Judeus e palestinos celebram festas religiosas sem incidentes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – No Yom Kipur os judeus se arrependem de seus pecados com um jejum de 24 horas que paralisa o paíse e no Eid al-Adha os muçulmanos sacrificam milhares de ovelhas em recordação ao sacrifício que Deus pediu a Abrahão segundo a Bíblia, o Torá e o Corão.

Fiéis judeus e muçulmanos, celebram neste sábado em Jerusalém, Isarel e nos territórios palestinos, cada um por seu lado, as festas de Yom Kipur e do Eid al-Adha.

Pela primeira vez em 33 anos, este ano o dia de Yom Kipur, dedicado ao jejum e à oração, coincide com o primeiro dia da festa muçulmana do sacrifício, celebrada até terça-feira à noite.

A polícia israelense, que reforçou seus efetivos por temor de provocações e caos, não havia relatado nenhum incidente relevante.

Bloqueio de ruas

A polícia bloqueou numerosos acessos e estabeleceu desvios em Jerusalém Este, onde vive a maior parte da população palestina da cidade, para que os palestinos circulem evitando os bairros judeus.

Nos bairros judeus de Jerusalém,, como em toda a Israel, durante 25 horas não circula nenhum veículo, os semáforos não funcionam e os fiéis, vestidos de branco, caminha em família até a sinagoga.

Israel está totalmente paralisada desde a noite de sexta-feira para sábado. O tráfego aéreo, os transportes públicos, os programas de rádio e televisão e as páginas web de informação estão interrompidos.

Na mesquita de Al-Aqsa de Jerusalém, dezenas de milhares de fiéis muçulmanos assistiram à reza da manhã sem nenhum incidente, indicou a polícia.

Durante toda a celebração judaica, os palestinos da Cisjordânia e Gaza no puderam viajar a Jerusalém ou a outras partes de Israel, pelo bloqueio imposto pelo exército israelense. Os portos e as fronteiras terrestres com o Egito e Jordânia permaneceram fechados.

Com informações da TeleSur

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Guerra religiosa” de verdade, a história registra poucas

    Por trás de quase todas as “guerras religiosas”, existem motivações que nada têm a ver com religião. 

  2. Bem, depois das rezas, dos

    Bem, depois das rezas, dos arrependimentos a matança continua. Deve está escrito na biblia, no torá, no corão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador