Tem que tirar Bolsonaro, antes que acabe com o sistema educacional brasileiro, por Luis Nassif

O bloqueio das verbas de custeio, autorizado por Jair Bolsonaro, vai paralisar todo o sistema de ensino superior e dos Institutos Federais de Educação. E foi motivado exclusivamente pela tal guerra ao marxismo cultural que orienta todas as ações de governo e pelos investimentos de Paulo Guedes no setor privado.

É tão maluco esse desmonte quanto seria a ideia de estatizar o setor privado. São posições ideológicas sem nenhuma avaliação sobre o resultado final para o país.

Essa loucura vai desestruturar o sistema universitário, prejudicar milhares de alunos, interromper pesquisas científicas, comprometer o atendimento dos hospitais universitários.

Insisto: o país não pode continuar refém desses celerados. O governo é transitório. Dura um mandato, dois, com reeleição. Há obras que são permanentes, como é o caso do sistema de ensino público. Não há nenhuma possibilidade de conferir a um mandatário o poder de destruir uma construção intergeracional e, mais do que isso, essencial para o desenvolvimento do país.

Talvez essa irresponsabilidade  seja derrubada em breve, por uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Mas como se pode conviver com armadilhas diárias, desmontes diários de toda uma construção política, social, de várias gerações de brasileiros, não apenas destruindo o que foi construído ao longo de décadas, mas deixando um vácuo, sem nenhum projeto alternativo?

O STF, o Congresso, o Judiciário, as Forças Armadas são parte do Estado brasileiro. Não podem permitir a continuidade dessa loucura. Se não agirem, serão cúmplices da destruição do país como Nação.

 

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Estou de pleno acordo. Para salvar as universidades e a educação em geral, é preciso interditar esse ignaro nazista Jair Bolsonaro. #ImpeachmentdeJairBolsonaroja.

  • Metáfora: Uma pessoa de mãos fracas empunhou uma arma pesada. A mão, vacilante, deixou a arma cair no chão. A queda fez com que a arma disparasse e a bala atingiu uma outra pessoa. Esta pessoa está na UTI.
    A arma é o poder político. A pessoa de mãos fracas, o PT. A mão vacilante, o Lula, a Dilma, ou qualquer outro vacilão. A bala, o bozo. Na UTI está o país.

    • E o Lâmpada é a vela de 5W que vai iluminar o cenário mundial para solução dos problemas da humanidade.

    • Tuas metáforas são o sinal de tua raiva ignara. Por pessoas como tu passou a perseguição aos judeus na Alemanha e passa agora a destruição do Brasil como nação. Tu és um covarde irresponsável.

      • Ataques pessoais, faz o que critica em outros, mais um de nossos milhões de hipócritas.
        Tenho verdadeira compaixão de simplórios como você. Distribui julgamentos sem nada conhecer. Sacrifica o senso crítico em nome de seus ídolos de carne e osso. Pedante e pretencioso, ignora o fato de quem preparou, por vias legais, o estado de arbítrio que vivemos, foi o próprio PT, com o seu republicanismo, suas leis antiterroristas, seu empoderamento da polícia e do MP, suas escolhas para os tribunais superiores, etc. Um líder máximo, que se pretendeu absoluto, que entre um puro e um vinho premiado, se comprazia em dizer que socialismo era doença infantil.

      • Ataques pessoais, faz o que critica em outros, mais um de nossos milhões de hipócritas.
        Tenho verdadeira compaixão de simplórios como você. Distribui julgamentos sem nada conhecer. Sacrifica o senso crítico em nome de seus ídolos de carne e osso. Pedante e pretencioso, ignora o fato de quem preparou, por vias legais, o estado de arbítrio que vivemos, foi o próprio PT, com o seu republicanismo, suas leis antiterroristas, seu empoderamento da polícia e do MP, suas escolhas para os tribunais superiores, etc. Um líder máximo, que se pretendeu absoluto, que entre um puro e um vinho premiado, se comprazia em dizer que socialismo era doença infantil.

    • "A pessoa de mãos fracas, o PT."
      Melhor se tivesse as mãos fortes e dominasse o Brasil?
      Querias um PT ditatorial?
      No que o sr. ajudou o PT a fazer um Brasil forte?
      Bolinhos. Agora eu vou fritar!

  • Bem, caro Nassif, como você escreu, serão cúmplices... Quer dizer, desde sempre, são cúmplices. É só verificar, por exemplo, a "passada de mão" em relação ao financiamento da última campanha eleitoral por parte de pessoas jurídicas, através do que há de pior: falsas notícias e ataques carniceiros via internet e wathsapp, sem que os fux da vida iluminassem qualquer caminho. Então, vale o Jucá: com stf, com tudo.
    Cúmplices nem seria o termos correto: talvez, associados milicianos juridiquês?

  • Tem que tirar o Bozo antes que ele acabe com o Brasil.
    Aqui em Sampa os amigos do Bozo já começaram a destruir o SAMU.
    O prefeito Bruno Covas promoveu uma "reestruturação" no SAMU, que consistiu em fechar várias bases.
    A demora para o SAMU atender um chamado chega até 12 horas.
    É impressionante como eles encontram eufemismos ou nomes bonitinhos para disfarçar o desmonte dos serviços sociais. "Reestruturação" se traduz em desmonte, sucateamento.

  • Obrigado pela ofensiva anti-bolsonaro, Nassif. Espero que os blogs progressistas também participe desta empreitada. É preciso agir antes que seja tarde demais.

  • Eita, que não aprendem! Isso não é loucura, é capitalismo, de extrema-direita, tosco e bisonho, mas ainda mais capitalismo, racionalidade capitalista sem disfarces. Parece que o fato de mostrar a verdadeira face do sistema capitalista incomoda, e para não discutir de fato as questões políticas e ideológicas, apela-se para o estigma da loucura.
    Sr. Nassif, outros comentaristas já disseram mas é impossível não dizer o óbvio: pedir ajuda ao STF, Congresso e Forças Armadas? Tá de brincadeira? Quem deu o Golpe de 2016? (barulho de grilos esperando a resposta dificílima...).
    Que tal nós, a sociedade civil, sairmos das redes sociais e da internet e fazermos um dia ou uma semana inteira de protesto?
    Meu, os jovens do mundo estão dando exemplo com as greves estudantis pelo clima. E não têm experiência de vida, não sofreram, ainda, perdas civis e em outras lutas políticas, mas assim que foram informados pela Grande Greta Thunberg (muito engraçado, eu quando jovem tinha ídolos mais velhos, e agora, a caminho da velhice, meus ídolos são os jovens ativistas pelo meio ambiente!, isso é que é intergeracional, rs) que o futuro deles estava em risco e chamados a agir, estão fazendo REVOLUÇÃO!
    É claro que vocês não sabem, mas depois de uma visita dela e outros ativistas britânicos como a Anna Taylor (17 anos) ao Parlamento britânico, e meses de mobilização de ativistas de todas as idades - por justiça, os jovens são lindos porque são naturalmente idealistas e ainda inocentes em política, mas é um trabalho conjunto e os veteranos de outras guerras sociais estão dando um show de diversidade, democracia, maturidade (sem estrelismos), trabalho coletivo, solidariedade, rebeldia, desobediência civil, rock n'roll social (sou fã mas tudo que estou dizendo é verdade, rs) - como o Extinction Rebellion, o Parlamento votou anteontem uma moção para declarar a mudança climática uma EMERGÊNCIA!
    E como dizem que em todo lugar do mundo se acha gente do Brasil, bem, no vídeo de apresentação da moção, que acabei de assistir, o Brasil esteve presente em dois momentos:
    a partir de 13 minutos, ao mencionar a cidade do Rio de Janeiro como uma cidade condenada pela mudança climática, e a partir do minuto 33, para falar do Vergonhoso e da Amazônia; um detalhe importante do discurso é a referência do Jeremy Corbyn ao boicote ao financiamento dos combustíveis fósseis do Sul Global - ou seja, Brasil e Venezuela...
    Acorda, Brasil.
    Ao PT: quem no partido sabe ou está trabalhando em alguma coisa relacionada à mudança climática e a um modelo de transição sustentável para a nova sociedade sem petróleo? - com justiça social, que é obrigatoriamente ambiental, ou não será.
    Precisamos nos dar conta de que a tolerância com o Golpe esperando pelas eleições quebrou o moral do povo. As pessoas foram domesticadas para esperar pelas instituições, esse o grande erro - não que elas sejam depredadas, mas se elas se deixaram usar para dar o Golpe não estão em condições, nem interessadas (basta ver o comportamento do sr. Barroso, um sabotador da corte) em se redimir de seus erros até porque o que as motivou (chantagem, cumplicidade, quem dá mais... ) ainda está em pleno funcionamento.
    Chega de esperar pelo lobo para salvar o cordeiro. Cordeiros do Brasil, levantem-se e ajam - e quando forem a manifestações, não sejam mal-educados com a cidade e cuidem de seu próprio lixo, e se possível, prestem atenção às pessoas que estiverem se apresentando. Manifestação de esquerda ultimamente parece, tragicamente, happy hour, em que as pessoas vão para tirar selfies, tomar cerveja, literalmente jogar conversa fora enquanto o país e o planeta pegam fogo, também literalmente, tudo para recomeçar a Grande Máquina no dia seguinte... Isso para não falar do apartheid e da sensação de "o que é que estou fazendo aqui...", as panelinhas e a falta de companheirismo e empatia - nem parece que estão lutando pelas mesmas coisas... porque talvez não estejam mesmo, nem lutando nem pelas mesmas coisas... quais são mesmo?

    Abaixo, vídeo do Jeremy Corbyn no Parlamento Britânico

    Jeremy Corbyn MP, Speaks to Environment & Climate Change Debate - Extinction Rebellion - May 1st
    https://www.youtube.com/watch?v=-gClS_anyAk

    Da Nação Zumbi, o novo nome do Brazil, "Um sonho"
    https://www.youtube.com/watch?v=WlatHB9jZ1g

    Do saudoso Caju, Cazuza (profeta que precisa ser ouvido diariamente), "Ideologia" (o que seria de nós sem música?)
    "MEUS INIMIGOS ESTÃO NO PODER". Quer uma ideologia pra viver? Seja ativista ambiental, e depois de impedir a destruição do planeta e garantir a sobrevivência, como dizia o Abujamra, estrague sua vida como quiser.

    https://www.youtube.com/watch?v=cDtp1z33tXY

    Sampa/SP, 03/05/2019 - 21:10

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

8 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

11 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

12 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

13 horas ago