Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Rumos de uma política externa, por André Araújo

Ilustração do ÓperaMundi

Rumos de uma política externa

por André Araújo 

Política externa parte de sinais indicativos que um novo governo apresenta ao mundo. Nesse sentido, e muito antes que necessário, o novo governo a se instalar em Janeiro aponta rumos que produzirão consequências previsiveis. Quais são elas:

1. Afastamento do Brasil das históricas boas relações com a ARGENTINA, que vem sem maiores tropeços desde os anos 50, culminaram com o Acordo do Mercosul entre os Presidentes Alfonsin e Sarney, tão importante que os passaportes dos quatro participantes têm no topo da capa o nome MERCOSUL.

As economias do Brasil e Argentina estão razoavelmente integradas com montadoras de automóveis no Brasil dimensionadas em função do Mercosul.
2. Congelamento das relações do Brasil com a UNIÃO EUROPEIA pela negação dos acordos climáticos, de transcendental importância no contexto europeu.

Essa movimentação trará evidentes barreiras às exportações brasileiras, especialmente de proteína animal, que já são dificeis para esse grande mercado.

3. Distanciamento que poderá levar ao rompimento da aliança do Brasil com o GRUPO BRICS, constituído pelos grandes paises que se contrapõe à politica externa dos Estados Unidos. O Brasil é fundador e dá a primeira letra do bloco, um desligamento significará uma diminuição evidente da importância do País.

A adesão incondicional do Brasil à politica externa americana é uma negação da propria razão do BRICS e o Brasil perde a lógica de estar no grupo.

4. Uma óbvia ruptura com o MUNDO ÁRABE em função de uma aproximação desnecessária com a politica externa israelense, colocando em risco vários interesses do Brasil conquistados na região desde o Governo 
Geisel, quando o Iraque salvou o Brasil com fornecimento de petróleo a crédito, recebedo em produtos brasileiros e obras executadas pela engenharia brasileira. Um capital politico de 40 anos colocado em risco 
real, as exportações de proteína animal do Brasil para o mundo árabe garantem, por baixo, 160.000 empregos no Brasil. Os árabes são emocionais e costumam reagir ao que consideram ofensas.

5. Finalmente, adesão indiscriminada e incondicional da política externa brasileira à Washington, NÃO COM OS EUA como País e sim com o PRESIDENTE TRUMP, é uma adesão ideológica aos que consideram serem as teses anti-globalistas e fundamentalistas desse Presidente que vêem como companheiro.

Trump já caminha pela segunda metade do mandato e a cada dia suas chances de reeleição diminuem. As investigações do Promotor independente Robert Mueller avançam e agora descobre-se que a Organização Trump, antes da eleição do atual Presidente, propos ao Presidente da Russia, Putin, a construção de uma Trump Tower de apartamentos de luxo em Moscou. Por tal projeto Trump foi várias vezes a Moscou, assim como  filho, seu genro e  filha. Putin deveria fornecer o terreno, as licenças e o financiamento e receberia de presente um apartamento de 50 milhões de dólares na torre.

Este caso está na mídia americana deste o início da semana em grandes materias de jornais e noticiários de TVs. Mais desgaste para um Trump atacado.

No próprio Partido Republicano, o capital político de Trump está em queda livre, especialmente após a derrota nas eleições para a Câmara.

Atrelar a politica externa brasileira gratuitamente a esse personagem significa que haverá um reverso se um Presidente do Partido Democrata for eleito em 2020, quando o Governo Bolsonaro ainda terá 2 anos à 
frente. A politica externa da Presidência Trump é considerada um grave desvio até por grande numero de Republicanos, o Brasil está se vinculando a esse politica cujo fracasso é apontado pela elite politica e empresarial americana. A politica externa de Trump tem oposição quase total no Departamento de Estado e no “establishment” de relações exteriores dos Estados Unidos.

Mais ainda, não há segurança alguma de que o Governo Trump dê valor a essa adesão gratuita do Brasil. A Colômbia foi eleita pelo Governo Trump como parceiro preferencial dos EUA na América do Sul.  Nenhum gesto do Presidente Trump demonstrou maior crédito a essa adesão, se o Brasil não atender ao que os EUA quer que o Brasil faça na Venezuela, de nada valerá a submissão do Brasil. Americanos são frios e objetivos, não se comovem por amizade.

Uma politica externa de um grande País não pode se atrelar ao Presidente de outro País. Isso nunca aconteceu na diplomacia brasileira, que sempre preservou sua capacidade de manobra no complicado contexto da geopolítica mundial porque o interesse de uma semana pode ser outro na semana seguinte. E mesmo entre aliados há divergências em temas, não existe aliança indondicional em politica externa, nem em tempos de guerra.

O caminho que se aponta para a politica externa brasileira pode ser o caminho do abismo para os interesses geopolíticos brasileiros a longo prazo, levando o Brasil a um inédito isolamento diplomático que trará evidentes reflexos na economia e na visão sobre o Paí no mundo.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pior,

    Pior, é que “estão falando alto pelos botecos”, que toda essa política externa e mesma a direção que está sendo tomada internamente, é orientação do tal de “Olavo do Carvalho”, um sujeieto que nãose sabe de onde veio e muito menos para aonde vai. 

  2. Matou a charada. O negócio da família é com o Trump, não com EUA

    Ridicularmente o filho do capitão usa até boné de puxasaquismo. A junção darepública de Curitiba com a república dos puxa-sacos só daria nisto: a república da mediocridade, do atraso e da hipocrisia.

     

    1. O que esta cara está pensando, se ´que pensa.

      Tirar uma foto com propaganda do Trump para 2020 é tão ridícula, que seria melhor arrumar um boné com propaganda da Pizzaria do Negão, que eu vi num boné parecido, usado por alguem que acredito mais inteligente.

      Meu Deus, o pior é pensar que este rapaz tem o mesmo nível cultural e de inteligência do seu pai, e para arrebentar ……. o pai foi eleito presidente do meu país, por um montão de burros!!! 

      Estamos totalmente ferrados!!

      1. Resultado de propaganda
         

        Isso se chama “deslumbramento”

        Assim como as crianças de classe média através de  seus pais, compram a idéia de diversão e status no Mundo Disney o filho “empoderado” do recém- eleito mandatário danação sente-se privilegiado com a amizadinha do pai com o “dono do mundo”.

        https://imguol.com/c/entretenimento/2013/08/08/7ago2013---rodrigo-hilbert-usa-um-chapeu-com-orelhas-do-mickey-ao-fotografar-com-os-filhos-e-outras-criancas-no-fim-do-espetaculo-festival-musical-do-mickey-1375961374863_956x500.jpg

  3. O clã de imbecis
    Eu penso que, como gerente para esta colônia (presidente), o deep state prefere ( ou preferiria) o Moro.
    Quanto ao Trump, ele também não é o preferido…
    Mas a burrice do clã do coiso é impressionante. Eles vão trazer de volta o Lulismo, quase como uma religião.
    Me parece também que eles têm um afã pra ficar muito ricos com a política.
    Mas a idiotice desse clã ultrapassa qualquer expectativa.
    Vão chupar os ossinhos, enquanto o Guedes vai fazer um “puta banquete”. Ele e os verdadeiros ricos daqui e desse mundão.

  4. Isso é Brasil !

    A imagem do Brasil no exterior já está ridicularizada. O próximo passo são as retaliações econômicas.

    O fato é que 39% do eleitorado deu maioria relativa para que o ignorante fascista assuma a presidência. Apenas 32% se opuseram à tragédia anunciada e 29% são alienados (pra estes o Brasil pode se fuder – estão preocupados no máximo com sua própria família).

    Portanto, 68% do eleitorado aceita o caminho escolhido, por ação ou omissão. E 100% vão pagar a conta.

  5. “Fake news” pra ianque idiota acreditar

    Esta história do Trump Towers em Moscou é uma “fake news” totalmente inventada pela mídia estadunidense em sua campanha de desgaste contra o seu atual presidente e já foi desmoralizada pelo que restou da mídia internacional independente. Lá como cá, tem muito jeca que acredita no que a mídia-empresa dominada pelo mercado financeiro internacional publica.

    1. Sujos, malvados e mal lavados

      A história da Trump Towers foi confirmada pelo próprio Trump – sua existência e não os detalhes denunciados por seu ex advogado Michael Cohen – , ele não nega que tenha negócios com os russos, aliás esse é o álibi para justificar seus contatos com eles durante o período eleitoral e não a alegada colusão para interferir no pleito, essa sim uma história antiga que a mídia independente não desmascarou porque não há como provar que os russos não interferiram na eleição USamericana – como quem acusa é que deve provar, ainda não há provas confiáveis e inconstestáveis de interferência com a participação de Trump ou de sua campanha, o que a mídia independente vem criticando como pretexto fraudulento dos democratas para não admitir que sua derrota se deveu à manipulação da escolha de Hillary nas prévias do partido mais do que possíveis interferências internacionais no pleito. 

      Ninguém até agora provou nada, nem que houve a participação nem que não houve, é pura especulação e jogo político. 

      Um dos argumentos da mídia independente USamericana é inclusive sobre a hipocrisia da acusação porque os USA são os maiores interventores políticos do mundo e não foram capazes de usar seu sistema de vigilância mundial para proteger seu próprio sistema de votação, que é outro motivo de crítica por razões diversas da fragilidade diante da interferência estrangeira. 

      Ou seja, Trump não é santo, os democratas também não são, o problema é que estão tentando combater seu governo com os argumentos e armas errados, nesse assunto já desgastado da colusão, possível mas não provada, com os russos, que se sustenta muito mais na demonização do inimigo externo já conhecido da guerra fria do que em provas indubitáveis da extensão do envolvimento da família Trump com os russos e sua relação com a eleição. É necessário cuidado porque os mentirosos estão democraticamente espalhados entre republicanos e democratas, e não se pode descartar a possibilidade de interferência mas não se pode dá-la como certa enquanto não for confirmada. Por enquanto é apenas boataria usada por ambos os lados como artilharia diversionista de seus próprios reais problemas. Pesquisas com a população revelam desinteresse e descrença dessa história, as pessoas estão mais preocupadas com a vida real, a que só alguns progressistas como Bernie tem dado atenção e resposta política legítima. 

       

      Sampa/SP, 05/12/2018 – 18:03 – alterado às 18:10  (em luto). 

  6. Estou de luto desde a eleição e …

    somente agora estou lendo sobre as ações e pessoas escolhidas pelo bolsa.

    Deveria ficado sem ler nada por muito mais tempo, pois é inacreditável o nível dos “escolhidos”,  para um governo que não tem nenhum plano de governo, a não ser o deste grupo, que é o de buscar SE DAR BEM!

    Me ferrei, pois não conseguir dormir por muito tempo!

  7. O exito do govermo Bolsa será o fracasso
    O sucesso da gestao bolsa anaria será justamente o fracasso de sua politica rxterna, que abrira caminho para os Eua abastecerem nossos mercados importadores. Continencia aos falcoes-galinhas nao è à toa

  8. Boçal-Ignaro pode conseguir o

    Boçal-Ignaro pode conseguir o que eu penso ser o único denominador comum positivo desde o Brasil império até hoje = nenhum rei ou presidente,( mesmo os mais incompetentes e malucos ), ditador ou regime militar  fez do país um pária político e econonômico simultaneamente. Estamos encaminhando a passos rápidos pra isso. 

    Sobre a reeleição de Trump, acho que o vai contar, pra variar, é a economia. Se os efeitos da política dele não estourarem antes de 20, ele se reelege. 

  9. Sou classificador das Agencias de Classificação de risco
    Sou não dou um AAA para o AA, porque ela força a barra demais, a ponto de colocar Putin no topo da cadeia de comando que tem Bolsa Anário como elo final

  10. Dois títeres
     

    Tudo anda bem  e segue fielmente  o planejamento político desenhado.

    O “B” já saiu dos BRICS,  os demais estão na reta de quebra.

    Tanto Trump quanto o Bolsonaro são apenas ignaros meios para justificados fins.

    Entremos na sala de jogos e observemos o grande tabuleiro.

    Sem conhecer o objetivo não se entende o jogo.

     

  11. Escolheram o caminho

    https://www.youtube.com/watch?v=xFTBzRUxSGQ

    No stop signs, speed limit
    Nobody’s gonna slow me down
    Like a wheel, gonna spin it
    Nobody’s gonna mess me around
    Hey Satan, paid my dues
    Playing in a rocking band
    Hey mama, look at me
    I’m on my way to the promised land, whoo!I’m on the highway to hell
    Highway to hell
    I’m on the highway to hell
    Highway to hell  Quem vai dete-los?

  12. Myths of Market Fundamentalism Forum

     

     

    Olá André,

     

    Estava vendo alguns dos meus canais favoritos de noticias dos EUA e achei esta coleção de videos so bre um seminário chamado “Destroying the Myths of Market Fundamentalism Forum”, onde tem palestras de 30 minutos mas bastante informativas. Como é da sua área achei que interessaria seus leitores. Em inglês pessoal, sorry!

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLhvPB4lyc4dSeuGbboXDSbKXdWP9Kn05S

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador