Cúpula de Aliança contra a Fome será realizada no Catar em 2025

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Encontro irá ocorrer em conjunto com a Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU, programada para novembro do próximo ano

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e o diretor executivo do Comitê Permanente para Organização de Conferências (PCOC) do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Mubarak Al Kuwari. Foto: Roberta Aline/MDS

A realização da primeira Cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi acertada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, neste sábado (07/12) no Catar.

Dias se reuniu com o diretor executivo do Comitê Permanente para Organização de Conferências (PCOC) do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Mubarak Al Kuwari para tratar tanto da Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU, prevista para ocorrer de 4 a 6 de novembro de 2025, como para acertar a realização da primeira Cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza junto ao evento da ONU.

“Ela vai acontecer exatamente um ano após a criação da Aliança e tem poder para atrair líderes de todos os países, assim como a Aliança também envolve várias nações interessadas neste tema. Será um momento de grande importância para o mundo”, disse Wellington Dias ao propor a realização da Cúpula contra a Fome em conjunto com a Cúpula sobre Desenvolvimento Social.

“A Aliança Global retoma o foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e faz com que cada país, de forma soberana, aplique políticas públicas de combate à fome. É por meio dela que os países mais desenvolvidos também podem ajudar os mais pobres, tanto com conhecimento quanto com ajuda financeira”, explicou Wellington Dias.

Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU

A proposta Cúpula Mundial Sobre Desenvolvimento Social da ONU surge no contexto do relatório ” Our Common Agenda”, para assim atualizar e expandir os compromissos da Declaração de Copenhague (1995), emitida na última Cúpula sobre Desenvolvimento Social, que completará 30 anos.

O Brasil priorizou o combate à fome, à pobreza e à desigualdade durante sua presidência no G20, culminando na criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, cuja governança prevê a realização de uma Cúpula contra a Fome e a Pobreza, preferivelmente à margem de outros grandes eventos internacionais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador