida no país. Um jovem deixou a situação bem clara numa declaração à Folha de S. Paulo: “Dez anos de crise não é muito para um país, mas é muito para a vida de uma pessoa.”
 
Há mais de 25 anos, o jornalista Alexander Busch é correspondente de América do Sul do grupo editorial Handelsblatt (que publica o semanário Wirtschaftswoche e o diário Handelsblatt) e do jornal Neue Zürcher Zeitung. Nascido em 1963, cresceu na Venezuela e estudou economia e política em Colônia e em Buenos Aires. Busch vive e trabalha em São Paulo e Salvador. É autor de vários livros sobre o Brasil.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora é pedir para a Globo e o Moro darem de comida ao povo…

    A ousadia de Lula desencadeou a guerra hibrida dos EUA contra o Brasil

    https://josecarloslima.blogspot.com/2018/03/a-ousadia-de-lula-desencadeou-guerra.html

    Agora é pedir para a Globo e o Moro darem de comida ao povo…

     

    Como parte do golpe, o Brasisl começou a ser detonado em 2014, mas o planto golpista começou bem antes, ao que tudo indica, há 10 anos, quando a oudadia de Lula em todos os campos (educação, indústria da defesa, petróleo, grandes eventos) deixou o Tio Sam de orelha em pé..————————————-

    ……….na sequência, em 2009, começa a cair o campo progressista no mundo, começando por Zelaya/Honduras, depois veio Lugo, no Paraguai…a esta altura do campeonato já estava bem clara a doutrina  americana da desqualificação do voto a deslegitimar essa arma tão importante: o povo havia notado que o voto era arma, então Hillary Clinton brada: o governante que não rezar na cartilha neoliberal tem que ser derrubado(https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/A-doutrina-Hillary-a-gestacao-do-argumento-golpista/6/15269)

     

    ———————————: então em 2012 começam as notinhas na imprensa, o que redunda em 2013 com a direita tomando as ruas, na sequencia temos a eleição do pior e mais regressista Congresso da nossa história, que começa com as pautas bombas e impedindo a governabilidade da presidente eleita, com Moro, auxiliado pelos EUA,  tendo toda a liberdade para cometer infrações, como por exemplo grampeando Dilma e, na outra ponta, o sistema midiático fazendo das tripas coração para destruir o PT e dar um golpe de Estado, o que ocorreu em maio de 2016, quando uma rataria pretoriana, os verdadeiramente corruptos, tomam o poder e, o momento, ai estão, entregando, numa operação de desmonte, roubalheira e entreguismo sem limites…

    A ousadia de Lula desencadeou a guerra hibrida dos EUA contra o Brasil

    https://josecarloslima.blogspot.com/2018/03/a-ousadia-de-lula-desencadeou-guerra.html

  2. O brasil está em

    O brasil está em ESCOMBROS.

    Em breve seremos um país agrícola onde os trabalhadores serão escravos.

    Os donos da fazenda morarão no exterior e deixarão aqui epanas seus feitores no judiciário para controlar os trabalhadores.

    O mérito desse futuro será da globo e do judiciário.

     

  3. Como uma verdade pode ser tão falsa

    Com certeza  estrangeiros devem estar confirmando seus preconceitos, afinal a nossa elite é de fato uma …M…. Mas  esta verdade é falsa pois nunca estrangeiros tiveram tanto interesse  e nunca nossa elite foi tão lesa a pátria.

    —Pre-sal esta sendo leiloado ( isto é, está sendo dado , enquanto Parente já esta em fuga)

    — Embraer está se entregando a Boeing ( e nossas forças armadas batem palma para o golpe e parte para Bolosonaro)

    –=- Paralisaram nossa futura industria de refinamento de Urânio,  e Othon continua refem do golpe.

    — O sistema financeiro volta a tomar conta de nossa economia

    — Entregam nossas informações gratuitamente  ( E se gabam de colaborar com o Tio Sam)

    –Destroem o agro negócio mas compram nossas terras ( e nossos ruralistas batem palma)

    — Leis favorecem a entrada do capital especulativo ( e nossa elite so fala do Deus MErcado)

    — E Lula continua preso enquanto os doleiros, Aécios e principalmente Serra e FHC continuam soltos.

    Em outras palavras, acho que o interesse no Brasil  é muito grande.  

  4. Blogueira russa vai na veia

    O que chama a atenção é que a blogueira russa, em apenas 1 ou 2 semanas, conseguiu em um vídeo de apenas 1 minuto traçar um perfil certeiro e preciso do torcedor (jeca) brasileiro. Foi na veia. É assim mesmo que brasileiro, fora da Copa, se comporta no exterior. Como diz o A. Araújo, se encontrar com um bando deles, mude de calçada. 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=85ULCHVIOPY%5D

    1. Com o golpe o Brasil se
      Com o golpe o Brasil se tornou desinteressante…..a copa apenas aprofundou esse desinteresse….como o caximbo entorta a boca ou, como dizia minha avö, o costume leva o dono à praça, a brasileirada apenas revelou o proprio perfil tosco e destituido de saberes, o q com grana nao se consegue…a copa serviu para q o Brasil do golpe fosse humilhado…a midia russa registrou que na arquibancada, ao contrario do gramado, so tinha a elite branca….a imagem em que brasileiro vira mictorio: o Brasil virou latrina do mundo…como dizem, o c…do mundo…

      …como é possivel que tenhamos chegado em tao pouco tempo a essa insgnificancia planetaria em que se tornou o Brasil….acho q poderemos entender esse processo se entendermos o que eh imperialismo….foi errado nos descuidarmos do risco imperialista, o imperialisco ficou na moita ao fim da ditadura…

      e ae a esquerda deixou de lado a vigilancia e a luta contra o imperialismo e optou pelo republicanismo escandinavo quando ao contrario de uma Noruega, temos uma elite escravista que tem nas maos o chicote falo do Judiciario um puxadinho do imperialismo…

      Temer eh um cachorrinho de Trump…Lula eh preso do imperio, por ter ousado desafiar o imperio ao projetar esse pais no mundo e internamente…

      …. sobre o desmonte do Estado brasileiro, autores como Moniz Bandeira, Mike Davis e o seu Planeta Favela…e Naomi Klein..e outros autores estudiosos do imperialismo explicam…

      …temos autores q estudam nossa elite, como jesse Souza…os habitantes dss cidades precisamos recuperar sua soberania sobre as Instituicoes e empresas.ose nao o contrario ou seja o poder de mando sobre nós q financiamos estas corporacoes.

  5. bom post.

    Eu mesmo confirmei isso numa recente viagem ao velho mundo.

    Ninguém me perguntou nada sobre o Brasil. E quando falei do Brasil senti um desenteresse muito grande.

    Até mesmo pacotes de viagens para o Brasil são raros (e caros). Tem mais opções para Marrocos, Cabo Verde, Cuba, Ibiza.

    Realmente não temos importancia nenhuma. O Brasil  só é interessante para comprar (barato).

    Se não tomarmos uma atitude será o FIM.

  6. Hoje mesmo me perguntei como

    Hoje mesmo me perguntei como é possível que nossa elite consiga conciliar a destruição do país com o passado recente.

    Serão tão loucos que, quando o Brasil se tornar um Haiti em proporções continetais, eles vão fingir que o páis sempre foi assim? Qual o grau de loucura para que uma pessoa consiga negar o passado conhecido?

    Mas então lembrei-me de que não se trata de insanidade, mas de perversidade. Nossa elite é sim, maligna. Eles sabem o que fazem e escolheram vender seu próprio país em troca de dinheiro. Esse nível de traíção só pode ser comparado à Judas. Eles nos querem escravizados ou mortos.

    Somos nós eu eles.

  7. Esse “Assessor de Recursos

    Esse “Assessor de Recursos Humanos” vive no mundo da lua… Assim como a maioria dos “gestores” e donos de empresas brasileiros. Eles defendem salários achatados e precarização, em vez de investirem para aumentar tecnologia e produtividade. E ainda querem “atrair talentos”, inclusive do exterior.

    Façamos uma comparação: EUA, Canadá, França, Irlanda, Espanha, até mesmo Estônia, pagam entre 50.000 a 210.000 dólares anuais para um trabalhador qualificado de TI. Recentemente uma empresa do Canadá estava aqui recrutando 1.000 brasileiros com salário inicial (no Canadá) de 70.000 dólares anuais para garotos com apenas 4 anos de experiência. Aqui, as empresas querem pagar, para o mesmo trabalho, menos 1.000 dólares mensais, o que, com 13o. dá 13.000 dólares anuais, quase seis vezes menos. É assim que as empresas brasileiras querem “atrair talentos”???

    Com a judicialização cada vez maior do país e a violência generalizada, partindo inclusive do próprio Estado, erosão completa das instituições e o agravamento de tudo isso que representa a simples candidatura Bozonaro, que o CNI e o “mercado” apóiam, teremos a maior fuga de cérebros da história, talvez só comparável à segunda guerra mundial. Só ficarão os servidores públicos, os coxinhas burros e outros seres estúpidos, e os pobres coitados sem alternativa. Todas as pessoas qualificadas mais jovens estão em planos acelerados de emigração. A eleição de Bozonaro, se houver, será a coroação da transformação definitiva deste país em um grande fazendão/mina/colônia penal que começou com o golpe 2016.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador