Os protestos contra e pró-mendigos em Florianópolis

Da Folha

Moradores de Florianópolis fazem protesto contra e pró-mendigos

JEFERSON BERTOLINI

Em novo protesto pela retirada de mendigos da praia de Canasvieiras, nesta quarta-feira (11), moradores do badalado balneário de Florianópolis foram repreendidos por manifestantes “pró-mendigos”.

Integrantes dos dois grupos trocaram xingamentos. Não houve agressão física.

“O que vocês estão querendo fazer é uma faxina social”, disse uma manifestante pró-mendigos.

“Se tu gostas tanto assim deles, leva para a tua casa”, respondeu alguém do outro lado.

A Polícia Militar acompanhou o protesto a distância.

Os moradores de Canasvieiras foram à rua com cartazes e carro de som. Às 19h, na hora marcada para o início do ato, eram oito pessoas. Meia hora depois, eram pouco mais de 50.

Alguns levaram cartazes pedindo ajuda aos moradores de rua. Mas, ao falar a respeito, mostraram discurso menos solidário.

A vendedora Maria José Viane, 32, carregava um cartaz onde se lia “Precisamos de ajuda para salvar os moradores de rua”.
 
Perguntada sobre o que achava da presença dos mendigos, disse: “Tem que tirar eles daqui. Eles ficam bebendo, se drogando na rua. A gente nem pode levar as crianças no parquinho”.
 
O instalador hidráulico Ailton D’Ávila, 54, escreveu no cartaz: “A temporada está chegando. Precisamos limpar nossa praia para receber os turistas”.
 
À Folha disse que não via risco de a mensagem parecer preconceituosa. “A crítica é construtiva. Não é destrutiva. Eu acho que o turista vai entender que nós estamos fazendo isso para recebê-lo bem”.
 
INICIATIVA EQUIVOCADA
 
O grupo pró-mendigos reuniu 14 pessoas e também foi à rua com cartazes e megafone.
 
A estudante de ciências sociais Noa Cykman, 23, chamou o protesto dos moradores de “uma iniciativa equivocada” que “agride pessoas inocentes”.
 
“Nós entendemos que esse problema [dos moradores de rua] deve ser tratado com políticas públicas, com restaurantes populares, por exemplo”, disse.
 
A Prefeitura de Florianópolis anunciou nesta quarta-feira um conjunto de medidas para ajudar os mendigos, como vagas em abrigo, mutirão de emprego e tratamento para dependência química.
 
A Polícia Militar informou que está atenta ao caso e que considera a questão dos moradores de rua um problema social.
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A temporada está chegando.

    “A temporada está chegando. Precisamos limpar nossa praia para receber os turistas”.

    Seguidores de Hitler em pleno séc XXI.

  2. Não somos racistas…

    Não somos racistas, diz kamel (dá licença, vou vomitar e volto…)

    Diario do Grupo RBS produz reportagem tentando minimizar fato e atenuar culpa:

    “É uma covardia o que fizeram comigo”, diz aluno da UFSC acusado de racismo
    Igor Westphal, 24 anos, diz que foto postada em grupo da UFSC tinha por objetivo estimular o debate

    http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/12/e-uma-covardia-o-que-fizeram-comigo-diz-aluno-da-ufsc-acusado-de-racismo-4362363.html

    A imagem postada no Facebook mostra um homem negro, ajoelhado, oferecendo um cacho de banana para uma mulher _ fazendo alusão a um buquê de flor: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/rbs/image/15967472.jpg

  3. A questão é simples: vejamos

    A questão é simples: vejamos aqui em BH, há moradores debaixo de n viadutos, ocupando praças sem “importância”, debaixo de marquises em alguns bairros e centro deteriorado. Se permitirem ocupar praças em bairros nobres, marquises de prédios da administração municipal e estadual, e lugares tais como Pça da liberdade, que assim seja. O problema é que a própria administração pública de alguma maneira já seleciona onde pode e onde não pode. Ou alguém acredita no contrário?

  4. Enquanto racismo não ganhar

    Enquanto racismo não ganhar status de crime hediondo  teremos essa farra toda.

    Se tem ódio dentro do peito..guarde prá voce , é seu direito, aqui fora voce “dança!

  5. isso aliado à..

    isso aliado à Danilo Gentilli, Rafinha Bastos, Veja, Gilmar Dantas, Jõ Soares, Jabor, JB, o Chapeleiro e etc..está criando um caldo de cultura que a História nos ensina que vai descambar para mais violência social, intolerância, preconceitos e uma eleição em 2014 muito pior que a de 2010..já vi esse filme e não gostei nem um pouco..5 milhões seguem Danilo Gentilli, 33 milhões ligam para o BBB, milhares foram às ruas em junho a maioria sem saber exatamente o que queriam…nuvens negras no horizonte..

    1. Creio mais em “nuvens

      Creio mais em “nuvens vermelhas”.

      Se a elite “podrona” acha que vai contar com as forças armadas para dar um golpe que tirem 

      ” o burro da chuva”. Via golpe institucional..já estão tentando e se desgastando.

  6. VERDADES SOBRE FLORIPA

     

    Na boa, alguns tem que ser ajudados (clinica, albergue, trabalho), outros tem que ser presos (flanelagem, intimidação, constrangimento, uso de drogas, associação ao trafico, assalto), e alguns tem que ser devolvido para o lugar de onde vieram (pelo simples fato de que se melhorarem as condições a cidade virará referencia e virão cada vez mais).

    Não vamos ser hipócritas, ninguém gosta de ser assediado no sinal ou ao estacionar. Ninguém gosta de ver um mendigo sentado na mesa ao lado da sua no restaurante, e poucos mantem o vidro aberto ao ver um mendigo se aproximando.

    E a liberdade de expressão é pra todos, não só pra quem diz o que queremos ouvir.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador