Energia eólica abastece quase 100% do Nordeste

Enviado por Almeida

Um caso bem sucedido de política energética de Estado.

Do portal ABEEólica

Energia eólica abastece quase 100% do Nordeste no domingo, das 8h às 10h.

No domingo, 19 de agosto, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou novo recorde horário de geração eólica, com máxima diária de 8.247 MW às 9h28, atendendo 98% da demanda do Nordeste. No período de 8h às 10h, a geração eólica atendeu a praticamente 100% da demanda do Nordeste.

“Mesmo se considerarmos que aos domingos a demanda por energia é mais baixa, esses percentuais de atendimento de domingo são muito significativos. Em dias úteis, com demanda mais elevada, já tivemos recordes de geração com atendimento de carga de mais de 70% do Nordeste na média diária. O cenário, portanto, mostra que estamos acumulando recordes de forma consistente, tanto aos finais de semana como nos dias de semana, tanto em médias diárias como em horários específicos. Todos estes recordes, juntos, demonstram a força da energia eólica no Brasil”, avalia Elbia Gannoum, presidente da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).

Veja, abaixo [acima], a curva de % de atendimento da energia eólica no Nordeste no domingo, 19 de agosto (fonte: ONS).

Leia também: WEG: um exemplo de construção de complexidade no Brasil

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Turbinas paradas

    Gostaria de saber por que as 3 turbinas eólicas na entrada da cidade do Conde na BR101-PB estão paradas a anos… e eu estou pagando bandeira vermelha por conta disso.

  2. A produção cresce e a tarifa vai junto.

    É interresante isso, tanto a geração de energia eólíca como solar estão crescendo exponencialmente, mas os preços das tarifas em vez de diminuir estão aumentando, e muito acima da inflação. O governo cobra pela outorga de concessão das hidreleticas e depois permite que as empresas incluam o valor nas tarifas. Quem paga é consumidor final. Pilantragem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador