Bolsonaro derruba Lei Padre Júlio Lancellotti e padre diz que ainda vai lutar

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Lei que Bolsonaro derrubou proíbe o uso de materiais e estruturas para impedir, ferir ou afastar pessoas em situação de rua

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro barrou a Lei Padre Júlio Lancellotti, projeto que proibia o uso de materiais e estruturas para impedir, ferir ou afastar pessoas em situação de rua de se acomodarem em locais públicos nas cidades.

O veto de Bolsonaro foi tomado ontem, alegando que “ouviu Ministérios” e que a Lei iria “interferir” no “planejamento e governança local da política urbana”.

O projeto que dá nome ao pároco e um dos maiores ativistas dos últimos anos no trabalho e assistência a pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social impedia o uso de “técnicas construtivas hostis” nos espaços públicos, como materiais pontiagudos, que podem ferir pessoas.

A proposta foi escrita pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), aprovada pelo Congresso no fim de novembro e seria incluída no Estatuto da Cidade. Mas Bolsonaro impediu.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Mais tarde, ainda, com a repercussão, a Secretaria-Geral da Presidência da República trouxe outra justificativa para o veto de Bolsonaro, em nota.

Disse que o termo “técnicas construtivas hostis” não especifica quais são as construções e “poderia gerar insegurança jurídica” por não haver expressão idêntica em outra lei.

O padre Júlio Lancellotti disse que a decisão de Jair Bolsonaro não será a última. “Vamos lutar para que o veto seja derrubado”, escreveu o líder, em suas redes sociais.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Padre Julio Lancellotti é um herói brasileiro na luta pelos desvalidos e esquecidos. O “boçalnaro” é uma excrescência feito aquelas que precisamos expelir todos os dias pela manhã. O BEM sempre vence.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador