O tempo de Marielle, por Ângelo Cavalcante

Enviado por Franklin Jr.

O tempo de Marielle

Por Ângelo Cavalcante*

“…Aquela, que por um momento de humanidade, sonhou com a justiça, lutou por liberdade e ousou ir mais alto do que permitia sua cor”. (Anielli – Poeta, Volta Redonda)

A vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, juntamente com o motorista Anderson Gomes, fora barbaramente assassinada com extensos nove tiros, quatro dos quais, cirurgicamente projetados em sua cabeça. Isso definitivamente não é detalhe! Como não é filigrana contar que Marielle era mãe, jovem, pobre, negra, militante dos direitos humanos e socialista.

Seu assassinato deve ser melhor compreendido e interpretado; já é questão latente e nevrálgica do tamanho do Brasil e evidentemente, não é fruto somente da ação de um indivíduo ou grupo de indivíduos; bem mais complicado, o monstro que levou sua vida é antes, um tempo que sintetiza contemporaneamente a guerra aberta e escancarada entre as classes sociais e que, como bem atestamos, segue firme, profunda, teimosa e em definitivo, sem prazo de encerramento. Aliás, poucas as vezes um crime se apresentou com carga simbólica tão densamente presente.

Quem matou Marielle? Eu digo que foi o tempo! Isso mesmo… O tempo! Não me refiro a esse tempo cronológico, esse tempo que se mede, que se conta, ‘de relógio’. Nada disso! É o tempo como tendência, como movimento e que não está flutuando, flanando caótico, boiando sobre as existências humanas mas que, ao contrário, se apresenta, se revela íntegro sobre as coisas materiais e imateriais. Esse tempo está nas ideias, nos discursos e na estética; nas artes, em suas produções e na política; em discursos raivosos, de pleno ódio e nas relações que o poder estabelece, sobretudo, para com os menores e desassistidos.

É tempo integralmente espraiado sobre o Estado e seu funcionamento, suas prioridades, opções e formas de acontecimento. Marielle está e vai continuar no tempo; neste tempo que produz contradições, conflitos e em suas consequências absolutamente imprevisíveis.

Fui claro? Não, claro que não… É que não é possível ser claro com algo tão doloroso, tão profundamente dramático e sofrível. É possível a dor, sua expressão e, quem sabe, algum dialogo a respeito. Particularmente, estou arrasado, acho-me um caco humano, “um pote até aqui de mágoas” como canta o poeta; uma chaga aberta e que sangra. Vou falar dessa dor…

Algum sentido na morte de Marielle terá sentido se, e somente se, for politizada; não poderia ser diferente; é que é assassinato político; é acontecimento abertamente político; como são políticos os cortes sistematizados de verbas para a saúde, educação, moradia e assistência social; como, da mesma forma, é determinação política a matança fabril de cinquenta mil garotos negros ao ano nas cidades do Brasil; o genocídio de mais de quarenta mil mulheres pela bala, fome, estupro ou desamparo puro e simples.

O drama é que Marielle não vai parar de morrer… Sua segunda morte, que já está se dando, acontece pelo conceito; se entendermos, vejam bem, que sua execução fora apenas a “violência” do Rio de Janeiro a estaremos eliminando pela segunda vez. Por obséquio, não sejamos tão ingênuos assim… Essa moça não fora morta pela “violência”; não digam isso… É tudo o que os donos do poder querem ouvir; é a narrativa dos sonhos porque os isenta, inocenta e legitima para continuarem em sua marcha por poder e mais poder.

Aliás, o discurso fácil e em drágeas da violência é apenas a recepção do prédio; é preciso entrar, tomar o elevador e ir para o andar mais alto para, de lá, ver a paisagem, contemplar o “deserto do real” milimetricamente concebido e construído para engolir Marielle e que está me devorando e devorando a cada um de nós.

Retomo a ideia de tempo porque fora justamente esse tempo feito, alimentado e potencializado que conferiu condição, sentimento, afeto e política para que essa jovem liderança fosse executada de maneira tão vil e covarde. E o tempo não é como a gravitação universal que nos traz o dia ou a noite; é produzido, manufaturado; é, por sinal, objeto de disputas e está carregado de intencionalidades; os vencedores lhe impõe valor, sentido, dinâmica e forma de atuação.

E é essa trágica e específica lógica que assassinou Marielle! E a sinistra pedagogia da sua morte me tocou profundamente! Justo na cabeça! Gostaria de pensar sobre isso! É que a cabeça de um ser humano é a convergência da luz, é o vértice ótimo onde ideias são formadas a partir de conceitos, sensibilidades, aprendizados, percepções e experiências pessoais. É ali que reside o pensamento, o instrumental fundamental para o debate, a exposição, a contradita, a defesa daquilo que é certo, adequado e justo.

E logo ela, uma mulher de ideias, palavras, intervenções e defensora de políticas para os que mais precisam… É o tempo que levou e não levou Marielle. Que a matou e que jamais irá conseguir matá-la!

Agora Marielle Franco vai ser semeada em todo esse país de sangue para darmos forma para um tempo de justiça, belezas e poesias.

*Ângelo Cavalcante – Economista, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Itumbiara.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comoção Honrosa
    A comoção honrosa não é levante. Não é revolta. Não é ação. É reação. É culpa. É medo.

    “Essa moça não fora morta pela “violência”; não digam isso… É tudo o que os donos do poder querem ouvir; é a narrativa dos sonhos porque os isenta, inocenta e legitima para continuarem em sua marcha por poder e mais poder.”

    Perfeito.

  2. Assassinato político.

    Mariella que tantos a queriam como sua representante, que tinha como unanimidade o bom relacionamento com todos que a conheciam, vem a ser nova mártir dessa guerra de ódios que afeta o Brasil . Perda irreparável que certamente afetará nossas instituições claudicantes. Nossa normalidade social fica postergada indefinidamente. 

  3. Tudo a ver !
    Golpe 2016,Bolsonaro,Reforma trabalhista,condenacao do Lula,destruicao dos programas sociais, morte da cereadira Marielle. A Elite opressora declarou guerra total ao cidadao comum. Estam querendo até execitar mandsto coletivo de busca prisao e apreensão .

  4. Morreu o
    Morreu o motorista,

    primeiramente

    e quase que

    só definido

    na sua profissão.

    Ninguém sabe

    das suas lutas,

    dores e tristezas.

    Sem qualquer

    autoridade

    ou cargo,

    apenas condutor.

    Sem assessoria

    ou nome na porta.

    Nunca chegou

    na sala,

    seu lugar

    era a garagem,

    apêndice do carro,

    em cujo gabinete

    as pessoas

    sentavam

    no banco de trás.

    Anônimo,

    sem microfone,

    talvez até mudo,

    morto

    hierarquicamente

    inferior.

    Robson Alves Soares

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador