Juristas se manifestam contra criminalização dos movimentos sociais

Enviado por Leo V

Do Passa Palavra

Juristas se manifestam sobre a ilegalidade do inquérito 01/2013

Desde junho do ano passado, quando as grandes manifestações se multiplicaram a partir da luta contra o aumento da tarifa de ônibus e metrô em São Paulo, observa-se que, longe de responder às reivindicações com propostas de concretização de direitos sociais, os agentes do Poder Público o têm feito com violência e tentativas abusivas de criminalização de ativistas.

É dentro deste contexto que se insere o inquérito 01/2013. Reconhecendo as arbitrariedades deste inquérito, diversos juristas assinaram um manifesto (em anexo) que explicita os motivos pelos quais ele é ilegal e pede seu arquivamento.

Contato:
Dr.Alexandre Pacheco Martins – (011)999000212

P.S.: Aqueles interessados em assinar o manifesto devem encaminhar um pedido para[email protected]

MANIFESTO JURISTAS__Page_1

MANIFESTO JURISTAS__Page_2

MANIFESTO JURISTAS__Page_3

MANIFESTO JURISTAS__Page_4

MANIFESTO JURISTAS__Page_5

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Criminalização dos movimentos sociais

    Quantos coxinhas assinando o manifesto, não? Comparato, Nilo Batista, Souto Maior, Paulo Teixeira, Aton Fon Filho (este, então, é tão coxinha que amargou anos na cadeia da ditadura só prá disfarçar)… Tem comentarista aqui do blog que ontem só faltou pedir a execução em público do Fabio Hideki. Pelo jeito vai ter gente dando cavalo de páu em suas opiniões.

    1. Infelizmente, isso não acontecerá.

      Infelizmente, isso não acontecerá. A base petista hoje é tão conservadora e reacionária que os valores de solidariedade e humanismo, tão gratos à esquerda, foram completamente postos de lado. Por sinal, a única coisa que lhes interessa é o apoio e o voto nas suas candidaturas. Foi-se o tempo que o PT discutia teses. Hoje, para eles, vale o argumento de Zé Dirceu nos debates de 2001/2002, quando da montagem da candidatura Lula-Alencar: ou estão conosco, sem qualquer crítica, ou são nossos inimigos.

      1. Vai te catar ao falar de “base petista”

        Poucas pessoas aqui no Blog falaram tao claramente contra essas violências quanto eu fiz, e sou petista assumida. Nao há relaçao necessária entre uma coisa e outra. 

      2. “Hoje, para eles, vale o

        “Hoje, para eles, vale o argumento de Zé Dirceu nos debates de 2001/2002, quando da montagem da candidatura Lula-Alencar: ou estão conosco, sem qualquer crítica, ou são nossos inimigos”:

        Mentira tripla.  Quem sao “eles” que concordam com seu espantalho, e quando Ze Dirceu “sustentou” qualquer merda bushiana/norte americana parecida com essa, e quando ele esteve em “debates” de 2001/2002?

        1. Velharia do interior de Minas

          Velharia do interior de Minas de no minimo 120 anos:  meu avo que morreu aos 105/6/8 anos (depende de quem voce perguntar) ja falava essa palavra.

          Viu, Ronaldo?  Se eu fosse professor eu quase arrazava!

          E se voce fosse meu professor eu te torcia o pescocinho!  Tenho pena dos seus alunos.  Nao que voce seja professor, claro…

  2. Pau que bate em chico tem que

    Pau que bate em chico tem que bater em francisco. Enquuanto os juristas só fizerem média, vai continuar a injustiça. Não adianta, Léo V., enquanto vocês baterem só em uma direção, não dá para apoiá-los. Não sei a que partido pertences, mas, pelos comentários teus, aposto que és do psol. Te digo,  em gente que pula do barco toda vez que aparece uma marola, não voto nunca! Como confiar em pessoas que, ao invés de resolverem os problemas, apenas os aumenta? Para mim, os problemas são para serem resolvidos, solucionados e não enfiados pra baixo do tapete e partir para criar outro problema.

    1. E o que o c* tem a ver com as calças?

      Entao, porque você é contrária à posiçao dos manifestantes — o que eu também sou… — vale arbítrio contra eles? Os juristas estao “fazendo média”? Que beleza, hem. 

  3. Sou a favor da criminalização de quem comete crime!

    Sou contra criminalização dos movimentos sociais.!

    Sou contra a impunidade de quem ataca patrimônio Público ou Privado !

    Todos tem que cumprir “a mesma lei”!

    Sou contra Rigor da lei pro andar  de baixo e

    Favores da lei pro andar de cima!

    Sou contra a banalização da Prisão Provisória, pois, ela tem

    opção preferencial pelosPobres, pelas Putas e Pretos.

    Gil Rugai continua livre, leve  ,solto e

    gastando dinheiro do Pai.

  4. Mas por que não se retomam as manifestações?


    Não consta que estejam proibidas.

    Há os que advogam que apenas as “contundentes” produzem efeito.

    Lembro-me de uma muito bem humorada contra a posição de uma associação de Higienópolis que não quer estação de metrô no bairro.

    Nem seu se o MPL estava por lá.

  5. Não adianta tampar o sol com

    Não adianta tampar o sol com a peneira, seu Leo V. Não se trata de “criminalização dos movimentos sociais’. Se trata de esclarecer tudo que envolve os protestos do #nãovaitercopa, a participação dessas Sininhos e até de professoras de filosofia. Sem deixar de lembrar que ela esteve ligada, pelo menos indiretamente, ao assassinato do cinegrafista.

    O que essas pessoas faziam com explosivos em casa? E outros materiais que nada tem a ver com “reinvindicar direitos”? Provas plantadas? Então que se dê o direito amplo de defesa para elas e para os outros. Continuo achando que a polícia ter desbaratado essa ação foi certa e necessária.

    Se esse grupo está sendo injustamente acusado de tentar uma ação terrorista no final da Copa, que a defesa mostre isso claramente. Minha solideriedade com essas pessoas é essa. Amplo direito de defesa. Espero o esclarecimento dos fatos, e não dou cheque em branco nem para os “revolcionários” e nem para a “repressão”

    1. Mas passa cheque em branco para a polícia do cabralzinho,

      Acredita nas informações plantadas no “pig”, em cinegrafistas que dão plantão na madrugada de sábado, para espetcularizar prisões de ativistas, enfim, na repressão “cumpanhera” da ala reacionária do petismo e da sua base “aliada”..

  6. Bons exemplos

    Nós brasileiros deveríamos adotar a cultura da Grande Rússia, fortalecendo ainda mais os nossos laços fraternais que o BRICS nos proporciona. Senão vejamos:

    Diretor-executivo do comitê responsável pela próxima Copa, em 2018 na Rússia, Alexei Sorokin, 42, diz que os protestos registrados no Brasil um ano antes do Mundial não se repetirão em seu país.

    Para ele, a investigação da polícia brasileira sobre a venda irregular de ingressos não mudará a forma de venda.

    “Não é culpa da Fifa. É da natureza humana.”

    No Brasil houve muitos protestos contra o evento. Pode ser repetir na Rússia?

    Estava aqui quando os protestos aconteceram [em 2013, durante a Copa das Confederações], mas estou absolutamente certo de que isso não acontecerá na Rússia porque não temos uma cultura de protestos e o apoio da população já é muito grande.

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1485991-na-russia-nao-temos-cultura-de-protestos-diz-ceo-da-copa-2018.shtml

  7. P F

    Duas operações louvaveis da PF que trabalha longe do holofotes e das fabricas de escandalos o inquérito sobre os cambistas oficiais FIFA  e a intenção dos mascarados em soltar rojões contra os torcedores alemães na #naovaiterfinal ,em especial  atenção a essa ultima ,porque caracterizar intenção macabra como essa em manifestação social ?

    1. Já pensou por que não

      Já pensou por que não apareceu a escuat da polícia desses planos mirabolantes de soltar rojão na torcida da alemanha (e nossa, que crime seria soltar rojão..).

      Engraçado como a imprensa, principalmente a Globgo sempre consegue as escutas telefônicas da polícia paacolocar no JN, e dessa vez não apareceu nenhuma.

      Deve ter sido perdida junto com a escuta dos planos diabólicos do bicho-papão.

      1. Verdade, hoje mesmo o jornal

        Verdade, hoje mesmo o jornal do RJ da Globo teve ” acesso exclusivo ” às escutas de uns traficantes pés-de-chinelo presos pela polícia. Continuo esperando a dos perigosos terroristas. Devem estar arquivadas junto à do Gilmar Mendes.

  8. Vai ver que é uma central sindical de “coxinhas”

    Nota da CUT-RJ sobre as prisões arbitrárias e agressões a jornalistas

    Criado em Terça, 15 Julho 2014 15:28
    Escrito por Imprensa CUT-RJ

    A Central Única dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro expressa  seu repúdio às prisões arbitrárias de ativistas no último fim de semana, no Rio de Janeiro, com base em presunções e ilações, o que se choca com o Estado Democrático de Direito vigente em nosso país.

    Esse procedimento arbitrário e ilegal do Judiciário e da polícia fluminense abre um precedente perigoso, na medida em que ameaça com prisões  antecipadas e absurdas os integrantes dos movimentos social e sindical, sempre que as autoridades considerarem que suas mobilizações são potencialmente “perigosas para a ordem pública”.

    Se manifestar não é crime. Ao contrário, é um direito assegurado pela Constituição. Por isso, a CUT-RJ se soma à vozes da sociedade que exigem a liberdade dos presos de forma arbitrária.

    Também merecem a nossa indignação e revolta as agressões covardes sofridas por profissionais de imprensa que cobriam a manifestação. Exigimos que os responsáveis sejam punidos exemplarmente e que cessem no estado do Rio de Janeiro os seguidos ataques, por parte das forças de segurança, aos jornalistas e, consequentemente, à liberdade de expressão.

    Rio de Janeiro, 15 de julho de 2014

    Direção da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro.

    Fonte: http://cutrj.org.br/2013/index.php/noticias/8518-nota-da-cut-rj-sobre-as-prisoes-arbitrarias-e-agressoes-a-jornalistas

  9. Tá certo….
    É a mesma conversinha militante de sempre.

    Se o sujeito está com bombinhas, rojões, mascaras, ou mesmo bombas de efeito mais explosivo, ou se carrega tacos, porretes, armas brancas ou de fogo, tem que ser processado com todos os rigores possiveis da lei. Isso não é criminalizar movimentos sociais mas os que assim se portam usam os movimentos sociais para praticar crimes.

    Não estou dizendo, porque não li os autos, que os investigados são efetivamente culpados e justamente por isso não compro a idéia de inocente de pronto. Logo me parece que cabe ao invez dessa bobajada que só serve pra holofote na midia e na web, que os tais juristas mostrassem por a mais b na legislação aonde está ou estão as coisas fora da lei nesse inquerito. Ao inves de assinar documentos porque não vão lá em atuação “probono” defender essas vítimas do estado de direito que na visão deles é uma ditadura?

    Aos que são tão condescendentes, seria interessante verificar o que pensariam e escreveriam se um prospectivo criminoso travestido de “protestante” atingisse um filho que foi pra passeata legitimamente ou como profissional, como ocorreu com o cinegrafista no rio de janeiro. Defenderiam esse sujeito pra não criminalizar movimentos sociais?

    Obviamente que a mãe do cidadão preso está triste e sofre. Isso é natural, mas se apiedar dela não pode significar condescender com atos violentos, já que uma passeata pode atingir objetivos sem precisar de um unico safanão na orelha que seja.

    Por fim, gotaria de saber se os tais renomados juristas, já providenciaram a ajuda legal necessária para a familia do cinegrafista pedir a devida e justa indenização do estado e dos meliantes que mataram o pai de familia. Pra essa familia curiosamente não tem campanha de apoio, shows de artitas e por ai afora.

    1. “… não compro a idéia de inocente de pronto”.

      Todos são culpados até o estado inocentá-lo e pronto. Pode haver mais reacionarismo do que isto? O cara saiu de uma caverna do paleolítico há algumas horas somente.

      1. Não, meu caro, a lei é clara:
        Não, meu caro, a lei é clara: todos sao inocentes até que se prove a culpa.

        Para militantes, como voce, é claro, todos são inocentes a não ser que sejam de outra turma, afiliação ou pensamento. Neste caso culpados são. Mas se forem da mesma turminha, ai a inocencia existe independente da culpa provada.

        A policia prendeu, apresentou as ditas provas e abriu os inqueritos necessários. Ela, a justiça deve provar a culpa e os acusados terão advogados para acompanhar o processo.

        E sobre vítimas de atos violentos de gente que usa manifestações legitimas para ações que são crimes? Ai voce nada fala e resolve criticar o comentarista.

        Toglodita é o imbecil pau mandado que atira um rojão e mata outro ser humano. Toglodita é o inconsequente que escreve insanidades defendendo o agressor. Toglodita é o tonto que aceita servir de massa de manobra digital que chora junto com a mãe do militante preso por causa de bombas mas silencia sobre o que ocorreu com a familia do profissional que morreu. Toglodita é o sujeito que critica a ação da policia e louva a ação do militante. Seria equilibrado se reagisse negativamente aos dois, mas como não o faz é apenas militante limitado pela miopia ideológica ou cegueira partidária.

    1. Quem anda flertando com o crime do Estado,

      Contra direitos elementares da cidadania, são as alas reacionárias do petismo militante na rede.

  10. Nota da Articulação de Esquerda sobre prisões no RJ

    Eu não digo que o PT precisa ser salvo de seus militansos na rede? Dos tipos que decretaram um guerra particular, contra movimentos e manifestantes de protesto social desde as jornadas de junho de 2013 para cá; estão com “raivinha” de quem não acredita que o Brasil virou uma paraíso, no governo petista a serviço da sua atual base “aliada” (mas nem tanto).

    Ainda há sopros progressistas e de inteligência no interior doPT. O que se vê nos “defensores” do PT na rede é um fanatismo reacionário e um governismo estúpido, bisonho e imbecil.

    Falta ao partido como um todo se pronunciar nacionalmente, mas uma de suas principais tendências já é um bom começo:

    Nota da Articulação de Esquerda sobre prisões no RJ 

    Prisões no RJ violentam a Democracia. Liberdade já para
    os que ainda estão presos! Estado de Exceção nunca mais!

    As prisões de dezenas de pessoas realizadas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, por ordem de um juiz, a pretexto de evitar sua eventual participação em possíveis manifestações contra a Copa do Mundo, são uma clara violação das liberdades democráticas.

    Nosso país conquistou a derrubada da odiosa Ditadura Militar, que o oprimiu por mais de duas décadas, por meio de greves, passeatas e manifestações populares.

    Por isso mesmo, repudiamos o Estado de Exceção que vem caracterizando a atuação do aparato repressivo em algumas unidades da federação, como Rio de Janeiro e São Paulo. Repudiamos a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, bem como as sistemáticas agressões de policiais militares a jornalistas e comunicadores que registram a barbárie disseminada pelas tropas da PM.

    Também por isso, deploramos as desastrosas manifestações do ministro da Justiça e do Advogado Geral da União de apoio a essas prisões. O governo não pode se fiar nas declarações dos mentores do Estado de Exceção, nem dar qualquer tipo de suporte a violações dos direitos humanos.

    Esperamos que os ativistas e outras pessoas que ainda se encontram presas sejam imediatamente soltas. Chega de Estado de Exceção. Terrorismo de Estado nunca mais!

    Brasília, 16 de julho de 2014
    Direção Nacional da Articulação de Esquerda
    Tendência do Partido dos Trabalhadores

    Fonte:
    http://www.pagina13.org.br/resolucoes-e-documentos-da-ae/nota-da-articulacao-de-esquerda-sobre-prisoes-no-rj/

     

  11. Mais uma nota contra as prisões da polícia do cabralzinho.

    NOTA DE REPÚDIO ÀS PRISÕES ARBITRÁRIAS

    via Lúcia Rodrigues, no Facebook

    Na véspera da final da Copa do Mundo, o principal debate não é sobre quem será o possível campeão, mas sim sobre se temos ou não democracia em nosso país. A Justiça expediu 26 mandados de prisão contra professores, jornalistas, radialistas, midiativistas e outros cidadãos, além de mandados de apreensão de dois adolescentes, por conta da participação destes em manifestações e da articulação de novos protestos para os próximos dias. O ato repete prisões que ocorreram também na abertura da Copa.

    Tal atitude nos afasta cada vez mais de um Estado Democrático onde o direito à liberdade de expressão e manifestação deve ser garantido amplamente. Por conta disso, as entidades e militantes abaixo assinados repudiam a ação policial e fazem questão de frisar algumas questões relevantes:

    1 — O advogado criminalista Lucas Sada, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, cuida do caso da radialista Joseane de Freitas, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), presa neste sábado (12/07) sob a alegação de formação de quadrilha armada, assim como todos os outros presos. O advogado relatou que Joseane apenas participou de duas manifestações, a mais recente realizada em Copacabana por ocasião da abertura da Copa do Mundo. Ela e os outros presos no Rio serão encaminhados ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Este fato reforça características típicas de Estado de exceção que estamos enfrentando nos últimos dias.

    2 — A Polícia permitiu acesso exclusivo para os jornalistas a serviço da mídia corporativa empresarial, impedindo jornalistas e comunicadores independentes de fazerem a cobertura da ação. Esse fato revela uma atitude antidemocrática e fere a liberdade de expressão e de imprensa, caracterizando uma violação aos direitos humanos.

    3 — Outra violação de Direitos quase se concretizou com a autorização para que os jornalistas que tiveram acesso às dependências da Cidade da Polícia filmassem e fotografassem os presos políticos, mesmo sem haver nenhuma condenação aos suspeitos. Sem maiores explicações, a polícia desistiu de apresentar os detidos. Repudiamos a imposição desse tipo de tarefa pelas empresas aos jornalistas, que viola o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Tal repúdio se dá porque a atitude da polícia e também das empresas que em outros casos já publicaram imagens se impõe como uma violação aos Direitos Humanos dos presos políticos, e um ataque à Cláusula de Consciência do mesmo Código, que garante o direito de os profissionais se negarem a tarefas antiéticas.

    4 — Ao chegar à Cidade da Polícia para verificar denuncia de cerceamento ao trabalho dos jornalistas, a diretora do sindicato Gizele Martins foi impedida de ter acesso às dependências da delegacia. Do lado de fora, ela comprovou que jornalistas independentes e comunicadores foram de fato proibidos de entrar na unidade.
    Diante desse cenário, é necessário restabelecermos o Estado Democrático de Direito com garantia da liberdade de expressão, manifestação e imprensa. Não podemos admitir, a pretexto da garantia da ordem, o cerceamento de direitos e a prisão daqueles que participam de protestos e lutam por suas causas, ideais e sonhos de uma sociedade mais justa, livre e democrática.

    Assinam:

    Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

    Sindicato dos Radialistas do Estado do Rio de Janeiro

    Associação Mundial de Rádios Comunitárias

    Fonte: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/prisoes-preventivas-da-copa-armacao-para-evitar-protestos.html

  12. Mais um movimento de “coxinhas” contra as prisões no Rio.

    Só não é “coxinha” a ala reacionária do governismo petista bunda mole, que se manifesta na rede, apenas na rede, pois ir para a rua não faz mais parte do programa desses neotrogloditas.

    Carta de repúdio ao Estado de Sítio vivido no Rio de Janeiro

    Rio de Janeiro, 14 de julho de 2014

    O último final de semana no Rio de Janeiro vivenciou o estabelecimento de um verdadeiro Estado de Sítio implementado para garantia do megaevento Copa do Mundo. A ação repressiva e violenta, entretanto, já se fazia perceptível desde o ano passado com uma brutal criminalização dos movimentos reivindicatórios que ocuparam os espaços públicos como forma de defender mais saúde, educação e mobilidade, entre outros direitos sociais resguardados na Constituição desde 1988.

    O que se assistiu nesse final de semana foi um espetáculo lamentável de ruptura com qualquer noção de democracia.

    No sábado, dia 12 de julho, o juiz da 27ª vara criminal do Poder Judiciário do Rio de Janeiro autorizou o cumprimento de ilegais 26 mandados de prisão temporária, sob argumento central de que “verifica-se, também, que há sérios indícios de que está sendo planejada a realização de atos de extrema violência para os próximos dias, a fim de aproveitar a visibilidade decorrente da cobertura da Copa do Mundo de futebol, sendo necessária a atuação policial para impedir a consumação desse objetivo e também para identificar os demais integrantes da associação”.

    Trata-se de verdadeira prisão política que demonstra a relação subserviente do Poder Judiciário aos interesses econômicos, sejam eles de organismos internacionais ou de poderes públicos estatais. Os Executivos Estadual e Federal vergonhosamente silenciaram diante dos abusos cometidos por suas forças de segurança em atuação no Rio de Janeiro.

    É vergonhosa a atuação do Judiciário do Rio de Janeiro que vem se envergando ao Executivo Estadual, demonstrando a falácia da independência entre os poderes e a mediocridade interpretativa dos seus integrantes em defesa de um rebaixado processo de controle social.

    Como se não bastasse a ordem prisional decretada no apagar das luzes, prática comum no período inquisitorial e que se perpetuou nos regimes de exceção, vide ditadura civil-militar no Brasil, neste domingo tivemos um verdadeiro estado de sítio estabelecido na praça Saens Pena, Tijuca. O espaço público foi escolhido por uma série de movimentos sociais e partidos políticos para a realização de atos em defesa de mais democracia e politicas públicas, e menos remoções, repressão e criminalização.

    O que se seguiu foi um verdadeiro campo de guerra onde as forças de segurança com bombas cercaram os manifestantes, obrigando-os a ficarem presos na praça e impedidos de sair. Ninguém entrava após o estabelecimento do cerco que durou até o final do jogo. Advogados que foram acionados para apoio diante do alto grau de arbitrariedades foram barrados e somente após um longo período é que conseguiram adentrar ao cerco.

    Dentro do cerco, os policiais militares (identificados pela sigla alfa-numérica) espancaram manifestantes e quem mais estivesse ali, como um midiativista que teve seu antebraço quebrado pelos golpes de cassetete, dentre várias vítimas. Uma jornalista com a cabeça sangrando e uma estudante com o braço ferido foram impedidas de sair do cerco. Não havia razão para essa brutal repressão, apenas justificada pela certeza de que as autoridades superiores (sejam elas estaduais ou federais) concederam tacitamente carta-branca para o massacre dos militantes.

    O legado da Fifa para o Brasil será a sedimentação de um estado de exceção, legitimado pelo sistema judicial, onde cidadãos podem acordar com policiais na sua porta para a decretação de suas prisões como garantia da paz e da ordem do Estado. A paz e a ordem são criadas através da supressão dos direitos de livre manifestação e participação política, e pela prisão dos que defendem a democracia. Mas como nos lembra Marcelo Yuka, “Paz sem voz não é paz é medo!”.

    Queremos aqui reiterar que nos recusamos a silenciar. Nossa história e nossas conquistas foram forjadas na luta, e na luta seguiremos.

    Lutar, Construir Reforma Agrária Popular

    Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
    Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola

    http://boletimmstrj.mst.org.br/carta-de-repudio-ao-estado-de-sitio-vivido-no-rio-de-janeiro/

  13. Sem justiça, sem paz !

    Apoiado. Senão, voltamos a um estado de policia, de medo, que não faz sentido em um governo progressista. Ou não é? 

    1. É.E mais, olha o ovo, o rabo

      É.

      E mais, olha o ovo, o rabo e a cabeça da serpente : uma das caixinhas de opinião do Globo impresso diz o seguinte :

      :                                                              MAU SINAL

      Aconselha-se a consultar histórias dramáticas ocorridas na Europa, há mais de 35 anos,principalmente em Alemanha e Itália,  sobre grupos de jovens que radicalizaram a tal ponto a atuação política que desembocaram no terrorismo , com a prática de assassinatos e atentados.

      Na América Latina há casos semelhantes, com o meio universitário fornecendo  mão de obra criminosa a organizações violentas. O sanguinário Sendero Luminoso, falange maoísta peruana, é um deles.

      Por essa perspectiva, é nada animador o noticiário  acerca de investigações da polícia sobre black blocs e assemelhados. Até uma bomba, segundo agentes da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, foi encontrada na casa de ativistas. Um deles, a professora adjunta de Filosofia da UERJ, Camila Jourdan.

      Somado ao avanço progressivo de organizações ditas sociais, aliadas do governo federal, isso é um mau sinal.

      (os grifos são meus )

      Está de bom tamanho ?

  14. Muitos estao confundindo coisas diferentes

    Uma coisa é a censura a essas manifestaçoes sem propósito ou foco. Dessa crítica eu participo. 

    Mas outra coisa, muito diferente, é apoiar o uso de arbítrio contra os manifestantes. E é burrice. Arbítrio, quando começa, acaba se estendendo a todos. 

  15. Bom, quando a gente vê o

    Bom, quando a gente vê o comentário “esse governo do PT…blablabla…” Bom, eu sou  contra a existência de policias militares, porque já vi o que eles fazem contra ppp. É pura covardia e abuso de poder ao extremo e para os bbb, são uns tapetes(como em tudo, há exceções). NUNCA vi protesto contra um dos cânceres que sempre corroeram a sociedade brasileira: JUSTIÇA CORRUPTA, o nosso maior balcão de negócios da história. Desde que nasci, ouço pessoas falando da impunidade, mas, os que protestam  contra um governo popular, que tem beneficiado o país e povo dessa nação, traz seu discurso alinhado com o da corrupta mídia para seus movimentos, e não dão um pio contra a iINJUSTA JUSTIÇA, querem que eu pense o quê? Vejam, as pms que os ataca, os prende, sao ESTADUAIS. EU GOSTARIA MUITO DE SABER O PORQUÊ, serem SEMPRE os policiais trogloditas dos estados, direcionados ao governo federal? Se isso não é movimento político, então por que só se posicionam contra o governo popular até em problemas estaduais, municipais? Por que a mídia assim quer? Tolos, a “corda sempre arrebenta do lado mais fraco”. É o caso do PT. tudo é culpa desse partido, que está longe de ser perfeito, mas é o único que enfrentou, através do voto, a oligárquia que “governava” esse país a mais de 500anos. Corrupção? Minha nossinha!!!! O que de corrupção nos livramos ao colocar um governo popular, é “por demais da conta”, tanto que nunca houve um governo que tivesse dinheiro para fazer tantas obras, investir tanto em seu povo, enfim nunca houve governo na história rescente, com contas positivas nesse país. O que me deixa com um pé atrás nesses movimentos, é o seu´péssimo conhecimento da verdade, seu total desconhecimento da história recente do país e, pior, parecem ter preguiça ou ojeriza de, ao menos tentarem conhecer um pouco da realidade, são movidos apenas pelo virtual. Me desculpem por não apoiá-los nessa sem noção atitude de quererem colocar tudo de ruim na conta do partido dos trabalhadores, ao qual não sou filiada, apenas simpatizante pelo programa de governo que, relamente, é praticado quando assumem o poder. Perfeição? Longe disso. Mas é o ÚNICO que deu dignidade ao povo brasileiro. O resto é blablabla de oportunistas e analfabetos políticos. “È pra frente que se anda”, querer retornar ao que fomos, é…sei lá…cabeça peidada? Me desculpem, mas esses protesteiros desculturados faz com que eu não os apoie, exatamente por não terem noção do momento por qual passamos: o perigo do retrocesso. .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador