10 de junho de 2026

Nos EUA, espécie de Puma é considerada oficialmente extinta

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Do Climatologia Geográfica

O animal foi visto pela última vez há quase 77 anos, o Puma Cougar *Puma concolor* oriental era vítima incessante de caçadores e foi completamente eliminado, de acordo com o US Fish and Wildlife Service. Após uma revisão de 4 anos, o Wildlife Service vai remover o animal no mês que vem da sua lista de espécies ameaçadas, já que ele estava nos últimos 43 anos. Com a medida, o felino, que já habitou a América do Norte, do Canadá à Carolina do Sul, nos EUA, não mais será considerado uma espécie em perigo. Junto com suas primas panteras, o puma concolor já foi um dos mamíferos terrestres melhor distribuídos no ocidente, mas, de acordo com biólogos, acabou restrito a um terço do território que já ocupou por conta das invasões humanas e desmatamentos.

 

O último registro confirmado de um puma cougar do Leste foi em 1938, o animal em questão estava morto. Antes, um deles foi visto em Nova Brunswick, no Canadá, em 1932. O animal foi exterminado por imigrantes europeus, que o eliminavam sob a alegação de autoproteção. Além disso, seu desaparecimento tem a ver com o desflorestamento ocorrido na região, que também levou a sua principal presa, o veado-de-cauda-branca, à extinção.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

12 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo F.

    28 de outubro de 2015 11:52 am

    Desta forma

    Todos ficamos um pouco mais pobres e mediocres.

  2. Adjacy

    28 de outubro de 2015 1:25 pm

    Somos Extra Terrestres

      Por isso  digo que o ser humano na verdade é um extra terrestre , não é deste planeta : pois destrói seu habitat natural e quem nele vive.

  3. renato arthur

    28 de outubro de 2015 1:34 pm

    Homo sapien

    Homo sapiens surgiu na África Oriental entre 190.000 e 160.000 anos atrás, foi quando apareceu o ser mais mortífero da face da terra. 90% das espécies de animais foram extintas desde o seu surgimento, atualmente dos animais de grande porte restam nas planices  alguns milhares de elefantes, e os animais que habitam o oceano que ainda não foram totamente  dizimados. Mas com a pesca intensiva e predatória, em breve só extirá a espécie Homo Sapien, que de sábio não tem nada.

    1. rdmaestri

      28 de outubro de 2015 2:16 pm

      Da onde tiraste isto?
      Este dado que 90% das espécies foram extintas pela ação do Homem é uma bobagem.

      Há na natureza processos de extinção que independem da ação do homem, por exemplo, as maiores extinções na Terra ocorreram em períodos que nem mamíferos existiam:

      Extinção Cambriana – Taxas de extinção excepcionalmente altas.

      Extinção do Ordoviciano (444 Ma).

      Extinção do Devoniano superior (360 Ma) – 70% da vida marinha.

      Extinção Permiana (251 Ma) – A maior de todas as extinções em massa, 96% dos gêneros marinhos.

      Extinção do Triássico-Jurássico (200 Ma). 20% de todas as famílias marinhas.

      Extinção K-Pg (65,5 Ma) – Desaparecimento dos dinossauros. 60% da vida na Terra.

      1. João de Paiva

        28 de outubro de 2015 2:36 pm

        Observação correta,

        Observação correta, rdmaestri.

        A gravidade da extinção de espécies pelo Homem é que, diferentemente das catástrofes naturais, a motivação não é incapacidade de adaptação ou inaptidão da espécie extinta em relação ao ambiente natural. Para piorar, a extinção de espécies devido à atividade humana – desde o final do século XIX até os dias atuais – nada tem a ver com a sobrevivência da Humanidade. Mesmo que a Humanidade desaparecesse da face da Terra, centenas de espécies seram extintas quase que diàriamente, mas não por capricho, sadismo ou crueldade de outra espécie que sentisse o prazer em construir armas e assassinar não só animais de outras espécies, como os da própria, que é o que mais diferencia o Homem dos demais animais.

  4. Bom de Bola

    28 de outubro de 2015 1:42 pm

    Qual a culpa desse animal?

    Qual a culpa desse animal? Quem é irracional? A humanidade não tem o direito de exterminar outras especiesl. Noticia triste

  5. Marcos Kim

    28 de outubro de 2015 1:45 pm

    Estou de luto. Assim caminha

    Estou de luto. Assim caminha para destruição a Humanidade!

  6. Luciana Mota

    28 de outubro de 2015 3:14 pm

    Nossa vez também vai

    Nossa vez também vai chegar.

    Luciana Mota

  7. Ari Silveira

    28 de outubro de 2015 5:07 pm

    Subespécie, não espécie

    O que foi considerada extinta é a subespécie Puma concolor couguar. A espécie Puma concolor é conhecida por diversos nomes. Nos EUA é chamado de cougar ou mountain lion (leão-da-montanha). No Brasil, é chamado de suçuarana ou onça-parda – às vezes, erroneamente, de “onça”, causando confusão com a onça-pintada (e sua variante onça-preta), também conhecida como jaguar (Panthera onca).

    1. Fabricio Tavares

      28 de outubro de 2015 5:44 pm

      É o mesmo leão baio?

      Será o mesmo animal conhecido no Rio Grande do Sul como leão baio?

      1. Sergio SS

        28 de outubro de 2015 5:57 pm

        Sim !!

        Sim !!

  8. Sergio SS

    28 de outubro de 2015 5:56 pm

    Uma entre seis…

    Noticia bem triste. Este puma inspirou aquele desenho do leão da montanha que falava, sempre que estava em apuros, “saída pela direita”… e dava um pinote.

    A notícia boa é que o Cougar é uma das 6 sub-espécies de puma concolor. Entre elas está a nossa suçuarana ou onça-parda, amplamente distribuída no Brasil. Mesmo nos EUA ainda existem algumas sub-espécies.

    Um material legal pra saber mais sobre onças em geral é o Guia de Convivência de Gente com Onças, no link a seguir:

    http://www.amazonarium.com.br/docs/guiadeconvivenciagenteoncas.pdf

Recomendados para você

Recomendados