5 de junho de 2026

Mortalidade infantil cresce na Faixa de Gaza pela primeira vez em 50 anos

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Enviado por alfeu

Do Esquerda.net

ONU: Mortalidade infantil na Faixa de Gaza sobe pela primeira vez em 50 anos

Bloqueio ao enclave costeiro por parte de Israel é apontado pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) como um dos fatores que contribuiram para este aumento.
 
“O número de bebés que morreram antes de atingir um ano diminuiu consistentemente durante as últimas décadas em Gaza, de 127 por cada 1000 nados vivos em 1960 para 20,2 em 2008”, afirma a UNRWA num comunicado publicado este fim-de-semana.
 
Contudo, “na última contabilização, em 2013, o número subiu para 22,4 por cada 1000 nados vivos”, acrescenta.

 
No documento, citado pelo libanês Daily Star, é ainda referido que a mortalidade neonatal – número de bebés que morrem antes de atingir quatro semanas – cresceu de 12 por 1000 nados vivos para 20,3 em 2013.
 
A Agência aponta como uma das causas prováveis do aumento da mortalidade infantil o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza.
 
“Estamos muito preocupados com o impacto do bloqueio de longo prazo; nas instalações de saúde, no abastecimento de medicamentos e no transporte de equipamentos para Gaza”, avança Akihiro Seita, diretor do programa de saúde da UNRWA.
 
Alarmada com os resultados obtidos em 2013, sem precedentes no Médio Oriente, a UNRWA trabalhou com grupos de investigação independentes, por forma a examinar os dados recolhidos e confirmar o aumento registado.
 
A Agência tenciona ainda promover um novo senso este ano. Normalmente, a monitorização da mortalidade infantil tem lugar de cinco em cinco anos.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados