Miriam L, 19 anos, grávida, nua, numa cela com uma jiboia

Nesse dia, Miriam Leitão abraçou seus fantasmas, pegou a mão de uma menina num canto da cela e a colocou na luz, com dor, mas, sobretudo, com amor…

A perversidade das mentes na ditadura militar era levada a extremos, tudo era permitido contra estes guerrilheiros de esquerda, ainda que se tratasse de quase crianças ou, ainda que sua militância fosse meramente rebeldia juvenil contra a opressão de um regime totalitário.

Sem contemplações, todos que eram contra o regime militar, reputavam-se  sanguinários terroristas e contra estes tudo era permitido tudo era possível.

Este é o retrato de uma época brutal, irracional, desumana.

Ressalto que, nos dias de hoje, remanescem alguns apoiadores de tais atos, os quais, não me furto de dizer, carregam algo de doentio consigo, uma negação à vida, um ódio que depõe contra a humanidade que deveria ser intrínseca a todas as pessoas.

Por isso, o crime de tortura é imprescritível, ele viola a nossa essência de seres humanos, e sem isso, resta a barbárie pré-civilizatória, precedente à racionalização e humanização que originou o chamado homem no sentido lato dado a tal substantivo e que não prescinde dos adjetivos, racional, solidário, sociável, amoroso.

De tempos em tempos, e pelos mais diversos motivos, emergem novas histórias deste período obscuro e abjeto de nossa história.

Este é o caso recentíssimo de Miriam Leitão.

Presa durante a ditadura, ela, na época, com 19 anos, grávida, foi presa, e tendo sido retirada toda sua roupa, nua, foi colocada em uma cela escura, junto com uma cobra jibóia. Ver a íntegra da entrevista ao final do artigo originalmente postado no Observatório da Imprensa – http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed812_a_reporter_pergunta_o_ministro_gagueja)

O extremo horror que esta pessoa deve ter sentido é algo inimaginável.

Na realidade a única diferença entre o réptil de sangue gelado que havia na cela e a repugnância e medo que gerava em meio a escuridão perante a fragilidade humana, e os torturadores, é que a cobra, não tinha uma aparência humana, era e aparentava ser um simples animal rastejante, sem outros disfarces.

Alguém capaz de tal gesto não pode ser considerado humano, definitivamente, não é um homem, na acepção da palavra cristã, criado a imagem e semelhança de Deus.

Entretanto, o mais estranho é que, muitos encontraram em tal fato, não a condenação sem meações de tal ato e sua brutalidade, mas uma forma de expiar a culpa da vítima por suas atuais posições ideológicas.

Ledo e cruel engano.

Não há ideologia na tortura, existem torturadores e torturados, não há culpa, é a desconstrução do humano pela dor, pelo medo, pela coação, em termos religiosos é o pecado contra Deus, pois retira o livre arbítrio e com ele a humanidade.

E quão profunda é a dor e a permanência de tais episódios.

Durante mais de 40 anos Miriam Leitão se recusou a falar sobre isso.

E reestruturou sua vida em parâmetros que certamente, indubitavelmente, foram influenciados por tal experiência extrema.

Ortega y Gasset,  fala do homem e suas circunstâncias, mas ele fala também da possibilidade de escolhas e, nesse caso, não houve escolha… existiu a tortura e existem seus efeitos…e sequelas.

Num episódio corriqueiro e, poder-se-ia dizer banal, na alteração do verbete relativo a pessoa de Miriam Leitão, na Wikipédia, ela veio a público, extremamente indignada, afirmando que o que ali constava e que havia sido alterado não era verdade em relação a sua trajetória.

Sintomático.

Pouco mais de uma semana depois, ela Miriam Leitão novamente vem a público, relatar as brutalidades a que foi submetida quando da ditadura militar.

Colocada frente a alteração realizada em face de sua imagem pública, Miriam Leitão reagiu, isso ai não sou eu.

Restou neste momento, todo um inventário.

Na realidade quem sou eu?

Seria esta a resposta?

“Eu não sou somente a jornalista, que se tornou referencia no maior sistema de comunicação brasileiro, uma escritora reconhecida, uma economista portadora de análises precisas, ainda que contestáveis.

Sou também aquela menina num canto de uma cela, nua, brutalizada, grávida, em meio a escuridão tendo como ameaça um animal hostil e repelente, uma cobra.

Faz parte do inventário.

Talvez esteja emergindo deste baú de memórias, coisas mais diversas, uma nova afirmação – não somente eu sobrevivi, mas no que me transformei, e porque me transformei, e finalmente, será que ainda devo alguma coisa aquela menina na cela… será que eu devo a mim, ou mesmo a percepção de humanidade que eu tinha e que me foi tirada a força… à  juventude …aos ideais… a alma e o amor que impulsionavam e que pautavam minha vida naquele momento….depois, quando eu tive uma vida sem amarras – como se isso ainda  fosse possível… agora, o tempo passado e, finalmente este reencontro como o fantasma de mim mesma…algo que, agora entendo,  não se presta a exorcismos, mas a ser acolhido, confortado e exaltado, a parte boa e feliz de alguém que amava a vida e da qual num ápice, tudo lhe foi retirado… entendo, por fim, que nada que vem da alma, se for amor, não possa ser restituído e, ainda é tempo de inventários.”

Nesse dia, Miriam Leitão abraçou seus fantasmas, pegou a mão de uma menina num canto da cela e a colocou na luz, com dor, mas, sobretudo com amor…

Não falem de culpa, não falem de pagamento, falem deste resgate e entendam isso como um gesto humano, de amor, de solidariedade, que foi gerado, não sem uma imensa superação, e que nos foi legado, a todos, quando podia ter ficado restrito a sua esfera pessoal.

Fica aqui um abraço forte a Miriam Leitão, pela coragem, pelo gesto, pela altivez e grandeza de atitudes.   

 

Redação

69 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. se isso é verdade…

     

     

    Fica dificil entender o posicionamento dela, se aliando aos apoiadores daqueles que a torturaram… Dizem que, entre o sequestrador e o sequestrado, em alguns casos se desenvolve uma síndrome que é um  tipo de atração perversa…. 

    vai entender….

      1. Advinhe o contrario de “entre

        Advinhe o contrario de “entre o sequestrador e o sequestrado, em alguns casos se desenvolve uma síndrome que é um  tipo de atração perversa”…

        Da pra ler a merdaiada que voce escreve antes de publicar?

          1. Nao so sei o que eh como ja

            Nao so sei o que eh como ja visitei Estocolmo.  O que seu comentario significa?

      1. ????

        quem é esse cinderelo do pântano que se arvora e juíz de carater ? … Nassif, … precisa melhorar o nível dos comentaristas, … 

  2. Os lados…ou sobre cobras e urubus…

    Texto comovente, e dele extraímos algumas lições:

    – A tortura não prescreve, mas tampouco foi abandonada: ela funciona!

    – E no caso de Miriam L está a prova…Quando Miriam Leitão passou a torturar a si mesma, como ela mesmo se tornou a jiboia que habita a cela da menina de 19 anos…

    Não há de se falar em culpas, mas somente das reações possíveis…Algumas saem dali (da tortura) para a presidência…algumas para um papel de luta ou de um silêncio digno, que seja…outras para cumprirem o papel de Miriam como arauto daqueles que colocaram a jiboia em sua cela…papel do qual se orgulha, embora a menina grávida ainda esteja sendo digerida nas entranhas da jiboia que a engoliu…

    Com seu ato recente, talvez Miriam tenha encontrado alguma delicadeza em si mesma, jiboia, como aquela que habita o livro de Exuperry, o desenho da cobra que engoliu o elefante desenhando pela criança-príncipe que todos nós um dia fomos…

    Há tempo para tudo…para tortura, para punições e justiça, enfim, há tempo até para Miriam…

  3. Mas a reportagem original ja

    Mas a reportagem original ja apareceu aqui, e eh uma merda por ser so critica a um ministro.  Ela mal menciona o que Leitao teria dito a respeito de tortura!

    Alguem quer reler?  Eu nao vou fazer isso nao.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed812_a_reporter_pergunta_o_ministro_gagueja

    Acreditavel?  Otimo, mostrem pra nos O LINK ESPECIFICO onde Leitao contou essas historias de 40 anos.

    Evidentemente eu sei que Miriam falou a verdade, nao eh o assunto:  o contexto esta perdido.

  4. ““Eu não sou somente a

    ““Eu não sou somente a jornalista, que se tornou referencia no maior sistema de comunicação brasileiro, uma escritora reconhecida, uma economista portadora de análises precisas, ainda que contestáveis.

    Sou também aquela menina num canto de uma cela, nua, brutalizada, grávida, em meio a escuridão tendo como ameaça um animal hostil e repelente, uma cobra.”

    Sistema de comunicação que sempre foi o pilar dessa mesma ditadura.

    Sobre as análises precisas, ela é precisa mesmo: erra sempre. E sempre com o intuito de promover o terrorismo na economia brasileira.

    Hoje, Miriam é a jibóia, todo dia, em descarada má-fé, aterrrorizando os brasileiros com informações falsas.

  5. Trair é um ato natural dessa

    Trair é um ato natural dessa senhora. Faz parte do seu ser.

    Ela não tem nenhum escrúpulo em enganar quem nela confia.

    O que está fazendo com o PSB já era esperado, inclusive se Eduardo Campos estivesse vivo.

     

  6. Me pergunto como alguém que

    Me pergunto como alguém que passou o que está relatado pela jornalista pode trabalhar e defender as ideias de quem apoiava o regime que a torturou. Deve ser o caso de uma síndrome de estocolmo…

  7. Tanto quanto entendi, o caso

    Tanto quanto entendi, o caso da wikipedia nao tem nada a ver com a tortura. A não ser porque se referem à mesma pessoa, em momentos e situacoes diferentes. É asquerosa qualquer tentativa, mesmo dissimulada, de justificar ou atenuar as barbaridades da tortura a que foi submetida essa jornalista, a partir do que se pensa sobre ela, hoje. Assim como o contrário: não se pode julgar o que ela faz hoje a partir daquela criminosa tortura, a não ser, talvez, que julguemos que as atitudes atuais decorram daquela barbaridade, o que não parece plausível. Posso ter a pior opinião sobre as atitudes da jornalsita hoje, mas isso nao me autoriza, nem de longe, a tolerar a tortura a que foi submetida e que muitos de nós, vivemos, uns mais, outros menos, quando nos opunhamos à ditadura, nas condicoes de clandestinidade a que fomos empurrados. E o movimento inverso tambem é verdadeiro: não é por conta dessa bárbara tortura que vou mudar minha opíniao sobre o que ela faz, hoje, como portavoz da direita mais raivosa, justamente a direita que sempre faz esse tipo de coisa, a direita da tortura. Poucos jornalistas se solidarizaram com Dilma quando ela foi agredida por um desses chacais, o senador Agripino. Muito poucos – e, é claro, tanto quanto me lembre, nenhum das organizações Globo, um grupo de midia que era sócio da tortura. A não ser, claro, que esteja muito enganado. Pode ser.

    1. Renegar

      E o que as pessoas parecem não ter entendido é que a garota de 19 anos, que ficou sozinha nas mãos desses monstros,  passa a culpar a esqueda, os comunistas, os colegas pela sua situação. Ela era nova e se sentiu usada. Não é sindrome de Estocolmo, é a ‘sindrome’ de que foi abandonada e/ou ludibriada pelos seus. Dai o afastamento e o desprezo pelo que apoiou no passado e a conversão absoluta para o outro lado. 

       

  8. Um dos desejos de todo ser

    Um dos desejos de todo ser humano é que fosse possível impedir tortura em qualquer situação. Temos de descobrir meios de responsabilizar quem pratica (e quem  ordena) tais barbaridades. Mas continuo sem entender como ela passa anos e anos desinformando os cidadãos, alimentando uma pauta negativa, jogando contra o Brasil, só para favorecer os sanguessugas do mercado, mesmo sabendo que os mais prejudicados com suas “análises” são os trabalhadores, a parte mais desprotegidadas da sociedade.

  9. Sobrou para o Celso Amorim

    Miriam Leitão foi injusta cobrando de Celso Amorim, ministro da Defesa, uma retratação das Forças Armadas. Este governo  teve a coragem de fazer  o que nenhum outro fez ate agora. Instalar as Comissões da Verdade e colocar esse assunto  em pauta. Pelo menos isso ela deveria reconhecer antes de colocar o ministro numa saia justa.  

    1. Concordo com você, Maria

      Concordo com você, Maria Silva, ela está cobrando da pessoa errada. O que ela passou foi horrível, injusto mesmo, mas antes ela teria que cobrar dos Marinhos que apoiaram a ditadura e tudo o que havia nela, porém ela foi cobrar de quem estava no mesmo lado dela naquela época. Por que ela não tira satisfações com os Marinhos, porque por todos esses anos eles pagaram seu salário? Ou será que ela não sabe que quem ajudou a carregar a ditadura foram eles e não o Celso Amorim?

  10. Tortura, Doi-Codi, Oban,

    Tortura, Doi-Codi, Oban, Cenimar… Casas de horrores. Mas nao bastava ter doentes que se divertiam torturando, nao bastava ter um delegado viciado comandando os caras, nao bastava ter gente de farda. Comandando tudo isso tinha um regime, com milicos e com civis. E tinha um bando de gente financiando – empresários, inclusive dos meios de comunicação. E esses meios de comunicação legitimando, fazendo propaganda e justificando a tortura, a represssão, a censura. Prá falar a verdade, nem me incomodam tanto os torturadores, eles proprios. Eu trocaria 100 torturadores por um desses mandantes e financiadores, para serem julgados pelos seus crimes. Entre eles, por exemplo, os Marinho, não é mesmo? Eram eles que criavam e distribuiam as jibóias.

  11. Sem trocadilhos

    Como ja li coisas absurdo contra Lula, Dilma e mim Brasileiro, tomo a liberdade, “Gravida com uma Jiboia” qual o problema, Jiboia não é venenosa e não poderia ficar gravida pela segunda vez, que tortura; A cobra que foi torturada, Ibama nela.

    1. ????

      Cara, é um ser humano. Tortura é crime contra a humanidade, ninguém merece ser torturado. Tenho verdadeiro asco por essa criatura. Mas o que houve com o ser humano mexe comigo, me toca naquilo que eu e quase qualquer um aqui temos em comum com todos os outros: a humanidade. 

  12. Pois é. E sem necessidade vai

    Pois é. E sem necessidade vai trabalhar e dedica toda a vida para satisfazer seus algozes. isso de livre e espoontanea vontade. Vá entender!

  13. Lembrou da tortura agora ?????

    a globo acuada e uma de suas ancoras lembra e divulga uma historia terrivel como essa, minha solidariedade a jiboia !!!

  14. A Míriam é um zero, os comentaristas daqui asquerosos.

    Se miss Pig permanecesse fiel ao ideário homicida do marxismo e atualmente estivesse ainda no PC do B, membro da corja e aliado da malta, estaria aqui recebendo desagravos dos esquerdopatas. Como na economia tornou-se uma liberal, embora culturalmente ainda seja marxista, é tratada pela maioria dos defensores dos trapaceiros como uma mentirosa ou que mereceu no passado a punição pela postura atual. Alguns demonstram até regozijo pretérito pelo sofrimentos relatados pela totó dos marinhos.

    O que o tucanato, a cambada emplumada, tem a ver com apoio à ditadura militar? Afinal a Leitão tem uma postura típica dos economistas ligados a esses mequetrefes e não anda de braços dados com sarneys e malufs, estes sim adeptos da tirania, como a dona Dilma. Não esquecendo que mesmo durante a “redentora” as organizações globo eram um valhacouto de comunistas.

    Este foi e é um episódio elucidativo sobre o funcionamento do cérebro esquerdofrênico.

     

          1. Calhordas…

            ….viúva da ditadura você sabe muito bem quem é! Não sou eu! Porém você ainda é uma teúda e manteúda da tirania cubana, embora viúva de homicidas que fazem dos torturadores dos porões da ditadura militar brasileira meros amadores. Quem são Fleury ou Ustra diante de Lênin ou Mao?

            Não tenho necessidade, desejo ou motivos para defender o que ocorreu no Brasil de 1964 até os inícios dos anos 1980, no entanto você defende os Gulags, os campos de reeducação e os hospícios onde eram presos os dissidentes do regime que você ama, defende e sonha implantar. Comunista de merda!

          2. Ratazanas…

            … são os covardes que louvam a ditadura, mas quando confrontados com sua imagem, renegam tudo o que sempre defenderam.

            Está pego na ratoeira!

          3. Chamar-me do que tu és…

            …acusar-me do que fazes a mim não amedrontas.

            Hoje ainda subscreves a perseguição política praticada em vários lugares do mundo pela tua turma. Seja em Cuba ou na China, no Irã ou na Coréia da Morte.

          4. Não tenho como me reconhecer. Tu que és e que fazes…

            …defendes as ditaduras e trabalhas para que outras surjam. Inclusive aqui no Brasil.

            Qual é a tua opinião sobre as ações dos irmãos Castro nos últimos cinquenta e cinco anos? 55 anos não se esqueças?

            Estou aguardando Fábio Prestes Marighella Lamarca Chávez Castro Pot Kim Djugashvili Uliánov Tsé Tung.

             

          5. Prezado, o “teste” já foi realizado…

            … e uma ratazana ficou presa pelo rabo. rsrs

            Olha a carapuça,  hein!

            Boa noite, exemplo didático.

          6. Que coisa feia…

            …joga a pedra e esconde a mão.

            Acusa e nada responde quando perguntado. Coisa típica de militante com cérebro liquidificado pela doutrinação. Triste ver um ser humano reduzido a tal abjeta e degradante condição. Mero cupincha e capacho de interesses perniciosos. 

             

          7. magoou? chora que vai te fazer bem.

            Tira está coisa ruim e triste que você carrega contigo.

            Se livra deste peso. Desta amargura. 

             

          8. Magoado não. Triste.

            Ver que em 2014 um brasileiro com curso superior, de exatas, ainda acredita nas patacoadas sangrentas do furunculoso psicopata.

          9. entendo…

            … mas toda esta sua amargura tem cura!

            O primeiro passo é deixar de ler a veja, assistir jn, ler olávaro barbalho.

            Vai te fazer um bem enorme. Experimente. 

            Depois tem mais 11 passos e você se livra do ódio.

          10. Não leio a Veja e não vejo TV…

            …mas Olavo de Carvalho é fundamental para quem quer entender o Brasil atual. Não é preciso concordar com tudo o que ele diz, mas suas observações mostram coisas obscuras do regime dominante, que passariam despercebidas. Caso contrário torna-se uma vítima desapercebida do sovnarkom brasiliense.

            Leia-o você também, fará muito bem. Muito superior aos Safadles, Emirados e Marxilenas.

          11. Ignorantes…

            … são os coitados mal – instruídos, que defendem torturadores vulgares, açoitando a história, a lógica e a própria humanidade.

          12. A nossa ditadura matou apenas

            A nossa ditadura matou apenas por peversidade, enquanto Fidel, Mao, Stalyn, foi para o bem da humanidade

    1. Miriam Leitão

      Somente uma pessoa com nome de Rebolla, poderia ser tão patéticamente estúpido, burro e provável torturador (se tivesse a oportunidade).

      É de causar repulsa !!!

  15. E hoje ela serve aos interesses que aplicaram tais suplícios…

    Ela sabe disso.

    As FA foram instrumento.

    Os mandantes e financiadores da barbárie são os interesses que ela atualmente defende ardorosamente…  de forma implacável. 

    Se já não é uma sequela da tortura, não deve fazer nada bem para a cabeça. 

  16. Já havia lido essa matéria.

    Já havia lido essa matéria. Tenho pena de quem sofre torturas, que é um dos crimes mais hediondos, infame e convarde. O que me espanta é Miriam Leitão não ter nada a dizer sobre os patrõs dela, que tiveram paricipação ativa naquele período sombrio por que vivemos no Brasil, justo quando a jornalista sofreu os abusos. Cada uma!

    1. Há quem diga que são essas

      Há quem diga que são essas consas que fazem com que algumas  pessoas hoje sejam muito melhores, mas humana e mais dura contra roubo da coisa pública.

  17. Bom, tortura não é nada bom.

    Bom, tortura não é nada bom. Mas, pior é quando se sobrevive e passa a ser aliado do inimigo, ajudano-o a colocar na cadeia quem REALMENTE lutou e luta pelo BRASIL INDEPENDENTE. Essa senhora vem lamentar e querer que o mais democrático governo peça desculpas a ela? Mau caratismo. Quando ela vai cobrar desculpas do inimigo que ela trabalha de bom grado e conivente com as atuais torturas de difamação e prisão de Dirceu, Genuino? Essa senhora, como o merdal, quer é babar pelo patrão e tripudiar nos que lutam pela dignidade desse país. Enquanto ela ajuda a prender, difamar famílias dos que foram expulsos, torturados até sangrar ou morrer, vem com esse papo de vitimização estratégica. Quem calou, se encolheu, aderiu ao inimigo, foi ela.

  18. Não é possível acreditar em

    Não é possível acreditar em nada disto. Basta que se veja a trajetória de Lula e ninca sequer alguém tocou num fio o bigode dele.

  19. My God

    foi cooptada então ?

    ou foi falta de  oportunidade parar denunciar ?

    pode ser que botaram uma cenoura na frente do cavalo, o que acho muito pior.

  20. Em 2010, acho que foi o

    Em 2010, acho que foi o Matheus Leitão,  que falou  num artigo que a. Miriam tinha sido presa política e também torturada, a respeito das indenizações  que alguns receberam. Ele criticava as indenizações e comentou ironizando que sua mãe tinha sua ficha de subversiva emoldurada num quadro.

    Se não me engano, além das indenizações, também criticou a participação da Dilma na luta contra a ditadura com o famoso discurso de que não eram democratas e sim queriam a ditadura de esquerda.

    Independentemente do posicionamento atual da ML, sou solidária a ela e consigo entender porque não queria tocar no assunto. Muitas vezes está é a forma que encontramos pra sobreviver aos traumas que tivemos.

  21. Como foi criticada,

    Como foi criticada, merecidamente, por sua subserviência a um grupo de mídia asqueroso que orquestrou golpes contra Getúlio, Jango, Lula (em 1989, 1994, 1998 e a partir de 2006 continuamente) e Dilma (continuamente), precisou se justificar dizendo que também fora perseguida e torturada. Ora, se foi mesmo torturada, deveria ser a primeira a condenar seus patrões e viver de outra coisa ao invés de se prostituir como lacaia em rede nacional.

    E mais, deveria ter vergonha de dizer que foi torturada com uma cobra quando tantos outros que foram colocados no pau de arara, receberam choques elétricos nos intestinos e tiveram cigarros apagados em suas vaginas não revelaram as formas das suas torturas.

    Vergonha, Miriam Leitão. Vergonha.

  22. A tortura é abominável,

    A tortura é abominável, imperdoável, um crime que não pode ser prescrito. Concordo inteiramente com a ML e, como ela, outros jovens foram torturados e muito mortos.

    Cada pessoa constroi sua trajetória de uma forma muito própria e não nos cabe condená-la pelo caminho que trilhou assim como não podemos, em função do seu passado, deixar de apontar o papel que tem cumprido, como comentarista e analista econômica na principal rede de TV do país, baluarte da própria ditatura que a torturou.  

    Nem sabia que ela se dizia ainda marxista, pois eu não a escuto mais há muito tempo. Só sei que a ML cumpre fielmente, como boa empregada que é, as diretrizes políticas do PIG de injetar diariamente doses de pessimismo sobre a economia, além de ataques continuos ao governo do PT. 

    É uma opção que fez. A trágica experiência da tortura não elimina o papel que hoje cumpre como porta-voz de uma imprensa partidária, antipopular e golpista. Infelizmente. Solidarizo-me com seu passado mas continuarei fugindo de suas análises.

  23. Carrie, a estranha

    Senti pena da Carrie, no filme. Mas, não precisava vingar-se da escola inteira.

    A Míriam pune diariamente o Brasil com os seus comentários desastrosos. Nos poupe Míriam, Brasil inteiro não pode ser culpado pelo que lhe aconteceu.

  24. Solidariedade, mas…

    Por que a Míriam L. nunca declarou sua solidariedade à Dilma todas as vezes que foi chamada de terrorista? Inclusive pelos patroes da jornalista-economista?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador