5 de junho de 2026

Bolsa Família evitou mais de 700 mil mortes, diz estudo da UFBA

Pesquisa revela também que o programa evitou 8 milhões de internações entre 2004 e 2019, especialmente entre crianças pequenas e idosos
Foto: Reprodução do Instagram Ministério do Desenvolvimento Social/@mdsgovbr

Estudo publicado na revista The Lancet Public Health revela que o Bolsa Família evitou mais de 700 mil mortes e 8 milhões de internações entre 2004 e 2019, especialmente entre crianças pequenas e idosos. A pesquisa foi liderada pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A pesquisa analisou dados de 3.671 municípios e mostrou que o impacto é maior onde há maior cobertura do programa e valores mais altos de benefício — nesses locais, a mortalidade infantil caiu 33% e as internações de idosos foram reduzidas pela metade.

Os pesquisadores projetam que, com a expansão até 2030, o programa pode evitar mais 683 mil mortes. Hoje, o Bolsa Família atende mais de 55 milhões de brasileiros, com benefício médio de R$ 667,49.

Para os autores, Rômulo Paes de Sousa, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), Daniella Cavalcanti, da Universidade Federal da Bahia, e Davide Rasella, da Universidade de Barcelona, o programa mostra que políticas sociais bem estruturadas salvam vidas e são fundamentais diante de crises como as enfrentadas pelo país. 

“Nosso estudo mostra que políticas de transferência de renda bem estruturadas podem salvar vidas. O Bolsa Família não apenas combate a pobreza, tendo também efeitos diretos na saúde da população brasileira”, afirmou Daniella Cavalcanti.

Leia também:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados