Manifesto de Solidariedade à Vereadora Tainá de Paula e Repúdio ao Atentado Sofrido
A BrCidades lança manifesto[1] público, assinado por quase 500 lideranças sociais, especialistas, estudantes, professores e profissionais de todo o Brasil, além de mais de 60 organizações, entidades e movimentos sociais. A carta expressa solidariedade à vereadora Tainá de Paula (PT), vítima de um atentado na noite de 3 de outubro de 2024, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Tainá de Paula, reconhecida por sua atuação em prol da reforma urbana e da justiça social, teve seu carro alvejado por dois tiros, felizmente sem deixar feridos. O ataque, que ocorreu próximo a uma viatura policial, representa uma grave ameaça à democracia e aos direitos das lideranças políticas, especialmente mulheres negras que lutam por pautas emancipatórias. A carta ressalta a semelhança do episódio com o assassinato de Marielle Franco, ocorrido em 2018, reafirmando a urgência de uma investigação rigorosa e a punição dos responsáveis.
A BrCidades e as centenas de signatários do manifesto reforçam que não se calarão diante de tentativas de silenciar as lutas por cidades mais justas e democráticas. O movimento exige das autoridades uma resposta imediata e transparente para que casos como este não permaneçam impunes.
[1] https://docs.google.com/document/d/1REwlCruMbvGyM-YVfCKweoICrL2BspJiODe_uEjFAdc/edit?usp=sharing
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.