do Jornal da Unicamp
Os últimos socialistas

por Luiz Sugimoto 

O primeiro texto lido pela professora Alik Wunder, da Faculdade de Educação (FE), ao voltar das férias em meados de janeiro, foi “Os últimos socialistas – Ou por que perseguir os povos indígenas?”, de Daniel Munduruku, uma leitura que em sua opinião ajuda a compreender porque os indígenas estão sendo tão atacados por este novo governo. “O respeito à diferença entre os mais de 300 povos indígenas que vivem no Brasil hoje é muito forte dentro do pensamento e do movimento indígena, e isto é ameaçador. Esta é a ameaça, que vem do que Daniel Munduruku chama de “últimos socialistas”. Para além do fato de muitos povos indígenas estarem em terras com riquezas minerais e recursos hídricos, eles são considerados uma ameaça à nação, porque o modo de pensamento desenvolvimentista não aceita a diferença. Não aceita outros modos legítimos de estar no mundo, outras formas de conceber o que é desenvolvimento. Daí, ser simbólico que o primeiro decreto seja contra os indígenas.”

Alik Wunder lembrou-se também de um texto de Ailton Krenak, importante pensador e liderança do movimento indígena no Brasil, sobre a complexa engenharia social destes povos. “Krenak fala da capacidade dos povos indígenas de viverem juntos sem se matar, respeitando a identidade e o território do outro. Mesmo em tempos de luta, havia o respeito pelo inimigo, bem diferente do que se faz no mundo ocidental. São outras formas de se relacionar com o mundo natural, com o tempo, enfim, nos apresentam outras humanidades. São modos de viver extremamente potentes, que de alguma maneira vão contra tudo o que se constrói dentro do pensamento ocidental moderno e da lógica capitalista”.

Fotos do grupo Sabuká Kariri-Xocó, dentro de projeto de extensão conduzido por Alik Wunder

A docente da FE observa que o primeiro decreto do atual governo foi o desmantelamento da Funai em dois ministérios, com duas ministras, Tereza Cristina (Agricultura) e Damares Alves (Família, Mulher e Direitos Humanos), que fazem colocações completamente contrárias aos direitos indígenas. “O decreto visa claramente a integração dos indígenas à sociedade, dentro de uma ideia de que eles não precisam de tanta terra e que precisam ser mais produtivos. Este é um pensamento construído na época da ditadura e que retorna agora com força. Os indígenas são povos que resistem há 519 anos e de maneiras múltiplas. Para além do preconceito, há o medo desta força indígena em resistir. Daniel Munduruku lembra que os principais pontos de resistência à ditadura foram na floresta, onde os militares tiveram muita dificuldade de entrar.”

Alik Wunder trabalha há sete anos junto ao povo Kariri-Xocó de Alagoas. São cerca de 3.000 indígenas que vivem na Terra Indígena Kariri-Xocó no município de Porto Real do Colégio, próximo à foz do rio São Francisco, que foi ponto de entrada dos portugueses. “Diferente dos indígenas do Xingu, com quem temos 50 ou 60 anos de contato, os Kariri-Xocó convivem com não indígenas há séculos. O fato de se reconhecerem como indígenas hoje, demonstra uma força de resistência incrível. Antes da Constituição de 88, eles escondiam esta condição identitária (que era um risco de vida) e denominavam-se caboclos, para sobreviver. Mas nestes últimos anos os indígenas do Nordeste estão revitalizando sua cultura e saberes e reivindicando o direito à demarcação de terras.”

Segundo a professora, cada povo indígena vive uma realidade própria em relação ao direito à terra: há os que vivem em territórios demarcados e homologados; outros em áreas demarcadas, mas ainda não homologadas, ou seja, onde fazendeiros permanecem na terra porque não foram indenizados (caso dos Kariri-Xocó, que têm uma grande área demarcada, mas não vivem nela); e povos que estão em um momento que chamam de retomada, ocupando seus territórios tradicionais. “Existe uma manobra política que visa tirar o direito inclusive dos povos que já têm a terra demarcada, por meio do chamado ‘marco temporal’. Esta estratégia jurídica é uma leitura rasa e tendenciosa das leis que garantem direito à terra aos indígenas na Constituição de 88.”

Alik Wunder, professora da Faculdade de Educação: “Para além do preconceito, há o medo desta força indígena em resistir”

Alik Wunder explica que o artigo 231 da constituição (Capítulo VIII – Dos Índios) diz: São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. Juristas e parlamentares ruralistas fazem uma interpretação do tempo gramatical da lei, argumentando que o direito a terra vale apenas para os grupos indígenas que ocupavam suas terras tradicionais em 1988. Ou seja, as áreas que posteriormente consideradas territórios tradicionais, por meio de laudos antropológicos, e demarcadas, devem ser revistas. “Os Kariri-Xocó são um exemplo deste impasse: estavam inseridos na cidade quando tiveram sua terra tradicional demarcada e para lá voltaram. No caso do ‘marco temporal’ prevalecer, a área demarcada será revista. Atualmente, sem a homologação, o povo Kariri-Xocó vive em uma área muito pequena, sem espaço para plantio. Por outro lado, a Terra Indígena Kariri-Xocó, que vai até o horizonte, continua nas mãos de grandes latifundiários e, na beira do São Francisco, onde estão as áreas mais férteis, há várias chácaras da elite local.”

Área de tensão

O interior de Alagoas é uma área de tensão entre indígenas e grandes latifundiários pecuaristas, respaldados por políticos no Congresso, que inclusive são fazendeiros, comenta a docente da Unicamp. “É grande a dificuldade para dar continuidade ao processo de homologação da terra indígena por causa das manobras jurídicas de fazendeiros para não perderem suas terras nas áreas demarcadas. Há vinte anos é assim. Importante dizer que a área que está sob o domínio dos Kariri-Xocó é a única com vegetação nativa preservada, a caatinga; onde há pecuária extensiva, a vegetação está queimada, a terra é seca. Isso se repete em todo o país. A Unicamp aplicou seu Vestibular Indígena em Dourados (MS), que é um grande “mar de soja” com pequenas ilhas de mata nativa exatamente onde existe agricultura familiar, nas aldeias Guarani, Terena e Kaiowá. Onde há indígenas e outros povos tradicionais como quilombolas e caiçaras, de alguma maneira há áreas preservadas e alta biodiversidade.”

Alik Wunder considera que esta estratégia política de tirar o pouco de terra que sobrou aos povos indígenas é uma forma de demostrar o desejo de que sejam efetivamente dominados ou exterminados. Mas ela lembra que o movimento indígena conta com grandes pensadores e pensadoras a serem ouvidos, em especial neste momento político. E, como sinal da resistência que o novo governo enfrentará, a docente da FE encerra a entrevista lendo o trecho de uma narrativa de Ailton Krenak, intitulada “Eterno retorno do encontro” (1999) e publicada em “A outra margem do Ocidente”, livro organizado por Adauto Novaes, pela Companhia das Letras:

“O encontro e contato entre as nossas culturas e os nossos povos, ele nem começou ainda e às vezes parece que ele já terminou. Quando a data de 1500 é vista como marco, as pessoas podem achar que deviam demarcar esse tempo e comemorar ou debaterem de uma maneira demarcada de tempo o evento de nossos encontros. Os nossos encontros, eles ocorrem todos os dias e vão continuar acontecendo, eu tenho certeza, até o terceiro milênio, e quem sabe além desse horizonte. Nós estamos tendo a oportunidade de reconhecer isso, de reconhecer que existe um roteiro de um encontro que se dá sempre, nos dá sempre a oportunidade de reconhecer o Outro, de reconhecer na diversidade e na riqueza da cultura de cada um de nossos povos o verdadeiro patrimônio que nós temos, depois vêm os outros recursos, o território, as florestas, os rios, as riquezas naturais, as nossas tecnologias e a nossa capacidade de articular desenvolvimento, respeito pela natureza e principalmente educação para a liberdade.”

Fotos por Antonio Scarpinetti | Miki Narita | Alik Wunder

Edição de imagem por Luis Paulo Silva

Redação

Redação

Recent Posts

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

1 minuto ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

15 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

16 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

19 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

19 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

20 horas ago