CDHM pede que Jungmann tome providências contra ataques à caravana de Lula

Jornal GGN – O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Paulão (PT-AL) mandou ofício ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e para a procuradora-geral dos Direitos do Cidadão da Procuradoria-Geral da República, Deborah Duprat, para que tomem providências que garantam a segurança dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, bem como dos militantes que acompanham a caravana que o petista promove na região Sul.
A carava de Lula tem sido alvo de agressões físicas por parte de grupos extremistas que batem, espancam, apedrejam e atiram bombas contra os participantes dos atos políticos em defesa do ex-presidente. E não é só: eles queimam e rasgam símbolos vinculados ao Partido dos Trabalhadores, como bandeiras, camisetas e estrelas.

Foram diversas as denúncias recebidas pela Comissão, com relatos de mulheres agredidas, um padre apedrejado e o militante que teve a orelha macerada. Três homens, munidos de paus e pedras, agiram de forma a quase provacar um grave acidente quando atingiram um dos ônibus da caravana, e mais não aconteceu por perícia do motorista, que conseguiu parar o veículo a tempo.
O presidente da Comissão entende que o cenário é gravíssimo e constitui violação dos Direitos Humanos dos participantes da caravana.  “As agressões colocam em risco a vida e a integridade física dos ex-presidentes e de seus apoiadores. Além disso, visam a impedir os atos políticos da caravana, intimidar apoiadores e cercear os direitos à manifestação, à liberdade de expressão e de reunião e de participação política. Constituem, portanto, violações de direitos humanos que o Brasil se comprometeu a reprimir em decorrência de tratado internacional de que é signatário. Além disso a violência obedece um padrão uniforme nos Estados e cria um cenário de guerra civil que poderá se espalhar pelo País”, afirma.
Nos ofícios encaminhados a Raul Jungmann e Deborah Duprat, o presidente da Comissão cita o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, um dos tratados assinados pelo Brasil. No texto, o reconhecimento dos direitos de expressão e de reunião, além de assegurado o direito de participação em assuntos públicos. Além disso, seu descumprimento pode provocar sanções ao Estado brasileiro.
Com esses dados, o deputado pede que o Ministério da Segurança Pública e a PFDC adotem medidas que garantam a segurança dos ex-presidentes e demais participantes, além de contribuir na apuração e identificação dos envolvidos e informando a CDHM sobre as providências encaminhadas.
A Comissão continuará monitorando eventuais violações aos Direitos Humanos praticados contra a caravana e intensificará a cobrança junto aos órgãos competentes para resolução do problema.
Com informações da CDHM
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

7 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

9 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

9 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

10 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

10 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

13 horas ago