Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Trump, o homem que vendeu a América, por Andre Motta Araujo

Bestseller da lista dos mais vendidos do The New York Times, o livro da jornalista Joy Ann Reid, ancora da MSNBC é uma biografia em raio X do personagem que hoje ocupa a Presidência dos Estados Unidos.

Trump, o homem que vendeu a América

por Andre Motta Araujo

Bestseller da lista dos mais vendidos do The New York Times, o livro da jornalista Joy Ann Reid, ancora da MSNBC é uma biografia em raio X do personagem que hoje ocupa a Presidência dos Estados Unidos. Na chamada “elite americana da Costa Leste”, que inclui também a California por extensão sociológica, são duas regiões onde Trump não venceu as eleições e onde sua rejeição é absoluta, está o núcleo dos americanos cultos e sofisticados. Para eles Trump sempre foi considerado um escroque, um charlatão empresarial da pior espécie, MAS Trump tem uma faixa de 33 a 38% do eleitorado até hoje.

Para a reeleição ele precisa GANHAR MAIS ELEITORES e não perder os que já tem. Ele cometeu um grave erro, segundo meu analista de estimação, um amigo que já ocupou altos cargos nos governos Reagan e do dois Bush, trabalhou anos na Casa Branca e hoje está aposentado pelo Departamento de Estado, um americano que conhece o Brasil como poucos, Republicano desde a infância mas não votou em Trump, assim como os Bush não votaram. Hoje esse amigo vive na Florida por questões de saúde mas mantém contatos e amizades na cúpula política do Senado, do State e do Pentágono.

A SAÍDA DA SÍRIA

Segundo essa fonte, Trump cometeu um mega erro geopolítico que afeta a política interna e pode lhe custar a reeleição. Tudo de ruim, de errado e de disfuncional que Trump fez até hoje na Casa Branca, como sua crueldade com os imigrantes, NÃO AFETA SEUS ELEITORES, eles não reclamam disso.

Mas “abandonar um aliado tradicional, como os curdos, à sua própria sorte no meio da batalha é DESONROSO para os Estados Unidos”.

Pior ainda, ABANDONOU E OS INSULTOU, disse que os curdos “não são os bonzinhos que parecem”.  É demais. Além do PREJUÍZO ESTRATÉGICO, de abrir mais espaço para a Russia na guerra civil síria, os Estados Unidos mostraram não ser confiáveis nem para seus mais antigos aliados.

Trump parece não ter noção de estratégia, de interesse geopolítico dos EUA e muito menos de honra no campo de batalha. Isso é que hoje pensam SEUS APOIADORES NA CÂMARA DE REPRESENTANTES, os deputados Republicanos que condenaram publicamente a retirada da Síria e também os Senadores Republicanos, que têm tradicional ligação com os militares, a maioria dos Senadores foi militar em algum momento da vida.

Esse desagrado se projeta no círculo e nas famílias dos militares, dos que prezam o papel civilizatório dos EUA no mundo, dos que querem conter a influência geopolítica russa. Mais ainda, há uma parte de americanos, cada vez maior, que veem que Trump sempre que erra BENEFICIA PUTIN, parece não ser mais uma coincidência. Sua linha dura com a China fez os chineses virarem seu foco para uma maior integração com a economia russa, daí saindo o maior acordo energético do século até hoje, o ACORDO DO GÁS SINO RUSSO.

Esse acordo, que implica na construção do gasoduto de grande porte mais longo do mundo, o valor do acordo passa de UM TRILHÃO DE DÓLARES, tornando a China autossuficiente em energia sem precisar de navios, portanto ficando imune a um bloqueio de suas costas, o que a tornará mais ousada no seu projeto de expansão geopolítica no Mar do Sul da China, zona estratégica para os EUA porque, a partir desse espaço, se protege o Japão e a Coreia do Sul. A partir da China também se garante independência energética à Coreia do Norte, um de seus pontos vulneráveis.

MAS O QUE É MAIS IMPACTANTE, o Acordo do Gás Sino Russo garante um FLUXO DE DIVISAS fundamental para a Russia, hoje o ponto fraco da economia russa. Trump cometeu erros e atos que só beneficiam a Russia e Putin à custa do peso geopolítico dos EUA no mundo.

O livro de Joy Ann Reid tem um título apropriado, esse é o homem que vendeu a América.

Veremos se essa compreensão será suficiente para jogar esse nefasto personagem para o limbo da História, de onde nunca deveria ter saído.

AMA

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pela data de nascimento do autor do livro, 1968, apostaria minhas parcas economias que ele se inspirou no titulo da música do David Bowie, The Man who sold the world – que aliás tem uma música cada vez mais atual (foi escrita em 97) chamada I’m afraid of Americans

  2. Já disse m filósofo: ” se voto fosse bom e mudasse alguma coisa no mundo, ele certamente já estaria proibido”. Assm, de qualquer forma, Trump- no sítio da economia- e apenas aqui, está fazendo a única e efetividade atividade que os States podem fazer para voltar àquela economia pujante (não tanto quanto à da então URSS), muito pujante que tinham e que foi destruída pela Globalização. Se insistirem na via do capitalismo financeiro, a queda será mais breve e muito maior do que se apresenta hoje!! Estou há anos luz de criticar os USA pelo que são, porque entendo que trata-se de uma grande nação, com maiores ainda problemas mas- de qualquer forma, uma grande nação. Porém , daí a afirmar que os States levam civilidade aos territórios que ocupam é de fato e no mínimo, um grande exagero.

  3. A estratégia eleitoral de Trump, planejada pela Cambridge Analytica, já é conhecida em detalhes. Portanto, a manipulação do eleitorado em estados estratégicos com a torrente de fake news não poderá ser repetida. É fato também que Trump PERDEU para Hilary no total de votos.
    Desse modo, Trump precisará inventar uma nova falcatrua para vencer as próximas eleições, se antes conseguir escapar do impeachment.
    Eu gostaria de ver uma disputa entre Trump e Beth Warren. Seria muito didático.

  4. “Veremos se essa compreensão será suficiente para jogar esse nefasto personagem para o limbo da História, de onde nunca deveria ter saído.” concluí o post.
    Poderia sugerir levar o clã bozo junto.

  5. Não é esta a razão de Trump ser reeeleito, a maior parte sociedade não faz questão de saber sobre política externa, ” papel civilizatório dos EUA no mundo ” desde quando guerras leva a civilidade alguma sociedade ?
    Trump parece estar fazendo um bem ao mundo, seja pela inteligência seja pela burrice.

  6. Será que China e Russia estão preocupadas com Agências de Risco? Tem alguém analisando o Risco China ou Risco Russia? Será que permitem que o tal ‘Mercado’ manipule Moeda Estrangeira e Análise de Investimentos em prejuízo de suas Soberanias e Economias? Então é muito fácil constatar como ‘Anão Diplomático’ é tão dócil ao cabresto. Apesar que Risco Brasil cai aos menores patamares, assim como a projeção de inflação mesmo com Petrobrás deixando de lado a sua política de preços diários conforme o Mercado Internacional. Depois da Greve dos Caminhoneiros, o óleo diesel que em |SP já beirava os 5 reais, hoje já está abaixo de 3,50 reais. E o índice da Petrobrás só se eleva, dia a dia. Ou seja, esta baboseira, esta idiotice, esta imbecilidade que só Elite Subjulgada Brasileira acredita, não serve de nada !!! O ue interessa para o Capital Especulativo do Mercado Financeiro Mundial é que vão botar as duas mãos no Pré-Sal Brasileiro. O resto é conto do vigário. Estorinha para Brasileiro acreditar. E Mídia e Imprensa Tupiniquim “Ispecializada” replicar. (Não é que é verdade que virão Investimentos de mais de 50 bilhões de dólares ao Brasil? Que fantástico !! Somos só esperteza !! Em troca entregaremos 1 trilhão de dólares em Reservas de Petróleo. Somos Geniais !! Não Nos faltam nem as penas). Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação. (P.S. A prática de transferência de petróleo entre navios “ship-to-ship” que alguns creram erroneamente ser o responsável pelo vazamento no Nordeste, se tornarão a realidade na costa brasileira. MultiNacionais extrairão o petróleo brasileiro e embarcarão para seus países, diretamente do alto mar. Não virão aos portos nacionais nem para comer um virado à paulista. Parabéns à nossa doutrinação. Com todo respeito, sempre nos sobrarão portarias e limpeza.

    1. Claro que China e Russia dão importancia as agencias de risco, a China criou a sua propria agencia, a DAGONG, que já foi aprovada pelas autoridades americanas e europeias, vai concorrer com a Moody´s, a S& P e a Fitch, usando a mesma escala de notas e serviços de rating.

      1. Caro sr., tudo igual e tudo diferente. A China dará importância à sua própria agência, com seus próprios interesses e parâmetros. Ela dá importância, novamente, às suas próprias armas. Se enxerga o mesmo abismo, só que agora do outro lado da fenda. Qual a importância? Apenas o abismo que separa os dois lados. abs.

  7. Sabe AMA,esses dias eu tava pensando isso,parece q Trump faz cagada de propósito,é um ilusionista,fiquei com uma pulga atrás da orelha mais ainda,quando soube q um czar da Rússia (acho)de antigamente descia a lenha nos Maçons,e discretamente tomava atitudes q os beneficiavam,foi confirmado pq visitaram um museu na Rússia e lá bem escondido tinha um doc da sua iniciação !!

  8. A integração entre Rússia e China era e é inevitável. Atualmente eles estão criando um sistema de pagamentos próprio que evita o SWIFT…em seu tempo vão diminuir mais as transações em dólar.
    A Síria, pela posição geográfica também, teve intervenção direta russa e, é claro, iraniana. E agora turca. A Turquia que pertence a OTAN. Existem franceses e alemães querendo um pedacinho daqueles hidrocarbonetos. Tabuleirinho complicado.
    Ou pára essa guerra, ou só vai sobrar soldado por ali.
    E os curdos estão rodeados por Irã, Síria e Turquia que não querem que eles tenham um território próprio. Povo sofrido demais e, no curto prazo prazo pelo menos, sem esperanças de terem seu “Curdoquistão”.
    O Trump é uma escória dentre tantas outras.
    O Bozo consegue ser mais nojento, ainda. Muito mais……

  9. E o Putin só precisa ficar quieto e esperar que os benefícios da estupidez do Orange Shrimp batão à sua porta. Mas á questão é que vivemos em águas mornas pós Guerra Fria sendo 1 vs 1, e se acontecer
    1 vs 2?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador