As ideias do cosmólogo brasileiro Mário Novello

Por Mariano S Silva

Comentário ao post “O primeiro segundo do Big Bang

Mário Novello um dos mais destacados cosmólogos brasileiros afirma, recentemente, que a cosmologia não é um ramo da física, mas uma nova ciência. Porque ele diz isso? Porque a física está fundada em observações locais que, através da astronomia, verificamos verdadeiras em locais distantes do universo. Entretanto, vejamos um contraponto: a relatividade geral nos fornece a geometria local em função da densidade de energia também local (teoria constituida por objetos geométricos no ponto). Ora a uma dada geometria local podem corresponder inúmeras topologias diferentes (formas de espaço-tempo diferentes, que possuem a mesma geometria local). A topologia é uma das poucas ferramentas matemáticas globais que dispomos hoje e é um tema em debate hoje a topologia do universo como um todo – para uma mesma solução das eqs de Einstein podem existir diferentes universos multiplamente conectados. Outro ponto, é que a física que conhecemos hoje falha completamente na singularidade essencial existente na teoria clássica. Para evitar este imenso problema invoca-se a mecânica quântica que se encarregaria de limitar a singularidade a um evento finito (muito pequeno: 10^-129 m^3 X  10^-35 s) em teorias semi-clássicas da gravitação ou na mais exótica ainda teoria M que tem uma quantidade absurda de cenários possíveis.

Uma questão, que ao meu ver fica no ar, será que a MQ, que cada vez mais claro está é uma descrição global das coisas no universo, funcionaria numa coisa tão compacta? Pior ainda funcionaria num ponto? Quão longe 10^-35s está do zero (início efetivo do espaço-tempo)? Notem que 10 elevado a -10 elevado a -10 s ainda tem um caminho infinito (no infinitésimo) até o zero. Este é um número estupidamente menor que 10^-35s! Quanta física, que nem sequer suspeitamos, pode estar contida nesta infinita infinitesimalidade?

Pior ainda, e este é o argumento de Novello: a física dispõe de uma quantidade enorme de laboratórios para testar suas hipóteses e assim estabelecer intervalos de confiança nos resultados que apresentam variações estatísticas. A cosmologia dispõe de apenas UM laboratório e nós fazemos parte essencial do proprio experimento. Isto é muito pior que o postulado de Bohr, que pode ser circunnavegado por variáveis não-locais. Tudo está dentro dele, a não ser que admitamos a existência de uma mente externa ao universo – o panenteismo – e que dispomos de uma conexão a esta mente ( Novello não defende esta última hipótese).

Os anglo-saxões não aprendem: voltamos ao final do século XIX com uma maior dose de arrogância…

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Máquina do tempo.

    Já tive a oportunidade de lê algumas matérias sua na internet sobre máquinas do tempo. Sei que o assunto é um pouco polêmico p/ a socidade. Eu também não ando falando sobre isso a ninguém, por não saber a reação do público. Mais acredito nessa possibilidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador